Por Nayara Santos em 29.06.2022

Spot, Vinheta ou Jingle, como usar cada um

Por Nayara Santos em 29.06.2022

Se você chegou aqui está tentando entender qual é o melhor momento para utilizar spot, vinheta ou jingle, certo? Inclusive, nem todos os gestores de empresas entendem qual é a diferença entre elas. Isso pode ser um verdadeiro problema, já que cada um pode ser utilizado em diferentes momentos e com diferentes intuitos.

Esse conhecimento é ainda mais importante para as empresas que investem em uma rádio personalizada e entender essa diferença e quando utilizar cada um deles poderá te ajudar na hora de preparar os seus anúncios. 

Por isso nós, da Listenx, que estamos no mercado há 14 anos e estamos sempre buscando ajudar os nossos clientes a levar uma experiência positiva para seus clientes. Ao longo de todo esse tempo, percebemos que essa é uma dúvida comum de muitos gestores. 

Justamente por isso, resolvemos preparar um conteúdo para te ajudar a entender e a diferenciar o que é spot, vinheta e jingle e quando eles podem ser utilizados. Assim, você vai aprender a aplicá-los no dia a dia da sua empresa. Aprenda como fazer a diferença na forma como você se comunica com o seu cliente. Boa leitura!

Utilizando spot, vinheta e jingle a seu favor

Entender qual é a melhor forma de conseguir utilizar esses recursos de áudio pode revolucionar a forma como você se comunica com os seus clientes. E, se você fizer tudo certinho, terá clientes fiéis à sua marca.

Por isso, é importante entender qual é a diferença entre spot, vinheta e jingle, e quando cada um deles pode ser utilizado. Dito isso, a seguir vamos explicar cada um desses recursos de divulgação da sua marca e comunicação com o seu cliente. Também vamos fazer trazer exemplos de cada um deles para ficar mais fácil de compreender.

Spots publicitários: anúncios

O primeiro que vamos tratar neste artigo são os spots publicitários. Essas são peças publicitárias que são feitas para serem reproduzidas em uma rádio. Por esse motivo, eles possuem uma duração bastante curta, podendo ter 15, 30, 45 ou 60 segundos. 

Lembrando-se sempre que, quando você precisa pagar para reproduzir o seu spot, quanto mais longa a duração, mais cara ficará a publicidade. Claro que isso depende também do horário em que os anúncios serão reproduzidos, já que em horários de grande audiência, o valor provavelmente será maior.

Uma característica do spot é que ele é gravado por um locutor e em um estúdio profissional, fazendo que o produto final seja de alta qualidade. Além disso, os spots também possuem alguma música de fundo.

A principal intenção ao se utilizar os spots é fazer a divulgação de qualquer coisa que esteja acontecendo na sua loja. Seja a inauguração de uma outra unidade, promoções, ofertas de datas comemorativas, convidar o cliente para participar do programa de fidelidade, da nova sobremesa no restaurante, horário especial do Happy hour, dentre outros. 

O spot é apenas uma das formas de conseguir aumentar as vendas da sua loja, se quiser conferir mais dicas, faça o download gratuito do nosso e-book Aumente as vendas da sua loja com 4 estratégias certeiras.

Aqui vale a pena destacar uma importante diferença entre o spot e o jingle. No spot, a publicidade é falada, já no jingle ela é cantada. A seguir falaremos mais sobre isso. Mas, por enquanto, podemos te deixar com alguns exemplos de spots publicitários:

Resumidamente, o spot é uma arma poderosa para alavancar suas campanhas, ofertas especiais e tudo de legal que você cria para seus clientes.

Vinhetas: assinatura da sua marca

A vinheta é a assinatura da sua marca, ela pode ser preparada em diferentes mídias, tais como sonora ou visual. Um exemplo bastante fácil de lembrar são as vinhetas dos jornais, que tem uma música específica e uma breve apresentação para mostrar ao telespectador que o programa vai começar.


Os programas de rádio também possuem essas vinhetas e com o mesmo intuito que informar o ouvindo que o programa está para inicial. No caso da sua loja, se você possuir uma rádio personalizada, pode preparar uma vinheta para ser utilizada antes dos anúncios. 

Assim, você lembra o cliente que ele está ouvindo à sua loja, sem falar que, ajuda a fixar a marca na mente dele. A vinheta pode ser ainda mais importante se você incluir o slogan da sua loja nela. Confira agora alguns exemplos de vinhetas:


A vinheta é a assinatura da sua marca. A função dela é mostrar ao seu cliente que ele está ouvindo a rádio personalizada do seu negócio. Feita pensando nele e oferecendo a ele uma experiência incrível.

Veja aqui alguns exemplos: 

Jingle: sua propaganda cantada

Por fim, vamos falar do jingle, que nada mais é do que uma publicidade cantada, ou seja, uma das qualidades da marca são transmitidas aos clientes de forma cantada. Inclusive, você até deve lembrar de diversos jingles, sejam eles da sua infância, ou simplesmente porque a música tinha uma boa melodia.

Como as pessoas se lembram com mais facilidade de uma música do que de algo que é falado, os jingles acabam sendo uma poderosa ferramenta na divulgação da sua loja. Sem falar que eles também facilitam a criação de empatia pela marca.

A produção envolve profissionais como cantores, locutores, músicos, técnicos de som, arranjadores, dentre outros. Por isso, o custo de produção de um jingle pode ser bastante alto. Claro que isso vai depender da estrutura necessária para produzi-los, o que geralmente é feito em estúdios especializados.

De modo geral, os jingles podem ser utilizados na sua rádio ao longo da programação musical. Assim, você reforça a mensagem da sua marca nos clientes que estão na longe e aumenta as chances deles se lembrarem da sua empresa.

Para te ajudar a lembrar de alguns jingles e se inspirar para criar os seus, traremos alguns exemplos:

1- Requeijão Vigor

2- M de Mulher – Marisa

3- Pipoca e Guaraná – Guaraná Antártica

Resumindo:

Spots – Anúncio/propaganda

Vinheta – Assinatura da sua marca

Jingle – Música simpática falando do seu produto.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

5 ideias para divulgação de eventos, confira

Procurar ideias para fazer a divulgação do evento da sua loja faz parte do planejamento, sendo, inclusive, uma etapa crucial para garantir o sucesso da ação e atrair um grande público. Mas, com tantas formas diferentes de divulgação, pode ser complicado saber qual delas é a melhor para a sua loja. Por isso, você deve…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Qual a importância do controle de qualidade total?

Quando falamos em gestão empresarial, o controle de qualidade total, também conhecido pela sigla em inglês TQC (Total Quality Control) é um tema que não pode ser deixado de lado. Por isso, se você ainda não sabe sobre o que o TQC se trata ou quer desenvolver ele na sua empresa, fique com a gente.…

Por Nayara Santos em 14.06.2022

Decoração de vitrine: 5 dicas para montar a mais chamativa

A decoração de uma vitrine é um elemento importantíssimo para conseguir atrair a atenção dos clientes para a sua loja. Ainda, vale a pena lembrar que essa também é uma das ferramentas que o varejista tem à disposição para conseguir convencer o cliente de que na sua loja ele encontrará tudo o que precisa e…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Vitrine de Festa Junina: 5 ideias para fazer na sua loja

Lembre-se sempre de que a vitrine é o cartão de visitas da sua loja, e uma decoração criativa e chamativa pode fazer toda a diferença na hora de convencer os clientes a entrarem e comprarem. Afinal, quem resiste a uma vitrine bem decorada e cheia de energia, não é mesmo? Neste artigo, vamos mergulhar no…

Por Nayara Santos em 22.04.2024

21 textos para propaganda de lojas de bebidas, confira

Parte do sucesso de uma loja é conseguir atrair clientes e, para isso, é preciso saber quais textos de propaganda utilizar. Com a loja de bebidas funciona da mesma forma, sendo essencial destacar porque a sua loja é diferente da concorrência, de modo que convença o consumidor a comprar com você. Ser capaz de se…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Por que acompanhar o tempo de permanência na loja?

Alguns fatores e estratégias aplicadas ao varejo influenciam diretamente no sucesso de um empreendimento, especialmente quando tratam sobre aumentar o volume das vendas. O tempo de permanência na loja é um desses indicadores que devem ser acompanhados de perto, afinal, quanto maior for o período que o consumidor passar dentro do estabelecimento, maiores são as…

Por Nayara Santos em 17.06.2020

Festa Junina no varejo: como aproveitar a data para vender mais

Com a chegada da Festa Junina no varejo, surge uma oportunidade imperdível para os empreendedores do setor. É o momento de transformar toda a energia e tradição dessa festividade em vendas para o seu negócio. Pensando nisso, preparamos este artigo repleto de dicas valiosas para ajudar você a aproveitar ao máximo este período festivo e…

Por Nayara Santos em 22.04.2024

O que é cultura organizacional: tudo o que você precisa saber!

Você sabe o que é cultura organizacional? É bem provável que já tenha ouvido esse termo várias vezes, mas entender seu significado pode ser um pouco mais difícil. Afinal, ele se refere a algo abstrato e pouco concreto. Apesar disso, esse conceito se reflete em várias ações que acontecem na sua empresa. Um colaborador novo,…

Por Nayara Santos em 22.10.2019

Como Manter Clientes Fidelizados com Ações de Marketing

Como manter clientes fidelizados é um dos questionamentos mais realizados por empreendedores nos dias de hoje. Oferecer um produto ou serviço de excelência não vale de nada se a experiência não for atrativa, por exemplo. Desenvolver ações de marketing interessantes é uma das estratégias mais funcionais para quem procura a fidelização. Porém, nem sempre escolher…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos