Por Nayara Santos em 21.03.2023

Marketing para loja de carros: 5 ações essenciais

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Ter boas estratégias de marketing para loja de carros é importantíssimo para conseguir atrair clientes, fazer com que eles passem mais tempo na loja e até mesmo influenciá-los no momento da compra. Entretanto, planejar essas estratégias pode ser um grande desafio para os gestores desse ramo.

Isso porque, nem sempre eles possuem os conhecimentos necessários para entender o que a empresa precisa, ou mesmo quais as melhores estratégias para esse tipo de negócio. Mas, uma coisa é certa, se você está lendo esse artigo, as coisas já podem ser diferentes. Afinal, você está em busca de informações úteis para fazer a sua empresa crescer.

Por isso, preparamos esse artigo com algumas ações de marketing que não podem faltar na sua loja. Saiba mais sobre elas e comece a mudar agora mesmo a realidade da sua loja. Boa leitura!

Ações de marketing para loja de carros

Existem inúmeras ações de marketing que você pode realizar na sua loja. Entretanto, a seguir nós elencamos aqueles que acreditamos serem mais eficientes para atrair clientes, fidelizá-los e influenciá-los. Se você quiser conferir mais sobre esse assunto, confira o nosso Guia do varejo: Como montar um planejamento de marketing.

1. Aposte na música ambiente

A primeira ação de marketing que falaremos é a música ambiente. Essa é uma poderosa ferramenta que pode te ajudar com diferentes objetivos para a sua loja. O primeiro deles é que a música ajuda a tornar o ambiente de compras mais agradável. 

Assim, o cliente que foi até a loja apenas para olhar, e ainda não decidiu nada, pode passar mais tempo olhando os veículos. Isso também dará mais tempo para que você passe mais informações sobre os modelos e condições de pagamento.

Além disso, a trilha sonora certa também ajuda a aumentar a produtividade dos seus funcionários. Já que a música influencia todas as pessoas que estão no ambiente e não apenas os consumidores.

Mas, para ser um sucesso, você precisa saber quais músicas devem ser reproduzidas. A playlist deve ser escolhida com base na identidade da marca e no que os seus clientes ou público-alvo gosta de ouvir. Aqui você confere todas as dicas para ter a playlist certa para a sua loja de carros.

2. Faça promoções atrativas

Provavelmente, uma das melhores ações de marketing para a loja de carros são as promoções. Mas, engana-se quem pensa apenas que promoções se referem a oferecer preços baixos. Muito pelo contrário, pode ser algo mimo para o cliente. Calma que a gente explica melhor.

Os consumidores gostam de sentir que eles estão tendo algum tipo de benefício ao se relacionar com a sua marca e oferecer descontos é apenas uma parte disso. Dentre os benefícios você pode oferecer o seguro do veículo por um ano, ou então juros mais baixos no financiamento, melhores condições de pagamento, primeira manutenção gratuita, e assim por diante.

Ainda, em datas especiais, como o Dias das Mães ou dos Namorados, o cliente pode ganhar um almoço ou jantar em um restaurante, ou um dia no spa para dois. O mais importante é entender o que atrai a atenção do seu público-alvo e quais ações você pode fazer para convencê-lo a ir até a sua loja.

3. Promova eventos para divulgar a sua loja

A nossa próxima dica de ação de marketing para loja de carros é a realização e promoção de eventos. Isso não significa necessariamente que você precise expor apenas os veículos e modelo que estão na sua loja, pelo contrário, use a criatividade para atrair os amantes de carros.

Um bom exemplo pode ser reunir colecionadores e fazer uma pequena exposição de carros antigos. Esse tipo de evento geralmente atrai um público grande e, por mais que o foco não seja a sua loja, como patrocinador o nome da sua marca estará em diferentes pontos da exposição e nos brindes (caso sejam distribuídos). Isso contribui para que a sua marca seja lembrada pelos consumidores.


Outra opção é patrocinar eventos esportivos, como corridas ou caminhadas. Ainda, você pode apostar em eventos com um foco social para arrecadar alimentos, roupas ou produtos de higiene para orfanatos, asilos ou qualquer outra instituição que você julgue importante ajudar. Essa é uma forma bastante eficiente de chamar a atenção dos clientes que possuem os mesmo valores da sua marca.

4. Encontre outros parceiros no varejo e no setor de serviços

Ter outras empresas parceiras pode não parecer exatamente uma ação de marketing, mas é aí que você se engana. Essas parcerias ajudam a sua marca a ganhar mais visibilidade, e até mesmo a trazer um pouco de autoridade para ela.

Isso porque, com a sua marca passa a ser ligada com a marca parceira. Por isso é essencial ter cuidado na hora de escolhê-la, já que as suas marcas estão associadas. O ideal é que ela tenha um público-alvo parecido com o seu e valores semelhantes.

Pensando em uma loja de carros, essas parcerias podem ser com segurados, mecânicos, funileiros, autopeças, lava-rápidos, lojas de acessórios para carros, e assim por diante. Mas, claro que você também pode fazer parcerias com restaurantes, salões de beleza, academias, ou qualquer outro empreendimento. Tudo vai depender do foco da ação que será realizada.

5. Tenha um perfil da sua loja de carros nas redes sociais

A nossa última sugestão de ação de marketing para loja de carros é ter um perfil em pelo menos uma das redes sociais. Lembre-se que antes de ir até uma loja física, muitas pessoas pesquisam na internet e nas redes sobre as empresas.

Portanto, se você não estiver presente nesse ambiente, há grandes chances de você deixar de atrair um grande número de consumidores para a sua loja. Mas, não basta apenas ter o perfil, é preciso alimentá-lo com publicações frequentes e informações relevantes para o seu público-alvo. Sem falar que também é preciso ter algum tempo para responder aos comentários e mensagens diretas.

Assim, você consegue ter um bom engajamento no perfil e aumentar o alcance dele para outras pessoas. Lembre-se, quando bem trabalhado, o algoritmo pode ser um grande aliado.

E então, quais ações de marketing você vai implementar na sua loja de carros? Confira outras dicas no nosso blog.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Festa Junina no varejo: como aproveitar a data para vender mais

Com a chegada da Festa Junina no varejo, surge uma oportunidade imperdível para os empreendedores do setor. É o momento de transformar toda a energia e tradição dessa festividade em vendas para o seu negócio. Pensando nisso, preparamos este artigo repleto de dicas valiosas para ajudar você a aproveitar ao máximo este período festivo e…

Por Nayara Santos em 22.04.2024

Quer conhecer 4 estratégias certeiras para aumentar as vendas da sua loja?

Aumentar as vendas da sua loja implica em conseguir atrair a atenção dos clientes, convencê-los a entrar na sua loja e ainda oferecer um bom ambiente de compras. Por isso, conhecer diferentes estratégias, que podem ser utilizadas para que você alcance cada um desses objetivos é fundamental. Parece complicado? Mas não é tanto assim. A…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Como Funciona Mídia Indoor Para Vender Mais em Loja de Varejo?

Entender como funciona mídia indoor e saber como aplicá-la corretamente em sua loja de varejo é um ótimo artifício para impulsionar o seu empreendimento. Nos dias de hoje é preciso prestar cada vez mais atenção na maneira com que chamamos a atenção de nossos clientes, visto que estão cada vez mais exigentes. Comunicar, impulsionar, diferenciar…

Por Nayara Santos em 11.01.2018

4 ideias para inauguração de loja, se inspire

Ter boas ideias para a inauguração da sua loja é essencial para que o seu negócio comece com o pé direito. Sem falar que, esse é um momento importantíssimo para os proprietários, que estão realizando um sonho e colocando em prática uma visão que eles tiveram. Mas, a inauguração também é o primeiro momento que…

Por Nayara Santos em 17.04.2023

Branding sensorial: tudo que você precisa saber sobre

O branding sensorial é um importante recurso de marketing que tem como objetivo criar conexões, tanto físicas quanto emocionais, de uma marca com o seu cliente. Contudo, não é incomum encontrar gestores e empreendedores do varejo que têm diferentes dúvidas sobre o assunto. E isso se estende até mesmo para os profissionais que trabalham na…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

Confira 7 cases de trade marketing para impulsionar suas vendas

Já ouviu falar de trade marketing e vem aplicando essa estratégia, mas ainda sem sucesso na sua loja? Ou está querendo implementá-lo para conseguir ter resultados melhores? Não importa em qual situação você se encontra, conhecer cases de trade marketing é importante para se inspirar a fim de ampliar as suas vendas.  Contudo, muitas pessoas…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

Fast Fashion: Saiba aqui o que é e suas principais vantagens e desvantagens

Você, dono de uma loja de roupas, já ouviu falar em fast fashion? Sabe se o seu negócio se encaixa nessa classificação é o que isso pode representar para a sua marca? Se respondeu não para uma dessas perguntas, então você veio ao lugar certo. Não é nenhuma novidade que o mercado da moda é…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Como organizar um estoque: Confira o passo a passo

 Se você chegou até aqui provavelmente está em busca de soluções de como organizar o estoque da sua loja. Afinal, por mais que isso não fique evidente quando o cliente entra na sua loja e vê tudo organizado, milimetricamente calculado, com um atendimento ágil e preciso do vendedor ao buscar alguma peça, ele nem…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Exemplo de inovação: conheça o empreendedorismo de Anitta

“Prepara que agora é a hora do show das poderosas.” Foi com esse verso que Anitta ficou famosa em todo Brasil em 2012, quando todos pensavam que ela seria mais uma dessas cantoras de uma música só — que lançam um hit de sucesso e depois somem da mídia. O que ninguém contava é que…

Por Nayara Santos em 17.09.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos