O mundo atual oferece uma grande variedade de meios de divulgação de produtos que eram impensáveis há alguns anos. Sem falar que, com a tecnologia foi possível não apenas divulgar produtos de forma mais rápida e para um grande número de pessoas, mas também ter um retorno quase que imediato das ações realizadas.
Escolher um meio para divulgar produtos pode ser mais simples do que parece. Basta ver qual deles combina mais com a voz que a sua marca tem, entender como esse meio funciona e se os seus clientes acessam esse meio. Mas, para te ajudar a conhecer as principais formas de divulgar a sua marca e os seus produtos, nós preparamos esse artigo. Confira!
Principais meios de divulgação de produtos
Confira a seguir quais são os principais meios para você divulgar os produtos da sua loja e planeje as suas estratégias de marketing.
1. Redes sociais
Claro que não poderíamos deixar as redes sociais de fora da nossa lista de meios de divulgação de produtos. Afinal, elas são um canal poderosíssimo de comunicação com os clientes, que permite não apenas o uso de diferentes formas de mídia, mas também uma comunicação rápida com o cliente.
Também é importante dizer que as redes permitem que o seguidor e potencial cliente acompanhe o dia a dia na sua loja, confira os bastidores da empresa, quais são as novidades. Tudo isso contribui para aumentar a proximidade entre cliente e marca, além de permitir que o cliente se reconheça na empresa.
Sem dúvida alguma, uma das melhores redes para se fazer isso é o Instagram. Isso porque ele permite não apenas a publicação de fotos e textos, mas também pode fazer vídeos para serem exibidos nos stories e nos reels. Soma-se a isso a possibilidade de fazer lives, e utilizar as caixinhas de perguntas e enquetes para ter um contato direto e um retorno do cliente.
Claro que você também pode utilizar o Facebook, o TikTok e o YouTube para divulgar produtos. Apenas preste atenção ao perfil de cada rede e qual é o tipo de conteúdo que é publicado. Assim, você conseguirá manter os seguidores interessados, sempre conferindo e compartilhando os conteúdos produzidos.
É importante mencionar que também é possível fazer anúncios pagos nas redes sociais e direcionar para qual público aquele anúncio será exibido. Ou seja, você aumenta as chances de ter leads bons para a sua loja, já que consegue atingir o público que realmente tem interesse naquele produto.
2. Produção de conteúdo em blogs
Se você quiser aumentar o alcance da sua marca e o número de acessos ao seu site, então você precisa pensar em ter um blog e qual tipo de conteúdo será produzido. Por exemplo, se você possui uma loja de roupas, então pode fazer conteúdos falando sobre como combinar peças, quais os itens básicos que não podem faltar em um guarda-roupas, como cuidar de cada uma das peças para que elas durem mais, e assim por diante.
O mais importante de utilizar esse meio para divulgação de produtos é produzir conteúdo que leve informações relevantes para os seus clientes. Além disso, pessoas em diferentes etapas do funil de vendas vão chegar no seu site, então você precisa estar preparado para conseguir direcionar o cliente por esse funil, mostrando ao cliente que você consegue resolver o problema dele e como ele pode adquirir seu produto.
Vale a pena lembrar que, para essa estratégia funcionar é preciso que você tenha conteúdos realmente interessantes, e que não apenas os textos, mas também o site, devem estar otimizados pelas técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Assim, os mecanismos de buscas vão entender que o seu conteúdo é relevante e deve ser exibido nas primeiras posições nos mecanismos de busca.
A produção de conteúdo é uma das melhores formas para conseguir aumentar o acesso do site organizadamente. Entretanto, esse é um processo que leva algum tempo e exige bastante dedicação, já que os textos devem ser publicados com frequência e o site revisado periodicamente para garantir sempre a melhor otimização.
3. Rádio personalizada
Outro meio bastante interessante de divulgar um produto é através de uma rádio personalizada. Com ela é possível escolher quais músicas e quais serão reproduzidas, sem correr o risco de ter propaganda da concorrência sendo veiculada na sua loja.
Essa é uma das ações de marketing sensorial que muitas empresas do ramo do varejo vêm implementando no seu dia a dia. Isso porque, com a música certa você consegue influenciar o comportamento do cliente e fazer com que ele passe mais tempo na loja, fazendo com que ele fique mais tranquilo durante as compras e até mesmo fazendo com que ele se lembre da sua loja. Aqui a gente te conta tudo sobre como a música pode exercer essa influência.
Ainda, a música também tem o poder de tornar um ambiente único. Por isso, ao ter uma trilha sonora que combina com a sua marca e com o seu cliente você consegue se destacar da concorrência e oferecer um ambiente de compras diferenciado para os seus clientes.
Para a divulgação de produtos, é possível gravar anúncios que serão reproduzidos ao longo da programação musical. Esses anúncios podem falar sobre um item que está em promoção, um desconto especial, as regras para participar de sorteios, sobre os diferenciais que a sua marca tem e assim por diante. Ao reproduzir esses anúncios personalizados, todos os clientes que estão na loja vão ouvir e ficarão curiosos para conferir o produto.
Essa é uma ação de marketing bastante interessante, não é mesmo? Então nós temos uma boa notícia para você. A Listenx é uma empresa brasileira pioneira nesse ramo e possui um produto exclusivo para você, a Listenplay.
Com ela você pode ter uma rádio para chamar de sua, com playlists feitas pelo nosso time de especialistas e sob medida para a sua marca e para os seus clientes. Ainda, você terá acesso a anúncios gravados e a possibilidade de ter os seus anúncios gravados por locutores profissionais. E, o melhor de tudo, você pode conferir os resultados de perto fazendo um teste gratuito por 10 dias. Não perca essa oportunidade incrível!
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