Por Nayara Santos em 05.02.2024

Lista de compras de supermercado para o carnaval: produtos que não podem faltar

Por Nayara Santos em 05.02.2024

Que os consumidores preparem uma lista de compras para ir ao supermercado não é nenhuma novidade. Mas, e você, gestor do setor, já preparou a sua lista de compras para abastecer o estoque para as festividades? 

Se a resposta é não, então precisamos conversar mais sobre isso. Afinal, você precisa preparar a sua loja e o estoque para a demanda que esta data exige, ou você perderá vendas e até mesmo clientes, já que ninguém entra em um supermercado para sair sem comprar nada.

O mais importante é fazer a lista de produtos que não podem faltar na sua loja e começar as negociações com os fornecedores com antecedência. Assim, você conseguirá garantir melhores preços e melhores condições de entrega. 

Mesmo porque, todos os supermercados, inclusive os seus concorrentes, estarão fazendo exatamente a mesma coisa. E, se deixar para o último minuto, corre um sério risco de ficar sem produtos importantes ou não conseguir bons preços para fazer ofertas realmente atrativas.

Por mais que cada supermercado tenha a sua própria lista de compras, alguns produtos não podem ficar de fora delas durante o Carnaval. Neste artigo vamos falar mais sobre quais são esses itens, como você poderá deixar as ofertas mais atrativas e aumentar as suas vendas. Boa leitura!

Carnaval: conheça a lista de compras de supermercado

Antes de começarmos a falar da lista de compras de supermercado para o carnaval é preciso dizer que esses não são os únicos itens com os quais você deverá se preocupar. Isso porque, cada supermercado possui um público diferente, com costumes de compras diferentes. 

Ou seja, em cada loja, os produtos mais procurados e que atraem os clientes podem mudar. Inclusive, isso pode ficar evidente até mesmo em diferentes unidades da mesma loja. Portanto, se esse for o seu caso, não faça generalizações, analise cada unidade separadamente.

A melhor forma para conseguir atender a todos e aumentar as suas vendas é conhecendo quais são os produtos que os seus clientes mais adquirem neste período. Isso pode ser feito através da análise da curva abc da sua loja, e dos relatórios gerenciais

Além disso, analisando esses relatórios você saberá exatamente quais os produtos que são mais interessantes nas categorias que mencionaremos a seguir. Desta forma, você poderá direcionar a compra conforme as marcas e sabores mais interessantes.

Outra dica importante na hora de fazer a lista de compras do supermercado é pensar como as pessoas costumam comemorar o Carnaval. Isso trará pelo menos algumas ideias e quais itens podem ser incluídos na sua lista. 


Para ter mais ideias, você pode conversar com os seus funcionários e ver como eles costumam comemorar a data, já que isso pode variar entre as pessoas. Mesmo porque, os itens adquiridos por quem vai trabalhar ou passar o Carnaval em casa, serão bastante diferentes daqueles que vão viajar ou fazer festas.

Bebidas

O primeiro grupo de produtos da nossa lista de compras são as bebidas. Provavelmente, quando falamos em Carnaval e bebidas você deve ter pensado em cerveja, entretanto, você deverá dar atenção aos mais diferentes tipos de bebidas, tais como refrigerantes, sucos, vinhos e destilados.

Como a diversidade de produtos é grande, você precisa saber em quais deles vale a pena investir na hora de preparar as ofertas. Por isso a análise dos relatórios gerenciais é tão importante. Isso permitirá que você direcione os seus esforços para a divulgação de itens capazes de atrair o maior número de clientes.

Vale lembrar que as garrafas de água também são bastante importantes para esse período. Muitos clientes passam no supermercado antes de viajar ou quando estão chegando ao seu destino. Ou mesmo antes de cair na folia. Por isso, ter garrafas de água estrategicamente posicionadas, na frente de caixa, pode contribuir para que você consiga aumentar as vendas.

Quer oferecer aquele diferencial que conquista o consumidor? Abasteça as geladeiras com garrafas de água e deixe-as estrategicamente posicionadas próximo aos caixas e na entrada do supermercado. Sem dúvida alguma quem passar em frente a loja ficará atraído.

Carnes

Esse também é um período que as pessoas costumam fazer churrasco, portanto, ter uma boa seleção de cortes de carne poderá ser um diferencial da sua loja no Carnaval. Além disso, muitas pessoas fazem churrasco com diferentes cortes de frango, linguiça e até mesmo com cortes suínos. Portanto, faça uma boa seleção de produtos.

Claro que você não precisa necessariamente colocar todo o açougue do supermercado em promoção. Escolha aqueles itens que possuem uma procura maior para as ofertas. Mesmo porque, são eles que irão atrair o cliente para a sua loja. Quando o cliente chegar no açougue do supermercado e ver que você possui produtos de qualidade, provavelmente eles vão levar mais do que um item.

Lembre-se que quando o cliente está procurando produtos para um churrasco, ele também poderá precisar de outros itens, como carvão, bebidas, pão de alho, maionese, dentre outros. Portanto, aposte no cross merchandising para aumentar as suas vendas. 

Ou seja, posicione itens que são geralmente comprados juntos em locais estratégicos do supermercado. Assim, o cliente vai até o açougue para comprar a carne, mas quando vê o carvão lembra que também precisa desse item e acaba comprando.

Padaria

Como nem todo mundo tem tempo para cozinhar, ou porque preferem comer algum lanche rápido, a nossa próxima dica está relacionada com a padaria do supermercado. Para esse setor, a melhor coisa a ser feita no Carnaval é caprichar na seleção de itens e até mesmo criar alguns produtos específicos para o período.

Prepare diferentes tipos de pães e de frios para colocar em ofertas. Assim, os clientes conseguem encontrar todos os itens que precisam em um único lugar. Ainda, se no seu supermercado você oferecer o serviço de cortar os frios na hora, certifique-se de que o local estará preparado para receber um número maior de clientes. Não apenas para evitar aglomerações em locais fechados, mas também para deixar os clientes mais confortáveis enquanto aguardam a sua vez.

Outro diferencial, é a venda de sanduíches prontos. Assim, os clientes com mais pressa, podem simplesmente comprar os sanduíches para consumo imediato. Se preferir, você pode vender bandejas de mini lanches, mais praticidade para quem não quer ficar cozinhando o tempo todo.

Você também pode apostar em kits de lanches, com um sanduíche e um suco ou água. Assim, o consumidor que comprar o kit pode pagar um pouco mais barato. E, claro, não se esqueça das “formiguinhas” de plantão e inclua algumas opções de doces.

Uma coisa é certa, é bem provável que o seu supermercado fará um grande sucesso durante o Carnaval e que você precise expandir a padaria da loja para atender a demanda do dia a dia.

Frutas

Os próximos itens da nossa lista de compras de supermercado para o Carnaval são as frutas. Fevereiro e março são meses quentes no país e, por isso, muitas pessoas gostam de consumir frutas frescas. Além disso, elas podem ser utilizadas em diversos preparos, como sobremesas, coquetéis e até mesmo em pratos principais.

Dito isso, é importante que você esteja preparado para atender aos clientes que estejam procurando frutas de qualidade e uma boa diversidade. Frutas como abacaxi, kiwi, limão, morango, banana e pêssego podem ser excelentes escolhas. Mas, como falamos anteriormente, analise os seus relatórios gerenciais e as vendas da sua loja para saber se essas são realmente as frutas mais procuradas pelos clientes.

E, claro, pensando na praticidade que os foliões procuram, você pode porcionar as frutas e vendê-las já descascadas e cortadas. Para tornar a experiência ainda melhor, incluir um garfo descartável e um guardanapo. São esses detalhes que fidelizam o consumidor.

Refeições prontas

O último item na nossa lista de produtos que não podem faltar no supermercado não é exatamente algo que você compra diretamente com um fornecedor, mas que pode, sim, ser um diferencial para a sua loja. Estamos falando das refeições prontas, que estão ganhando cada vez mais espaço nos supermercados e podem ser um excelente investimento para o Carnaval.

Somente quem precisa pensar no menu das refeições sabe o quanto pode ser cansativo preparar comida diariamente. Sem falar que haja criatividade para pensar no que fazer para agradar ao seu paladar e ao de toda a família. Ainda, é normal estar cansado e às vezes não querer preparar nada.

Agora imagine durante o Carnaval, em que as pessoas querem aproveitar ao máximo o tempo para se divertir e estar com os amigos. Ou seja, nem todo mundo estará disposto a preparar refeições, e não apenas para si, mas para muitas pessoas. Por isso, incluir os itens necessários para preparar refeições prontas na sua lista de compras pode ser um bom negócio.

E aqui fica uma dica valiosa, se você conseguir preparar as refeições no seu supermercado, será ótimo. Mas, caso não consiga, é possível fazer parcerias com restaurantes locais ou com pequenas empresas que prestam esse tipo de serviço. O mais importante é que você consiga ter uma certa diversidade, por exemplo, um prato com carne, outro com peixe, e um vegetariano. 

Desta forma, além de conseguir agradar aos consumidores, você ainda consegue oferecer diversidade suficiente para atrair diferentes públicos para o seu supermercado. Apenas tome cuidado com as quantidades, afinal, você não vai querer ter prejuízo porque a demanda não foi como esperada.

Aproveite o Carnaval para aumentar as suas vendas

O Carnaval é uma daquelas datas em que os consumidores estão dispostos a gastar mais, por isso, ela é tão importante no varejo. Olhando para o setor supermercadista especificamente, os consumidores estão celebrando, viajando e precisam de suprimentos para conseguir passar por todos os dias de festa.

Portanto, esse pode ser o momento perfeito para atrair o cliente para a sua loja, oferecer produtos de qualidade e ainda tentar fidelizar os consumidores que comprarem com você. Confira as nossas dicas a seguir do que você pode fazer para alcançar isso.

Ofertas para atrair clientes

O primeiro passo é conseguir atrair clientes para o supermercado. Para isso, você pode utilizar textos prontos nas suas campanhas, preparar campanhas de marketing de experiência, ou simplesmente fazer ofertas atrativas.

Uma das primeiras coisas que o cliente analisa quando vê uma oferta, sem dúvida alguma, é o preço. Ou seja, o custo benefício deve ser bom. Dito isso, fica evidente a importância do planejamento, já que a negociação com os fornecedores poderá ser decisiva para que você consiga fazer ofertas sem prejudicar a sua margem de lucro.

Mas, as ofertas também podem incluir a distribuição de brindes, de vouchers para descontos em compras futuras, sorteios, dentre outros. Tudo vai depender do perfil da sua marca e do que atrai os seus clientes. E, para isso, você precisa conhecê-los muito bem e analisar o histórico de campanhas bem sucedidas do seu supermercado.

Outra forma bastante eficiente para conseguir chamar a atenção dos consumidores é com a realização de campanhas temáticas. E, quanto mais ativa for a participação do cliente, maiores as chances de sucesso. Afinal, você estará oferecendo mais do que produtos com bons preços, mas também experiências das quais as pessoas se lembrarão. A seguir falaremos mais sobre a importância da experiência na fidelização dos clientes.

Melhore a experiência de compras

Você já sabe que atrair clientes para a sua loja não é exatamente uma das tarefas mais fáceis. Por isso, você deve aproveitar cada oportunidade de fidelizar esses clientes e, provavelmente, uma das formas mais fáceis de se fazer isso é melhorar a experiência de compras.

O consumidor brasileiro é um dos que mais valoriza esse aspecto ao se relacionar com uma empresa. Existem diferentes formas de conseguir fazer isso, e por mais que elas tragam algum retorno quando aplicadas separadamente, o ideal é combinar ações.

De modo geral, podemos dizer que uma boa experiência para o consumidor consiste em ser bem atendido, encontrar um ambiente de compras agradável e uma equipe capaz de ajudá-lo a encontrar o que ele procura. Desta forma, se você conseguir oferecer isso no seu supermercado, estará um passo à frente dos concorrentes e mais próximo de fidelizar esses consumidores.

Claro que ter uma equipe bem treinada para oferecer um bom atendimento é fundamental, mas existem outras estratégias que podem te ajudar com isso, como é o caso do marketing sensorial. Com ele você inclui elementos na sua loja que estimulam os sentidos, deixando o ambiente mais agradável e fazem com que o cliente se sinta bem, confira mais detalhes a seguir.

Implemente ações de marketing sensorial no supermercado

O marketing sensorial é uma estratégia poderosa que busca envolver os consumidores através dos seus sentidos. Ou seja, a degustação de um produto, a música ambiente, a iluminação. 

Cada um desses elementos contribuem para deixar o supermercado com um ambiente mais convidativo e agradável. Desta forma, você estará não apenas estimulando as compras, mas também a fidelização do cliente. Aqui estão algumas maneiras de incorporar o marketing sensorial em um supermercado:

  • Aromatização: sabe aquele cheirinho de pão fresco que faz querer comprar uns pãezinhos? Ou então o aroma de café moído que pede por um expresso? Aquele perfume de frutas maduras na seção de hortifrúti que deixam a boca cheia de água. Todos eles podem criar uma atmosfera perfeita para estimular as compras;
  • Música ambiente: a trilha sonora certa ajuda a complementar a atmosfera do supermercado, deixando o cliente no clima de festa e pronto para aproveitar as ofertas. Além disso, ela também torna o ambiente mais convidativo e agradável, oferecendo até mesmo um momento de relaxamento para o cliente, principalmente quando a loja estiver um pouco mais movimentada;
  • Iluminação adequada: a iluminação do ambiente garante que os consumidores possam ver e analisar os produtos expostos, e ainda pode ser utilizada para destacar alguns produtos específicos. Por outro lado, ela pode ser mais suave em área gourmet, criando um ambiente mais acolhedor e sofisticado;
  • Degustação: oferecer produtos para os clientes experimentarem pode ser uma excelente forma de aumentar as suas vendas e melhorar a experiência dos clientes. Isso porque, ao experimentar um determinado item o consumidor pode não apenas sentir vontade de comprá-lo mas também em adquirir outras marcas, sabores ou produtos que geralmente não fazem parte da lista de compras deles;
  • Experiências táteis: o simples fato do cliente poder escolher as frutas e legumes que você tem no hortifrúti já são consideradas experiências táteis. Entretanto, não podemos esquecer de que manter o local limpo, sem poeira nos produtos ou embalagens que fiquem grudando na mão porque algum pacote derramou pode 

Ficou interessado? Então confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo e comece a planejar a sua estratégia agora mesmo.

Comunicação no momento certo

Por último, mas não menos importante, precisamos falar sobre a forma como você se comunica com os seus clientes. Afinal, não basta conseguir utilizar a linguagem e tom de voz certos, é preciso acertar também no momento da comunicação.

Para você ter uma ideia, a maior parte das decisões de compras são tomadas enquanto o cliente está no supermercado, diante das prateleiras. A decisão pode ser tomada porque ele se lembrou que precisava de um item que não está na lista, ou porque achou melhor fazer macarronada no domingo ao invés de lasanha. 

Mas, essas decisões também podem ser tomadas com base na oportunidade. Por exemplo, eles podem ver que a laranja está em promoção e optar por comprar o produto. Para isso, o cliente precisaria necessariamente passar pelo hortifrúti, o que pode não acontecer. Então, que tal divulgar essas promoções para todos os consumidores que estão no estabelecimento?

Isso pode ser facilmente feito com uma rádio indoor. Além das músicas (como mencionamos anteriormente), a rádio pode ser utilizada para divulgar as ofertas ao longo da programação. Assim, mesmo que o cliente não veja ou saiba de determinada promoção, ele vai escutar o anúncio e pode decidir aproveitar.

Essa simples mudança na comunicação com os clientes pode ajudar a aumentar as vendas consideravelmente e ainda a melhorar a experiência do cliente, afinal, ele vai sair do seu supermercado levando tudo o que precisa para casa. Temos um guia completo para você conhecer mais sobre essa estratégia Rádio para supermercados: revolucione o seu negócio.

Não fique apenas na imaginação, confira a seguir como solicitar um teste gratuito da sua rádio para supermercados.

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É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

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