Por Nayara Santos em 15.10.2019

O que é marketing de nostalgia? Saiba como aplicá-lo

Por Nayara Santos em 15.10.2019

Em um mundo cada vez mais moderno e evoluído, olhar para o passado nos traz um misto de sentimentos carregados de boas lembranças, a famosa nostalgia. E essa sensação atrai consumidores e vende. Uma prova foi o sucesso de bilheteria da turnê da Sandy e Junior.

Isso acontece porque os consumidores se sentem motivados a adquirir produtos que lhe tragam boas lembranças e os façam reviver momentos. E é essa a ideia por trás das campanhas de marketing de nostalgia. As empresas perceberam que essa é uma excelente forma de se conectar com seus clientes em um nível emocional.

Se você quer aprender como criar conteúdos nostálgicos que podem ajudar você a alavancar as suas vendas, você está no post certo. Continue a leitura e descubra!

O que é marketing de nostalgia?

“Nossa cultura é composta de reprises, renascimentos, reedições, relançamentos, recriações, adaptações, aniversários, recordações e coleções”. A frase do comediante norte-americano, George Carlin explica em grande parte a ideia por trás do marketing de nostalgia.

Empresas dos mais diversos segmentos têm aderido a essa nova onda saudosista: Genius, Itubaína, Mirabel, Lollo e Aquaplay são apenas alguns exemplos de doces e brinquedos do passado que nos trazem um mar de lembranças da infância.

E é isso que o marketing de nostalgia faz, ele utiliza produtos do passado na sua estratégia de venda atual para despertar nos seus clientes o desejo por comprar algo para matar a saudade. Utilizar memórias, nesses casos, se tornou uma das maneiras mais efetivas de provocar emoções e criar conexões com os consumidores.

Diversas empresas perceberam que o sentimento de nostalgia é algo muito grande e que vem atraindo cada vez mais a atenção dos consumidores. Dessa forma, elas tem aderido a essa estratégia nas suas campanhas de vendas para atrair e fidelizar clientes.

Por que o marketing de nostalgia é tão importante assim?

Os Millennials — pessoas nascidas entre o período da década de 80 até os anos 2000 — são a geração do significado, apegados e conectados emocionalmente com os produtos e serviços que utilizam. Isso significa que eles não querem marcas que vendem de forma desconexas.


E o marketing de nostalgia responde justamente a essa demanda. A criação do Pokemon Go, por exemplo, foi uma grande sacada. A marca aliou o sentimento de nostalgia e familiaridade com as inovações tecnológicas do mundo moderno, os smartphones.

O sucesso dessas campanhas, pode ser explicado pelo poder da nostalgia de neutralizar o tédio, a solidão e a ansiedade, como foi descoberto pelo Dr. Constantine Sedikides da Universidade de Southampton. Por ser um sentimento que combate as sensações ruins, quando as pessoas se deparam com o marketing de nostalgia, geralmente, associam a marca a algo bom e, por isso, tendem a serem mais fiéis a ela.

Além disso, pesquisadores também descobriram que as pessoas se sentem nostálgicas pelo menos uma vez por semana. Ou seja, é possível utilizar um sentimento frequente, para gerar um laço emocional entre consumidores e marcas, percebe o quanto isso é poderoso?

Como o marketing de nostalgia ajuda a gerar leads?

Ao analisar o comportamento dos consumidores, principalmente dos jovens, percebemos uma verdadeira onda baseada no movimento retrô, no vintage. Isso porque o público jovem busca uma forma de ser autêntico, diferente. Afinal, essa é uma maneira de se destacar e sair da rotina e do comum.

Muitos estudiosos definem os millennials como pessoas sempre ligadas nas tendências e influenciadas pelos amigos. Procuram fama e reconhecimento, por exemplo, o boom dos digital influencers, além de experiências diferentes, variadas e inexploradas, todas as características do movimento retrô.

Dessa forma, em um mundo onde tudo evolui muito rápido, o retrô conquista dois diferentes consumidores: aqueles que admiram produtos antigos e aqueles que buscam novidades e tendências. Neste contexto, o marketing de nostalgia ganha um espaço relevante, ao adentrar o mundo do retrô.

O público valoriza marcas e produtos que conservam suas características antigas, que não mudam os seus valores e a sua essência. Independente de ser moderno ou retrô, as empresas precisam de diferenciação para atrair os consumidores, para conquistar sua atenção em meio a um mar de possibilidades e concorrentes.

Como aplicar o marketing de nostalgia?

A nostalgia é uma ótima forma de gerar engajamento com o seu público e de se conectar emocionalmente com eles. No entanto, é importante criar uma associação entre os interesses atuais com os do passado, para que isso gere uma saudade, um desejo por reviver aqueles momentos.

Mas como fazer isso de forma eficaz?

As campanhas de marketing de nostalgia precisam ser engraçadas para despertarem boas lembranças e criarem uma conexão com o leitor. Para isso é fundamental relacionar o sentimento de nostalgia da sua persona com o tipo de produto ou serviço que você oferece.

O Buzzfeed é famoso por criar diversos conteúdos nostálgicos. Um bom exemplo é o artigo 70 desenhos que farão você ter orgulho de ser uma criança dos anos 90. O ideal é que a nostalgia esteja sempre relacionada a um momento atual.

Uma forma prática de aplicar o marketing de nostalgia é recriar imagens com fontes e fundos de cartazes de filmes antigos, mas é claro, com o nome da sua empresa. Outra solução, é utilizar as redes sociais para repostar seus posts que tiveram uma boa performance.

O mais importante é manter o foco na sua persona, considerar a idade dela é fundamental. Com essa informação em mãos busque temas, assuntos, programas etc, que tiveram sucesso na sua infância ou adolescência e ressuscite essas memórias nas suas campanhas de varejo.

Se você tinha dúvidas de que o marketing de nostalgia era eficaz, agora não tem mais. Deu para perceber aqui o quanto essa estratégia pode beneficiar o seu negócio. Portanto, utilize as dicas que apresentamos aqui nas suas campanhas, isso vai fazer suas vendas aumentarem, além de conquistar o engajamento dos seus clientes.

Para suas campanhas terem ainda mais resultados é fundamental investir também na experiência do cliente. Quer saber como fazer isso? Leia o nosso artigo “Como melhorar a experiência do cliente no varejo”.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

30 frases para atrair clientes para salão de beleza

Preparar boas frases pode te ajudar a atrair clientes para o salão de beleza. Não apenas porque a concorrência é grande, mas as frases certas ajudam a tornar o seu negócio conhecido e a melhorar a impressão que os clientes têm dele. Entretanto, criar as melhores frases nem sempre é fácil. Ainda mais para quem…

Por Nayara Santos em 29.05.2023

20 textos prontos para vender mais no Dia das Mulheres, se inspire!

Já sabe quais textos prontos você vai utilizar na sua campanha para o Dia das Mulheres para conseguir vender mais? Essa é uma escolha importante, afinal, o sucesso de qualquer campanha começa com uma boa comunicação.  Dentre outras coisas, é preciso ter os textos certos, que consigam ser chamativos e atrativos o suficiente, de modo…

Por Nayara Santos em 27.02.2024

Como divulgar um produto: aprenda em 5 passos

Parte do trabalho dos gestores do varejo é encontrar formas de como divulgar um produto para os seus clientes, seja ele lançamento ou algo que já é vendido na loja. Afinal, sem que os clientes conheçam quais produtos eles encontrarão na sua loja, é praticamente impossível atrair a atenção e aumentar as vendas. Como nem…

Por Nayara Santos em 16.02.2022

Marketing de Varejo: O Guia Completo de Estratégias

Confira neste artigo as melhores estratégias de marketing para varejo e impulsione o seu empreendimento!

Por Nayara Santos em 31.05.2022

5 modelos de salão de beleza para você se inspirar

Ao planejar a abertura do seu salão, você deve escolher qual modelo ele terá. Ou seja, qual tipo de atmosfera, qual o público-alvo, qual o conceito e qual o tipo de atendimento ao cliente será oferecido.  Essas escolhas influenciam diretamente na decoração do ambiente, na forma de fazer publicidade e divulgar os seus serviços, na…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

O Que é Plano de Negócio e Como Posso Aplicar na Minha Loja?

Saber o que é plano de negócio é importante para todos os empreendedores, e isso inclui os lojistas. É esse instrumento que reúne informações relevantes sobre o nicho do comércio e é ele também que direciona muitas decisões, sejam elas administrativas, de marketing ou operacionais. Mas, afinal, o que é plano de negócio? Esse plano…

Por Nayara Santos em 14.03.2018

Como Rihanna fez a Fenty Beauty ser tendência na indústria da beleza?

Com certeza você já ouviu falar da cantora Rihanna, certo? Ela está sempre no topo das paradas, com sua voz única e músicas dançantes que sempre marcam época. Mas acredite: mais do que uma grande artista, ela também é uma mulher empoderada, com uma incrível visão empreendedora e muita desenvoltura para os negócios. Não é…

Por Nayara Santos em 25.09.2019

Jornada de Compra — O Que é e Como Pode te Ajudar

Aprenda como funciona a jornada de compra e veja como esse conhecimento pode se tornar uma estratégia para seu negócio.

Por Nayara Santos em 20.02.2019

Como fazer o lançamento da coleção de outono: 4 ideias para se inspirar

A cada nova coleção lançada há sempre uma expectativa no ar para recriar as sensações pensadas quando cada item foi idealizado. No caso das coleções de outono geralmente queremos trazer o aconchego, a intimidade e o ar mais fresco da estação. Por isso, é comum que os gestores do varejo pensem e planejem a decoração…

Por Nayara Santos em 29.02.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos