Você tem um negócio, mas ainda não consegue medir de forma adequada se ele vai bem ou não? Nesse caso, é importante obter mais conhecimento sobre as métricas para franquias, que auxiliam nesse monitoramento.
Basicamente, elas funcionam como um termômetro, servindo para medir a saúde da sua empresa. Com isso, é possível conferir quais são os pontos fracos e fortes e, a partir desses dados, implementar melhorias, caso sejam necessárias.
Então, vamos ajudar você a entender melhor quais indicadores de desempenho utilizar ao administrar o seu negócio e por que eles são tão importantes. Continue a leitura!
O que são as métricas para franquias?
Funcionando como uma espécie de bússola de navegação para os empresários, as métricas para franquias (franchising) auxiliam a direcionar a sua empresa para o caminho certo, além de ajudarem a gerenciar melhor os recursos.
Por meio delas, você consegue medir diversos pontos da organização, como a satisfação do cliente e retenção, a produtividade das equipes e as campanhas de vendas. Sendo assim, é possível identificar os seguintes itens:
- desperdícios;
- gargalos;
- pontos fortes;
- tarefas que necessitam de melhorias.
Logo, com as métricas para franquias, os gestores conseguem tomar decisões mais acertadas ao fornecer dados que auxiliam no desenvolvimento do negócio em diferentes departamentos.
Quais são as principais métricas para franquias?
Como dissemos, os indicadores podem ser usados para finalidades distintas. Portanto, existem vários tipos de acordo com cada necessidade. Confira 6 deles a seguir.
1. Retorno sobre investimento (ROI)
Uma das métricas mais importantes, essencial em qualquer organização, é o ROI. Ele mostra a quantia investida e o valor que foi retornado, possibilitando o cálculo da margem de lucros.
Assim, o ROI permite verificar se os recursos financeiros estão sendo bem aplicados. No caso das franquias, ele costuma ser calculado pela divisão dos custos da operação pelo lucro líquido mensal.
Por ser versátil, esse indicador pode ser usado em diferentes setores da sua empresa, permitindo o planejamento de estratégias futuras mais eficientes.
2. Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
Angariar novos clientes sempre é bom, não é mesmo? No entanto, esse processo necessita de recursos que também devem ser calculados. Para isso, existe o CAC.
Essa métrica analisa o investimento da empresa na adesão de um consumidor. Desse modo, é importante levar em conta todos os recursos utilizados nesse processo, como o marketing.
O indicador revela se você está gastando muito tempo ou dinheiro para angariar a clientela, avaliando a viabilidade do seu negócio. Nesse caso, estamos falando da obtenção de um lead e não de um potencial cliente.
3. Ticket médio
O ticket médio faz o cálculo de quanto custou cada venda realizada, permitindo a obtenção de um valor médio. Ele ajuda a verificar o perfil dos consumidores e analisar a performance de cada canal de venda.
Logo, esse indicador mostra a atratividade do mix de ofertas, o desempenho das campanhas de vendas e, até mesmo, dos vendedores.
Para fazer esse cálculo, é necessário dividir o valor de vendas pelo número de clientes, caso o seu foco seja a avaliação da clientela. Se quiser analisar o produto ou vendedor, basta fazer a mesma conta, mas substituindo o número de clientes pelos produtos ou vendedores.
4. Volume de vendas
De modo geral, o volume de vendas avalia o valor total dos produtos ou serviços de uma franquia durante um determinado período. Logo, ele revela informações importantes sobre a equipe de vendas e o perfil dos consumidores.
Essa métrica informa diretamente o grau de participação da sua empresa no mercado. Por isso, a partir dos dados, revela-se necessário aderir a estratégias eficazes para aprimorar o número do indicador.
Geralmente, com o volume de vendas, os gestores conseguem pensar em modos de diversificar a estratégia de vendas, seja com ações de marketing, seja com planos que promovam valor à marca e ao produto ou serviço.
5. NPS do cliente
O Net Promoter Score (NPS) é uma métrica que serve para medir a porcentagem dos clientes que estão satisfeitos com a sua empresa e os produtos ou serviços fornecidos por ela.
Para realizar esse cálculo, basta fazer uma simples pergunta aos consumidores: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria para um amigo ou familiar a empresa X (ou produto/serviço)?”.
Depois disso, deve-se subtrair o número de clientes promotores (que dão notas de 9 ou 10) e os detratores (que dão notas de 0 a 6) e, assim, o NPS é obtido. Lembre-se de desconsiderar os consumidores neutros, que avaliam entre 7 e 8.
6. Taxa de conversão de vendas
Tratando da avaliação de resultados, essa métrica se revela como uma das mais importantes. Isso porque ela consegue medir o aproveitamento da sua equipe e da organização como um todo em relação às oportunidades que surgem.
Sendo assim, a taxa de conversão avalia o número de contatos realizados pela sua empresa e quantos deles tomaram uma atitude relevante para a sua organização, o que pode significar uma venda, o download de um material exclusivo ou a obtenção de um novo cliente.
No caso da conversão de vendas, é claro, a avaliação diz respeito apenas às compras realizadas pelos clientes. Com isso, é possível perceber se é necessário ou não modificar a estratégia de vendas.
Por que utilizar as métricas para franquias?
Como você pode concluir, os indicadores permitem a correção de falhas e o alcance de metas de uma organização. Caso ela não seja adepta das métricas, isso é um sinal negativo para a saúde do negócio.
Pense que, se uma estratégia não puder ser quantificada, como ela poderá ser avaliada, ou melhor, gerenciada? Desse modo, é fundamental aderir aos indicadores que mais sejam relevantes para o seu negócio e, com isso, começar a administrá-lo de modo mais eficiente.
Dessa forma, as métricas para franquias fornecem um diagnóstico da sua empresa, auxiliando na otimização da gestão do negócio. Por isso, não deixe de selecioná-las corretamente e avaliá-las de forma frequente, de preferência diariamente, conforme a sua necessidade.
Gostou deste conteúdo? Então, aproveite o embalo da sede de conhecimento e aprimore o relacionamento com o cliente com estas 5 dicas de gestão de atendimento!
Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados
A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real.
Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra.
A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.
Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.
Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!