Atualmente é essencial que as empresas busquem ter uma identidade corporativa bem desenvolvida, independentemente se ela for de grande, médio ou pequeno porte. Já parou para pensar qual a imagem que a sua empresa passa para os clientes e até mesmo para os colaboradores?
A ação é muito importante, pois hoje em dia é bem improvável que qualquer negócio sobreviva sem definir bem esses pontos. Talvez você até já tenha analisado algumas partes, mas não se deu conta que elas estavam atreladas a esse assunto.
Se tem dúvidas sobre isso, fique tranquilo. Este conteúdo veio para ajudar! Explicamos o que é a identidade corporativa, qual a sua importância para o mercado e ainda separamos dicas de como desenvolvê-la. Acompanhe a leitura e aprenda!
O que é?
Antes de entender qual a necessidade dela para o seu negócio e como desenvolver a ação, é preciso compreender o seu conceito e para ficar bem claro, faremos uma analogia com a identificação pessoal. Quando vamos conhecer uma pessoa de onde tiramos a primeira impressão?
Se pensou em elementos como cabelo, roupas e biótipo, acertou. É por meio dessas características que começamos a formar uma opinião, mesmo que rasa, sobre algum indivíduo. Porém, se quisermos saber mais sobre ele é necessário analisar outros aspectos profundos e subjetivos, como a visão do mundo, personalidade e até mesmo o comportamento diante a sociedade.
Da mesma forma acontece quando falamos sobre uma empresa e a sua identidade corporativa. É necessário enxergar além dos aspectos superficiais e verificar pontos como:
- relacionamento com o cliente;
- missão e valores;
- modelo de operação;
- práticas de marketing.
Então, o termo, que foi criado pelo designer alemão Peter Behrens, quer dizer tudo aquilo que a instituição define como organização e consegue transmitir para o mercado.
Qual a sua importância?
Ok, já entendemos que a identidade corporativa é a imagem que a empresa passa para o seu público. Mas por que é fundamental toda empresa ter uma? Essa é uma dúvida que ainda está na sua cabeça? Tudo bem! Nós vamos explicar agora o motivo de ser tão essencial.
Se coloque no lugar do consumidor e pense: Não é mais provável consumir uma marca em que se conhece todos os valores, o tipo de relacionamento desenvolvido com o público e também como é feita a produção de determinado produto ou serviço? Quando se cria um laço com a empresa fica mais fácil e natural comprar algo dela.
E é isso que a identidade corporativa faz, ela influencia diretamente o comportamento de compra, atraindo assim novos clientes e mostrando ao mercado exatamente o que esperar de você, dando autoridade. Além disso, quando é feita com informações concretas e consegue se relacionar de fato com os valores e a missão da companhia, a confiança do público cresce bastante.
É claro que todas essas atitudes vão aumentar as suas responsabilidades, já que eles vão exigir uma postura que esteja em harmonia com a mensagem que está passando. Porém, quando agimos de forma coerente e ética, a exigência não se torna problema e sim uma oportunidade de conseguir aprimorar o relacionamento marca x clientes.
Como desenvolver a identidade corporativa?
Agora que conseguimos explicar o que é e mostrar a sua importância, é hora de finalmente dar aquelas dicas prometidas no início deste texto. Tendo todo esse embasamento, fica mais fácil identificar cada ponto a ser feito e também é mais natural desenvolver cada um deles. Precisamos destacar que a atitude começa internamente, sempre se preocupando em mostrar a história da empresa, fortalecendo a comunicação interna e até mesmo a cultura organizacional.
Pense na história
De onde surgiu a ideia da instituição, quais são os pilares que a sustentam e como ela foi se desenvolvendo são pontos importantes para se analisar e verificar quais as suas bases. Por meio dessa tarefa é possível enxergar o equilíbrio que vai servir como norte, dar coerência a sua mensagem e também ajudar na hora da criação dos itens visuais.
Pesquise cada ponto, verifique todos os itens da sua história para conseguir identificar a conexão que existe e ligar a marca aos consumidores e também melhorar aquilo que o faz destacar da concorrência.
Fortaleça a comunicação interna
Para que a empresa se mostre como autoridade no assunto, é necessário que todos estejam falando e pensando da mesma forma. Lembre-se que o relacionamento com o cliente é uma das bases da identidade corporativa, por isso é necessário que estejam todos no mesmo tom. E para chegar a isso, é preciso:
- eliminar os ruídos para que não haja distrações e queda na produtividade, criado um canal oficial de comunicação da empresa;
- estipular o cumprimento de metas e objetivos, pois assim os colaboradores se sentem estimulados e, é claro, dar o devido reconhecimento quando alcançam;
- conhecer cada funcionário e estabelecer uma conexão direta com eles, mostrando que o negócio só acontece quando todos estão unidos em um propósito;
- dar feedback, sejam eles positivos ou negativos, das ações realizadas, sempre mostrando o que está bom e o que pode melhorar.
Desenvolva a cultura organizacional
Qualquer lugar que a gente vá vamos encontrar diferentes tipos de pessoas, cada um com sua história, visão de vida e aprendizados. Para ter uma boa identidade corporativa é necessário trabalhar então a cultura organizacional do negócio, que nada mais é que o conjunto de crenças, hábitos e atitudes que devem ser praticadas por cada pessoa que pertence aquele lugar.
Então, antes de tudo, é preciso definir as políticas, regras e procedimentos da empresa, para depois poder disseminar isso pelo local. É importante destacar que exemplos são excelentes formas de aprendizagem, portanto, seja você o maior seguidor de todos esses itens, fazendo com que seus funcionários enxerguem um modelo a ser seguido.
Trabalhe o visual
A identificação é um importante elemento, pois é ela que vai trabalhar a primeira imagem que o cliente vai ter da marca. Por isso, é importante saber desenvolvê-la de forma que a deixe atraente e também em conformidade com toda a política da empresa.
Então é necessário fazer um logotipo, que consiga sintetizar de forma clara e objetiva tudo o que se quer mostrar ao mercado. Além disso, é bem importante pensar em quais paletas de cores usar e também qual a tipografia, afinal são essas atitudes que ajudam a dar mais destaque no mundo dos negócios.
Defina o público-alvo
Saber definir qual é o seu tipo de consumidor é uma atitude crucial, afinal é a partir daí que vai conseguir escolher qual a comunicação vai utilizar para chamar a atenção dele. Lembre-se: a mensagem para um público com pegada mais jovem é bem diferente da que deve ser estabelecida com um que seja mais maduro.
É necessário então investir em pesquisas e coletar o máximo de informações sobre os seus compradores, como sexo, idade, cultura e até mesmo preferência. Feito isso, vai ser possível traçar o perfil da sua persona e definir quais estratégias serão melhores para investir.
Com este texto buscamos explicar o real conceito da identidade corporativa e mostrar a importância dela para o negócio. É necessário lembrar de cada dica dada para a construção desta ferramenta, sempre focando na história da empresa, descobrindo o público-alvo e criando bons laços para o desenvolvimento da comunicação interna. Por isso, não deixe de pesquisar, de buscar formas de aprimorar e estar sempre se destacando com seu negócio.
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