Por Nayara Santos em 29.02.2024

Como fazer o lançamento da coleção de outono: 4 ideias para se inspirar

Por Nayara Santos em 29.02.2024

A cada nova coleção lançada há sempre uma expectativa no ar para recriar as sensações pensadas quando cada item foi idealizado. No caso das coleções de outono geralmente queremos trazer o aconchego, a intimidade e o ar mais fresco da estação.

Por isso, é comum que os gestores do varejo pensem e planejem a decoração da loja e da vitrine, entretanto, nem sempre se preocupam em fazer algum evento ou campanha de lançamento de coleção. Não investir nisso pode ser um grande erro, já que você estará desperdiçando uma chance de conseguir atrair os clientes para a sua loja e aumentar as suas vendas.

Isso sem falar que você também poderá perder a autoridade da marca frente a concorrência, que pode estar focada em se conectar com os consumidores e aumentar a visibilidade da marca. Se esse for o seu caso, não perca mais tempo. Confira a seguir as nossas dicas e sugestões de como fazer o lançamento da sua coleção de outono. Boa leitura!

Dicas de lançamento da coleção de outono

1. Promova eventos ao ar livre

Que tal aproveitar ao máximo a magnífica paisagem que o outono proporciona organizando um evento ao ar livre? Lugares como jardins, parques ou até mesmo vinícolas podem oferecer o cenário ideal para você apresentar a sua nova coleção.

Imagine seus convidados passeando entre árvores adornadas com folhas de tons dourados e vermelhos enquanto admiram suas peças de moda. O ambiente descontraído e sereno do ar livre cria uma atmosfera acolhedora, onde os clientes podem se sentir mais conectados com as roupas e acessórios que estão sendo exibidos.

Além disso, um evento ao ar livre oferece a oportunidade de explorar elementos adicionais de entretenimento e atividades interativas. Por exemplo, você pode organizar pontos Instagramáveis no local, permitindo que os convidados capturem momentos especiais com a paisagem outonal.

Para deixar o evento ainda mais especial, você pode oferecer degustações de vinhos (ainda mais se estiver em alguma vinícola) ou de produtos locais. Tudo vai depender da proposta do evento que você organizou.

2. Faça um desfile de moda temático

Outra dica para fazer o lançamento da sua coleção de outono é realizando um desfile de moda. Ele pode ser combinado com o evento que sugerimos anteriormente, ou então algo realizado na sua loja ou em algum outro local.

Neste caso, você poderá caprichar na decoração, incluindo elementos outonais para deixar o ambiente ainda mais aconchegante e de modo que remeta à estação do ano. Aliás, incluir estratégias de marketing sensorial pode fazer toda a diferença. Para saber mais, confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.


Para entender como essa estratégia pode mudar a forma como o cliente percebe o local, basta imaginar um cenário onde os convidados são recebidos por uma trilha de folhas secas que os conduz ao local do desfile. À medida que entram, são envolvidos por uma atmosfera acolhedora e sofisticada, onde velas com aromas de outono preenchem o ar e uma paleta de cores ricas em tons de terra e tons de vinho enriquecem o ambiente.

3. Prepare a degustação de produtos

Quando falamos em lançamento de coleção é natural pensarmos em roupas ou calçados, certo? Mas, e se você possui uma confeitaria, cafeteria, restaurante, ou qualquer outro estabelecimento no ramo alimentício, então como fazer o lançamento dos novos produtos?

De maneira muito simples, apostando em uma estratégia de marketing sensorial bastante apreciada pelos consumidores: a degustação de produtos. Por exemplo, que tal oferecer aos clientes pequenos pedaços de bolo ou de pão de abóbora? Ou então o novo cupcake com gengibre?

Preparou uma bebida quente na sua cafeteria? Dê aos consumidores a possibilidade de experimentar antes de pedir. Isso fará toda a diferença no sucesso do seu estabelecimento. Afinal, o cliente pode experimentar, gostar, sugerir aos seus amigos e familiares uma visita ao local.

Lembre-se também que ao experimentar novos produtos, o cliente também se sente mais aberto a provar outros itens e outras marcas. Portanto, também é uma chance de fazer com que ele compre outros produtos e aumente o ticket médio.

4. Ofereça brindes sazonais

Por último, mas não menos importante, que tal premiar os consumidores com pequenos brindes sazonais? Eles devem refletir o tema do outono, podendo ser cachecóis aconchegantes até mini abóboras decorativas. Lembre-se, os brindes não apenas demonstram generosidade, mas também fazem com que os clientes se sintam beneficiados pela sua marca.

Aliás, os brindes podem ser excelentes lembranças do evento ou do desfile organizado para fazer o lançamento da coleção de outono. O mais importante é que eles sejam úteis, já que assim eles serão utilizados com maior frequência, ajudando o consumidor a se lembrar da sua loja.

Ainda, você pode preparar miniaturas das peças da nova coleção e dar de brinde para os clientes em forma de chaveiros metálicos. Sem dúvida alguma essa será uma lembrança diferente e bastante útil para os clientes que a receberem.

Tenha a trilha sonora certa e conquiste os clientes no lançamento da coleção de outono

O lançamento de uma nova coleção é um momento de alegria, que deve ser complementado com música. Mesmo porque, se estamos falando de eventos e desfiles, a música é obrigatória. 

Entretanto, você já parou para pensar que até mesmo a música que você reproduz na sua loja pode fazer toda a diferença na forma como os consumidores se conectam com a sua marca? Para você ter uma ideia, 96% dos consumidores afirmam que se lembram de uma marca quando a música é agradável.

Portanto, não dá para perder tempo tentando acertar na trilha sonora, ou mesmo fazendo escolhas erradas. Afinal, isso pode significar menos clientes retornando ao estabelecimento e um menor volume de vendas.

O melhor a fazer é contar com a Listenx, especialista em música e comunicação para negócios. Com mais de duas décadas de experiência no ramo de music branding, você terá à sua disposição um time de especialistas que te ajudará a escolher as melhores trilhas sonoras para a sua loja.

Não perca mais tempo, faça um teste gratuito agora mesmo e se surpreenda. Confira a seguir como solicitá-lo.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

O que é Memória Olfativa? Descubra como usar no marketing

Memória olfativa é aquele cheiro que te faz lembrar de algum momento vivido, lugar ou pessoal. Isso acontece porque o ser humano tem uma capacidade incrível de associar cheiros e gerar memória no cérebro, em uma área chamada de sistema límbico. É justamente dessa região que as nossas emoções são geradas, portanto os cheiros têm…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

29 textos para propaganda de lojas de informática, confira

Para ter sucesso em ramos tão concorridos do varejo, como em lojas de informática, é fundamental encontrar formas de se destacar. Primeiramente, porque em algum momento as pessoas comprarão um computador ou tablet, por isso, é essencial mostrar que a sua loja tem os melhores produtos e o melhor atendimento. Além disso, saber proporcionar um…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Saiba os benefícios na terceirização de serviços

Uma das coisas que mais atrapalham o rendimento de gestores e funcionários é o tempo gasto com serviços “extras”. É como um vendedor que perde uns 20 minutos para limpar uma área da loja ou um gerente que precisa usar o próprio carro para levar um contrato importante para um fornecedor. Visando resolver esses tipos…

Por Nayara Santos em 10.11.2016

Meios de divulgação de produtos: conheça as opções

O mundo atual oferece uma grande variedade de meios de divulgação de produtos que eram impensáveis há alguns anos. Sem falar que, com a tecnologia foi possível não apenas divulgar produtos de forma mais rápida e para um grande número de pessoas, mas também ter um retorno quase que imediato das ações realizadas. Escolher um…

Por Nayara Santos em 04.03.2022

Pix no varejo: o que vai mudar?

Conseguir agilidade para receber e efetuar pagamentos pode fazer uma grande diferença para o seu negócio. Afinal de contas, ninguém quer ficar esperando muito tempo para receber por uma venda, ou mesmo ter a possibilidade de conseguir melhores condições ao fazer uma compra porque é possível efetuar o pagamento de forma mais rápida. Tudo isso…

Por Nayara Santos em 19.10.2020

Inteligência empresarial: aprenda como aplicar no mercado de varejo

O mercado de varejo é bastante dinâmico e, com a popularização da internet e das ferramentas digitais, o desenvolvimento de operações multicanais fez com que a competitividade se tornasse ainda mais alta nessa área. Assim sendo, os varejistas precisam utilizar de estratégias de inteligência empresarial para conquistar resultados positivos em meio a esse cenário. As…

Por Nayara Santos em 26.06.2020

Marketing Sensorial: Exemplos de marcas que utilizam!

Entre tantas estratégias de marketing que existem, quando falamos de varejo e lojas físicas, o marketing sensorial é uma excelente opção para aumentar as vendas e entregar uma experiência ou customer experience incrível para os clientes. Apesar disso, esse é um ponto que nem sempre recebe a devida atenção dos varejistas E, se você não…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Entenda a importância da taxa de recompra para o seu negócio

Você já ouviu falar em taxa de recompra? Sabe qual é a importância dela para a sua empresa? Tem ideia de como calculá-la e como os resultados devem ser analisados? Se essas perguntas fizeram com que você tivesse mais dúvidas do que certezas, então este artigo vai te ajudar. Provavelmente, um dos principais desafios para…

Por Nayara Santos em 27.06.2022

Qual a Diferença Entre Liderar e Gerenciar uma Equipe de Vendas?

Confira neste artigo todos os detalhes da diferença entre liderar e gerenciar, impulsionando os resultados de sua equipe de vendas!

Por Nayara Santos em 13.12.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos