Por Nayara Santos em 29.05.2023

A importância do marketing em lojas de materiais de construção

Por Nayara Santos em 29.05.2023

Você, gestor de uma loja de materiais de construção, dá importância para as estratégias de marketing? Sabe como essas estratégias podem te ajudar a atrair clientes e fidelizá-los? Ainda, entende porque essas estratégias podem ajudar a sua loja a ser vista como uma autoridade no ramo?

Se você respondeu não para alguma dessas perguntas, então você está no lugar certo. Isso porque, com estratégias bem elaboradas, é possível atrair novos clientes e fidelizá-los, além de aumentar as vendas e a visibilidade da marca.

Quer saber como conseguir destacar os produtos e serviços oferecidos pela sua loja, além de criar campanhas promocionais que chamem a atenção do consumidor? Ou como preparar a comunicação visual e a disposição dos produtos na loja? Então confira o texto a seguir.

Por que implementar estratégias de marketing na loja de materiais de construção

Implementar estratégias de marketing na loja de materiais de construção é essencial para impulsionar o sucesso do negócio. Em um mercado altamente competitivo como o da construção civil, é fundamental destacar-se e atrair a atenção dos clientes e o marketing é o caminho para isso. 

O marketing eficaz pode fazer toda a diferença ao criar conscientização, aumentar o interesse e converter visitantes em clientes fiéis. Além disso, uma das principais razões para implementar estratégias de marketing na loja de materiais de construção é a criação de uma marca forte e reconhecível. 

Isso é possível por meio de campanhas publicitárias, presença online, branding consistente e atividades promocionais. Desta forma, você aumenta as chances de criar uma conexão emocional com os clientes, construindo confiança e fidelidade, tornando-se a escolha preferencial quando eles precisam de materiais de construção.

Além disso, as estratégias de marketing na loja de materiais de construção podem melhorar a visibilidade e a exposição do negócio. Utilizando canais de publicidade adequados, como anúncios em mídias locais, parcerias com construtoras ou arquitetos, presença online e até mesmo participação em eventos do setor, a loja aumenta sua presença, fazendo com que o cliente se lembre da sua loja e a veja como uma referência no segmento.

Dicas de estratégias de marketing para a sua loja de materiais de construção

Uma boa estratégia de marketing deve ser focada em divulgar a marca, se manter próximo do cliente, marcar presença em eventos e redes sociais, bem como oferecer um bom atendimento para o cliente. A seguir, falaremos brevemente sobre ações que podem te ajudar em cada um desses pontos.

Aposte nos materiais gráficos

Os materiais gráficos, como panfletos, cartazes e banners, permitem comunicar de forma visualmente impactante os diferenciais da loja, as promoções vigentes, os produtos disponíveis e os serviços oferecidos. Sendo essa uma excelente opção para divulgar a sua loja nos arredores e durante eventos.

Para garantir o sucesso dessa ação, é essencial que os materiais gráficos sejam cuidadosamente planejados e projetados para transmitir a mensagem correta. Além disso, é importante que os materiais gráficos estejam alinhados com a identidade visual da loja de materiais de construção, utilizando o logotipo, as cores e a tipografia corretamente para criar consistência e reforçar a marca.

Ofereça um bom ambiente de compras

A rádio indoor é uma ferramenta cada vez mais utilizada em lojas de materiais de construção, pois oferece diversas vantagens em relação a outras mídias. Isso acontece porque a rádio é uma ferramenta versátil que pode ser utilizada tanto para melhorar o ambiente de compras da loja, como para se comunicar com o cliente.


Você é que estará no controle do que é reproduzido na loja, permitindo criar playlists personalizadas com músicas e ritmos que os seus clientes gostem. Além disso, as músicas também podem ser escolhidas para integrar outras estratégias de marketing utilizadas na loja e para reforçar a sua marca. Confira o nosso Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio.

Outro ponto que traz grandes benefícios é a possibilidade de veicular anúncios e promoções ao longo da programação musical. Assim, você garante que os clientes que estão no estabelecimento fiquem informados sobre as novidades, promoções, benefícios, dentre outros.

Marque presença nas redes sociais

A próxima dica de marketing para as lojas de materiais de construção é marcar presença nas redes sociais, pois isso permite estabelecer uma conexão direta e contínua com os clientes. As redes sociais são canais eficazes para compartilhar informações sobre produtos, promoções, dicas de construção e tendências do setor. 

E isso sem falar na possibilidade de interação com os clientes, respondendo perguntas, solucionando dúvidas e recebendo feedback. Desta forma, você fortalecerá o relacionamento e construirá confiança com o cliente.

Outro ponto importante é a possibilidade de mostrar sua experiência, fornecendo conteúdo relevante e útil para os seguidores. Com o tempo e a produção de conteúdo relevante a sua loja se torna uma referência no setor, aumenta sua autoridade e atrai um público engajado. 

Além disso, as redes sociais permitem segmentar o público-alvo, alcançando pessoas interessadas em construção e reforma de forma mais direcionada e eficiente. A proximidade e a interação proporcionadas pelas redes sociais auxiliam na construção de relacionamentos duradouros com os clientes e contribuem para o sucesso da loja de materiais de construção.

Realize eventos e workshops

A nossa última dica de ação de marketing para a sua loja de materiais de construção é participar de eventos e workshops destinados ao ramo da construção civil. Essas ocasiões proporcionam uma excelente oportunidade para estabelecer contatos com profissionais do setor, conhecer as últimas tendências e novidades, e ampliar o conhecimento sobre produtos e técnicas construtivas. 

Vale a pena dizer que a presença da loja nesses eventos fortalece a sua reputação, demonstrando o comprometimento com a qualidade e atualização constante, e cria uma imagem positiva perante os clientes em potencial. A participação em eventos e workshops também permite a interação direta com clientes e potenciais clientes.

Ou seja, é uma excelente oportunidade para apresentar os produtos oferecidos pela loja, tirar dúvidas, fornecer orientações técnicas e compartilhar conhecimento. Ao demonstrar experiência no ramo da construção, a loja se diferencia da concorrência e cria uma relação de confiança com os clientes, tornando-se a primeira opção na hora de adquirir materiais de construção.

Pronto para começar a planejar a estratégia de marketing da sua loja de materiais de construção? Então não deixe de conferir outros artigos no nosso blog.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Inauguração de loja de maquiagem: 5 dicas de como fazer

Está se preparando para a inauguração da sua loja de maquiagem e ainda não sabe quais ações fazer para conquistar os clientes? Sim, esse é um problema comum em muitos setores do varejo, portanto, calma que a gente te ajuda. A inauguração da loja é um momento importantíssimo para qualquer varejista. Afinal, é o primeiro…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

29 textos para propaganda de lojas de informática, confira

Para ter sucesso em ramos tão concorridos do varejo, como em lojas de informática, é fundamental encontrar formas de se destacar. Primeiramente, porque em algum momento as pessoas comprarão um computador ou tablet, por isso, é essencial mostrar que a sua loja tem os melhores produtos e o melhor atendimento. Além disso, saber proporcionar um…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Conheça 8 dicas de pós-venda no varejo

Como estão as suas estratégias de pós-venda no varejo? Se você tem atuado ativamente no mercado nos últimos anos, certamente vai responder que tem trabalhado bastante em suas ações. Ainda não tem nenhuma estratégia focada nessa importante etapa da jornada de compras? Então esse é o momento de mudar isso. Se preocupar com o pós-venda…

Por Nayara Santos em 18.05.2020

Eficácia e eficiência: entenda as diferenças

Existem vários conceitos usados na administração que são absorvidos na linguagem do dia a dia, mas que quase sempre são usados de forma incorreta. Isso, por sua vez, leva a várias interpretações e conclusões erradas. Dois bons exemplos disso são os conceitos de eficácia e eficiência, duas palavras usadas com bastante frequência, mas que dificilmente…

Por Nayara Santos em 29.10.2019

Marcas e patentes: tire aqui suas dúvidas

Quem trabalha com propriedade intelectual provavelmente já se deparou com uma série de dúvidas sobre marcas e patentes. Além de haver certa confusão entre essas duas categorias de propriedade, também é bastante comum não saber as diferenças de registro de cada uma, os benefícios do registro etc. Que tal aproveitar essa oportunidade para saber exatamente as…

Por Nayara Santos em 29.07.2016

Vitrine de Inverno: 12 dicas para montar a melhor e vender mais

Já pensou no impacto que a vitrine tem na hora de impulsionar as vendas das suas lojas? Quando relacionada à época do ano, os resultados podem ser ainda mais expressivos. Uma vitrine de inverno bonita, atrativa e organizada, por exemplo, é capaz de atrair clientes e estimular as compras. O esforço aplicado nesse momento pode…

Por Nayara Santos em 10.04.2024

Opção de retirar na loja: quais as vantagens dessa nova tendência?

Hoje ficou muito mais fácil para o cliente fazer compras on-line. Afinal, além da comodidade de receber o produto no conforto de sua casa, ele também tem a opção de retirar na loja, sem o custo de frete. Contar com essa modalidade, que virou uma tendência e contribui para melhorar de forma considerável a experiência…

Por Nayara Santos em 17.01.2020

Lista de produtos para montar uma loja de cosméticos, confira

Um dos passos mais importantes para quem está pensando em montar uma loja de cosméticos é a escolha dos produtos. Afinal, se você escolher errado, os consumidores podem até ir até a sua loja para conferir a novidade, entretanto, eles não comprarão nada ou não voltarão. Por isso, é preciso saber quais itens não podem…

Por Nayara Santos em 29.05.2023

14 frases para loja de variedades, confira

Escolher as frases que irão representar a sua loja, a sua marca e se comunicar de forma efetiva com o cliente é trabalho de todo gestor do varejo. Em lojas de variedades isso se torna ainda mais importante, afinal a concorrência é não apenas de outras lojas do mesmo ramo, mas também daquelas especializadas. Além…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos