Por Nayara Santos em 29.05.2023

Lista de produtos para montar uma loja de cosméticos, confira

Por Nayara Santos em 29.05.2023

Um dos passos mais importantes para quem está pensando em montar uma loja de cosméticos é a escolha dos produtos. Afinal, se você escolher errado, os consumidores podem até ir até a sua loja para conferir a novidade, entretanto, eles não comprarão nada ou não voltarão.

Por isso, é preciso saber quais itens não podem falar na loja desde o momento da inauguração. Além disso, você precisa ter em mente que a lista de produtos poderá mudar ao longo do tempo e conforme o perfil de consumo dos seus clientes. 

Neste artigo você irá conferir a nossa lista de produtos que não podem faltar na loja de cosméticos e ainda algumas dicas para fazer da sua loja um sucesso. Boa leitura!

Lista de produtos para loja de cosméticos

O ramo de cosméticos no Brasil é o quarto maior do mundo, ou seja, você tem grandes chances de conseguir alcançar o sucesso que deseja. Entretanto, para isso, você precisa vender os produtos certos. 

Com um nicho tão amplo, a nossa recomendação é que você, a princípio, foque nos produtos mais básicos e marcas mais conhecidas. Conforme os clientes forem visitando a sua loja você começará a entender melhor os padrões de consumo e pode também perguntar quais itens eles gostariam de comprar com você. 

No geral, os produtos que não podem faltar são aqueles destinados aos cuidados com a pele, os cabelos, as unhas e maquiagens. Veja a lista que montamos:

  • Pele: sabonetes, hidratantes (corpo, mãos, rosto, pés), óleo de banho, ceras e cremes para depilação, máscaras para o rosto;
  • Cabelos: shampoo, condicionador, creme para pentear, tinturas, tocas, hidratantes, reparador de pontas, pentes, escovas, prendedores de cabelo;
  • Unhas: esmaltes, acetona, lixas, adesivos para unhas, unhas postiças, óleo de cravo, cortadores de unha, alicates;
  • Maquiagens: sombra, pó, rímel, batons, pincéis para maquiagem, corretivos, lápis de olho e para contorno da boca;
  • Mundo masculino: espuma de barbear, pós-barba, condicionador para barba, cera, pincéis para barba, barbeadores;
  • Outros itens: luvas, toucas, aventais, perfumes, desodorantes, secadores de cabelo, chapinha.

Dicas para montar a sua loja de cosméticos

Diversas escolhas devem ser feitas para montar uma loja de cosméticos. Claro que uma delas é a lista de produtos que você deverá ter na loja e que já mencionamos anteriormente. Entretanto, outras decisões também precisam ser tomadas e bem pensadas.

Física ou virtual?

Um dos pontos que muitos empreendedores devem se questionar é se vale a pena ter uma loja física, virtual ou as duas. Cada uma dessas opções possuem as suas vantagens e desvantagens e você deverá analisá-las com calma antes de se decidir.


De modo geral, uma loja virtual apresenta um menor custo inicial, maior disponibilidade para os clientes que podem comprar os produtos a qualquer horário e em qualquer dia da semana. Além disso, com a possibilidade de envio de mercadorias você aumenta o alcance da sua loja para praticamente qualquer parte do país.

Já para quem optar pela loja física, uma das maiores vantagens é a proximidade com os clientes, que poderão ver os produtos e analisar as suas características com calma antes de se decidir. Inclusive, muitos consumidores consideram esse aspecto bastante importante.

Como ter bons fornecedores?

Outro quesito essencial para o sucesso da sua loja de cosméticos é a escolha dos fornecedores. Vender produtos de qualidade e com embalagens perfeitas é fundamental para manter a imagem de profissionalismo do seu negócio.

Além disso, um bom fornecedor mantém os prazos de entrega que foram previamente combinados, e te avisa caso alguma mercadoria não possa ser entregue. Inclusive, o ideal é que você não tenha apenas um fornecedor, mas algumas opções. Assim, caso haja problema com algum deles, você não ficará com o seu estoque zerado.

O ideal é que você se esforce para manter uma boa relação com os seus fornecedores, o que pode ser feito agradecendo a qualidade e a rapidez na entrega, ou com ligações quando você precisa de algo urgente. Encontrar um meio-termo, que seja bom para as duas partes também é importante.

Escolha a identidade visual da loja de cosméticos

Assim como ter uma lista de produtos é fundamental para montar uma loja de cosméticos, você também precisa definir a identidade visual do seu estabelecimento. Lembre-se, a primeira impressão é a que fica, portanto, é preciso preparar a sua loja cuidadosamente, desde a fachada.

Uma das primeiras coisas a fazer pensar em qual será o logotipo e quais cores representarão a sua marca. Neste caso, o ideal é optar por tons de cores que estejam ligados ao propósito da loja de cosméticos.

Por exemplo, tons mais escuros, itens prateados e cromados passam um ar de modernidade; enquanto cores mais vibrantes transmitem uma atmosfera mais jovial. Por outro lado, se você quiser que a sua loja tenha um ar mais sofisticado, então aposte nos tons pastéis e dourado.

