Por Nayara Santos em 02.05.2023

Inauguração de loja de maquiagem: 5 dicas de como fazer

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Está se preparando para a inauguração da sua loja de maquiagem e ainda não sabe quais ações fazer para conquistar os clientes? Sim, esse é um problema comum em muitos setores do varejo, portanto, calma que a gente te ajuda.

A inauguração da loja é um momento importantíssimo para qualquer varejista. Afinal, é o primeiro contato que os consumidores terão com a sua loja e a sua marca. Portanto, ser capaz de causar uma boa primeira impressão te ajudará a construir um bom futuro para a sua empresa.

Preparar algumas ações que tenham o foco de atrair clientes para a inauguração da sua loja de maquiagem é essencial. Entretanto, algumas dessas ações podem ser mantidas na loja para conquistar os clientes e ajudar a sua loja a se diferenciar da concorrência. Confira as nossas dicas e arrase!

Dicas para preparar a inauguração de loja de maquiagem

1. Prepare uma programação musical diferenciada

A música é uma poderosa ferramenta de branding e pode ser utilizada desde a inauguração da loja para criar uma experiência de compra única e agradável para seus clientes. Entretanto, não basta colocar qualquer música para tocar, é preciso preparar uma playlist que represente a sua marca e consiga se comunicar com o seu público-alvo.

Por isso, o melhor a fazer é ter uma rádio indoor personalizada, já que desta forma você consegue criar uma programação musical exclusiva para a sua loja. Desta forma, é possível já começar a trabalhar o music branding da sua loja, e aumentar as chances dos consumidores se lembrarem dela depois da inauguração.

Além disso, a música pode influenciar o humor dos consumidores e aumentar a percepção de valor dos produtos, levando a um aumento nas vendas. Outra vantagem dessa ferramenta é a possibilidade de inserir mensagens personalizadas ao longo da programação musical, como anúncios de promoções e vantagens de se tornar um cliente fiel da loja.

Quer saber mais sobre como ter a playlist certa para a sua loja de maquiagem, seja no dia da inauguração ou depois dela, confira o nosso Guia Completo de Audio Branding: Saiba como aplicá-lo na sua empresa.

2. Contrate um maquiador profissional e ofereça uma experiência única para os clientes

Outra ação que pode fazer um grande sucesso na inauguração da sua loja é a contratação de um maquiador profissional. Essa pessoa poderá dar pequenos workshops com dicas e tutoriais, ou mesmo fazer a maquiagem de algumas clientes.

Assim, você divulga a sua loja, oferecendo ao cliente uma experiência diferenciada, fazendo com que ele se torne parte da festa da loja. Sem falar que ainda consegue divulgar os produtos que você vende.

Lembre-se apenas de que esses profissionais devem ser competentes e bem qualificados. Afinal, eles estarão representando a sua marca e você quer que eles possam transmitir a mensagem certa para os consumidores. Por isso, se necessário, dê algum treinamento ou orientação de como eles devem se portar ao atender os clientes.

3. Desperte a sensação de urgência no cliente

A nossa próxima dica para conseguir fazer a inauguração da sua loja de maquiagem ser um grande sucesso é despertar a sensação de urgência no cliente. Ou seja, oferecer algum benefício ou oportunidade com duração limitada e que, neste caso, é o momento da inauguração.

Por exemplo, é possível oferecer brindes e amostras de produtos para os primeiros clientes que chegarem na loja, ou que realizarem uma compra. Ainda, você pode fazer uma promoção especial para a inauguração, com desconto de 10% para todos os produtos comprados naquele dia.


Outra opção, pensando na fidelização do cliente e em futuras compras, seria oferecer descontos e vantagens especiais para os clientes que fizerem o cartão da loja na inauguração. Por exemplo, oferecer acesso aos lançamentos, descontos exclusivos e acesso a eventos.

Assim, você estimula os consumidores a comparecerem à inauguração da loja, mesmo que seja por curiosidade para conferir a novidade. E, como toda interação com a marca é uma oportunidade de fechar uma compra e de fidelizar o cliente, você terá mais chances de mostrar ao consumidor porque a sua loja é melhor do que a concorrência.

4. Aposte na divulgação da loja

Uma coisa é certa, se você não divulgar a inauguração da loja de maquiagem, poucas pessoas saberão o que foi planejado e não comparecerão à loja. Por isso, prepare um plano de como essa divulgação será realizada. Para saber mais sobre isso, confira o nosso Guia do varejo: Como montar um planejamento de marketing.

Atualmente, marcar presença na internet e nas redes sociais é obrigatório para qualquer empresa do varejo. Portanto, já inaugure a loja com um perfil nas redes sociais e estimule os clientes que comparecerem na inauguração a seguir o seu perfil.

Mas, antes disso, você pode apostar em publicações patrocinadas, selecionando o grupo de usuários para os quais o anúncio será mostrado. Isso te ajuda a criar o buzz que mencionamos anteriormente e a tornar a sua marca conhecida.

Além disso, também é importante investir em anúncio em rádio, jornais do bairro, outdoors, faixas e assim por diante. Essas estratégias podem ser bastante efetivas para as divulgar a loja no bairro, já que pessoas que moram e trabalham na região saberão que a loja será inaugurada.

5. Faça parcerias com outras empresas

A nossa última dica para que a inauguração da sua loja de maquiagem conseguir atrair um grande público é fazendo parcerias com outras empresas do varejo. Por exemplo, você pode conversar com salões de beleza, floriculturas, lojas de roupas femininas, loja de calçados, dentre outros.

Desta forma eles te ajudam a divulgar a inauguração da loja, oferecendo aos clientes descontos especiais que apenas clientes das lojas parceiras têm acesso. Isso estimula o cliente que já compra na região a ir conferir a novidade.

Mas, não se esqueça de que a parceria inclui oferecer algo em troca para essas empresas, seja parte do lucro que você teve com as indicações, divulgação das lojas, ou qualquer outro benefício que as duas marcas possam aproveitar. Apenas fique atento à reputação da marca parceira, porque com a parceria há uma certa transferência de credibilidade e confiança.

Pronto para inaugurar a sua loja de maquiagens? Confira o nosso blog e fique por dentro de outras dicas para fazer a sua empresa ser um grande sucesso.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Marketing para loja de móveis planejados: 3 ações essenciais

Ter boas estratégias de marketing para a sua loja de móveis planejados te ajudará a atrair clientes, aumentar as vendas e fidelizá-los. Entretanto, muitos varejistas têm problemas em preparar uma estratégia boa, ou mesmo quais ações devem ser realizadas. Neste caso, o segredo é conhecer diferentes estratégicas e quando elas podem ser utilizadas. Desta forma…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

Gestão de crise no varejo: veja 8 dicas de como lidar

Os períodos de crise fazem parte da trajetória de qualquer empresa e mesmo que surjam de forma inesperada, devem ser encarados com um planejamento eficiente e inovador, para sobressair da melhor maneira possível. O cenário crítico causado pela pandemia afetou todas as atividades econômicas, exigindo uma mudança de postura significativa, para preservar a saúde e…

Por Nayara Santos em 25.06.2020

Gatilho mental: saiba como aplicar de maneira eficiente

Não é novidade para os profissionais de marketing que para as empresas se destacarem no mercado é preciso inovar na forma de vender. Afinal, o aumento das vendas está relacionada ao sucesso e crescimento do negócio. Por sua vez, para vender mais é preciso que as empresas sejam convincentes, ninguém compra um produto ou serviço…

Por Nayara Santos em 16.10.2019

23 textos para propaganda de lojas de cosméticos, confira

Preparar textos publicitários para a propaganda de lojas de cosméticos pode ser uma tarefa complicada. Afinal, você precisa saber como escrever de modo eficaz para estabelecer uma boa comunicação com o cliente, mas que soa exagerado. A principal ideia com esses textos é conseguir convencer as pessoas a ir até a sua loja ou a…

Por Nayara Santos em 16.02.2023

Anúncio criativo: tendências e dicas para desenvolver sua estratégia

Já parou para pensar em quais propagandas ficaram marcadas na sua memória mesmo depois de muito tempo? Provavelmente eles foram anúncios criativos, ou pelo menos a grande maioria deles. Sem dúvida alguma, uma das formas mais eficientes de chamar a atenção para a sua marca é utilizando a criatividade.  Portanto, de nada adianta a sua…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Vitrine infantil: 6 passos para montar a ideal

Conseguir montar uma vitrine infantil de sucesso significa que você irá conseguir atrair a atenção das crianças. Como elas são poderosas influenciadoras para que a compra aconteça, então você também precisa pensar em como agradar aos adultos na hora de elaborar a vitrine. Alguns passos simples podem tornar o planejamento da vitrine infantil mais fácil…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Varejo online: tudo o que você precisa saber sobre ele!

O varejo online representa uma fonte valiosa de faturamento e de recursos não somente para as marcas, mas também para a economia brasileira. Em 2019, por exemplo, o faturamento com o comércio eletrônico brasileiro foi de R$ 75 bilhões. Além de não ter barreiras geológicas e aumentar as suas possibilidades de venda, a comercialização online…

Por Nayara Santos em 06.05.2020

Entenda como funciona o neuromarketing na prática

Sabia que marketing e ciência andam juntos? Muitas marcas estudam a mente dos consumidores a fim de gerar mais vendas. Para ver como isso está no nosso cotidiano é só observar a escolha de certos produtos que fazemos, porque eles remetem a momentos bons que tivemos e que a marca estava presente. Mas como funciona…

Por Nayara Santos em 18.10.2019

5 cases de sucesso de rebranding

Avaliar cases de sucesso de rebranding pode te ajudar a entender a importância que esse processo pode ter para aumentar a visibilidade da sua marca. Isso porque, quando o branding, a gestão da marca, é feito no início do negócio, a tendência é pensar que a comunicação com o público já está adequada e que…

Por Nayara Santos em 13.12.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos