Por Nayara Santos em 26.02.2021

Comunicação visual para supermercados: Entenda tudo sobre o assunto

Por Nayara Santos em 26.02.2021

Adotar uma boa comunicação visual no supermercado é uma estratégia que deve estar sempre no radar dos supermercadistas. Isso porque, quando essa área é bem desenvolvida no estabelecimento, os clientes se sentem mais atraídos e também à vontade para realizarem compras.

Entender sobre a comunicação visual é essencial para que os gestores dos supermercados possam manter sempre um visual atrativo no estabelecimento. É sobre isso que falaremos no decorrer deste artigo!

Ao seguir a leitura, você entenderá o conceito de comunicação visual e a importância que ela tem nos supermercados. Também verá uma série de dicas para colocar essa ideia em prática. Vamos lá?

Entenda o que é a comunicação visual

O conceito de comunicação visual engloba todos os elementos visuais que podem ser utilizados em uma empresa. Entre eles destacamos a identidade visual, placas, materiais publicitários impressos e digitais, design e layout dos estabelecimentos físicos etc.

A comunicação visual ajuda a manter o público fiel a uma marca, tendo em vista que as pessoas podem associar cores, imagens ou lembranças a uma situação vivenciada. Trata-se de algo, portanto, que pode estar relacionado ao marketing de experiência.

Saiba sobre a importância da comunicação visual no supermercado

Para um supermercado, a comunicação visual é importante por diversos motivos. Desde antes de ir até o estabelecimento fazer compras, o cliente já pode ter experiências visuais com a marca.

Ao ver um anúncio do supermercado nas redes sociais ou receber um folheto com as ofertas em sua caixa de correio, o consumidor já tem contato com o logotipo, as cores do mercado e outros elementos da comunicação visual.

Quando decide ir até o estabelecimento para fazer compras, as experiências com a comunicação visual no supermercado continuam. Lá o cliente pode observar a organização das prateleiras, se guiar para as seções olhando as placas que indicam o tipo de produto disposto em cada corredor etc.

Tudo isso é muito importante, pelo fato de influenciar na decisão de compra. Se o supermercado tiver um layout confuso, por exemplo, com setores e prateleiras desorganizados, o cliente pode ter dificuldade em encontrar o que quer comprar e simplesmente sair do estabelecimento.

Veja dicas de comunicação visual para supermercado

Agora que você já entende um pouco mais sobre a importância da comunicação visual para supermercado, vamos apresentar algumas dicas práticas. A ideia é que você possa colocar o aprendizado em prática no seu negócio. Confira!

Ofereça um layout atrativo

O layout do seu supermercado precisa ser atrativo, com os setores e gôndolas muito bem organizados, para que as pessoas possam se localizar. É fundamental que sejam criadas placas que mostrem os setores, como alimentos, produtos de limpeza, açougue, padaria etc.

Os detalhes relacionados a identidade visual também devem ser trabalhados dentro do supermercado. Para isso, as cores do logotipo devem ser usadas nas placas e sinalizações internas, uniformes dos funcionários, entre outros locais.

Lembre-se que tudo que está no supermercado comunica e precisa ser agradável visualmente, para que os consumidores tenham experiências positivas ao fazer as suas compras. O layout atrativo, junto com outras estratégias, como a rádio indoor, ajudam muito a fazer com que as pessoas tenham despertado o desejo de consumir.

Tenha cuidado com a limpeza

Além de o layout ser atrativo, é fundamental que tudo seja muito bem limpo no supermercado. Prateleiras sujas ou empoeiradas causam uma péssima impressão e podem afastar clientes.

Compreenda que a parte interna também faz parte da comunicação visual

Como explicamos, a comunicação visual engloba todos os elementos visuais de uma empresa. É comum que alguns supermercadistas, por desconhecimento, pensem que ela está relacionada apenas com a parte externa, como a fachada do estabelecimento.

Ter uma fachada chamativa e que atraia consumidores para o mercado é importante. No entanto, se ao chegar no local tudo estiver desorganizado, o cliente tende a ir embora. Por isso, compreenda que a parte interna também precisa de muitos cuidados, para que o aspecto visual seja positivo.

Conheça o seu público

Para definir estratégias de comunicação visual, é essencial que o supermercadista conheça muito bem o seu público. Para isso, devem ser feitas pesquisas para compreender as necessidades e anseios das pessoas que compram do mercado.

Com esse estudo em mãos, é possível dar início ao desenvolvimento da identidade corporativa. Fazem parte disso o logotipo, as cores, os grafismos e outros elementos, que depois serão utilizados nas peças de comunicação.

Seja coerente com a marca

A comunicação visual no supermercado também precisa ser coerente com a marca e é aí que entra a relevância da criação de uma identidade. Existe uma ciência, por exemplo, chamada de psicologia das cores.

Os estudos dessa área comprovam que o nosso cérebro reage de diferentes formas quando enxerga diferentes cores. O vermelho, por exemplo, pode representar o calor e a paixão, quanto o branco lembra a pureza e a inocência.

Ao desenvolver uma identidade visual, é importante que as cores escolhidas para compor o logotipo e outras peças gráficas sejam condizentes com a cultura organizacional do supermercado.

Priorize a iluminação

A iluminação também é muito relevante para a comunicação visual no supermercado. Pouco adianta você ter uma identidade bem desenvolvida, usar as cores adequadas, manter o layout organizado e tudo limpo, se o ambiente estiver escuro.

Por isso, mantenha tudo sempre muito bem iluminado, fazendo com que os clientes tenham conforto no supermercado. É fundamental que a luz seja adequada para que se possa observar os corredores, ler os rótulos dos produtos etc.

Ao adotar esses pontos na comunicação visual no supermercado, a tendência é que as suas vendas aumentem de forma considerável. Por isso, indicamos que coloque em prática as dicas que trouxemos aqui.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Jornal de ofertas de supermercados: veja como potencializar a divulgação

Fazer a divulgação do supermercado através do jornal de ofertas ainda é uma prática muito comum no setor supermercadista. A prática ainda se mantém, mesmo com o advento da tecnologia e com tudo sendo pesquisado na internet. O que aconteceu foi que os supermercados passaram a disponibilizar o jornal de ofertas também em um formato…

Por Nayara Santos em 03.05.2021

Como participar de uma rede de supermercados? Entenda tudo sobre o assunto

Participar de uma rede de supermercados pode fazer a diferença entre aumentar as suas vendas, melhorar o seu lucro e ainda firmar a sua marca no mercado. Essa é uma estratégia adotada por diversas empresas, já que ela auxilia tanto pequenos, quanto grandes negócios a ganharem mais força e mais fôlego para melhorarem o seu…

Por Nayara Santos em 11.01.2022

Check stand de supermercado: veja como alavancar as vendas

O check stand de supermercado é mais uma estratégia para organizar os produtos que ficam na frente de caixa. Esse é o último momento em que o cliente terá contato com os produtos da sua loja, portanto, a última oportunidade de venda. Por isso, é fundamental dar uma atenção especial a esse ponto do supermercado…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

Período de promoções em supermercados: atraia mais clientes com 7 dicas

O comércio e o varejo, geralmente, têm grandes lucros causados pelo aumento das vendas em datas comemorativas. Festividades como o Dia das Mães e o Natal, por exemplo, são grandes oportunidades para atrair os consumidores que estão em busca de um presente, elevando o número de vendas e o ticket médio. Esse período de promoções…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

6 dicas para operador de caixa de supermercado: veja como torná-lo mais eficiente

 Procurar dicas para melhorar o desempenho dos operadores de caixa do supermercado é algo que todo gestor deve fazer. Afinal, esses profissionais têm papel essencial para a qualidade do atendimento ao cliente e para a sua fidelização. Sem falar que essa também é uma função muito importante já que lida com o dinheiro que…

Por Nayara Santos em 16.11.2022

5 ações de Marketing para supermercados: potencialize o crescimento do seu negócio

Quais ações de marketing para supermercados você utiliza? Certamente o marketing deve ser uma das principais estratégias condutoras quando se fala em implementar um aumento nas vendas do seu supermercado e isso se dá principalmente pela integração que essa área tem com toda a sua empresa que vai desde ações para fortalecer sua marca até…

Por Nayara Santos em 25.10.2021

Aumente as suas vendas agora com 5 ações simples e práticas!

É natural que gestores do setor supermercadista estejam em uma busca constante por formas de aumentar as vendas do supermercado. Afinal, nem sempre é fácil encontrar formas de se destacar e fazer com que o cliente prefira a sua loja. Por isso, em um ramo tão competitivo, ficar de olho nas novidades é uma questão…

Por Nayara Santos em 03.05.2022

Panfleto de propaganda de supermercado: 8 passos para montar o seu

Todo negócio deve conseguir se comunicar com o cliente de maneira eficaz, ou seja, ser capaz de transmitir a informação desejada de forma clara e objetiva. Em um supermercado, uma das formas mais comuns de comunicação é através dos panfletos de propaganda. Eles é que serão responsáveis por divulgar a sua marca e atrair mais…

Por Nayara Santos em 04.09.2020

Treinamento Completo e Gratuito para operador de caixa de supermercado!

Preparar um bom treinamento para operadores de caixa de supermercado é uma tarefa essencial do gestor. Afinal, os operadores são, na grande maioria das vezes, as únicas pessoas com quem o cliente tem contato.  Ou seja, são poucos minutos para oferecer um bom atendimento e fazer com que o cliente deixe a loja com uma…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos