Por Nayara Santos em 16.10.2019

Descubra a importância da identidade corporativa

Por Nayara Santos em 16.10.2019

Atualmente é essencial que as empresas busquem ter uma identidade corporativa bem desenvolvida, independentemente se ela for de grande, médio ou pequeno porte. Já parou para pensar qual a imagem que a sua empresa passa para os clientes e até mesmo para os colaboradores?

A ação é muito importante, pois hoje em dia é bem improvável que qualquer negócio sobreviva sem definir bem esses pontos. Talvez você até já tenha analisado algumas partes, mas não se deu conta que elas estavam atreladas a esse assunto.

Se tem dúvidas sobre isso, fique tranquilo. Este conteúdo veio para ajudar! Explicamos o que é a identidade corporativa, qual a sua importância para o mercado e ainda separamos dicas de como desenvolvê-la. Acompanhe a leitura e aprenda!

O que é?

Antes de entender qual a necessidade dela para o seu negócio e como desenvolver a ação, é preciso compreender o seu conceito e para ficar bem claro, faremos uma analogia com a identificação pessoal. Quando vamos conhecer uma pessoa de onde tiramos a primeira impressão?

Se pensou em elementos como cabelo, roupas e biótipo, acertou. É por meio dessas características que começamos a formar uma opinião, mesmo que rasa, sobre algum indivíduo. Porém, se quisermos saber mais sobre ele é necessário analisar outros aspectos profundos e subjetivos, como a visão do mundo, personalidade e até mesmo o comportamento diante a sociedade.

Da mesma forma acontece quando falamos sobre uma empresa e a sua identidade corporativa. É necessário enxergar além dos aspectos superficiais e verificar pontos como:

  • relacionamento com o cliente;
  • missão e valores;
  • modelo de operação;
  • práticas de marketing.

Então, o termo, que foi criado pelo designer alemão Peter Behrens, quer dizer tudo aquilo que a instituição define como organização e consegue transmitir para o mercado.

Qual a sua importância?

Ok, já entendemos que a identidade corporativa é a imagem que a empresa passa para o seu público. Mas por que é fundamental toda empresa ter uma? Essa é uma dúvida que ainda está na sua cabeça? Tudo bem! Nós vamos explicar agora o motivo de ser tão essencial.

Se coloque no lugar do consumidor e pense: Não é mais provável consumir uma marca em que se conhece todos os valores, o tipo de relacionamento desenvolvido com o público e também como é feita a produção de determinado produto ou serviço? Quando se cria um laço com a empresa fica mais fácil e natural comprar algo dela.

E é isso que a identidade corporativa faz, ela influencia diretamente o comportamento de compra, atraindo assim novos clientes e mostrando ao mercado exatamente o que esperar de você, dando autoridade. Além disso, quando é feita com informações concretas e consegue se relacionar de fato com os valores e a missão da companhia, a confiança do público cresce bastante.

É claro que todas essas atitudes vão aumentar as suas responsabilidades, já que eles vão exigir uma postura que esteja em harmonia com a mensagem que está passando. Porém, quando agimos de forma coerente e ética, a exigência não se torna problema e sim uma oportunidade de conseguir aprimorar o relacionamento marca x clientes.

Como desenvolver a identidade corporativa?

Agora que conseguimos explicar o que é e mostrar a sua importância, é hora de finalmente dar aquelas dicas prometidas no início deste texto. Tendo todo esse embasamento, fica mais fácil identificar cada ponto a ser feito e também é mais natural desenvolver cada um deles. Precisamos destacar que a atitude começa internamente, sempre se preocupando em mostrar a história da empresa, fortalecendo a comunicação interna e até mesmo a cultura organizacional.

Pense na história

De onde surgiu a ideia da instituição, quais são os pilares que a sustentam e como ela foi se desenvolvendo são pontos importantes para se analisar e verificar quais as suas bases. Por meio dessa tarefa é possível enxergar o equilíbrio que vai servir como norte, dar coerência a sua mensagem e também ajudar na hora da criação dos itens visuais.


Pesquise cada ponto, verifique todos os itens da sua história para conseguir identificar a conexão que existe e ligar a marca aos consumidores e também melhorar aquilo que o faz destacar da concorrência.

Fortaleça a comunicação interna

Para que a empresa se mostre como autoridade no assunto, é necessário que todos estejam falando e pensando da mesma forma. Lembre-se que o relacionamento com o cliente é uma das bases da identidade corporativa, por isso é necessário que estejam todos no mesmo tom. E para chegar a isso, é preciso:

  • eliminar os ruídos para que não haja distrações e queda na produtividade, criado um canal oficial de comunicação da empresa;
  • estipular o cumprimento de metas e objetivos, pois assim os colaboradores se sentem estimulados e, é claro, dar o devido reconhecimento quando alcançam;
  • conhecer cada funcionário e estabelecer uma conexão direta com eles, mostrando que o negócio só acontece quando todos estão unidos em um propósito;
  • dar feedback, sejam eles positivos ou negativos, das ações realizadas, sempre mostrando o que está bom e o que pode melhorar.

Desenvolva a cultura organizacional

Qualquer lugar que a gente vá vamos encontrar diferentes tipos de pessoas, cada um com sua história, visão de vida e aprendizados. Para ter uma boa identidade corporativa é necessário trabalhar então a cultura organizacional do negócio, que nada mais é que o conjunto de crenças, hábitos e atitudes que devem ser praticadas por cada pessoa que pertence aquele lugar.

Então, antes de tudo, é preciso definir as políticas, regras e procedimentos da empresa, para depois poder disseminar isso pelo local. É importante destacar que exemplos são excelentes formas de aprendizagem, portanto, seja você o maior seguidor de todos esses itens, fazendo com que seus funcionários enxerguem um modelo a ser seguido.

Trabalhe o visual

A identificação é um importante elemento, pois é ela que vai trabalhar a primeira imagem que o cliente vai ter da marca. Por isso, é importante saber desenvolvê-la de forma que a deixe atraente e também em conformidade com toda a política da empresa.

Então é necessário fazer um logotipo, que consiga sintetizar de forma clara e objetiva tudo o que se quer mostrar ao mercado. Além disso, é bem importante pensar em quais paletas de cores usar e também qual a tipografia, afinal são essas atitudes que ajudam a dar mais destaque no mundo dos negócios.

Defina o público-alvo

Saber definir qual é o seu tipo de consumidor é uma atitude crucial, afinal é a partir daí que vai conseguir escolher qual a comunicação vai utilizar para chamar a atenção dele. Lembre-se: a mensagem para um público com pegada mais jovem é bem diferente da que deve ser estabelecida com um que seja mais maduro.

É necessário então investir em pesquisas e coletar o máximo de informações sobre os seus compradores, como sexo, idade, cultura e até mesmo preferência. Feito isso, vai ser possível traçar o perfil da sua persona e definir quais estratégias serão melhores para investir.

Com este texto buscamos explicar o real conceito da identidade corporativa e mostrar a importância dela para o negócio. É necessário lembrar de cada dica dada para a construção desta ferramenta, sempre focando na história da empresa, descobrindo o público-alvo e criando bons laços para o desenvolvimento da comunicação interna. Por isso, não deixe de pesquisar, de buscar formas de aprimorar e estar sempre se destacando com seu negócio.

Precisa de ajuda para fazer a ação e criar uma identidade? Então entre em contato conosco da ListenX, nós podemos e vamos auxiliar você!

Compartilhe

Você também pode gostar

Presentes mais vendidos no Natal que você precisa ter na loja

Saber quais são os presentes mais vendidos no Natal pode ser uma verdadeira vantagem e um grande diferencial para a sua loja. Já que, como esses são itens populares, se você for capaz de oferecer esses produtos para os consumidores, sem dúvida alguma, o movimento e o faturamento da sua loja irão aumentar. Outra vantagem…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

O pagamento via QR Code está revolucionando o varejo e você não pode ficar por fora disso!

Em 1968, o Brasil recebia seu primeiro cartão de crédito, o Elo, disponibilizado e gerenciado pelo Banco Bradesco. A inovação da época se popularizou e, desde então, novas empresas surgiram, novas tecnologias se consolidaram e, hoje, é o pagamento via QR Code que promete ser mais um salto na experiência do cliente. Bastaram poucas décadas…

Por Nayara Santos em 20.09.2019

Lista de produtos para lojas de variedades: veja o que não pode faltar

Conhecer a lista de produtos que não podem faltar em uma loja de variedades é um dos pontos cruciais para o sucesso do seu estabelecimento. Afinal, esse tipo de loja atrai a atenção de muitos empreendedores que querem abrir uma empresa do varejo. Os motivos para isso são bastante óbvios, já que uma loja de…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Frases para loja infantil: 16 exemplos para se inspirar

Comunicar-se de forma efetiva com os clientes é um desafio enfrentado por muitos gestores do varejo. Isso é especialmente verdade quando se trata de criar frases para divulgar a sua marca, atrair clientes, anunciar promoções e eventos. Afinal, as frases certas te ajudam com tudo isso e ainda fazem com que os consumidores conheçam melhor…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

Entenda como a pirâmide de Maslow pode ser aplicada no ambiente empresarial

A famosa Pirâmide de Maslow mostra como as principais necessidades humanas são organizadas hierarquicamente. Ela é uma representação didática da Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas proposta por Abraham Maslow em sua obra Theory of Human Motivation (Teoria da Motivação Humana) de 1954. Desde a sua publicação, a ideia foi amplamente reproduzida em mídias de…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

13 frases para divulgar um produto: se inspire

Ter as frases certas para divulgar um produto pode ser decisivo para o sucesso da sua campanha publicitária. Afinal, é através dessas frases que você conseguirá chamar a atenção dos clientes e atraí-los para a sua loja. Confira a seguir algumas ideias de frases para você se inspirar e a nossa dica bônus para divulgá-las.…

Por Nayara Santos em 16.02.2022

6 ações simples e práticas que vão te ajudar a aumentar as vendas no final de ano!

 Preparar ações para aumentar as suas vendas no final de ano é uma excelente forma de começar o próximo período com o pé direito e dinheiro no caixa. Mesmo porque, esse também pode ser o momento de atrair novos clientes e fidelizar aqueles que já conhecem a sua loja. Por isso, é essencial se…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Você realmente sabe quem é o cliente da sua loja?

Conhecer o público-alvo é um dos princípios básicos de qualquer negócio. Você precisa entender quem vai se interessar e comprar os seus produtos para elaborar estratégias de marketing e vendas adequadas. No varejo físico, o panorama não é diferente, ainda mais com um mercado cada vez mais competitivo. O problema é que é muito comum…

Por Nayara Santos em 06.10.2017

Divulgação de eventos nas redes sociais: confira como fazer

Fazer uma boa divulgação do evento da sua loja nas redes sociais pode ser a chave para o seu sucesso. Isso porque, as redes permitem que você fique próximo tanto dos clientes que já conhecem a sua marca, como pode atrair potenciais consumidores com um bom conteúdo. Mas, para isso, é preciso saber como trabalhar…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos