Quem não gosta de receber pelo menos uma lembrancinha no Natal, não é mesmo? Afinal, esse é um gesto que demonstra agradecimento e gratidão, além de ser uma forma de dizer às pessoas que elas foram importantes durante aquele ano ou que você se importa.
Justamente por isso que as vendas do varejo neste período aumentam bastante. Mas, as lembrancinhas de Natal não são apenas para as pessoas agradecerem umas às outras, mas é também uma forma de uma empresa dizer para os seus clientes o quanto eles são importantes, agradecer pela fidelidade e preferência.
Portanto, essa pode ser uma estratégia bastante interessante para a sua empresa se destacar neste final de ano. Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas dicas de lembrancinhas de Natal para presentear os seus clientes. Confira e escolha qual mais combina com a sua marca. Boa leitura!
Por que dar lembrancinhas de Natal para o cliente?
As lembrancinhas de Natal são muito comuns, principalmente quando elas querem presentear um grande número de pessoas. Com um valor menor, elas são uma forma de dizer que você se importa, que se lembrou daquela pessoa e agradecer pela ajuda, parceria e amizade ao longo daquele ano.
Inclusive, neste período é comum que empresas presenteiam os seus funcionários com algo, ou então amigos troquem pequenos presentes. Até mesmo entre familiares a lembrancinha pode funcionar. Já que o gesto diz muito mais do que o valor do presente em si. Seguindo essa lógica, utilizar as lembrancinhas de Natal para presentear os clientes pode ser uma opção interessante para a sua empresa.
Neste caso, é preciso apenas ter cuidado com alguns pontos:
- Valor: as lembrancinhas de Natal não podem comprometer a saúde financeira da sua empresa, por isso, pense bem no que você dará aos clientes;
- Distribuição: é preciso definir quem irá receber as lembrancinhas. Serão todos os clientes ou apenas alguns? As lembrancinhas serão diferentes para clientes fidelizados? E aqueles que gastaram mais ao longo do ano? A distribuição estará ligada ao valor de compra? Cada detalhe deve ser bem definido e ficar claro a todos;
- Divulgação: não se esqueça de contar aos clientes sobre a novidade, já que isso poderá aumentar o movimento na sua loja e as suas vendas. Lembre-se, quanto mais pessoas souberem do que você está fazendo melhor.
Confira outras dicas para aumentar as suas vendas no nosso guia Aumente as vendas da sua loja com 4 estratégias certeiras. E veja a seguir algumas dicas de lembrancinhas que você pode dar para os seus clientes e mostrar o quanto você é grato a eles.
Dicas de lembrancinhas de Natal
Antes de continuarmos é importante dizer que as lembrancinhas de Natal devem seguir a mesma identidade visual da sua empresa. Por exemplo, com as mesmas cores, logo e até mesmo seguir a personalidade da sua marca. Confira a seguir as nossas dicas.
1. Calendários
Os calendários são uma excelente opção de lembrancinhas de Natal para os clientes. São relativamente simples de fazer, baratos e podem ser muito úteis, o que significa que o cliente continuará usando ao longo do ano e se lembrando da sua marca.
Eles podem ser calendários de mesa, de parede, ímãs, com diferentes folhas para o mês todo, ou apenas com o calendário anual. Tudo vai depender de como você vai querer utilizar esse espaço e do orçamento disponível.
Lembre-se de aproveitar ao máximo esse espaço, incluindo propagandas da sua loja, datas importantes para a sua marca e imagens dos produtos que você vende. Assim, o consumidor poderá conhecer um pouco mais sobre a sua marca.
2. Bloco de notas
De modo semelhante aos calendários, os blocos de notas também são uma boa lembrancinha de Natal. E eles também podem ser distribuídos em diferentes formatos e tamanhos, o que pode ir desde cadernos até pequenos blocos auto-adesivos.
Caso sejam pequenos blocos, você pode dar mais personalidade e fazer eles em formatos diferentes. Por exemplo, uma confeitaria pode fazer blocos de notas em forma de cupcake, ou um pedaço de bolo. Esse tipo de personalização ajuda a agregar valor ao que você está dando ao cliente.
Ainda, com o bloco de notas, você também pode dar uma caneta ou lápis, ou seja, o kit completo que o cliente precisa. E, quanto mais útil a lembrancinha for, maiores as chances do cliente utilizar por um longo período e continuar em contato com a sua marca.
3. Canetas
As canetas são sempre uma boa opção de lembrancinhas de Natal para os clientes. Afinal de contas, elas são úteis e podem ser utilizadas a qualquer momento e por qualquer pessoa. Por mais que os celulares estejam cada vez mais presentes na vida das pessoas, as canetas nunca saem de moda e são sempre úteis
Mas, para fazer com que essa lembrancinha seja algo atrativo, é importante que você utilize a sua imaginação e procure por algo diferente. Sejam cores diferentes ou estampas diversas para que o cliente possa colecionar.
4. Kit de presentes
A nossa próxima dica de lembrancinha de Natal para clientes é preparar um kit de presentes. Por exemplo, se você for dono de uma perfumaria, pode conversar com os fornecedores para oferecer amostras grátis de diferentes produtos e preparar um kit de presentes com diferentes produtos.
Assim, a cada compra que o cliente fizer você inclui o tal kit para ele. E, se você conseguir preparar kits diferentes, pode oferecer kits maiores e mais elaborados para os consumidores que fizerem compras maiores.
Desta forma, além de incentivar o consumidor a comprar mais, você também estará dando a oportunidade dele conhecer outros produtos e até mesmo passar a comprá-los no futuro.
5. Guloseimas natalinas
Outra lembrancinha de Natal que costuma fazer bastante sucesso são as guloseimas natalinas. Na verdade, elas não precisam ser necessariamente natalinas, mas sabe como é né, se você se mantiver no clima da festividade, cada detalhe pode fazer a diferença.
Por exemplo, você pode oferecer aos clientes uma latinha com balas em cores verde e vermelha. Não é nada tão difícil de conseguir, mas que facilmente pode agradar aos seus clientes. Para a lembrancinha ficar ainda mais especial, inclua uma mensagem de Natal na embalagem.
Vale a pena dizer que essa estratégia pode ser utilizada por empresas dos mais diferentes ramos do varejo, e não necessariamente por aquelas do ramo alimentício. Entretanto, neste caso é possível fazer alguns produtos de fabricação própria para isso, afinal será uma chance de divulgar a sua marca e os seus produtos para mais pessoas.
Clique aqui e saiba como o marketing sensorial pode revolucionar o seu negócio!
6. Chaveiros
Provavelmente ao ler que uma das nossas sugestões de brindes de Natal eram chaveiros, você não deve ter ficado muito animado, não é mesmo? Calma que a gente vai te mostrar como os chaveiros também são boas opções para encantar os consumidores.
A chave para o sucesso está na criatividade, que permite transformar um simples objeto em algo memorável e que os clientes realmente queiram. Por exemplo, você pode preparar chaveiros de metal, com miniaturas de produtos vendidos na loja.
Assim, uma loja de roupas pode ter camisas, calças, blusas, vestidos, saias, dentre outros. Ou então, uma loja de produtos eletrônicos, pode ter modelos de celulares e computadores clássicos. Ainda, até mesmo uma floricultura pode dar chaveiros de brinde, com diferentes flores.
Imagina o sorriso no rosto de alguém ao ganhar um chaveiro que traz a réplica de um item que eles adoram e que podem encontrar na sua loja? Isso não apenas cria um senso de pertencimento, mas também mantém a marca sempre presente no dia a dia do cliente.
7. Marcadores de página
Com o Natal se aproximando, as lojas estão buscando maneiras criativas de mimar seus clientes e espalhar um pouco de alegria. Uma ideia encantadora que tem ganhado destaque são os marcadores de página como brindes, e olha que não precisa ser um brinde apenas para livrarias.
Assim como os chaveiros, a criatividade aqui também vai te ajudar a se destacar. Imagine marcadores com diferentes mensagens inspiradoras, modelos que se assemelham a elementos da sua loja ou até mesmo desenhos natalinos que encantam. O mais importante é que seja algo útil e que o consumidor queira usar.
Para deixar a lembrancinha ainda mais interessante você pode fazer diferentes modelos de modo que eles sejam colecionáveis. Desta forma, se o consumidor ganhar uma lembrancinha a cada compra, ele pode ficar tentado a voltar e comprar mais apenas para ganhar e completar a sua coleção.
8. Produtos para pet
Enquanto as festas de Natal se aproximam, não podemos esquecer dos nossos companheiros fiéis de quatro patas, não é mesmo? Afinal, eles também merecem aproveitar essa data.
Por isso, a nossa próxima ideia de lembrancinha de Natal é oferecer produtos para pets. Afinal, nossos animais de estimação também merecem um pouco de carinho durante essa época especial. Alguns dos itens que podem ser oferecidos são:
- Brinquedos interativos, como bolas ou cordas;
- Petiscos naturais, produzidos com ingredientes de qualidade e feitos especificamente para pets;
- Acessórios natalinos, gravatinhas, bandanas e laços podem ser um grande sucesso;
- Produtos de higiene, tais como shampoos, perfumes e até toalhinhas umedecidas;
- Kit de higiene dental, para manter o cuidado em dia;
- Ecobags para pets, para transportar os itens dos pets, como brinquedos ou petiscos.
Vale a pena dizer que garantir a segurança dos produtos é essencial. Ao escolher as lembrancinhas, priorize itens que sejam seguros e adequados para os diferentes tipos de pets. Brinquedos interativos, petiscos saudáveis e até mesmo acessórios fofos podem ser ótimas opções para agradar tanto os peludos quanto seus tutores.
Quer mais dicas de como se destacar no mercado pet? Confira como a Pet Maxi conseguiu conquistar clientes e fornecedores com a estratégia de marketing certa.
9. Porta copos temáticos
Oferecer porta-copos como lembrancinhas de Natal é uma ideia criativa e funcional para presentear seus clientes. Esses pequenos itens não apenas são práticos, mas também podem adicionar um toque festivo à mesa dos seus clientes.
Para garantir o sucesso e que os clientes realmente usem a lembrancinha, é essencial escolher porta-copos que tenham cores natalinas como vermelho, verde e dourado. Além disso, você pode escolher estampas que remetem à época festiva, como flocos de neve, árvores de Natal e presentes.
Além das cores e temas natalinos, considere adicionar o logotipo da sua loja ou uma mensagem de Natal personalizada nos porta-copos. Isso não apenas fortalecerá a identidade da sua marca, mas também trará um toque exclusivo ao presente. Sem falar que fará com que o cliente se lembre sempre da sua loja.
Outro ponto ao qual você precisa ficar atento é a qualidade do produto. Claro que eles não precisam ser caros, mas devem ser feitos de materiais resistentes e duradouros. Para deixar esse presente ainda mais especial, prepare uma embalagem atrativa, seja em saquinhos decorativos ou caixinhas temáticas. A embalagem bem-feita acrescenta um elemento de surpresa e antecipa a experiência positiva que os clientes terão.
10. Amostras grátis
A distribuição de amostras grátis ou produtos em pequenas embalagens como lembrancinhas de Natal é uma estratégia valiosa para encantar os clientes, principalmente se você possui uma loja do ramo alimentício, como docerias, ou uma perfumaria.
Essa tática oferece à sua empresa a chance de conquistar os consumidores, e, ao mesmo tempo, dá aos clientes a chance de experimentar produtos, resultando em potenciais compras futuras. Itens sazonais ou relacionados ao Natal podem ser particularmente atrativos neste período.
Embalagens personalizadas e atraentes, com toques festivos e cores temáticas, são essenciais para criar uma apresentação convidativa e deixar a lembrancinha ainda mais interessante. Incluir informações relevantes nas embalagens, como nome e benefícios do produto, auxilia os clientes a entenderem o que estão experimentando.
Além disso, essa ação aciona o gatilho da reciprocidade, já que os clientes são mais propensos a retribuir um favor ao experimentar um produto de qualidade.Essa estratégia também fortalece a imagem da marca. Clientes satisfeitos com uma experiência positiva e produtos de qualidade tendem a lembrar da sua loja de forma positiva e podem se tornar defensores da marca.
As redes sociais também desempenham um papel importante. Clientes que recebem amostras grátis ou produtos em pequenas embalagens estão mais propensos a compartilhar a experiência, o que pode aumentar a visibilidade da sua loja e atrair novos clientes.
Encante o seu cliente com outras estratégias de marketing
O segredo do sucesso de qualquer empresa do varejo é ter uma boa estratégia de marketing. Afinal, você precisa não apenas conseguir alcançar o seu público-alvo, mas ser capaz de oferecer bons produtos e uma experiência de compras única e inesquecível.
Com os consumidores brasileiros sendo um dos que mais valorizam a experiência de compras, não da para arriscar, é preciso ter uma estratégia bem planejada. Caso contrário, a concorrência vai sair na sua frente.
Uma ferramenta essencial para conseguir oferecer a experiência de compras que o seu cliente busca é a rádio indoor personalizada. Com ela, você poderá escolher a trilha sonora que melhor transmite a identidade da sua marca e melhor conversa com o seu cliente.
Estudos mostram que os clientes são mais propensos a comprarem quando a trilha sonora é agradável e quando ela combina com a identidade da marca. Ou seja, uma estratégia aparentemente simples, pode ajudar a sua loja a se destacar e a aumentar as vendas.
Além disso, quando você tem uma rádio indoor é possível escolher também quais os anúncios que serão reproduzidos. Esse canal direto de comunicação com o cliente ajuda a mantê-lo informado sobre todas as novidades e promoções da loja, bem como todas as vantagens dos clientes se relacionarem com a sua marca.
Ficou curioso para saber como ter uma rádio indoor na sua loja? Então confira a seguir como solicitar um teste gratuito. E não deixe de acompanhar outras dicas no nosso blog.
Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados
A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real.
Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra.
A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.
Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.
Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!