Por Nayara Santos em 06.07.2021

Plano de ação para supermercado: tudo sobre o planejamento estratégico

Por Nayara Santos em 06.07.2021

Fazer um plano de ação para supermercado que seja focado em vendas é uma excelente forma de deixar o seu negócio ainda mais competitivo. Isso porque você será capaz de estabelecer objetivos, metas, missão, fazer análises de influenciadores internos e externos, verificar indicadores e mensurar resultados.

Ou seja, você terá bases sólidas para poder tomar decisões gerenciais mais acertadas e fazer com que o seu negócio seja mais lucrativo. Não perca essa chance de conhecer mais sobre o planejamento estratégico no supermercado, as suas vendas e como montar o seu. Boa leitura!

O que é o plano de ação para supermercado?

O plano estratégico é um instrumento de gestão muito utilizado para determinar diretrizes de gestão. No caso do supermercado ele está mais voltado para o aumento das vendas, atração de novos clientes, fidelização de clientes e melhoria dos serviços prestados.

É através do planejamento estratégico que parâmetros serão estabelecidos, permitindo à direção da empresa ter um norte para seguir e um local confiável para basear as decisões gerenciais que devem ser tomadas. Não importando se essas decisões visam o aumento dos lucros do negócio, o aumento do ticket médio do cliente, ou mesmo a redução dos gastos que possam estar comprometendo o crescimento do supermercado.

Por que fazer um planejamento estratégico?

Provavelmente todo gestor já se perguntou se estava realmente no caminho certo para conseguir fazer o seu negócio crescer. Essa dúvida é absolutamente natural e deve acontecer para que o gestor ou empreendedor possa procurar soluções que permitam que o seu empreendimento melhore e cresça.

O melhor caminho para conseguir esse crescimento é através da elaboração de um plano de ação. Já que ele te dará objetivos claros, específicos e com prazo para serem cumpridos. Por exemplo, você saberá que se quiser aumentar as suas vendas em 20% nos próximos 3 meses será preciso investir em ofertas dos produtos da classe A (conforme curva ABC); ou então que será preciso ter um perfil nas redes sociais e investir em marketing digital para atrair novos clientes para o supermercado.

Assim como uma bússola guia os navegantes para a direção correta, o plano de ação para supermercado irá te guiar para aumentar os lucros da sua empresa. Por isso ele é tão importante e deve ser realizado por todo empreendedor do varejo. Caso contrário, o seu negócio correrá o risco de ficar vagando à deriva, sem nenhum destino claro.

Quando um planejamento estratégico é feito você aumenta as oportunidades de conseguir se destacar da concorrência, guiando o supermercado para que ele atinja resultados reais e palpáveis. Dentre as principais vantagens de preparar um plano de ação para supermercado estão:

  • Identificar melhorias: quando você faz uma análise da situação atual da empresa você conseguirá identificar melhorias que precisam ser feitas, seja para melhorar processos, os seus resultados ou ressaltar alguns pontos fortes;
  • Identificar fatores externos: muitos fatores externos podem afetar uma empresa, tanto de forma positiva como de forma negativa. Por isso, identificá-los é importantíssimo para que você consiga se prevenir de possíveis ameaças, ou mesmo para que você esteja pronto para aproveitar as oportunidades que surgirem;
  • Decisões acertadas: com base em informações precisas é possível tomar decisões gerenciais mais acertadas, baseada em fatos e em projeções mais próximas da realidade;
  • Obtenção de resultados: uma vez que metas foram estabelecidas, fraquezas, pontos fortes, oportunidades de melhoria e ameaças foram identificadas você conseguirá se sentir mais seguro para buscar os objetivos propostos e obter melhores resultados.

Como fazer um plano de ação para supermercado

Não há um melhor momento para fazer o plano de ação para supermercado. O mais importante é que ele seja feito. Portanto, não importa se a sua loja já está aberta e funcionando, se a sua empresa já existe há mais de 5 anos ou se você ainda está na fase de planejamento e estudando se vale a pena investir em um supermercado.

Mesmo porque, com o tempo, os concorrentes, os fornecedores, os hábitos dos clientes, as exigências do mercado e as tecnologias no ramo do varejo mudam. Ou seja, você vai precisar revisar o plano periodicamente e fazer todas as adaptações e modificações necessárias. 

A seguir daremos um passo a passo de como você pode fazer o planejamento estratégico para o seu supermercado e fazer com que o seu negócio cresça consideravelmente. Confira!

1. Conheça os seus clientes

O primeiro passo para preparar o seu plano de ação para supermercado é conhecer e entender quem são os seus clientes, ou seja, o seu público-alvo. Esse é um passo importantíssimo já que ele permitirá que você defina quais serão as principais formas de realmente conseguir chamar a atenção e atingir esses clientes.

Isso significa utilizar os meios de mídia mais adequados para cada público, pensar em ofertas e períodos promocionais que sejam realmente atrativos, bem como na melhor forma de atrair a atenção desses clientes e fazê-los voltar à loja. Por exemplo, se o seu público-alvo for de pessoas que se preocupam com o meio ambiente e que possuem uma alimentação saudável, você deverá focar em ter um bom hortifrúti, em desenvolver um projeto sustentável para o supermercado, oferecer sacolas reutilizáveis, ter uma boa diversidade de produtos orgânicos e saber como divulgá-los.

Além disso, essa informação também será importante para entender quais os produtos que não podem faltar no seu estoque. Vale lembrar que para aqueles supermercados que possuem filiais, o público-alvo pode mudar conforme a localização geográfica da loja. Por isso, se você ainda não conhece o seu público-alvo, então será preciso fazer uma pesquisa entre os clientes que já frequentam o supermercado.

2. Defina metas

Essa é provavelmente uma das etapas mais importantes na elaboração do seu plano de ação para supermercado. Isso porque, é através da definição das metas que você saberá onde quer chegar. Para isso, é preciso que elas sejam definidas de forma bastante específicas e claras, sem dar margens para interpretações diferentes. 

Por isso, a primeira coisa que você deve ter em mente é que tipo de meta poderá ser definida. Escolha algo que seja atingível. Escolher metas impossíveis de serem atingidas ou que possam exigir um esforço muito grande por muito tempo pode ser um tiro no pé. Com isso, você poderá ficar desanimado e sem ânimo para continuar. Além disso, a meta deve ser o mais específica possível. Assim, você saberá exatamente quando você atingiu o resultado esperado e o que foi preciso fazer para isso.

Por exemplo, ter como meta aumentar as vendas em 15% no mês de Janeiro pode ser algo muito vago. Mesmo porque, o aumento das vendas não necessariamente implica no aumento do lucro. Se você possui um item que está próximo do vencimento no estoque e decide fazer uma promoção vendendo o item com um grande desconto, você estará diminuindo a sua margem de lucro. Ainda, se você não vendeu nenhuma unidade desse produto nos últimos meses, o aumento de unidades vendidas será muito maior do que os 15%.

Outra dica importante é determinar um prazo para que a meta seja atingida. Caso contrário, você corre o risco de sempre adiar as ações necessárias para atingi-la, ou mesmo ficar focado em uma única meta por muito tempo. Sem sequer entender porque a ação proposta não está funcionando ou se são necessários alguns ajustes nas ações para que elas sejam realmente efetivas.

3. Colete informações

Para que um plano de ação para supermercado seja realmente eficaz, é preciso coletar o máximo de informações possíveis. Lembre-se que quanto melhor você conhecer o funcionamento e o faturamento do seu negócio, melhor você será capaz de se planejar. Quanto mais detalhada for a coleta de informações, melhores dados e análises serão produzidos, permitindo uma melhor avaliação e tomada de decisões. 

Além disso, é fundamental que a coleta de informações seja realizada periodicamente, ou seja, mais de uma vez no ano. Isso permitirá não apenas que você tenha maior controle do que acontece no seu supermercado, mas também que consiga acompanhar todas as ações propostas. Com isso, se alguma medida tomada não estiver surtindo o efeito desejado, é possível corrigi-la sem que haja maiores prejuízos ou perdas de tempo.

Outro ponto importante, é que com a coleta de informações de maneira sistemática e periódica, você conseguirá ter uma melhor clareza se será possível aproveitar ou não alguma oportunidade de surgir. Ou seja, você estará acompanhando de perto o seu empreendimento.

Você provavelmente está se perguntando como essas informações podem ser coletadas, certo? Para isso existem os relatórios gerenciais, que podem ser gerados utilizando-se os sistemas de automação utilizados no supermercado. Ainda, você pode utilizar as estatísticas disponíveis no perfil do supermercado nas redes sociais. Por ali será possível saber qual o sexo, idade e localização dos seus seguidores. 

Outra importante fonte de coleta de informações é o programa de fidelidade do supermercado. Por ali você também conseguirá obter não apenas essas informações, mas também quais as preferências que os clientes do supermercado possuem. Entretanto, apenas a coleta desses dados não vai garantir um bom relatório. Pelo contrário, eles precisam ser cruzados e comparados para que você possa identificar padrões e fazer planejamentos adequadamente.

4. Faça projeção de vendas

Uma vez que todos os dados foram coletados, chegou o momento de fazer a projeção de vendas. Essa é uma etapa essencial do plano de ação para supermercado, já que é um dos fatores que irão pautar a tomada de decisões gerenciais. Sem falar que a saúde financeira do seu negócio é o que vai fazer com que o supermercado continue funcionando.

Acima, mencionamos que a coleta de informações deve ser feita periodicamente, e isso é ainda mais importante no caso das projeções de vendas. Isso porque, o faturamento pode sofrer variações ao longo do ano e, por isso, ele deve ser ajustado conforme o período.

Vale a pena mencionar que, na hora de fazer as projeções para o plano de ação do supermercado você deve evitar ser muito otimista. Já que isso pode significar um maior investimento em produção que poderão não ser vendidos. Tenha os pés no chão e avalie os resultados anteriores. Outra dica valiosa é analisar o custo dos produtos, já que, assim como o faturamento muda ao longo do ano, o valor dos produtos também pode sofrer alterações.

Neste item, ainda é importante dizer que as informações sobre as operações de caixa devem estar sempre atualizadas. Já que você precisará saber exatamente quanto tem de capital de giro para investir em períodos promocionais, por exemplo.

5. Defina ações para cada projeção de vendas

A última etapa do planejamento estratégico para supermercado está em definir quais serão as ações tomadas para cada uma das projeções de vendas feitas. Ou seja, se a previsão for de um período de maior procura por determinados produtos, você saberá quantas unidades precisará adquirir para ter um estoque que seja capaz de atender à demanda da loja. Ainda, você conseguirá identificar se será preciso contratar funcionários temporários para fazer a reposição dos produtos nas prateleiras, ou de operadores de caixa para evitar filas.

As ações também devem incluir as ações de marketing que serão adotadas para cada projeção de vendas. Por exemplo, se você investir em marketing digital, você irá atrair um público mais jovem e que está mais conectado, por isso, é importante divulgar produtos que sejam mais interessantes para esse tipo de público. Essa informação poderá ser obtida através da coleta de informações.

Neste artigo você conheceu mais sobre o que é o plano de ação para supermercado, as vantagens de se fazer isso para o seu negócio e ainda como preparar um planejamento adequado para a sua empresa. 

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como inovar em um supermercado? Confira 6 dicas!

Se você quer obter os melhores resultados precisa pensar em alternativas criativas para aprender como inovar em um supermercado. Afinal, apostar nessa estratégia só traz benefícios para o seu negócio. A inovação, principalmente quando aliada à tecnologia, pode trazer mudanças significativas para o supermercado. Afinal, ela auxilia na fidelização dos clientes, traz um ótimo diferencial…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Supermercado no Dia das Crianças: 11 dicas para vender mais

O Dia das Crianças no supermercado pode não parecer uma data muito importante, mas isso pode mudar completamente se você utilizar as estratégias certas. Isso porque, o supermercado possui um público-alvo bastante variado e o que conta mesmo são as ações de marketing que você fará para cada uma das datas importantes do varejo. Assim…

Por Nayara Santos em 26.07.2023

PDV do supermercado: entenda a importância de investir no PDV

Preparar o PDV do supermercado é essencial para conseguir proporcionar um ambiente agradável, que facilite a compra e deixe o cliente se sentindo confortável enquanto faz as compras. Apesar dessa não ser a única receita para o sucesso do seu supermercado, ela é importantíssima no processo de fidelização do cliente. Dito isso, neste artigo vamos…

Por Nayara Santos em 13.07.2021

Seção de supermercado: conheça as principais e como organizar

Uma seção de supermercado serve para indicar ao cliente o que ele vai encontrar naqueles corredores. Além disso, ainda ajuda a manter uma certa organização que facilite a rotina dos repositores e garantir o correto armazenamento de produtos. Um supermercado bagunçado, sem identificação adequada, com produtos faltando nas prateleiras e preços e ofertas não indicados…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Decoração de supermercado: 5 erros que você não deve cometer

A decoração de supermercado é parte essencial no processo de fidelização do cliente e para proporcionar uma boa experiência de compras. Portanto, ela deve ser encarada como um item importante a ser planejado, assim como qualquer outra área do seu supermercado. Dito isso, neste artigo vamos falar por que você deve se preocupar com a…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Experiência do cliente no supermercado: 5 dicas para encantar o cliente

Oferecer uma boa experiência para o cliente no supermercado é, sem dúvida alguma, a melhor forma de conquistá-lo. Apesar disso, muitos varejistas ainda não dão a devida importância a isso e podem acabar perdendo uma grande oportunidade de ter clientes fiéis. Portanto, se você quiser sair na frente da concorrência precisa mudar a forma como…

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Aniversário de supermercado: 5 ideias para comemorar a data

O aniversário do supermercado é uma data que deve ser comemorada, não importa há quantos você esteja com as portas abertas. Isso porque, esse é um momento não apenas de celebrar mais um ano de vida do seu empreendimento, mas também para agradecer aos clientes pela confiança que eles depositam na sua marca. Sem falar…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Como abrir um supermercado com pouco dinheiro? 7 dicas incríveis

 Você sempre quis empreender e ter o seu próprio negócio do ramo alimentício, mas não sabe como abrir um supermercado com pouco dinheiro? Nós preparamos esse conteúdo com várias dicas para te ajudar a acabar com essa dúvida e a tirar os seus planos do papel! Para iniciar um negócio com pouco dinheiro você…

Por Nayara Santos em 06.03.2023

6 ideias de campanhas para fazer no seu supermercado

Fazer boas campanhas no seu supermercado fará com que você consiga atingir todos os objetivos desejados, sejam eles aumentar as vendas, fidelizar clientes ou mesmo melhorar a imagem da sua marca.  Por isso, saber como planejar as campanhas e quais campanhas você pode fazer é essencial para o seu sucesso no setor supermercadista. A seguir,…

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos