Por Nayara Santos em 06.10.2023

Confira o Calendário promocional de marketing para 2024

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Você não pode deixar o ano de 2024 começar para preparar o calendário promocional de marketing. Afinal, para conseguir aproveitar ao máximo cada data comemorativa é essencial ter planejamento, e a melhor forma de se planejar é se antecipando às demandas.

Assim como muitas pessoas fazem, o final do ano é o momento de analisar tudo o que foi feito e garantir que você estará pronto para agarrar as oportunidades que surgirem. Para isso, é fundamental olhar para tudo o que você realizou em 2023 e entender o que fez sucesso e o que precisa ser melhorado para conseguir alcançar os seus objetivos.

Esse, inclusive, pode ser um bom momento para renovar a estratégia de comunicação da sua empresa. Mas, antes de começar a planejar as campanhas de 2024, é preciso saber quais serão as datas importantes e determinar quais podem ser aproveitadas pela sua loja. 

Afinal, com o calendário de ações você consegue planejar todas as campanhas de varejo com a antecedência necessária para que tudo aconteça da melhor forma e sem aquela correria desnecessária. Inclusive, ele também é um ótimo aliado para sair na frente dos concorrentes, alavancando os lucros da sua empresa. Venha com a gente e confira!

Calendário Promocional de Marketing — A sacada da sua comunicação

O calendário promocional de marketing é um elemento-chave para as marcas que desejam estar em sintonia com o que está acontecendo em cada momento do ano, desenvolvendo ações para aproveitar períodos sazonais e datas populares.

Algumas datas provavelmente você já aproveita e consegue ter bons resultados. Entretanto, elas são amplamente utilizadas para atrair clientes e aumentar as vendas no varejo. Ou seja, outras lojas também estarão empenhadas em chamar a atenção do consumidor, portanto, pode ser necessário um esforço maior para conseguir obter os resultados desejados.

Porém, uma boa ideia é prestar atenção em algumas datas inusitadas que, apesar de não serem muito comemoradas, podem ser excelentes chamarizes na hora de chamar a atenção para seu empreendimento. Principalmente se elas estiverem ligadas ao seu ramo de atuação. Assim, a concorrência pode ficar menor e você conseguir vender mais.

Isso não significa que você deva focar apenas nas datas inusitadas, pelo contrário, todas as oportunidades de aumentar as vendas, tornar a sua marca conhecida e fidelizar clientes deve ser aproveitada. Afinal, isso garantirá mais do que vendas pontuais, mas que a sua empresa cresça e prospere.


Veja abaixo alguns exemplos de datas que podem fazer parte do calendário promocional de marketing para 2024 na sua empresa!

Datas populares

Antes de partir para as datas, digamos, mais exóticas e inesperadas, é preciso estar preparado para aquelas popularmente conhecidas. Afinal, já que são comumente comemoradas pela maioria das marcas, é preciso pensar nelas com mais carinho, a fim de destacar o seu negócio.

  • Carnaval (10-14 de fevereiro): certamente, é um dos feriados mais aclamados e aguardados pelos brasileiros. Por isso, é essencial considerar um maior investimento para deixar o seu comércio no clima. Ainda, dependendo do segmento da empresa, é possível criar ações divertidas, ambientar as lojas com músicas e até mesmo criar uma gincana;
  • Páscoa (31 de março): além das questões religiosas que envolvem a data, para as empresas do ramo infantil e de doces trata-se de uma maravilhosa oportunidade de se aproximar do público;
  • Dia das Mulheres (8 de março), Dia das Mães (12 de maio), Dia dos Pais (11 de agosto), Dia dos Avós (23 de julho) e Dia dos Namorados (12 de junho): as cinco datas são grandes oportunidades para criar empatia com os clientes e até mesmo envolvê-los, de forma que eles se sintam parte de um grupo;
  • Festa junina (junho): a época que todos amam! Aproveite para enfeitar sua loja e, por que não, pensar em uma ação com algumas comidas típicas?;
  • Dia das Crianças (12 de outubro): uma das datas mais importante do varejo, neste caso, você pode apostar em estratégias que tragam a jovialidade ao seu negócio, a fim de alavancar as vendas;
  • Halloween (31 de outubro): crie uma grande ação temática e provoque a curiosidade dos clientes;
  • Black Friday (29 de novembro): muitos consumidores aguardam ansiosamente pela data, sendo inclusive, uma oportunidade para adiantar as compras de Natal. Por isso, prepare-se com antecedência. Crie uma campanha apropriada para divulgar a Black Friday do seu negócio e impulsione os lucros;
  • Cyber Monday (2 de dezembro): semelhante à Black Friday mas voltada para o comércio virtual. A Cyber Monday pode ser aproveitada por praticamente qualquer loja do varejo que seja um e-commerce. Muito consumidores também aproveitam esse momento para comprar os presentes de Natal;
  • Natal (25 de dezembro) e Ano Novo (1° de janeiro): datas obrigatórias de serem comemoradas em qualquer segmento, portanto, prepare campanhas atrativas para conseguir impulsionar as suas vendas.

Datas inusitadas

Agora que já está preparado para as datas comemorativas convencionais, veja algumas inusitadas do calendário promocional de marketing que merecem um espaço em sua estratégia:

  • Dia da Saudade (30 de janeiro): pode ser o momento de você aquecer as vendas dando uma oportunidade para o cliente presentear quem mora longe, sendo uma excelente estratégia para e-commerce e oferecendo frete gratuito;
  • Dia dos Esportistas (19 de fevereiro): esse pode ser o momento de incentivar hábitos saudáveis nos consumidores. Podendo ser aproveitado por praticamente qualquer empresa do varejo;
  • Dia da Mentira (1° de abril): ideal para empresas jovens lançarem brincadeiras saudáveis e divertidas. Pode ser a oportunidade perfeita para usar a criatividade e atrair muitos clientes para a sua loja;
  • Dia do Frete Grátis (final de abril, geralmente dia 28): outra data que você pode aproveitar para turbinar as vendas do seu e-commerce. Mas, dependendo do ramo de varejo que você trabalhe, por exemplo loja de móveis, também é possível apostar nesta data;
  • Dia do Abraço (22 de maio): se a sua empresa possui um foco social e gosta desse tipo de estratégia para se aproximar do consumidor, é possível, por exemplo, lançar uma campanha beneficente interna ou externa nesta data;
  • Dia do Orgulho Nerd (25 de maio): trabalha no ramo de produtos geek? Então você não pode deixar de aproveitar o Dia do Orgulho Nerd para atrair clientes para a sua loja e aumentar as vendas. Como esse é um público que valoriza muito a experiência, você pode preparar eventos ou fazer promoções criativas, como com fantasias;
  • Dia do Cliente (15 de setembro): apesar de ser cada vez mais aproveitado por diferentes empresas, o Dia do Cliente ainda não é uma das datas mais importantes do varejo. Por isso, aproveite esse momento para criar laços com o cliente com homenagens e promoções especiais;
  • Dia dos Solteiros (11 de novembro): muito se fala sobre o Dia dos Namorados, mas quase ninguém se lembra do Dia dos Solteiros. Então, que tal apostar nesta data para atrair a atenção do consumidor? Aqui, vale a pena dizer que é bem provável que você consiga atrair a atenção não apenas dos solteiros, mas de todos os consumidores;
  • Dia da Criatividade (17 de novembro): perfeito para fazer promoções e desafios nas redes sociais, como por exemplo, dar um prêmio para a foto mais criativa tirada no seu estabelecimento. Essa também pode ser a data perfeita para ações de marketing de experiência. Para saber como essa estratégia funciona, confira o nosso guia Aprenda a montar uma estratégia de Marketing de Experiência para o seu negócio.

Datas especiais para a sua empresa

Além das datas convencionais e das datas inusitadas, o calendário promocional de marketing da sua loja também deve contar com algumas datas especiais para a sua empresa. Afinal, é preciso celebrá-las e dividir esse momento com os seus clientes, mesmo porque, sem eles provavelmente a sua empresa nem sequer existiria. 

  • Aniversário da loja: se a sua loja conseguiu sobreviver a mais um ano, então isso é motivo de comemoração. E, nada melhor do que celebrar essa conquista ao lado de quem foi essencial para isso, os seus clientes. Claro que a boa gestão ajuda, mas sem a confiança dos consumidores, você não iria muito longe;
  • Aniversário da marca: muitas marcas possuem diversas lojas, por isso, se este for o caso da sua marca, então você pode celebrar o aniversário várias vezes ao ano. No caso do aniversário da marca, você deve fazer eventos e ações promocionais em todas as unidades;
  • Datas especiais criadas por você: muitas empresas criam um Dia especial para chamar de seu e celebrar junto aos consumidores. Um bom exemplo disso é o McDia Feliz. Em que parte da venda de sanduíches da rede de fast food é revertida para a prevenção do câncer. Então, porque não criar uma data especial? Pense em quais datas chamariam mais atenção dos clientes e coloque em prática. Você pode incluir essa data em meses com pouco movimento.

Esses são apenas alguns exemplos dos mais importantes dias do calendário promocional de marketing para 2024, e então, qual delas você irá aproveitar? Lembre-se de que existem inúmeras outras datas que podem funcionar para seu segmento, portanto, pesquise e explore todas as possibilidades.

Como vender mais durante as datas comemorativas

Você sabe que as datas comemorativas são excelentes momentos para atrair clientes para a sua loja e aumentar as suas vendas, mas será que o sucesso tem sido o desejado? Por mais que haja planejamento, nem sempre uma campanha sai conforme o planejado, ou mesmo os resultados obtidos são os esperados.

Portanto, não basta conhecer o calendário promocional de marketing para 2024, é preciso saber como usar as datas para vender mais. E é justamente sobre isso que falaremos agora. Confira as nossas dicas e faça a sua loja se destacar!

Escolha as datas prioritárias

Como você deve ter percebido, existem inúmeras datas que podem ser aproveitadas para aumentar as vendas. Mas, isso não significa que você precise fazer campanhas para cada uma delas. 

A nossa recomendação é que você foque nas datas populares, afinal, elas são as que geralmente fazem mais sucesso no varejo. Selecione as datas importantes para a sua marca, como o aniversário da loja. E, inclua algumas datas importantes, específicas do seu nicho de atuação, no calendário promocional.

O ideal é que essas datas estejam distribuídas ao longo do ano, desta forma você terá campanhas sempre acontecendo, o que ajudará a aumentar a visibilidade da sua loja. Além disso, também pode ser uma forma interessante de conseguir obter bons resultados em meses mais fracos.

Ao escolher quais datas serão as melhores para a sua loja, decida quais delas deverão receber mais investimento, seja em dinheiro ou tempo. Isso significa decidir quais estratégias serão mais elaboradas, ou em qual delas você investirá mais em divulgação, e assim por diante.

Esse planejamento estratégico é essencial para garantir que a sua atenção e dinheiro estarão no lugar certo.

Não utilize sempre a mesma estratégia

Descontos e ofertas sempre são uma ótima estratégia para atrair o consumidor e vender mais. Entretanto, elas não são as únicas formas de se fazer isso. Inclusive, elas podem ser ainda mais efetivas se você utilizar outras estratégias juntamente aos preços mais baixos.

Além disso, é importante preparar campanhas diferentes para cada uma das datas. Por exemplo, no Dia das Mães, sorteio um final de semana em um hotel fazenda; no Dia dos Namorados, faça parceria com um spa para conseguir descontos para casais; no aniversário da loja, dê pontos extras para os clientes membros do clube de vantagens.

Deste modo você dará a impressão ao consumidor que há sempre algo novo nas campanhas da sua loja, o que desperta a curiosidade deles para o próximo anúncio. Esse é mais um dos motivos que reforça a importância do planejamento.

Prepare trilha sonoras sazonais

Cada uma dessas datas do calendário promocional do marketing tem um motivo diferente de celebração, que exige uma atmosfera diferente na loja. Esse é um dos motivos pelos quais é importante preparar a decoração e as campanhas conforme a ocasião. 

Então, por que não complementar esse cuidado com uma trilha sonora específica para cada momento? Desta forma você deixará a sua loja com um ambiente de compras ainda mais atrativo e diferenciado da concorrência. Isso sem falar que, com uma trilha sonora sazonal, você integra as outras estratégias de marketing implementadas no estabelecimento.

Mas, não basta digitar “playlist de Natal” em alguma plataforma de música e deixar uma seleção de músicas qualquer tocando na loja. Esse é um erro grave, que pode te custar vendas e a fidelização do cliente.

A trilha sonora deve ser pensada de modo que se conecte com o cliente, transmita e reforce a mensagem da marca. Desta forma, a música ambiente se torna uma ferramenta poderosa, capaz de influenciar a sua loja positivamente, aumentando o tempo de permanência do consumidor no estabelecimento, as vendas e a fidelização.

Quer saber mais sobre como a música pode te ajudar? Então confira o nosso e-book gratuito Trilha Sonora para Negócios: Aprenda como escolher a música ideal.

Mantenha-se presente no dia a dia do consumidor

Vender mais no varejo pode ser apenas uma questão de conseguir se conectar com os clientes. Isso pode ser feito de diferentes maneiras, tais como: utilizando redes sociais, oferecendo uma experiência de compras diferenciada, ouvindo o que o cliente tem a dizer, estando presente em diferentes momentos da vida dele, dentre outros.

A música te ajuda a melhorar a experiência de compras do cliente na sua loja. Já ao organizar ou patrocinar eventos você também pode se aproximar do cliente. Tem uma loja de produtos esportivos? Realize uma corrida no Dia Mundial da Saúde (7 de abril). Possui um pet shop e quer divulgar o estabelecimento? Promova uma caminhada no Dia Mundial dos Animais (4 de outubro).

Outra forma de se manter presente é com a distribuição de brindes úteis ou pequenos presentes. Não é à toa que toda vez que o seu cãozinho vai tomar banho próximo a uma data comemorativa ele volta para casa com uma gravatinha e lacinho temático. Esses pequenos mimos mostram aos donos que o pet shop quer celebrar com o consumidor.

Mas, você também pode preparar festas exclusivas para lançamentos de produtos ou mesmo para o aniversário da loja. Neste caso, você pode fazer sorteio de ingressos com base no volume de compras. Por exemplo, a cada R$ 200 em compras o consumidor ganha um cupom.

E, como falamos, as redes sociais também são uma excelente forma de se aproximar do consumidor. Afinal, as pessoas estão praticamente o tempo todo olhando para as telinhas. Então aproveite esse comportamento e leve conteúdo útil e interessante para eles. Desta forma, você se manterá sempre presente na vida do cliente, que se lembrará da sua marca quando precisar fazer as próximas compras.

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