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Calendário editorial: passo a passo para criar o da sua empresa

Publicado por Listenx LX em 14/01/2020
Categorias
  • Marketing e vendas
Tags
calendário editorial

Você já sentiu que o seu trabalho estava desorganizado? No meio profissional essa situação é mais comum do que muitas pessoas pensam e contar com um calendário editorial é capaz de ajudá-lo a se reorganizar.

O calendário editorial é uma estratégia simples, mas que costuma ser muito eficaz e que possibilita alcançar sucesso em marketing que, em regra, depende de um bom planejamento.

Se você deseja saber mais sobre o calendário editorial e conhecer o passo a passo para elaborar o da sua empresa, acompanhe o post. Continue a leitura e confira!

O que é um calendário editorial?

O calendário editorial é um cronograma de todas as estratégias de marketing da sua empresa, em que é possível inserir informações como publicações de redes sociais, disparo de newsletter, posts para blog, entre outros tipos de conteúdo que são fundamentais para a divulgação. Ter um calendário editorial planejado proporciona diversos benefícios, como:

  • total controle das ações que são necessárias para atingir as suas metas;
  • visão detalhada das estratégias passadas que ajudam a definir os esforços futuros;
  • ajuda na organização do tempo de maneira eficaz, levando em consideração a demanda;
  • auxilia a mensurar resultados de acordo com o planejamento.

Além disso, a partir de um calendário editorial é possível manter o controle de determinadas atividades com mais precisão, como:

  • prazos para produção do conteúdo;
  • datas de publicação;
  • pautas e temas de conteúdos;
  • datas de lançamento de conteúdos;
  • proporção de conteúdos de topo, meio e fundo de funil;
  • divulgação em redes sociais;
  • palavras-chave.

Qual é o qual o passo a passo para montar um calendário editorial?

Agora que você já sabe o que é o calendário editorial, veja, a seguir, o passo a passo para montar um para a sua empresa!

Tenha um objetivo estabelecido

O primeiro passo para a criação de um calendário editorial deve ser a criação de um objetivo que será o guia para todas as suas ações, como:

  • gerar leads;
  • criar engajamento;
  • se tornar uma autoridade em seu ramo;
  • aumentar o número de vendas.

É fundamental que a meta seja específica e simples de ser entendida. Para tanto, é preciso definir números precisos e metas tangíveis. O objetivo não deve ser, por exemplo, apenas “realizar mais vendas”, mas sim “fazer 1.000 vendas no período de um ano”.

Quanto mais tangível for o objetivo, mais fácil deve ser identificar os esforços que são precisos para conquistá-lo. Contudo, se apegue a apenas um ou dois grandes objetivos para não perder o foco.

Desenvolva as estratégias

Depois de definir o seu objetivo é preciso desenvolver estratégias e determinar o que deve ser feito para atingir as suas metas. Para tanto, é possível fazer uma lista com todas as possibilidades e optar pelas que mais agradá-lo, como:

  • anúncios pagos;
  • disparo de email marketing;
  • vídeos no Youtube;
  • blog posts;
  • materiais ricos para captura de leads.

Determine a ferramenta ideal

Agora é o momento de determinar qual é a ferramenta ideal para ter acesso e controle de todo seu conteúdo. Existem diferentes recursos que podem ser usados para esse tipo de tarefa que são, inclusive, gratuitos, como o Trello e o Google Calendar.

O que é fundamental é reunir todas as estratégias na mesma ferramenta para que seja possível controlá-las de perto de maneira simultânea, uma vez que se cada uma estiver em uma plataforma diferente, sem dúvidas a sua produtividade pode ser prejudicada.

Defina uma frequência

Neste passo é preciso definir qual é a frequência ideal para publicação de cada estratégia. Se trata de um item que deve ser analisado com precisão, uma vez que depois de definido, é preciso ter disciplina para cumpri-lo com exatidão. Veja um exemplo:

  • posts no blog: 5 por semana;
  • posts no Instagram: 10 por semana;
  • posts no Facebook: 5 por semana;
  • ebooks: 2 por mês.

Estabeleça uma rotina

Depois de organizar o calendário, é necessário criar uma rotina que permita que ele seja cumprido. Para tanto, é possível fazer revisões semanais acerca dos itens que já foram concluídos e analisar toda a programação que ainda está pendente.

Já mensalmente é possível analisar as falhas na estratégia, mensurar os resultados que foram obtidos com as estratégias estabelecidas e verificar as possibilidades de melhorias para o período seguinte, por exemplo.

Quais são os benefícios de usar um calendário editorial?

Agora você já sabe até montar um calendário editorial, não é mesmo? Então chegou o momento de descobrir quais são os verdadeiros benefícios de utilizá-lo!

Melhora na frequência de publicação

Um calendário editorial ajuda na manutenção de uma frequência de publicação consistente, o que influencia de maneira direta no tráfego orgânico, afinal, uma empresa que publica diversos conteúdos por mês aumenta o seu engajamento e a frequência de visitas em seu blog /site.

Alinhamento do time de marketing

No calendário editorial o planejamento completo da estratégia de marketing de conteúdo é documentado e compartilhado com todos os membros da equipe de marketing, o que faz com que todo o time se alinhe aos temas definidos, prazos e datas de divulgação e lançamento.

Redução de atrasos

Como o calendário editorial proporciona que todos os conteúdos sejam planejados com antecedência, se torna mais fácil da equipe acompanhar todas as etapas do processo de produção o que, consequentemente, garante que tudo será finalizado a tempo para cumprir com o cronograma.

Assim, o calendário editorial é, ainda, uma das melhores estratégias para diminuir a ocorrência de atrasos na publicação dos conteúdos.

Diversificação de formatos de conteúdos

Como o calendário editorial permite que os conteúdos já produzidos e publicados no blog de sua empresa sejam consultados, é possível avaliar os formatos usados em cada um dos materiais e procurar variá-los.

Essa diversificação é importante porque o público, em geral, gosta de consumir diferentes tipos de conteúdos. Enquanto alguns indivíduos optam por leituras mais extensas, como um ebook, outros preferem formatos mais dinâmicos, como vídeos e áudios.

Agora que você já conhece todos os detalhes sobre o calendário editorial e sabe, inclusive, o passo a passo para criá-lo, monte um para a sua empresa e colha todos os benefícios de utilizar essa ferramenta em seu dia a dia!

Se você gostou de aprender mais sobre calendário editorial, continue a visita em nosso blog e confira 7 dicas incríveis de como vender no Instagram!

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Autor
Autora: Listenx LX
Publicação: 14/01/2020

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