Adotar uma boa comunicação visual no supermercado é uma estratégia que deve estar sempre no radar dos supermercadistas. Isso porque, quando essa área é bem desenvolvida no estabelecimento, os clientes se sentem mais atraídos e também à vontade para realizarem compras.
Entender sobre a comunicação visual é essencial para que os gestores dos supermercados possam manter sempre um visual atrativo no estabelecimento. É sobre isso que falaremos no decorrer deste artigo!
Ao seguir a leitura, você entenderá o conceito de comunicação visual e a importância que ela tem nos supermercados. Também verá uma série de dicas para colocar essa ideia em prática. Vamos lá?
Entenda o que é a comunicação visual
O conceito de comunicação visual engloba todos os elementos visuais que podem ser utilizados em uma empresa. Entre eles destacamos a identidade visual, placas, materiais publicitários impressos e digitais, design e layout dos estabelecimentos físicos etc.
A comunicação visual ajuda a manter o público fiel a uma marca, tendo em vista que as pessoas podem associar cores, imagens ou lembranças a uma situação vivenciada. Trata-se de algo, portanto, que pode estar relacionado ao marketing de experiência.
Saiba sobre a importância da comunicação visual no supermercado
Para um supermercado, a comunicação visual é importante por diversos motivos. Desde antes de ir até o estabelecimento fazer compras, o cliente já pode ter experiências visuais com a marca.
Ao ver um anúncio do supermercado nas redes sociais ou receber um folheto com as ofertas em sua caixa de correio, o consumidor já tem contato com o logotipo, as cores do mercado e outros elementos da comunicação visual.
Quando decide ir até o estabelecimento para fazer compras, as experiências com a comunicação visual no supermercado continuam. Lá o cliente pode observar a organização das prateleiras, se guiar para as seções olhando as placas que indicam o tipo de produto disposto em cada corredor etc.
Tudo isso é muito importante, pelo fato de influenciar na decisão de compra. Se o supermercado tiver um layout confuso, por exemplo, com setores e prateleiras desorganizados, o cliente pode ter dificuldade em encontrar o que quer comprar e simplesmente sair do estabelecimento.
Veja dicas de comunicação visual para supermercado
Agora que você já entende um pouco mais sobre a importância da comunicação visual para supermercado, vamos apresentar algumas dicas práticas. A ideia é que você possa colocar o aprendizado em prática no seu negócio. Confira!
Ofereça um layout atrativo
O layout do seu supermercado precisa ser atrativo, com os setores e gôndolas muito bem organizados, para que as pessoas possam se localizar. É fundamental que sejam criadas placas que mostrem os setores, como alimentos, produtos de limpeza, açougue, padaria etc.
Os detalhes relacionados a identidade visual também devem ser trabalhados dentro do supermercado. Para isso, as cores do logotipo devem ser usadas nas placas e sinalizações internas, uniformes dos funcionários, entre outros locais.
Lembre-se que tudo que está no supermercado comunica e precisa ser agradável visualmente, para que os consumidores tenham experiências positivas ao fazer as suas compras. O layout atrativo, junto com outras estratégias, como a rádio indoor, ajudam muito a fazer com que as pessoas tenham despertado o desejo de consumir.
Tenha cuidado com a limpeza
Além de o layout ser atrativo, é fundamental que tudo seja muito bem limpo no supermercado. Prateleiras sujas ou empoeiradas causam uma péssima impressão e podem afastar clientes.
Compreenda que a parte interna também faz parte da comunicação visual
Como explicamos, a comunicação visual engloba todos os elementos visuais de uma empresa. É comum que alguns supermercadistas, por desconhecimento, pensem que ela está relacionada apenas com a parte externa, como a fachada do estabelecimento.
Ter uma fachada chamativa e que atraia consumidores para o mercado é importante. No entanto, se ao chegar no local tudo estiver desorganizado, o cliente tende a ir embora. Por isso, compreenda que a parte interna também precisa de muitos cuidados, para que o aspecto visual seja positivo.
Conheça o seu público
Para definir estratégias de comunicação visual, é essencial que o supermercadista conheça muito bem o seu público. Para isso, devem ser feitas pesquisas para compreender as necessidades e anseios das pessoas que compram do mercado.
Com esse estudo em mãos, é possível dar início ao desenvolvimento da identidade corporativa. Fazem parte disso o logotipo, as cores, os grafismos e outros elementos, que depois serão utilizados nas peças de comunicação.
Seja coerente com a marca
A comunicação visual no supermercado também precisa ser coerente com a marca e é aí que entra a relevância da criação de uma identidade. Existe uma ciência, por exemplo, chamada de psicologia das cores.
Os estudos dessa área comprovam que o nosso cérebro reage de diferentes formas quando enxerga diferentes cores. O vermelho, por exemplo, pode representar o calor e a paixão, quanto o branco lembra a pureza e a inocência.
Ao desenvolver uma identidade visual, é importante que as cores escolhidas para compor o logotipo e outras peças gráficas sejam condizentes com a cultura organizacional do supermercado.
Priorize a iluminação
A iluminação também é muito relevante para a comunicação visual no supermercado. Pouco adianta você ter uma identidade bem desenvolvida, usar as cores adequadas, manter o layout organizado e tudo limpo, se o ambiente estiver escuro.
Por isso, mantenha tudo sempre muito bem iluminado, fazendo com que os clientes tenham conforto no supermercado. É fundamental que a luz seja adequada para que se possa observar os corredores, ler os rótulos dos produtos etc.
Ao adotar esses pontos na comunicação visual no supermercado, a tendência é que as suas vendas aumentem de forma considerável. Por isso, indicamos que coloque em prática as dicas que trouxemos aqui.
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