Para ter um negócio de sucesso e que consegue passar por crises sem graves consequências, é necessário entender mais do que apenas sobre o seu mercado de atuação que, aqui no nosso caso é o de cabeleireiro. O cuidado com a saúde do seu empreendimento também requer conhecimentos administrativos, como a gestão financeira para salão de beleza.
Definir estratégias e planos para cuidar do dinheiro e dos demais recursos do seu negócio é um fator determinante para se sair bem em momentos mais desafiadores e em quedas de demanda. Essa necessidade de planejamento e organização se torna ainda mais importante se tratando de negócios considerados não essenciais, como os salões. Afinal, em momentos de crise, os consumidores têm outras necessidades.
A seguir, confira algumas orientações de gestão para salão de beleza para que tenha uma empresa próspera e que seja capaz de sobreviver a cenários econômicos conturbados.
1. Tenha entendimento de fluxo de caixa
O fluxo de caixa é o coração de qualquer negócio. Essa é a ferramenta utilizada para acompanhar tudo o que a sua empresa recebe e tudo aquilo que ela gasta para manter as atividades e serviços em funcionamento. Além disso, também representa um instrumento primordial para orientar as suas decisões sobre preços praticados e a redução de despesas, por exemplo.
Para que consiga manter essas informações sempre em dia, você precisa atualizar o seu fluxo de caixa sempre que houver alguma movimentação de entrada ou saída (ganho ou gasto). Caso contrário, terá um grande descontrole financeiro e não saberá quais são os custos do seu salão nem qual é a sua receita.
Então, comece estabelecendo uma rotina diária, semanal, mensal e semestral para organizar e acompanhar essas movimentações. Assim, não acumula informações nem mesmo deixa valores passarem despercebidos. Também é de boa prática, fazer um levantamento ou relatório dos resultados de cada mês, assim saberá se o salão teve crescimento ou prejuízo no período avaliado.
2. Identifique os principais gastos e corte aqueles não essenciais
Outra coisa que você precisa focar na gestão financeira do seu salão de beleza são os gastos. Quando você começa a organizar e monitorar o seu fluxo de caixa, conseguirá identificar para onde o dinheiro está indo. Dessa forma, identificará quais serviços, despesas ou atividades estão consumindo mais recursos que o adequado. Esses são aspectos que precisam da sua atenção ao administrar o salão, pois podem prejudicar tanto a saúde e sobrevivência do negócio quanto a sua rentabilidade.
Sendo assim, busque identificar gastos extrapolados e principalmente aqueles não essenciais. Por exemplo, o seu plano de internet e telefone pode ser negociado para ter um valor mais em conta? Você realmente precisa trocar os secadores ou lavatórios? Há uma real necessidade de comprar outros produtos somente porque é um lançamento?
Água, energia elétrica, shampoo, condicionador e outros produtos podem ser economizados com pequenas mudanças que não afetam a qualidade do procedimento, mas que fazem grande diferença no final do mês. Tire secadores e chapinhas da tomada quando não estiverem sendo utilizados. Outro fator fundamental para reduzir gastos é o treinamento da sua equipe. Profissionais desqualificados tendem a cometer mais falhas e a desperdiçar recursos.
3. Reavalie os custos dos seus serviços
A avaliação dos custos dos seus serviços é um dos pilares mais importantes da gestão financeira de salões de beleza, já que reflete nos seus ganhos e nos preços que serão repassados aos clientes. Quando falamos em custos, estamos nos referindo aos valores que precisa pagar para que o seu negócio funcione. Isso inclui:
- energia;
- água;
- aluguel do espaço;
- internet;
- despesas com funcionários;
- telefone;
- compra de produtos, equipamentos e materiais;
- impostos e tributos.
Ao somar esses valores, terá a quantia das suas despesas médias. É importante dizer que essa é uma média, pois há contas que variam conforme fatores externos, como quantidade de clientes no mês e valores cobrados pelos seus fornecedores.
Para gerir o seu negócio adequadamente e se manter preparado vender em momentos de crise, ou ao menos sair deles sem graves consequências, sempre atualize o valor dos seus custos, pois a partir disso pode ser necessário alterar os seus preços, buscar outros fornecedores e traçar outras estratégias de economia.
4. Entenda sobre a margem de lucro
Margem de lucro é a porcentagem que você adiciona aos custos dos serviços para formar o seu preço. Assim, ao pagar esses custos, esse adicional será o valor que você fatura. Para uma margem adequada, é necessário fazer um cálculo que considera tanto os custos quanto despesas, pois valores muito altos afastam os clientes e muito baixos resultam em prejuízo para o seu negócio.
Uma fórmula simples para calcular a sua margem de lucro é: margem = lucro líquido/ preço total de venda x 100. O lucro líquido é o valor que resta quando você paga todos os custos, como os que citamos no exemplo acima.
5. Quite as dívidas
As dívidas são perigosos bloqueadores do crescimento de qualquer tipo de negócio. Em algumas situações, ficar no vermelho pode parecer inevitável, já que crises financeiras e políticas econômicas desfavoráveis ao seu mercado provocam uma queda na sua demanda de trabalho, porém as contas não param de chegar.
No entanto, quando você organiza o seu caixa, mantém o seu estoque equilibrado (nem com excesso nem com falta de produtos), monitora os seus ganhos e gastos, planeja as suas compras, investe em campanhas de atração e fidelização, consegue ter melhor controle sobre o dinheiro.
Portanto, antes de qualquer coisa, busque negociar as suas dívidas e veja se um empréstimo sai mais em conta do que os juros do seu débito junto ao credor. Depois, trabalhe com a margem de lucro adequada, um bom capital de giro e busque construir uma reserva de emergência quando as vendas estão favoráveis, pois assim terá de onde tirar recursos para quitar as contas.
A gestão financeira para salão de beleza requer controle, planejamento e estratégias que tornem o seu negócio atrativo. Em momentos economicamente conturbados, é ainda mais necessário pensar na inovação, como lançamento de campanhas, promoções, descontos e programas de fidelidade, por exemplo.
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