Prepare estratégias de marketing

Não importa qual ramo do varejo você atue, ter uma estratégia de marketing bem pensada e planejada é fundamental. O ideal é que essa estratégia combine ações para atrair novos clientes, reter aqueles que forem à sua loja, fidelizar quem comprar com você, aumentar as vendas e se tornar uma referência para os consumidores.

Para isso, você deve lançar mão de diferentes ações de marketing, a seguir falaremos sobre as principais, mas você pode conferir outras ações e mais detalhes no nosso e-book 6 estratégias de marketing indispensáveis para o varejo:

  • Rádio indoor: ferramenta bastante versátil que te ajuda a oferecer um ambiente de compras agradável para os clientes, a reforçar a sua marca e fazer com que o cliente se lembre da sua loja. Tudo isso com música ambiente e com a vantagem de poder fazer anúncios ao longo da programação musical;
  • Redes sociais: essencial para se manter próximo dos consumidores, mostrar novidades, das dicas, divulgar as promoções e ganhar confiança e autoridade para a sua marca;
  • Marketing digital: você pode apostar na produção de conteúdo em blogs, preparar anúncios pagos para serem exibidos em outros sites e para aparecer nas primeiras posições nos mecanismos de busca.

E então, pronto para comprar todos os produtos para montar uma loja de cosméticos? Então não deixe de conferir o nosso blog com outros artigos com dicas incríveis para você fazer o seu negócio ser um sucesso!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Veja como gestão de franquias é indispensável para o mercado

A gestão de franquias é realizada em duas camadas: a direção central, que detém os direitos sobre a marca e estabelece a padronização dos estabelecimentos, e a administração local, cuja responsabilidade é do franqueado. Ainda que diversos processos do negócio sejam definidos pela rede, existem várias outras tarefas administrativas que cada parceiro deve lidar individualmente,…

Por Nayara Santos em 26.12.2019

30 textos prontos para vender mais no Halloween, se inspire!

Se você chegou até aqui é porque está em busca de ideias para conseguir se destacar nesse Halloween. Conferir dicas de textos prontos pode te ajudar a preparar uma campanha mais criativa e mais atrativa e a vender mais, o que é fundamental em um mercado tão competitivo como o varejista. O bom gestor do…

Por Nayara Santos em 26.07.2023

Como Definir Estratégias de Marketing Para Lojas de Varejo

O marketing é uma ferramenta de extrema importância no mundo dos negócios, seja para empresas de serviços ou varejo. A atenção voltada para esse aspecto na área varejista é ainda mais indispensável, pois exige aprender a como definir estratégias de marketing que gerem valor e, principalmente, de garantir que sempre tragam novos clientes ao ponto…

Por Nayara Santos em 23.05.2018

Decoração para loja no Carnaval: ideias para se inspirar

Que o Carnaval é sinônimo de alegria e festa você já sabe, mas o que será que isso tem a ver com a sua loja? Fácil, você precisa tentar trazer o clima de Carnaval para o seu estabelecimento, o que pode ser facilmente obtido com a decoração da loja. Esse é um ponto que vai…

Por Nayara Santos em 05.02.2024

Confira 9 dicas de como aumentar as vendas online e se destacar

É importante que os proprietários ou gestores de estabelecimentos comerciais saibam como aumentar as vendas online no negócio. Isso se justifica pelo fato de esse tipo de comercialização ser cada vez mais popular e ter demanda no mercado. A recente pandemia de covid-19, causada pelo novo coronavírus, é um exemplo disso. Para evitar a proliferação…

Por Nayara Santos em 22.04.2020

Plano de marketing para salão de beleza: como criar o ideal?

Se você chegou até aqui então está em busca de informações sobre como preparar um bom plano de marketing para salão de beleza, não é mesmo? Esse é um passo essencial para se sobressair no setor de estética e bem-estar, já que ele está entre os que mais crescem no Brasil.  Com tanta concorrência, conhecer…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

16 textos para propaganda de Lojas de Brinquedos, confira

Provavelmente você já ouviu que a propaganda é a alma do negócio, certo? E essa frase não poderia estar mais certa, afinal, se os clientes não conhecem a sua loja e não sabem quais as vantagens de comprar com você, eles nunca te farão uma visita. Por isso, conhecer os textos para propaganda de lojas…

Por Nayara Santos em 05.09.2023

Personalização de produtos: como grandes redes também podem adotar essa ideia?

A personalização de produtos é uma excelente estratégia para conquistar espaço no mercado e atrair mais clientes. De fato, ao criar algo único e relevante que personalize a experiência, fica muito mais simples agregar valor ao conceito da marca e criar um relacionamento de confiança com os clientes. O grande destaque, nesse caso, está em…

Por Nayara Santos em 28.01.2020

Reel do Instagram para lojas: como utilizar? Entenda aqui!

Você já conhece o Reel do Instagram para lojas? Se construir uma presença digital ajuda a trazer reconhecimento e visibilidade, aproveitar as novidades das redes sociais também tem os seus benefícios. É uma forma de se diferenciar da concorrência, chamar a atenção dos clientes e aumentar os níveis de engajamento. Ao conhecer todas as funcionalidades…

Por Nayara Santos em 16.07.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos