Por Nayara Santos em 17.04.2023

4 ideias para inauguração de loja, se inspire

Por Nayara Santos em 17.04.2023

Ter boas ideias para a inauguração da sua loja é essencial para que o seu negócio comece com o pé direito. Sem falar que, esse é um momento importantíssimo para os proprietários, que estão realizando um sonho e colocando em prática uma visão que eles tiveram.

Mas, a inauguração também é o primeiro momento que o cliente terá contato com a sua marca; por isso, é importante iniciar com o pé direito e garantir que tudo saia conforme o planejado. Não é mesmo?

Para fazer desse evento especial um momento de sucesso, é preciso planejar o que será feito durante a inauguração da loja. Claro que ter ideias criativas e inovar na celebração é algo que sempre chamará a atenção. Entretanto, isso não é essencial. Muitas vezes fazer o básico muito bem feito é o suficiente para inaugurar a sua loja com o pé direito.

Por isso, neste artigo vamos te dar algumas ideias para inauguração da sua loja para você se inspirar, aplicar e arrasar! Confira!

Ideias para inauguração de loja

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que a inauguração é o momento de apresentar a sua marca para a comunidade, ou seja, clientes, fornecedores e concorrência. Por isso, é preciso saber exatamente qual mensagem a sua marca quer transmitir e reforçar isso com as estratégias de marketing aplicadas no estabelecimento e para a inauguração.

1. Prepare uma decoração especial

Uma das primeiras coisas a considerar para a inauguração da sua loja é a decoração. Um bom design pode atrair a atenção dos clientes em potencial e dar a eles uma primeira impressão positiva do espaço. 

Para isso, você poderá utilizar cores vivas e alegres, além de uma iluminação para destacar os produtos que são a marca registrada da sua loja (caso você os tenha) ou itens que poderiam agradar mais o seu público. Além disso, incluir flores, balões e banners na decoração da loja também pode criar uma atmosfera festiva.

E, não se esqueça de que a vitrine da loja também deve fazer parte do planejamento da decoração. Afinal, ela funciona como um cartão de visitas e consegue atrair clientes para a sua loja.

2. Cuidado com o layout

O layout da loja é outro ponto a ser levado em consideração, já que ele pode tanto ser o seu maior aliado, como o seu pior inimigo. Isso porque, quando bem-planejado, o layout guia os clientes pelos corredores e produtos de uma forma bastante orgânica, dando a ele toda a experiência de descoberta dos produtos.

Entretanto, na inauguração da loja é esperado um movimento maior e, sem o espaço adequado, os corredores podem ficar abarrotados, dificultando a circulação de pessoas e a visualização de produtos. Dito isso, pode ser que na inauguração da loja seja preciso fazer um layout um pouco mais enxuto, ou seja, com menos gôndolas, prateleiras e araras.

Desta forma, os clientes podem circular livremente e a experiência de compras deles será prejudicada. Quer saber mais sobre como melhorar a experiência de compras na sua loja? Então faça o download gratuito do nosso e-book Experiência do cliente no varejo: como padronizar e encantar seus clientes.

3. Prepare uma trilha sonora especial para a inauguração da loja

Como falamos, a inauguração da loja é o momento de apresentar a sua marca para os clientes, ou mesmo reforçá-la (caso já tenha outras lojas). Portanto, é importante usar as ferramentas certas para deixar o ambiente com uma atmosfera única e diferenciada de tudo o que os clientes já viram. 


A inauguração da loja é um momento de festa, portanto, você precisa preparar a loja para isso. Como já mencionamos, a decoração do ambiente é fundamental, já que isso ajuda o cliente a entrar no clima da comemoração. Entretanto, você não pode esquecer da música, já que ela é uma poderosa aliada e irá te ajudar a ter grande sucesso não apenas na inauguração, como ao longo da história da sua marca. 

Com a trilha sonora certa, você deixa o cliente mais à vontade, oferecendo um ambiente de compras agradável e no qual ele quer passar mais tempo. Além disso, a música ajuda o cliente a se identificar com a sua marca, aumentando a sua simpatia e as chances dela ficar gravada na memória de quem for à inauguração da sua loja.

Vale a pena ressaltar que, por mais simples que parece, ter música na sua loja é muito mais do que escolher uma trilha sonora, preparada por plataformas de música. Ainda, é preciso lembrar que a música está representando a sua marca, e não a personalidade dos donos ou funcionários. Portanto, não deixe a escolha das músicas nas mãos de quem não entende do assunto. 

Conte com a ajuda especializada de quem entende do assunto, como é o caso da Listenx, especialista em music branding e pioneira no Brasil. Já ajudou milhares de marcas a melhorar a experiência do cliente e a reforçar a sua identidade no mercado. Saiba mais clicando aqui.

4. Ofereça brindes e promoções especiais

Uma coisa é certa, a fidelização é mais fácil quando os clientes enxergam que se relacionar com a sua marca pode trazer benefícios. Por isso, uma ideia bastante simples, mas que pode te ajudar desde o início é oferecer brindes e promoções especiais, disponíveis apenas durante a inauguração.

Os brindes podem incluir amostras grátis de produtos, descontos exclusivos, sorteios de

prêmios ou qualquer outro incentivo para as pessoas comparecerem ao evento. Sem falar que essas ações podem atrair mais clientes e ajudar a estabelecer uma base de consumidores leais.

Algumas ideias de brindes podem ser canetas, calendários, agendas, squeeze, blocos de notas, sacolas reutilizáveis, chocolates, ou qualquer outro produto que você acredite que os seus clientes irão gostar e que ajudem a representar a sua marca.

Para as promoções, você pode apostar em descontos especiais para quem comprar determinado produto, ou levar mais de um item para casa. Apenas tome cuidado para não baixar muito o preço, pensando que isso irá te ajudar a conquistar clientes. Afinal, se os preços forem muito diferentes depois da inauguração, isso pode gerar desconfiança.

Pronto para colocar em prática as nossas ideias para a inauguração da sua loja? Confira outros artigos sobre o assunto no nosso blog e prepare uma experiência incrível para os seus clientes.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

10 textos para propaganda de livrarias, confira

Encontrar os textos certos para propaganda de livrarias pode ser um verdadeiro desafio para os gestores desse ramo. Como a qualidade dos livros será a mesma, independentemente da livraria, o ideal é que você foque em outras qualidades da sua loja. Por exemplo, se a sua livraria possui um café, então você pode ressaltar isso…

Por Nayara Santos em 06.10.2022

A importância do marketing em lojas de materiais de construção

Você, gestor de uma loja de materiais de construção, dá importância para as estratégias de marketing? Sabe como essas estratégias podem te ajudar a atrair clientes e fidelizá-los? Ainda, entende porque essas estratégias podem ajudar a sua loja a ser vista como uma autoridade no ramo? Se você respondeu não para alguma dessas perguntas, então…

Por Nayara Santos em 29.05.2023

Confira 9 dicas de como aumentar as vendas online e se destacar

É importante que os proprietários ou gestores de estabelecimentos comerciais saibam como aumentar as vendas online no negócio. Isso se justifica pelo fato de esse tipo de comercialização ser cada vez mais popular e ter demanda no mercado. A recente pandemia de covid-19, causada pelo novo coronavírus, é um exemplo disso. Para evitar a proliferação…

Por Nayara Santos em 22.04.2020

Exemplo de inovação: conheça o empreendedorismo de Anitta

“Prepara que agora é a hora do show das poderosas.” Foi com esse verso que Anitta ficou famosa em todo Brasil em 2012, quando todos pensavam que ela seria mais uma dessas cantoras de uma música só — que lançam um hit de sucesso e depois somem da mídia. O que ninguém contava é que…

Por Nayara Santos em 17.09.2019

Como tirar melhor proveito de datas comemorativas?

Como a sua empresa utiliza as datas comemorativas a fim de obter melhores resultados nas vendas no varejo? Saiba que elas são excelentes oportunidades de aumentar o lucro, destacar a sua empresa, atrair clientes e fidelizá-los. Mas, para isso, os varejistas precisam traçar uma estratégia eficiente, de preferência focadas em cada uma dessas datas para…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Conheça os 6 benefícios da terceirização de serviços

Ao contrário do que alguns empreendedores pensam, os benefícios da terceirização de serviços não é algo limitado apenas para as grandes empresas. Os proprietários de negócios de pequeno e médio porte também podem ter vantagens com isso, principalmente após a recente Reforma Trabalhista, que regulamentou essa modalidade de contratação. Justamente pelo fato das atividades terceirizadas…

Por Nayara Santos em 29.10.2019

Como aumentar as vendas em loja física? Saiba aqui!

Um dos maiores desejos das marcas atualmente é aumentar as vendas em loja física, principalmente no varejo de roupas. A economia internacional foi impactada diretamente pelo distanciamento social necessário para conter o novo coronavírus. Mas é possível não ficar no vermelho após a pandemia? Sim! As empresas precisam se reinventar e pensar formas de atrair…

Por Nayara Santos em 18.05.2020

8 dicas para ter mais resultados em suas campanhas e promoções no varejo

Você sabia que 70% das decisões de compra acontecem no ponto de venda? É isso mesmo, esse número foi comprovado em uma pesquisa realizada pelo POPAI (The Global Association for Marketing at Retail), associação de marketing no varejo. A grande questão aqui é que é na loja que você encontra os três principais elementos para…

Por Nayara Santos em 23.03.2020

Ideias de ações para fazer na sua loja na Semana do Consumidor

A Semana do Consumidor é uma excelente oportunidade para preparar ações especiais e atrair consumidores para a sua loja. Celebrada na semana do dia 15 de março, o Dia do Consumidor, essa data tem recebido uma atenção considerável dos varejistas por manter o comércio aquecido. Entretanto, a concorrência também está se planejando e preparando para…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos