Por Nayara Santos em 25.05.2020

Confira 5 dicas de gestão financeira para salão de beleza

Por Nayara Santos em 25.05.2020

Para ter um negócio de sucesso e que consegue passar por crises sem graves consequências, é necessário entender mais do que apenas sobre o seu mercado de atuação que, aqui no nosso caso é o de cabeleireiro. O cuidado com a saúde do seu empreendimento também requer conhecimentos administrativos, como a gestão financeira para salão de beleza.

Definir estratégias e planos para cuidar do dinheiro e dos demais recursos do seu negócio é um fator determinante para se sair bem em momentos mais desafiadores e em quedas de demanda. Essa necessidade de planejamento e organização se torna ainda mais importante se tratando de negócios considerados não essenciais, como os salões. Afinal, em momentos de crise, os consumidores têm outras necessidades.

A seguir, confira algumas orientações de gestão para salão de beleza para que tenha uma empresa próspera e que seja capaz de sobreviver a cenários econômicos conturbados.

1. Tenha entendimento de fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o coração de qualquer negócio. Essa é a ferramenta utilizada para acompanhar tudo o que a sua empresa recebe e tudo aquilo que ela gasta para manter as atividades e serviços em funcionamento. Além disso, também representa um instrumento primordial para orientar as suas decisões sobre preços praticados e a redução de despesas, por exemplo.

Para que consiga manter essas informações sempre em dia, você precisa atualizar o seu fluxo de caixa sempre que houver alguma movimentação de entrada ou saída (ganho ou gasto). Caso contrário, terá um grande descontrole financeiro e não saberá quais são os custos do seu salão nem qual é a sua receita.

Então, comece estabelecendo uma rotina diária, semanal, mensal e semestral para organizar e acompanhar essas movimentações. Assim, não acumula informações nem mesmo deixa valores passarem despercebidos. Também é de boa prática, fazer um levantamento ou relatório dos resultados de cada mês, assim saberá se o salão teve crescimento ou prejuízo no período avaliado.

2. Identifique os principais gastos e corte aqueles não essenciais

Outra coisa que você precisa focar na gestão financeira do seu salão de beleza são os gastos. Quando você começa a organizar e monitorar o seu fluxo de caixa, conseguirá identificar para onde o dinheiro está indo. Dessa forma, identificará quais serviços, despesas ou atividades estão consumindo mais recursos que o adequado. Esses são aspectos que precisam da sua atenção ao administrar o salão, pois podem prejudicar tanto a saúde e sobrevivência do negócio quanto a sua rentabilidade.


Sendo assim, busque identificar gastos extrapolados e principalmente aqueles não essenciais. Por exemplo, o seu plano de internet e telefone pode ser negociado para ter um valor mais em conta?  Você realmente precisa trocar os secadores ou lavatórios? Há uma real necessidade de comprar outros produtos somente porque é um lançamento?

Água, energia elétrica, shampoo, condicionador e outros produtos podem ser economizados com pequenas mudanças que não afetam a qualidade do procedimento, mas que fazem grande diferença no final do mês. Tire secadores e chapinhas da tomada quando não estiverem sendo utilizados. Outro fator fundamental para reduzir gastos é o treinamento da sua equipe. Profissionais desqualificados tendem a cometer mais falhas e a desperdiçar recursos.

3. Reavalie os custos dos seus serviços

A avaliação dos custos dos seus serviços é um dos pilares mais importantes da gestão financeira de salões de beleza, já que reflete nos seus ganhos e nos preços que serão repassados aos clientes. Quando falamos em custos, estamos nos referindo aos valores que precisa pagar para que o seu negócio funcione. Isso inclui:

  • energia;
  • água;
  • aluguel do espaço;
  • internet;
  • despesas com funcionários;
  • telefone;
  • compra de produtos, equipamentos e materiais;
  • impostos e tributos.

Ao somar esses valores, terá a quantia das suas despesas médias. É importante dizer que essa é uma média, pois há contas que variam conforme fatores externos, como quantidade de clientes no mês e valores cobrados pelos seus fornecedores.

Para gerir o seu negócio adequadamente e se manter preparado vender em momentos de crise, ou ao menos sair deles sem graves consequências, sempre atualize o valor dos seus custos, pois a partir disso pode ser necessário alterar os seus preços, buscar outros fornecedores e traçar outras estratégias de economia.

4. Entenda sobre a margem de lucro

Margem de lucro é a porcentagem que você adiciona aos custos dos serviços para formar o seu preço. Assim, ao pagar esses custos, esse adicional será o valor que você fatura. Para uma margem adequada, é necessário fazer um cálculo que considera tanto os custos quanto despesas, pois valores muito altos afastam os clientes e muito baixos resultam em prejuízo para o seu negócio.

Uma fórmula simples para calcular a sua margem de lucro é: margem = lucro líquido/ preço total de venda x 100. O lucro líquido é o valor que resta quando você paga todos os custos, como os que citamos no exemplo acima.

5. Quite as dívidas

As dívidas são perigosos bloqueadores do crescimento de qualquer tipo de negócio. Em algumas situações, ficar no vermelho pode parecer inevitável, já que crises financeiras e políticas econômicas desfavoráveis ao seu mercado provocam uma queda na sua demanda de trabalho, porém as contas não param de chegar.

No entanto, quando você organiza o seu caixa, mantém o seu estoque equilibrado (nem com excesso nem com falta de produtos), monitora os seus ganhos e gastos, planeja as suas compras, investe em campanhas de atração e fidelização, consegue ter melhor controle sobre o dinheiro.

Portanto, antes de qualquer coisa, busque negociar as suas dívidas e veja se um empréstimo sai mais em conta do que os juros do seu débito junto ao credor. Depois, trabalhe com a margem de lucro adequada, um bom capital de giro e busque construir uma reserva de emergência quando as vendas estão favoráveis, pois assim terá de onde tirar recursos para quitar as contas.

A gestão financeira para salão de beleza requer controle, planejamento e estratégias que tornem o seu negócio atrativo. Em momentos economicamente conturbados, é ainda mais necessário pensar na inovação, como lançamento de campanhas, promoções, descontos e programas de fidelidade, por exemplo.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

4 ideias de como aumentar suas vendas com criatividade

É natural que você, gestor do varejo, busque formas de aumentar as suas vendas com criatividade. Afinal, você quer que a sua loja e a sua marca se destaquem da concorrência e atraiam mais a atenção do cliente. Neste momento, ser criativo pode ser um grande diferencial e trazer uma vantagem competitiva para as suas…

Por Nayara Santos em 04.03.2022

O melhor programa para gestão de loja de atacado e de varejo: veja qual é

Ter o melhor programa para fazer uma boa gestão de loja de atacado e de varejo pode ser uma grande vantagem competitiva para a sua empresa. Afinal, com um bom software de gestão você consegue agilizar tarefas ao mesmo tempo em que diminui a possibilidade de erros humanos. Ou seja, você terá mais tempo para…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Vender pelo Whatsapp: 5 dicas para aumentar as vendas

Se você ainda tem dúvidas sobre a eficácia de vender pelo Whatsapp, dê uma olhada nesses números divulgados pela Revista Exame: são 120 milhões de usuários ativos mensalmente, fazendo com que o Brasil seja um dos países onde o aplicativo é mais popular. Além disso, o Whatsapp é o app mais utilizado entre os brasileiros,…

Por Nayara Santos em 26.11.2019

Slogan para loja virtual: 26 ideias para se inspirar

Ter um bom slogan para a sua loja virtual pode ser o chamariz perfeito e ajudar a sua empresa a crescer no mercado em que atua. Isso acontece porque o slogan ajuda o cliente a fixar a marca e a identidade da empresa.  Inclusive, é bem provável que você se lembre de alguns desses slogans…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

Como fazer um plano de marketing para lojas de roupa

 Você possui um plano de marketing para a sua loja de roupas? Se você respondeu não para essa pergunta então possui um problema grave. Isso porque, o marketing é essencial para todo tipo de negócio, já que é ele que é o responsável por te ajudar a dar visibilidade à marca, atrair e fidelizar…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

3 dicas de como vender mais em loja de carros, confira!

Procurando dicas de como vender mais na sua loja de carros? Então você veio ao lugar certo, aqui nós vamos te dar algumas dicas práticas e infalíveis para conseguir ter o faturamento desejado, mesmo em tempos de crise. Vale a pena ressaltar que vender mais também implica ter uma boa estratégia para a divulgação da…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

Saiba 7 motivos pelos quais sua loja não vende

Ter uma loja que não vende provavelmente é um dos maiores pesadelos de qualquer empreendedor. Ainda mais nos tempos de crise que estamos vivendo atualmente. Assim, os juros, a concorrência, a falta de clientes vão apenas se somando a outros tantos motivos que tornam a administração de um negócio do varejo um grande desafio. Mas,…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

Comece a Atrair mais Clientes para a sua Loja

Para conseguir atrair mais clientes para a sua loja é importante conhecer as técnicas certas e como aplicá-las adequadamente. Sem falar que, diferentes etapas da jornada de compras, exigem diferentes abordagens do consumidor. Ou seja, quanto mais técnicas você conhecer, maiores as chances de conseguir deixar a sua loja sempre cheia e aumentar as vendas. …

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Veja 10 dicas de como apresentar novas ideias para o seu chefe!

Se você chegou até aqui é porque deve ter novas ideias, mas não sabe como apresentá-las para o seu chefe, certo? Então calma que a gente vai te ajudar com algumas dicas.  Ter proatividade é uma qualidade bem vista e bastante valorizada dentro do mundo corporativo. Afinal, pensar em ações para solucionar um problema, trazer…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos