Por Nayara Santos em 10.01.2022

Evolução do setor supermercadista no Brasil: saiba tudo sobre o assunto

Por Nayara Santos em 10.01.2022

O setor supermercadista no Brasil é um dos principais pilares da economia. Além disso, ele é capaz de refletir como andam as contas nas famílias brasileiras, ou seja, quando as contas estão apertadas, ele é o primeiro a sentir os efeitos. Por outro lado, assim que o brasileiro consegue ter um pouco mais de dinheiro no bolso, ele também é o primeiro a refletir isso.

Por isso, entender como ocorreu a evolução do setor supermercadista no Brasil irá te ajudar a compreender a sua importância. Sem falar que conhecer as histórias de sucesso e que fizeram com que esse setor crescesse tanto, também pode servir de inspiração para os varejistas que querem começar um negócio nesse ramo. 

Além disso, também é possível entender quais podem ser os próximos passos para conseguir ter um negócio de sucesso. Neste artigo, traremos um pouco da história do setor supermercadista no Brasil e ainda vamos dar algumas dicas essenciais de como você pode se destacar nesse ramo. Boa leitura!

Atividades comerciais fazem parte da história

Antes de falarmos a respeito da evolução do setor supermercadista no Brasil é importante entender que a história dos supermercados é muito mais antiga do que se imagina. A produção e troca de mercadorias é tão antiga quanto a humanidade. 

Muito antes da criação do dinheiro as pessoas já praticavam o comércio. Ou seja, se você conseguia produzir batatas e o seu vizinho produzia tomates, você provavelmente trocaria parte da sua colheita por tomates. Ainda, se você fosse capaz de realizar algum serviço, poderia trocá-lo por alimentos.

Com o tempo, as pessoas foram percebendo que algumas trocas eram mais complicadas, como no caso de produtos de grande porte. Bem como, nem sempre você conseguia trocar a sua mercadoria por aquilo que queria, afinal de contas, nem todas as pessoas queriam batatas. Quando as primeiras moedas surgiram foi possível dinamizar o comércio, e fazer com que você não precisasse mais carregar produtos para todos os lados para comprar aquilo que precisava.

Algumas pessoas conseguiram oferecer algo diferente para os clientes, ou mesmo conseguiram negociar melhores acordos com os fornecedores de produtos. Isso fez com que algumas pessoas prosperassem e se tornassem donos de negócios, inclusive de pequenas mercearias, que vendiam de tudo. 

Nessa história da evolução do supermercado, é importante citar que o primeiro supermercado do mundo foi criado nos Estados Unidos, em 1930. Ele surgiu quando um empresário comprou um galpão, adaptou-o para vender alimentos e deixou que as pessoas se servissem, cobrando pelos itens escolhidos no final.

Evolução do setor supermercadista no Brasil

Esse é um setor que movimenta anualmente cerca de R$ 360 bilhões. Ou seja, é um gigante da economia e de extrema importância para o país. O primeiro supermercado brasileiro surgiu em 1953, na cidade de São Paulo e se chamava Sirva-se.

Já os hipermercados, que são estabelecimentos maiores, capazes de vender entre 20 mil e 50 mil itens diferentes (diferentemente dos supermercados, que vendem cerca de 8 mil itens) surgiram na década de 80.


Isso foi possível já que nos anos 70 o papel dos supermercados na distribuição de alimentos começou a crescer, passando de 26% para 85% nas décadas seguintes. Esse crescimento se deve principalmente à competição existente no setor, já que quanto maior o número de estabelecimentos e marcas, maior é a concorrência.

Além disso, durante os períodos de altas inflações, em que os preços das mercadorias mudavam diariamente, os donos de supermercados conseguiram lucrar bastante, Isso ocorreu porque com a constante mudança nos preços, as pessoas compravam grandes quantidades de produtos o que fazia gerava um bom giro de estoque. Desta forma, os donos de supermercado conseguiam negociar bons preços com os fornecedores.

Assim que a economia se estabilizou e o número de concorrentes cresceu, os donos de supermercado tiveram que ser criativos para conseguir se destacar da concorrência. Ou seja, se na época da inflação alta os preços mais baixos eram o principal fator que os clientes utilizavam na hora de escolher onde fazer as compras. Por outro lado, com as mudanças  os consumidores passaram a ficar atentos a outros diferenciais, como bom atendimento, qualidade e diversidade de produtos, dentre outros.

Isso fez com que novas estratégias de marketing começassem a ser utilizadas tanto para atrair a atenção dos consumidores, para fidelizá-los e para aumentar as vendas. Falaremos mais sobre quais estratégias podem ser utilizadas no seu supermercado mais adiante. Se preferir, confira o nosso e-book completo sobre o assunto, 7 ações gratuitas de marketing para supermercado que são essenciais para o sucesso do seu negócio.

Mas, o que o consumidor moderno busca?

A evolução do setor supermercadista no Brasil se deve a uma combinação de fatores, tais como: ambiente econômico propício no país, pessoas dispostas a enfrentar a burocracia e os riscos de empreender (afinal, a burocracia brasileira pode ser bastante desencorajadora), consumidores mais exigentes e concorrência entre as diferentes marcas.

Entretanto, é preciso reconhecer o papel essencial que os consumidores exercem na evolução dos supermercados no Brasil. Isso porque, não basta um empresário ter dinheiro e disposição suficiente para investir em um negócio, se ele não for capaz de entender e de entregar aquilo que o seu consumidor procura. Afinal de contas, um comércio sem clientes não é nada. 

Por isso, nos tempos de alta inflação os consumidores estavam sempre à procura do menor preço, focando pouco em qualidade. Afinal de contas, naquela época o mais importante era fazer com que o dinheiro fosse capaz de comprar tudo o que fosse necessário, sem perder o seu valor.

Atualmente, os consumidores estão procurando supermercados que sejam capazes de entregar qualidade, proporcionar um bom ambiente de compras, que tenham um bom atendimento, que vejam o cliente como prioridade e que ofereçam uma boa diversidade de produtos.

Além disso, com o crescimento da tecnologia e das inovações e facilidades que ela pode trazer para as atividades do dia a dia, a nova geração também quer empresas que estejam atentas às novidades do mercado. Que sejam capazes de oferecer essas inovações aos seus clientes.

Por isso, é preciso estar sempre de olho nas tendências do mercado e se adaptar às mudanças que ocorrem no setor supermercadista. Mesmo porque, é assim que ele evolui e que empresas importantíssimas surgem no cenário nacional e internacional.

Como se destacar da concorrência?

Falando assim, pode parecer difícil conseguir se destacar da concorrência e aumentar as suas vendas. E realmente, a evolução do setor supermercadista no Brasil e no mundo apresenta cada vez mais desafios para os gestores. Mas, de longe essa é uma tarefa impossível, basta ter as ferramentas certas à disposição para que o sucesso seja garantido.

Para conseguir sair na frente, atrair novos clientes e fidelizar quem já conhece o seu negócio você precisará ficar de olho nas tendências do mercado, sempre focando em oferecer qualidade e bom atendimento ao cliente. Por isso, a seguir trouxemos algumas dicas de como você pode fazer isso.

Invista em marketing sensorial

A nossa primeira dica para conseguir se destacar da concorrência é investindo em marketing sensorial. Esse é um braço do marketing que tem por objetivo proporcionar um ambiente de compras agradável através da estimulação dos sentidos. Algumas dessas ações podem ser bastante sutis e até dar a impressão de passar despercebidas, entretanto, é justamente aí que você se engana.

Esses detalhes podem tornar o tempo que o cliente passa na loja agradável, fazendo com que o cliente associe a visita ao seu supermercado com bons momentos. Desta forma, sempre que ele lembrar da sua marca, vai ter uma sensação boa e querer voltar para sentir isso novamente. 

