Por Nayara Santos em 21.03.2023

Marketing para loja de carros: 5 ações essenciais

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Ter boas estratégias de marketing para loja de carros é importantíssimo para conseguir atrair clientes, fazer com que eles passem mais tempo na loja e até mesmo influenciá-los no momento da compra. Entretanto, planejar essas estratégias pode ser um grande desafio para os gestores desse ramo.

Isso porque, nem sempre eles possuem os conhecimentos necessários para entender o que a empresa precisa, ou mesmo quais as melhores estratégias para esse tipo de negócio. Mas, uma coisa é certa, se você está lendo esse artigo, as coisas já podem ser diferentes. Afinal, você está em busca de informações úteis para fazer a sua empresa crescer.

Por isso, preparamos esse artigo com algumas ações de marketing que não podem faltar na sua loja. Saiba mais sobre elas e comece a mudar agora mesmo a realidade da sua loja. Boa leitura!

Ações de marketing para loja de carros

Existem inúmeras ações de marketing que você pode realizar na sua loja. Entretanto, a seguir nós elencamos aqueles que acreditamos serem mais eficientes para atrair clientes, fidelizá-los e influenciá-los. Se você quiser conferir mais sobre esse assunto, confira o nosso Guia do varejo: Como montar um planejamento de marketing.

1. Aposte na música ambiente

A primeira ação de marketing que falaremos é a música ambiente. Essa é uma poderosa ferramenta que pode te ajudar com diferentes objetivos para a sua loja. O primeiro deles é que a música ajuda a tornar o ambiente de compras mais agradável. 

Assim, o cliente que foi até a loja apenas para olhar, e ainda não decidiu nada, pode passar mais tempo olhando os veículos. Isso também dará mais tempo para que você passe mais informações sobre os modelos e condições de pagamento.

Além disso, a trilha sonora certa também ajuda a aumentar a produtividade dos seus funcionários. Já que a música influencia todas as pessoas que estão no ambiente e não apenas os consumidores.

Mas, para ser um sucesso, você precisa saber quais músicas devem ser reproduzidas. A playlist deve ser escolhida com base na identidade da marca e no que os seus clientes ou público-alvo gosta de ouvir. Aqui você confere todas as dicas para ter a playlist certa para a sua loja de carros.

2. Faça promoções atrativas

Provavelmente, uma das melhores ações de marketing para a loja de carros são as promoções. Mas, engana-se quem pensa apenas que promoções se referem a oferecer preços baixos. Muito pelo contrário, pode ser algo mimo para o cliente. Calma que a gente explica melhor.

Os consumidores gostam de sentir que eles estão tendo algum tipo de benefício ao se relacionar com a sua marca e oferecer descontos é apenas uma parte disso. Dentre os benefícios você pode oferecer o seguro do veículo por um ano, ou então juros mais baixos no financiamento, melhores condições de pagamento, primeira manutenção gratuita, e assim por diante.

Ainda, em datas especiais, como o Dias das Mães ou dos Namorados, o cliente pode ganhar um almoço ou jantar em um restaurante, ou um dia no spa para dois. O mais importante é entender o que atrai a atenção do seu público-alvo e quais ações você pode fazer para convencê-lo a ir até a sua loja.

3. Promova eventos para divulgar a sua loja

A nossa próxima dica de ação de marketing para loja de carros é a realização e promoção de eventos. Isso não significa necessariamente que você precise expor apenas os veículos e modelo que estão na sua loja, pelo contrário, use a criatividade para atrair os amantes de carros.

Um bom exemplo pode ser reunir colecionadores e fazer uma pequena exposição de carros antigos. Esse tipo de evento geralmente atrai um público grande e, por mais que o foco não seja a sua loja, como patrocinador o nome da sua marca estará em diferentes pontos da exposição e nos brindes (caso sejam distribuídos). Isso contribui para que a sua marca seja lembrada pelos consumidores.


Outra opção é patrocinar eventos esportivos, como corridas ou caminhadas. Ainda, você pode apostar em eventos com um foco social para arrecadar alimentos, roupas ou produtos de higiene para orfanatos, asilos ou qualquer outra instituição que você julgue importante ajudar. Essa é uma forma bastante eficiente de chamar a atenção dos clientes que possuem os mesmo valores da sua marca.

4. Encontre outros parceiros no varejo e no setor de serviços

Ter outras empresas parceiras pode não parecer exatamente uma ação de marketing, mas é aí que você se engana. Essas parcerias ajudam a sua marca a ganhar mais visibilidade, e até mesmo a trazer um pouco de autoridade para ela.

Isso porque, com a sua marca passa a ser ligada com a marca parceira. Por isso é essencial ter cuidado na hora de escolhê-la, já que as suas marcas estão associadas. O ideal é que ela tenha um público-alvo parecido com o seu e valores semelhantes.

Pensando em uma loja de carros, essas parcerias podem ser com segurados, mecânicos, funileiros, autopeças, lava-rápidos, lojas de acessórios para carros, e assim por diante. Mas, claro que você também pode fazer parcerias com restaurantes, salões de beleza, academias, ou qualquer outro empreendimento. Tudo vai depender do foco da ação que será realizada.

5. Tenha um perfil da sua loja de carros nas redes sociais

A nossa última sugestão de ação de marketing para loja de carros é ter um perfil em pelo menos uma das redes sociais. Lembre-se que antes de ir até uma loja física, muitas pessoas pesquisam na internet e nas redes sobre as empresas.

Portanto, se você não estiver presente nesse ambiente, há grandes chances de você deixar de atrair um grande número de consumidores para a sua loja. Mas, não basta apenas ter o perfil, é preciso alimentá-lo com publicações frequentes e informações relevantes para o seu público-alvo. Sem falar que também é preciso ter algum tempo para responder aos comentários e mensagens diretas.

Assim, você consegue ter um bom engajamento no perfil e aumentar o alcance dele para outras pessoas. Lembre-se, quando bem trabalhado, o algoritmo pode ser um grande aliado.

E então, quais ações de marketing você vai implementar na sua loja de carros? Confira outras dicas no nosso blog.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Marketing de varejo: por que aguçar os sentidos do consumidor?

Investir no online parece ser o caminho a seguir para boa parte das lojas de varejo, mas os pontos físicos ainda têm muito mais a oferecer. Algumas ações de marketing de varejo, como aguçar os sentidos do consumidor, podem dar ótimos resultados. Se isso é novidade para você, não deixe de conferir nosso artigo para…

Por Nayara Santos em 25.02.2016

Como aumentar as vendas em loja física? Saiba aqui!

Um dos maiores desejos das marcas atualmente é aumentar as vendas em loja física, principalmente no varejo de roupas. A economia internacional foi impactada diretamente pelo distanciamento social necessário para conter o novo coronavírus. Mas é possível não ficar no vermelho após a pandemia? Sim! As empresas precisam se reinventar e pensar formas de atrair…

Por Nayara Santos em 18.05.2020

Inteligência artificial no varejo: entenda como ela pode ser aplicada na área

A transformação digital no setor de varejo vem ocorrendo há anos. Aumentou a velocidade, a eficiência e a precisão em todos os ramos de negócio, graças, em grande parte, aos dados avançados e sistemas de análise preditiva que estão ajudando as empresas a tomar decisões orientadas por dados. Nenhuma dessas ideias seria possível sem a…

Por Nayara Santos em 22.06.2020

Como administrar uma rede de lojas? Confira 10 dicas!

Vários impasses permeiam o caminho de quem está atrás de saber como administrar uma rede de lojas. As dúvidas não são poucas e muitas delas acabam sendo comuns para a maioria dos segmentos do varejo. Entretanto, um dos principais problemas para os varejistas acaba sendo como conseguir fazer uma administração inteligente, segura e com possibilidade…

Por Nayara Santos em 15.06.2021

8 dicas para vender mais no Dia das Mães!

 Se você chegou até aqui é porque está interessado em conhecer algumas dicas para vender mais no Dia das Mães. Ela é uma das datas mais importantes do varejo, portanto, não pode passar batido.  Isso significa que a maioria dos consumidores comprará algo, nem que seja uma lembrancinha. Não é à toa que o…

Por Nayara Santos em 13.03.2024

6 dicas de como aumentar suas vendas no varejo

A procura de como aumentar as vendas no varejo provavelmente é algo constante na sua rotina como empreendedor ou gestor nesse ramo. Mas você sabe dizer o que consegue alavancar as vendas e fazer com que você tenha bons resultados? Ou como a sua empresa consegue se destacar da concorrência? Ou ainda qual o seu…

Por Nayara Santos em 29.11.2021

Estratégias de Marketing: como ganhar mais dinheiro?

Estratégias de Marketing: como ganhar mais dinheiro? Aumentar o ticket médio da sua loja de varejo pode parecer um grande desafio, mas existem mutias pequenas medidas que podem fazer a diferença e transformar os seus números. Uma das melhores dicas para ganhar dinheiro no mercado varejista é o investimento em marketing sensorial, que se trata…

Por Nayara Santos em 10.06.2016

Por que você precisa usar a Análise SWOT em sua empresa?

Não é à toa que a análise SWOT é um dos modelos analíticos mais conhecidos no mundo empresarial. Sua aplicação ajuda a gestão a compreender tudo o que envolve o negócio, desde seus pontos fortes até as ameaças externas. Com tais informações, fica mais fácil tomar decisões eficientes. A gestão de um empreendimento envolve diversas…

Por Nayara Santos em 03.03.2020

Customer Centricity: Guia completo para implementar na sua empresa

Você sabia que alguns consumidores estão dispostos a pagar mais caro por um produto, apenas para ter uma experiência de compras diferenciada? Se isso não for motivo suficiente para você investir em customer centricity, então você precisa conhecer tudo sobre esse assunto. A seguir falaremos mais sobre essa tendência de preparar estratégias focadas em oferecer…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos