Ter boas ideias para a inauguração da sua loja é essencial para que o seu negócio comece com o pé direito. Sem falar que, esse é um momento importantíssimo para os proprietários, que estão realizando um sonho e colocando em prática uma visão que eles tiveram.
Mas, a inauguração também é o primeiro momento que o cliente terá contato com a sua marca; por isso, é importante iniciar com o pé direito e garantir que tudo saia conforme o planejado. Não é mesmo?
Para fazer desse evento especial um momento de sucesso, é preciso planejar o que será feito durante a inauguração da loja. Claro que ter ideias criativas e inovar na celebração é algo que sempre chamará a atenção. Entretanto, isso não é essencial. Muitas vezes fazer o básico muito bem feito é o suficiente para inaugurar a sua loja com o pé direito.
Por isso, neste artigo vamos te dar algumas ideias para inauguração da sua loja para você se inspirar, aplicar e arrasar! Confira!
Ideias para inauguração de loja
A primeira coisa que você precisa ter em mente é que a inauguração é o momento de apresentar a sua marca para a comunidade, ou seja, clientes, fornecedores e concorrência. Por isso, é preciso saber exatamente qual mensagem a sua marca quer transmitir e reforçar isso com as estratégias de marketing aplicadas no estabelecimento e para a inauguração.
1. Prepare uma decoração especial
Uma das primeiras coisas a considerar para a inauguração da sua loja é a decoração. Um bom design pode atrair a atenção dos clientes em potencial e dar a eles uma primeira impressão positiva do espaço.
Para isso, você poderá utilizar cores vivas e alegres, além de uma iluminação para destacar os produtos que são a marca registrada da sua loja (caso você os tenha) ou itens que poderiam agradar mais o seu público. Além disso, incluir flores, balões e banners na decoração da loja também pode criar uma atmosfera festiva.
E, não se esqueça de que a vitrine da loja também deve fazer parte do planejamento da decoração. Afinal, ela funciona como um cartão de visitas e consegue atrair clientes para a sua loja.
2. Cuidado com o layout
O layout da loja é outro ponto a ser levado em consideração, já que ele pode tanto ser o seu maior aliado, como o seu pior inimigo. Isso porque, quando bem-planejado, o layout guia os clientes pelos corredores e produtos de uma forma bastante orgânica, dando a ele toda a experiência de descoberta dos produtos.
Entretanto, na inauguração da loja é esperado um movimento maior e, sem o espaço adequado, os corredores podem ficar abarrotados, dificultando a circulação de pessoas e a visualização de produtos. Dito isso, pode ser que na inauguração da loja seja preciso fazer um layout um pouco mais enxuto, ou seja, com menos gôndolas, prateleiras e araras.
Desta forma, os clientes podem circular livremente e a experiência de compras deles será prejudicada. Quer saber mais sobre como melhorar a experiência de compras na sua loja? Então faça o download gratuito do nosso e-book Experiência do cliente no varejo: como padronizar e encantar seus clientes.
3. Prepare uma trilha sonora especial para a inauguração da loja
Como falamos, a inauguração da loja é o momento de apresentar a sua marca para os clientes, ou mesmo reforçá-la (caso já tenha outras lojas). Portanto, é importante usar as ferramentas certas para deixar o ambiente com uma atmosfera única e diferenciada de tudo o que os clientes já viram.
A inauguração da loja é um momento de festa, portanto, você precisa preparar a loja para isso. Como já mencionamos, a decoração do ambiente é fundamental, já que isso ajuda o cliente a entrar no clima da comemoração. Entretanto, você não pode esquecer da música, já que ela é uma poderosa aliada e irá te ajudar a ter grande sucesso não apenas na inauguração, como ao longo da história da sua marca.
Com a trilha sonora certa, você deixa o cliente mais à vontade, oferecendo um ambiente de compras agradável e no qual ele quer passar mais tempo. Além disso, a música ajuda o cliente a se identificar com a sua marca, aumentando a sua simpatia e as chances dela ficar gravada na memória de quem for à inauguração da sua loja.
Vale a pena ressaltar que, por mais simples que parece, ter música na sua loja é muito mais do que escolher uma trilha sonora, preparada por plataformas de música. Ainda, é preciso lembrar que a música está representando a sua marca, e não a personalidade dos donos ou funcionários. Portanto, não deixe a escolha das músicas nas mãos de quem não entende do assunto.
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4. Ofereça brindes e promoções especiais
Uma coisa é certa, a fidelização é mais fácil quando os clientes enxergam que se relacionar com a sua marca pode trazer benefícios. Por isso, uma ideia bastante simples, mas que pode te ajudar desde o início é oferecer brindes e promoções especiais, disponíveis apenas durante a inauguração.
Os brindes podem incluir amostras grátis de produtos, descontos exclusivos, sorteios de
prêmios ou qualquer outro incentivo para as pessoas comparecerem ao evento. Sem falar que essas ações podem atrair mais clientes e ajudar a estabelecer uma base de consumidores leais.
Algumas ideias de brindes podem ser canetas, calendários, agendas, squeeze, blocos de notas, sacolas reutilizáveis, chocolates, ou qualquer outro produto que você acredite que os seus clientes irão gostar e que ajudem a representar a sua marca.
Para as promoções, você pode apostar em descontos especiais para quem comprar determinado produto, ou levar mais de um item para casa. Apenas tome cuidado para não baixar muito o preço, pensando que isso irá te ajudar a conquistar clientes. Afinal, se os preços forem muito diferentes depois da inauguração, isso pode gerar desconfiança.
Pronto para colocar em prática as nossas ideias para a inauguração da sua loja? Confira outros artigos sobre o assunto no nosso blog e prepare uma experiência incrível para os seus clientes.
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