Além disso, essas ações também permitem que você crie um ambiente único e totalmente diferenciado do concorrente. Ou seja, o cliente vai perceber a diferença na hora que entrar em outra loja e, se ela não conseguir despertar o mesmo sentimento nele, com certeza ele irá preferir o seu supermercado. Veja algumas ações de marketing sensorial que você pode implementar no supermercado:

  • Música ambiente: mas neste caso não é qualquer música. Você precisa escolher uma trilha sonora que converse com o seu cliente e que reforce a mensagem que a sua marca quer passar. Outro ponto positivo é que a música também consegue influenciar o comportamento do consumidor, fazendo com que ele compre mais. Se quiser conhecer todos os detalhes dessa ação confira o e-book Rádio para supermercados: revolucione o seu negócio;
  • Iluminação: com a iluminação você consegue criar um ambiente diferenciado e dar destaque a algumas seções ou produtos que estejam em promoção ou que tenham uma boa margem de lucro. Sem falar que com a iluminação você consegue criar um ambiente totalmente diferenciado. Apenas certifique-se de que o cliente consiga ver as características dos produtos adequadamente;
  • Organização da loja: manter prateleiras e corredores bem organizados e identificados é fundamental para proporcionar ao cliente uma boa experiência de compras. Afinal, fica mais fácil de encontrar o que procura sem precisar ficar andando pela loja.

Ofereça atendimento personalizado

Ao longo da evolução do setor supermercadista ficou evidente que cada vez mais a preocupação com o atendimento foi aumentando. Atualmente, independentemente do setor do varejo, lojas que não conseguem oferecer um bom atendimento estão fadadas ao fracasso.

Por isso, é importantíssimo que você consiga oferecer sempre o melhor atendimento possível, ficando sempre de olho nas tendências e novidades do varejo para conseguir se destacar.

Mas, como é possível oferecer um atendimento personalizado em um supermercado? Você não precisa disponibilizar personal shoppers, nem nada disso. Pelo contrário, basta ter funcionários bem treinados, que entendam a importância de tratar o cliente bem. 

Por isso, dê uma atenção especial aos funcionários que ocupam cargos que tenham contato direto com o cliente, tais como operadores de caixa, repositores, seguranças e atendentes do açougue, padaria e peixaria. É fundamental que eles passem por um treinamento específico de como atender bem o cliente e que hajam cursos de reciclagem para atualização e relembrar alguns conceitos importantes.

Além disso, você também pode utilizar a tecnologia a seu favor. Por exemplo, se o supermercado tiver um programa de fidelidade, é possível fazer ofertas personalizadas de acordo com os produtos que o cliente mais compra. Assim, o cliente se sentirá motivado a ficar de olho nas ofertas, e a ir até a loja para conferir as ofertas.

Se especialize na venda de alguns produtos

A nossa última dica para conseguir se destacar da concorrência é se especializando em um determinado produto. Na hora de escolher qual item se especializar você pode pesquisar o que o concorrente está fazendo, conversar com o seu cliente para saber quais produtos seriam mais interessantes e pesquisar o setor supermercadista como um todo.

Quer um exemplo bastante interessante? O consumo de cerveja artesanal aumentou muito nos últimos anos. Cada vez mais as pessoas estão preferindo beber em menor quantidade, mas tomar bebidas mais saborosas, mesmo que elas sejam mais caras. Então, que tal o seu supermercado oferecer uma variedade maior desse tipo de bebida? Algo semelhante pode ser feito com a padaria, principalmente se na região em que o supermercado estiver não houver muitas opções de padarias boas. Assim, é possível oferecer bolos decorados, uma grande variedade de salgados e de frios. 

Não importa a área que você escolha, o importante é certificar-se de que ele conseguirá atender às necessidades do seu cliente. Caso contrário, você correrá o risco de estar investindo uma grande quantidade de dinheiro e não ter muito retorno. Por esse motivo é que as pesquisas iniciais são tão importantes.

Neste artigo você conheceu como ocorreu a evolução do setor supermercadista no Brasil e ainda demos algumas dicas valiosíssimas de como fazer com que o seu supermercado se diferencie da concorrência. Coloque-as em prática agora mesmo e obtenha ótimos resultados.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Supermercado do futuro: veja como será e conheça as tendências

Se você quiser se destacar da concorrência, e ter um supermercado do futuro é imprescindível ficar de olho nas tendências do setor supermercadista. A tecnologia tem ganhado cada vez mais força e mais espaço em nossas vidas, facilitando tanto a rotina de compras quanto a melhora nas vendas das lojas. Por isso, é preciso ficar…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Tecnologias usadas em supermercados: Conheça as 9 tendências

Conhecer as tecnologias usadas em supermercados é necessário para qualquer gestor do varejo interessado em se manter atualizado e que busca conquistar os clientes mais antenados. Mas, mais do que isso, a tecnologia tem poderosas ferramentas que podem te ajudar a proporcionar uma melhor experiência de compra para o cliente, facilitar a gestão de estoque…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

5 ações de Marketing para supermercados: potencialize o crescimento do seu negócio

Quais ações de marketing para supermercados você utiliza? Certamente o marketing deve ser uma das principais estratégias condutoras quando se fala em implementar um aumento nas vendas do seu supermercado e isso se dá principalmente pela integração que essa área tem com toda a sua empresa que vai desde ações para fortalecer sua marca até…

Por Nayara Santos em 25.10.2021

Como ocorre o armazenamento de produtos e equipamentos no supermercado? Descubra agora

Saber como ocorre o armazenamento de produtos e equipamentos no supermercado é necessário para que você mantenha a qualidade do que é vendido, bem como a durabilidade dos equipamentos utilizados. Apesar disso, nem todo gestor dá a devida atenção a esse importante processo do supermercado. Para te mostrar a importância dessa etapa e ainda te…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Dica de Campanha para Supermercados – Black Friday

Quando Novembro se aproxima, todo mundo sabe que vem Black Friday por aí, não é mesmo?! O dia é conhecido pelas promoções agressivas, descontos e oportunidades imperdíveis de compra.  O Black Friday é uma das principais datas para o varejo no Brasil e você não pode deixar de aproveitar essa data aí no seu supermercado. …

Por Nayara Santos em 08.10.2020

Páscoa no supermercado: veja como se preparar para essa data

 A Páscoa no supermercado é uma daquelas datas sazonais que, se bem aproveitadas, podem te auxiliar a sair do vermelho, aumentar as vendas e atrair novos clientes. Esse aumento na demanda também vem acompanhado com o aumento da concorrência, portanto, você precisa conseguir se destacar. Assim como outras datas importantes no varejo, o mínimo…

Por Nayara Santos em 11.03.2024

Arrumação de gôndolas de supermercado: 12 dicas que podem ser seguidas!

Cada empreendimento conta com desafios e a arrumação de gôndolas de supermercado é uma dificuldade específica desse ramo. Isso porque esse processo trata de um trabalho fundamental para fazer com que os produtos que estão sendo vendidos sejam notados pelos compradores e até mesmo para influenciar as compras. O layout das gôndolas de um supermercado…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Plano de negócio para supermercado: guia completo

Ter um plano de negócios para supermercado é algo que pode mudar completamente o rumo do seu empreendimento, e para melhor. Afinal de contas, ele é o responsável por direcionar o gestor e indicar o caminho que a empresa deverá seguir para aumentar as chances de sucesso.  Isso acontece porque quando o empresário possui informações…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Acessibilidade em supermercados: 5 ações para adaptar o seu negócio

Ser capaz de oferecer acessibilidade no supermercado é entender que todos os consumidores merecem respeito. Uma consequência disso é conseguir conquistar um novo público para o seu negócio. Afinal de contas, se você prestar atenção, são poucos os locais adaptados para receber clientes que possuem necessidades específicas. Mas, antes de sair fazendo adaptações na infraestrutura…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos