O Natal é provavelmente uma das datas mais importantes não apenas para supermercados, como para todo o setor varejista. Afinal de contas, esse é um período em que as pessoas participam de celebrações, presenteiam as pessoas e, geralmente, têm mais dinheiro para gastar.
Portanto, estar preparado para atender a demanda que surgirá será essencial para que você aumente as suas vendas e conquiste mais clientes. Mas, para isso, diversos passos são necessários, já que é preciso se preparar adequadamente. Isso envolve saber quais itens estão disponíveis no estoque, decoração da loja, preparação de campanhas e planejamento da divulgação da loja.
Nós sabemos que essa é uma tarefa que pode exigir muito dos gestores de supermercado, por isso fizemos este artigo listando tudo o que você precisará fazer para garantir o sucesso e aumento das vendas no Natal. Você não vai ficar de fora, não é mesmo?
Como preparar o seu supermercado para o Natal
A preparação para o Natal em supermercado é importante porque para conseguir aumentar as vendas, você precisará ter muita informação em mãos e entender o funcionamento da sua loja. Assim, você saberá quais produtos serão interessantes para os seus clientes e o que precisará fazer para atendê-los.
Uma vez que você tenha esse conhecimento, precisa abastecer o estoque para atender à demanda gerada. E, finalmente, precisa divulgar as ofertas para os clientes. Caso contrário, eles nem sequer tomarão conhecimento dos bons preços e das oportunidades de compras que você preparou. A seguir explicaremos em detalhe cada um desses passos.
1. Analise os relatórios gerenciais
Não tem como se preparar para o Natal no supermercado se você não souber quais os produtos mais procurados e comprados no período. Por isso, o primeiro passo para se preparar é fazer uma análise detalhada dos relatórios gerenciais. Isso significa verificar as vendas dos últimos anos e ver quais produtos tiveram mais saída.
Também é importante ficar atento às tendências de consumos, afinal, é comum que novos produtos sejam lançados nesse período e o seu supermercado não pode ficar para trás. Por isso, mantenha um bom relacionamento com os seus fornecedores para que você também possa adquirir esses produtos. Falaremos mais sobre os interesses do cliente no próximo item.
Outro ponto para ficar atento é com relação à avaliação da curva abc do supermercado. Essa análise permitirá que você conheça quais são os produtos que trazem a maior parte dos lucros para o seu negócio. Lembrando que não necessariamente eles são os itens mais procurados no período.
Com essas informações em mãos, você conseguirá escolher os produtos certos a serem colocados em promoção. Concentrado os esforços em alguns itens que terão realmente saída e que trarão lucro para o supermercado.
2. Entenda o que o cliente quer
Analisar todos os relatórios gerenciais é algo que pode tomar bastante tempo. Por isso, para otimizar o processo de preparação para o Natal no supermercado, enquanto faz essas análises você também pode realizar pesquisas de satisfação do cliente. Caso essas pesquisas tenham sido realizadas recentemente, então você pode avaliá-las também.
Desta forma, ficará mais fácil para entender o que o cliente realmente quer e espera da sua loja. E isso, não apenas em termos de produtos, mas principalmente em termos de promoções, experiência de compras e campanhas. Mesmo porque, de nada adianta criar campanhas muito elaboradas e caras se o seu cliente não precisar do que está sendo oferecido ou não se sentir atraído pela peça publicitária que você fez.
Por exemplo, se a maioria dos clientes respondeu que gostaria de poder comprar produtos na padaria no supermercado, talvez seja mais interessante inaugurar essa seção do que investir em um serviço de delivery. Lembre-se que sempre que se o cliente tem o seu problema solucionado, há maiores chances dele se tornar um cliente fiel daquele estabelecimento.
Afinal, ele percebe que as suas dores são ouvidas, e o gestor está interessado em oferecer aquilo que o cliente busca. Apenas com essa medida a sua marca ganhará muitos pontos com os consumidores.
3. Reveja o inventário do estoque
Outro ponto importantíssimo na preparação do Natal no supermercado é saber exatamente o que você tem no estoque do supermercado. Para isso, você precisa realizar um inventário do estoque, ou seja, contar todos os itens, tanto no estoque quanto no ponto de vendas. Isso permitirá que você tome conhecimento de itens parados que podem ser vendidos e abrir espaço para produtos novos.
Essa é também uma forma de verificar a validade dos produtos e saber quais devem receber maior atenção durante os períodos promocionais e, desta forma, evitar perdas por vencimento. Por último, mas não menos importante, você também saberá quais os itens que os clientes não procuram muito, evitando comprar grandes quantidade no futuro.
Vale a pena mencionar que a realização do inventário do estoque deve ser realizada com antecedência. Isso porque se você precisa abrir espaço no estoque para novos produtos, você não terá tempo hábil se deixar para a última hora. Portanto, se planeje e faça essa análise o quanto antes.
Sem falar que isso também te dará mais tempo para negociar preços e prazos de entrega com os fornecedores. Importante detalhe do planejamento para o Natal no supermercado já que todas as empresas estarão fazendo o mesmo e, se você deixar para última hora, poderá ter problemas. Falaremos mais sobre isso a seguir.
4. Prepare as campanhas de Natal
Agora que você já sabe quais são os produtos necessários para o Natal no supermercado e como está o seu estoque, é o momento de decidir quais serão os produtos que estarão em destaque nas campanhas publicitárias. Por isso, esse é o momento de iniciar o planejamento das campanhas de Natal que você irá fazer.
Isso significa determinar qual será o nome da campanha, se haverá várias campanhas durante o período, qual será a duração de cada uma delas e quais os objetivos. Como essas campanhas são responsáveis por atrair os clientes para o supermercado, e manter o movimento na sua loja e aumentar as vendas durante o período, é preciso saber exatamente quais mídias e como conversar com o cliente.
Você pode fazer campanhas para um Natal solidário, parcerias com outras empresas para a distribuição de prêmios, sorteios, ofertas relâmpago, destacar os produtos da padaria, preparar kits que possam facilitar as compras dos consumidores e ainda ser bons presentes, dentre muitas outras.
E, se você quiser conferir mais dicas de marketing para fazer o seu supermercado se destacar, confira o nosso e-book exclusivo e cheio de detalhes: Marketing para supermercado: 7 ações essenciais para o seu negócio.
5. Negocie com os fornecedores
O próximo passo na preparação do supermercado para o Natal é negociar com os fornecedores a compra dos produtos. Essa negociação é necessária para conseguir bons preços e boas condições de entrega. E, agora que você já sabe o que vai precisar comprar (com base nos relatórios e no inventário), você já pode iniciar a negociação.
Lembre-se que o Natal é um período importante para o varejo e que outros supermercados estarão fazendo o mesmo processo de compras de itens e negociação com fornecedores. Portanto, se você deixar para a última hora, poderá ter sérios problemas com o seu estoque, já que a quantidade de produtos pode ser não suficiente ou a entrega não ocorrer a tempo.
Desta forma, a negociação deve ser realizada com antecedência. Assim, você garante que conseguirá comprar todos os produtos de que necessita e atender à demanda dos seus clientes. Sem falar que, quando você tem mais tempo, fica mais fácil negociar com o fornecedor e manter uma boa relação.
6. Planeje a divulgação de ofertas
Continuando os passos para preparar o seu supermercado para o Natal, é preciso planejar como será feita a divulgação das ofertas e campanhas de Natal. Atualmente existem diversas mídias e formas de se comunicar com o cliente, por isso, é importante saber qual delas combina mais com a sua marca e é capaz de atingir o maior número de pessoas.
As redes sociais e o marketing digital são excelentes formas de manter os clientes engajados e participativos. Entretanto, cartazes de ofertas pendurados na loja e na fachada do supermercado e jornal de oferta ainda fazem um grande sucesso.
Por outro lado, em alguns casos ter um outdoor do supermercado também pode ser um bom negócio. Neste caso, o ideal é que ele esteja em um local de grande circulação de pessoas e que indique ao consumidor como chegar ao supermercado.
Outra forma bastante interessante para divulgar essas ofertas e campanhas é utilizando uma rádio personalizada no supermercado. Assim, todos os clientes que estiverem frequentando a sua loja ficarão sabendo das promoções. Além disso, a rádio também pode ser utilizada para a gestão do supermercado e para melhorar a experiência de compras do cliente. Continue a leitura que a seguir trataremos disso em detalhes.
Na hora de planejar a divulgação, o mais importante é que você saiba exatamente quais são as mídias que os seus clientes mais utilizam. Além disso, atualmente também é essencial que você invista em estratégias de marketing digital para conseguir alcançar mais consumidores.
7. Treine a sua equipe
Preparar a equipe do supermercado é fundamental para oferecer um atendimento excepcional durante o Natal. Os funcionários que lidam diretamente com os clientes, como caixas, repositores, atendentes do açougue e da padaria, desempenham um papel crucial na experiência de compras dos clientes.
Para garantir um atendimento de excelência, é essencial investir em treinamentos específicos para profissionais que atuam em diferentes setores do supermercado. Os operadores de caixa, por exemplo, devem ser capacitados para lidar com o aumento no volume de clientes, agilizando o processo de pagamento e mantendo a cordialidade mesmo em momentos de maior movimento. Clique aqui para conhecer o treinamento ideal.
Já os repositores de supermercado devem receber orientações sobre como organizar os produtos nas prateleiras e com qual frequência eles devem verificar a necessidade de reposição de produtos. Desta forma, você garante que não faltarão itens essenciais durante as compras natalinas.
Já os atendentes da padaria e do açougue do supermercado precisam ser instruídos sobre os produtos sazonais e novidades para fornecer informações precisas aos clientes. Ao demonstrar que eles conhecem os produtos, fica mais fácil convencer os clientes a comprar os itens da padaria. Da mesma forma, os funcionários do açougue devem conhecer bem as carnes e até mesmo indicar preparos para diferentes tipos de cortes.
Além disso, é importante promover treinamentos de atendimento ao cliente, enfatizando a importância de um atendimento acolhedor, prestativo e cordial. O foco deve ser sempre a satisfação do cliente, garantindo que suas necessidades sejam atendidas de forma eficiente e satisfatória.
8. Prepare lançamentos
A nossa próxima dica para preparar o seu supermercado para o Natal é aproveitar ao máximo essa época festiva, com o aumento da demanda e grande movimentação de clientes, para lançar produtos ou serviços exclusivos. Essa é uma estratégia que pode trazer um interessante diferencial competitivo para o seu supermercado e atrair a atenção dos consumidores.
Uma opção interessante é lançar produtos sazonais, especialmente desenvolvidos para a época natalina, como panetones gourmet, kits de presentes personalizados, itens de decoração temáticos, entre outros. Além disso, se o seu supermercado possui padaria, você poderá oferecer a possibilidade de encomenda de produtos como bolos, salgados e docinhos.
Lembre-se, o final do ano é uma época em que muitas pessoas fazem confraternizações, portanto, esse é o tipo de serviço que facilita a rotina do cliente e pode fazer com que os consumidores prefiram comprar com você e não com a concorrência. Outra ideia é lançar um aplicativo ou loja virtual, ou mesmo oferecer aos clientes novidades tecnológicas, como o Scan and Go, ou uma experiência omnichannel. Tudo vai depender do orçamento disponível, do perfil da sua marca e das necessidades dos seus clientes.
Por fim, o seu supermercado possui uma linha de produtos com marca própria? Então você também pode apostar no Natal para fazer esse lançamento. Aproveite e ofereça a degustação dos produtos, tornando a experiência de compras ainda mais interessante e imersiva.
9. Distribua os produtos de forma inteligente
Outra dica importante para ter sucesso no Natal é planejar a exposição de produtos de forma inteligente. Isso porque, com um planejamento estratégico é possível influenciar diretamente o comportamento do cliente na loja.
É importante criar um layout que incentive o cliente a percorrer diferentes áreas da loja, mesmo que ele não tenha a intenção de comprar aqueles produtos. Assim, você aumenta as chances dele encontrar mais produtos e, consequentemente, aumentando as oportunidades de compra.
Uma forma de fazer isso é posicionando itens atrativos na entrada da loja. Assim, você estará chamando a atenção dos clientes no momento em que eles entram na loja, ou até mesmo convencendo-os a entrar. No caso do Natal, deixe alguns itens decorativos, mas essa estratégia pode ser utilizada em outras datas.
Em seguida, veja quais são os produtos mais vendidos nesta época e coloque-os longe da entrada. Isso fará com que os clientes andem mais pela loja e fiquem expostos a outros produtos. Além disso, você também deve utilizar o cross merchandising, ou seja, expor produtos complementares próximos uns aos outros, o que pode impulsionar vendas adicionais.
Outro ponto estratégico no supermercado são as pontas de gôndola, que ajudam a chamar a atenção do consumidor, já que se tratam de espaços de destaque. Ao expor produtos temáticos ou em promoção, é possível direcionar o olhar dos clientes para esses itens especiais.
Confira o nosso guia Como organizar o seu supermercado: tenha prateleiras, gôndolas e estoque impecáveis e aumente as suas vendas em um piscar de olhos!
10. Carrinhos e cestas extras
Bom, você já sabe que a demanda do Natal é consideravelmente maior, principalmente conforme a data se aproxima. Ou seja, muitos dos funcionários estarão sobrecarregados com caixas lotados, reposição de produtos e organização das prateleiras.
Isso resulta em uma situação que pode comprometer a experiência de compras dos consumidores: a falta de carrinhos e cestas. Aqui você tem duas opções, providenciar unidades extras desses itens, ou então ter funcionários que sejam responsáveis apenas para retorná-los à entrada do supermercado.
Lembre-se, na hora de fidelizar o cliente cada detalhe importa e esse é um deles. Portanto, analise qual dessas duas estratégias é mais viável para o seu supermercado e boa sorte com as vendas de Natal!
11. Prepare a loja para receber os consumidores
A última etapa do planejamento do Natal no supermercado é a preparação da loja. Para entender a importância disso, basta comprar com uma festa que você dar na sua casa. Para receber os convidados é preciso limpar o local, decorar, deixar tudo organizado, não é mesmo?
Com o supermercado não é diferente, a loja também precisa ter uma decoração especial, e isso começa pela fachada da loja. Assim, os clientes que passarem na frente do estabelecimento saberão que o supermercado já tem ofertas e produtos natalinos. Ou seja, se o cliente quiser começar a se preparar, sabe que no seu supermercado ele vai encontrar o que procura.
Outra ferramenta importantíssima para preparar o ambiente e melhorar a experiência do cliente é a rádio personalizada. Com ela você escolhe as músicas que serão reproduzidas na loja, é possível fazer playlists sob medida e encantar os clientes. Mas isso não é tudo, a música pode influenciar as compras dos consumidores.
Estudos apontam que lojas do varejo com a playlist certa conseguem aumentar as suas vendas. Isso ocorre porque cerca de 36% dos clientes tendem a passar mais tempo na loja quando a música é agradável, e 14% deles tendem a comprar mais. Por isso, além de garantir ao cliente um ambiente de compras diferenciado, você ainda consegue lucrar mais no período.
Se quiser conhecer todos os detalhes dessa estratégia, confira o nosso e-book exclusivo Rádio para supermercados: revolucione o seu negócio.
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