Por Nayara Santos em 14.01.2020

Calendário editorial: passo a passo para criar o da sua empresa

Por Nayara Santos em 14.01.2020

Você já sentiu que o seu trabalho estava desorganizado? No meio profissional essa situação é mais comum do que muitas pessoas pensam e contar com um calendário editorial é capaz de ajudá-lo a se reorganizar.

O calendário editorial é uma estratégia simples, mas que costuma ser muito eficaz e que possibilita alcançar sucesso em marketing que, em regra, depende de um bom planejamento.

Se você deseja saber mais sobre o calendário editorial e conhecer o passo a passo para elaborar o da sua empresa, acompanhe o post. Continue a leitura e confira!

O que é um calendário editorial?

O calendário editorial é um cronograma de todas as estratégias de marketing da sua empresa, em que é possível inserir informações como publicações de redes sociais, disparo de newsletter, posts para blog, entre outros tipos de conteúdo que são fundamentais para a divulgação. Ter um calendário editorial planejado proporciona diversos benefícios, como:

  • total controle das ações que são necessárias para atingir as suas metas;
  • visão detalhada das estratégias passadas que ajudam a definir os esforços futuros;
  • ajuda na organização do tempo de maneira eficaz, levando em consideração a demanda;
  • auxilia a mensurar resultados de acordo com o planejamento.

Além disso, a partir de um calendário editorial é possível manter o controle de determinadas atividades com mais precisão, como:

  • prazos para produção do conteúdo;
  • datas de publicação;
  • pautas e temas de conteúdos;
  • datas de lançamento de conteúdos;
  • proporção de conteúdos de topo, meio e fundo de funil;
  • divulgação em redes sociais;
  • palavras-chave.

Qual é o qual o passo a passo para montar um calendário editorial?

Agora que você já sabe o que é o calendário editorial, veja, a seguir, o passo a passo para montar um para a sua empresa!

Tenha um objetivo estabelecido

O primeiro passo para a criação de um calendário editorial deve ser a criação de um objetivo que será o guia para todas as suas ações, como:

É fundamental que a meta seja específica e simples de ser entendida. Para tanto, é preciso definir números precisos e metas tangíveis. O objetivo não deve ser, por exemplo, apenas “realizar mais vendas”, mas sim “fazer 1.000 vendas no período de um ano”.


Quanto mais tangível for o objetivo, mais fácil deve ser identificar os esforços que são precisos para conquistá-lo. Contudo, se apegue a apenas um ou dois grandes objetivos para não perder o foco.

Desenvolva as estratégias

Depois de definir o seu objetivo é preciso desenvolver estratégias e determinar o que deve ser feito para atingir as suas metas. Para tanto, é possível fazer uma lista com todas as possibilidades e optar pelas que mais agradá-lo, como:

  • anúncios pagos;
  • disparo de email marketing;
  • vídeos no Youtube;
  • blog posts;
  • materiais ricos para captura de leads.

Determine a ferramenta ideal

Agora é o momento de determinar qual é a ferramenta ideal para ter acesso e controle de todo seu conteúdo. Existem diferentes recursos que podem ser usados para esse tipo de tarefa que são, inclusive, gratuitos, como o Trello e o Google Calendar.

O que é fundamental é reunir todas as estratégias na mesma ferramenta para que seja possível controlá-las de perto de maneira simultânea, uma vez que se cada uma estiver em uma plataforma diferente, sem dúvidas a sua produtividade pode ser prejudicada.

Defina uma frequência

Neste passo é preciso definir qual é a frequência ideal para publicação de cada estratégia. Se trata de um item que deve ser analisado com precisão, uma vez que depois de definido, é preciso ter disciplina para cumpri-lo com exatidão. Veja um exemplo:

  • posts no blog: 5 por semana;
  • posts no Instagram: 10 por semana;
  • posts no Facebook: 5 por semana;
  • ebooks: 2 por mês.

Estabeleça uma rotina

Depois de organizar o calendário, é necessário criar uma rotina que permita que ele seja cumprido. Para tanto, é possível fazer revisões semanais acerca dos itens que já foram concluídos e analisar toda a programação que ainda está pendente.

Já mensalmente é possível analisar as falhas na estratégia, mensurar os resultados que foram obtidos com as estratégias estabelecidas e verificar as possibilidades de melhorias para o período seguinte, por exemplo.

Quais são os benefícios de usar um calendário editorial?

Agora você já sabe até montar um calendário editorial, não é mesmo? Então chegou o momento de descobrir quais são os verdadeiros benefícios de utilizá-lo!

Melhora na frequência de publicação

Um calendário editorial ajuda na manutenção de uma frequência de publicação consistente, o que influencia de maneira direta no tráfego orgânico, afinal, uma empresa que publica diversos conteúdos por mês aumenta o seu engajamento e a frequência de visitas em seu blog /site.

Alinhamento do time de marketing

No calendário editorial o planejamento completo da estratégia de marketing de conteúdo é documentado e compartilhado com todos os membros da equipe de marketing, o que faz com que todo o time se alinhe aos temas definidos, prazos e datas de divulgação e lançamento.

Redução de atrasos

Como o calendário editorial proporciona que todos os conteúdos sejam planejados com antecedência, se torna mais fácil da equipe acompanhar todas as etapas do processo de produção o que, consequentemente, garante que tudo será finalizado a tempo para cumprir com o cronograma.

Assim, o calendário editorial é, ainda, uma das melhores estratégias para diminuir a ocorrência de atrasos na publicação dos conteúdos.

Diversificação de formatos de conteúdos

Como o calendário editorial permite que os conteúdos já produzidos e publicados no blog de sua empresa sejam consultados, é possível avaliar os formatos usados em cada um dos materiais e procurar variá-los.

Essa diversificação é importante porque o público, em geral, gosta de consumir diferentes tipos de conteúdos. Enquanto alguns indivíduos optam por leituras mais extensas, como um ebook, outros preferem formatos mais dinâmicos, como vídeos e áudios.

Agora que você já conhece todos os detalhes sobre o calendário editorial e sabe, inclusive, o passo a passo para criá-lo, monte um para a sua empresa e colha todos os benefícios de utilizar essa ferramenta em seu dia a dia!

Se você gostou de aprender mais sobre calendário editorial, continue a visita em nosso blog e confira 7 dicas incríveis de como vender no Instagram!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Marketing Sensorial: Exemplos de marcas que utilizam!

Entre tantas estratégias de marketing que existem, quando falamos de varejo e lojas físicas, o marketing sensorial é uma excelente opção para aumentar as vendas e entregar uma experiência ou customer experience incrível para os clientes. Apesar disso, esse é um ponto que nem sempre recebe a devida atenção dos varejistas E, se você não…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Por que investir áudio e vídeo no marketing de conteúdo?

Você sabia que é possível utilizar o áudio e vídeo como estratégia de marketing de conteúdo para desenvolver o seu negócio e fidelizar mais clientes? Pois é, nem só de textos ou infográficos vive o marketing de conteúdo. Ele pode ir muito além do que você imagina. Mudanças nas estratégias de marketing de conteúdo Existem…

Por Nayara Santos em 17.08.2016

34 frases de Feliz Natal para se inspirar

Conhecer as frases certas de Feliz Natal pode te ajudar a fidelizar os clientes e até mesmo a aumentar as vendas da sua loja. Afinal esse é um momento em que as pessoas estão abertas e buscam a harmonia com os amigos, familiares e conhecidos. Por isso, pequenos gestos podem deixar uma boa impressão na…

Por Nayara Santos em 31.10.2024

Como aproveitar o Dia do Amigo no varejo

O Dia do Amigo, comemorado em 20 de julho, oferece uma excelente oportunidade para o varejo atrair clientes e aumentar as vendas. Este dia, dedicado a celebrar laços de amizade, pode ser estrategicamente aproveitado pelas marcas para promover produtos e serviços que realmente se conectem com os clientes.  Entretanto, em vez de focar apenas em…

Por Nayara Santos em 13.08.2024

15 textos para propaganda de Lojas de Móveis, confira

Se você chegou até aqui é porque está procurando ideias de textos para propaganda de lojas de móveis, não é mesmo? Apenas um bom gestor sabe o quanto é imprescindível buscar formas de atrair clientes para a loja e aplicar estratégias para aumentar as vendas. Ainda mais em mercados cada vez mais competitivos, como é…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

30 frases para atrair clientes para salão de beleza

Preparar boas frases pode te ajudar a atrair clientes para o salão de beleza. Não apenas porque a concorrência é grande, mas as frases certas ajudam a tornar o seu negócio conhecido e a melhorar a impressão que os clientes têm dele. Entretanto, criar as melhores frases nem sempre é fácil. Ainda mais para quem…

Por Nayara Santos em 29.05.2023

Como divulgar produtos no Facebook em 7 passos

As redes sociais são ótimas para você divulgar a sua marca e produtos. Entretanto, cada uma das redes apresenta as suas características e melhores formas de se fazer isso. Por isso, nesse artigo você vai aprender como divulgar produtos no Facebook para conseguir melhorar as suas vendas. Vem com a gente e aprenda mais essa…

Por Nayara Santos em 04.03.2022

Jornada do cliente: entenda de uma vez como funciona

Da descoberta do problema à compra, conhecer a jornada do cliente pode trazer muitos insights para a sua estratégia. Ela serve para mostrar como o consumidor se comporta durante o processo de aquisição e como a sua empresa pode fazer de tudo para melhorar a experiência dele com a sua marca. O intuito de analisar…

Por Nayara Santos em 13.11.2019

4 dicas de como vender um produto, confira!

Conhecer algumas dicas de como vender um produto pode te ajudar a aumentar o lucro da sua loja e a ter uma equipe mais bem treinada. Sem falar que com isso mais pessoas terão a oportunidade de conhecer o seu estabelecimento e se tornarem clientes fiéis. Entretanto, diante de tanta concorrência, muitas empresas encontram dificuldades…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos