Por Nayara Santos em 11.04.2017

Não cometa os erros dos seus concorrentes

Por Nayara Santos em 11.04.2017

Você pode estar cometendo uma série de erros que prejudicam diretamente a experiência na sua academia e acaba, sem querer, mandando seus alunos embora e destruindo seus resultados. Vamos abordar nesse post os erros mais comuns que os proprietários ou gerentes de academia cometem quando o assunto é música.

É bem provável que o seu concorrente também enfrente esses problemas, sem saber do impacto negativo que isso pode causar, mas com essas dicas você vai sair na frente, veja quais desses erros estão acontecendo na sua academia e comece a corrigir agora mesmo.

1- Deixar a música a cargo das recepcionistas ou professores

Esse é o erro que mais acontece nas academias, deixar as recepcionistas ou até mesmo os professores escolherem o que vai tocar. Você pode até achar que isso não é um erro, mas eu vou te mostrar que sim, e que isso pode prejudicar muito a experiência do aluno durante o treino.

Primeiro ponto, a sua recepcionista não entende o suficiente para escolher a música certa, aquela que ajuda a fidelizar e motivar seus alunos durante o treino, sabe o que acaba acontecendo? Sua funcionária vai priorizar as músicas que ela gosta, aquelas que ela conhece e que faz parte do seu dia-a-dia, essa situação pode ficar mais grave quando o perfil da sua recepcionista e diferente dos seus alunos.

O segundo problema é que a rotina na recepção não é fácil, sua funcionária tem que estar pronta para atender seus alunos, liberar catraca, apresentar a academia para futuros alunos e administrar pagamentos. Se além de todas essas tarefas, ela ainda tiver que cuidar das músicas que tocam na academia,  pode ter certeza que alguma coisa não vai ser bem feita.

O que você tem que ter em mente é que os seus funcionários devem estar focados em dar o melhor atendimento aos alunos e não ficar escolhendo e trocando de músicas como se fosse um DJ.


Cometendo esses erros a experiência do seu aluno vai ser totalmente prejudicada, além de música ruim ele vai ter um mau atendimento também.

2 – Usar Youtube, rádios on-line e outras fontes musicais não criadas para academia.

Alguns gestores de academias usam as opções de Youtube, Spotify, Deezer e etc… para ter música  na sua academia, só que usar esses serviços é um grande erro.

Colocar um serviço com milhões de músicas abre um universo imenso para seus funcionários ficarem trocando de músicas e até montar a sua própria playlist, que tem grande probabilidade das músicas escolhidas não serem do perfil do seu aluno.

As pessoas que frequentam a sua academia são diferentes umas das outras e as playlists prontas que você encontra nesses serviços não foram planejadas para agradar diversos alunos, elas foram pensadas para ouvir individualmente ou em pequenos grupos, ainda por cima possuem poucas músicas e não foram criadas por profissionais que realmente entendem o poder que a música tem dentro de uma empresa ou negócio tão específico quanto uma academia.

Não pense você que é só nas playlists inadequadas que está o problema, pode acontecer também desses serviços anunciarem seus concorrente nos intervalos das músicas, imagina só, seu concorrente sendo divulgado dentro da sua academia,  péssimo né?

Olha você aí de novo prejudicando a experiência e a motivação dos seus alunos.

3 – Playlists criadas pelo dono ou gerente da academia.

Aqui as coisas começam a melhorar, muitas vezes o proprietário da academia, depois de esquentar muito a cabeça cometendo os erros que já falamos, resolve então usar a música da maneira certa para melhorar os seus resultados.

Aqui o proprietário já sentiu que a música está sendo usada da maneira errada, então resolve fazer ele mesmo ou delegar para o gerente que já conhece muito a academia ou tenha uma noção de música. Pode ser que nessa opção você consigo um resultado satisfatório, mas os riscos são grandes e o custo também, pode acontecer da música continuar inadequada, já que normalmente o proprietário ou gerente entendem sobre a academia e conheçam os perfis dos alunos porém falta conhecimento suficiente sobre música para saber o que tocar durante o treino.

Independente se vai dar certo ou não, o custo acaba sendo muito alto, já que o tempo do gerente ou do proprietário vale muito e eles tem que estar focados em outros aspectos da academia, como, gestão, fidelização, eventos, promoções etc, para conseguir mais resultados.

4 – Mudar a música toda vez que um aluno reclama

Reclamações existem, agradar todos os seus alunos não é uma tarefa fácil, ainda mais quando se trata de diferentes perfis. Mas tem uma maneira de você evitar as reclamações quando o assunto for música, antes de criar playlist para a sua academia elabore uma pesquisa musical com seus alunos, onde eles vão pontuar quais músicas eles gostam e qual não agradam.

É importante identificar qual o horário que cada aluno treina, porque o perfil do aluno muda por período e as músicas também. Feita essa pesquisa quando algum aluno vir reclamar, você vai orientá-lo que a playlist foi criada a partir de uma pesquisa feita com os alunos e que você não poderá trocar as músicas agora. Lembre-se esse aluno não representa a academia toda, você tem que estar atento a agradar a maioria, e com a pesquisa é exatamente isso que você vai fazer. Você pode ir mais a fundo no assunto de como lidar com as reclamações dos alunos, nesse outro artigo que criamos.

Apesar de muitas pessoas caírem nos erros acima, não dando a importância para a música nem a influência que ela tem sob seus alunos, é sim possível colocar a música certa na sua academia e motivar, fideliza e com isso aumentar seus resultados, isso vai te diferenciar de seus concorrentes e colocar seus resultados lá em cima!

Quer sair na frente dos concorrentes? Então baixa nosso guia e aprenda a montar um playlist de qualidade:  Guia completo para montar a playlist certa para sua academia.

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Qual é a maneira mais fácil de resolver o problema de música na sua academia?

Você já sabe que a música é vital para alavancar os resultados da academia e sabe também que não é tão simples quanto parece definir uma playlist que atenda o gosto musical da maioria dos seus alunos, pois isso exige tempo, atenção, estudo e experiência. Pensando nisso, qual é então a maneira mais fácil, eficiente…

Por Nayara Santos em 11.04.2017

7 ideias de marketing para academia: Surpreenda os alunos

Gestão de academia: as academias têm ganhado espaço significativo na vida de muitas pessoas, principalmente, daqueles que estão em busca de um corpo perfeito ou até mesmo de uma melhor qualidade de vida. No entanto, a concorrência no setor também tem crescido. Sendo assim, não basta apenas atrair o aluno, é preciso saber fazer a…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Como criar um briefing de anúncio!

Como criar um briefing de anúncio? Usar spots comerciais (anúncios) na sua academia é de extrema importância, pois com ele é bem mais fácil conseguir deixar seus alunos informados sobre tudo que está acontecendo aí na sua academia. Para solicitar um anúncio você deve fazer um briefing. O que é um briefing? Nada mais é…

Por Nayara Santos em 27.03.2017

Melhores Ideias para Eventos Sazonais para sua Academia

Confira nossas ideias de eventos e retenha seus alunos!

Por Nayara Santos em 28.07.2021

Como Vender Planos de Academia

Quer aprender como vender planos de academia da melhor forma? Confira os segredos deste artigo!

Por Nayara Santos em 29.07.2021

Os 4 benefícios de ter uma TV própria da sua academia

Os 4 benefícios de ter uma TV própria da sua academia. No post anterior eu falei sobre pensar fora da caixa e eu te contei sobre as novas tendências que estão rolando nas academia. (Se você ainda não leu, clique aqui). Agora eu vou te mostrar quais são os 4 principais benefícios de você ter um…

Por Nayara Santos em 04.11.2015

História de Sucesso – BodyTech recomenda os serviços da RadioAcademia!

A BodyTech é uma rede composta pelos maiores e mais completos centros de atividades físicas, esporte, bem – estar e lazer do país. Totalmente inserida em um moderno conceito de ” wellnes”, que busca promover a saúde física e mental para toda a família. A BodyTech se tornou referência no mercado nacional fitness. Tamanho sucesso…

Por Nayara Santos em 30.07.2021

História de Sucesso – Quality, se comunicando melhor com os seus alunos!

A Quality CT é uma empresa preocupada com o indivíduo, cada aluno é um cliente especial, merecedor do melhor trabalho, atendimento e sorriso. Contam as os melhores profissionais que estão empenhados em ajudar o aluno a ter o melhor resultado. O maior objetivo deles é tornar o ambiente de treino, seguro, eficiente e acima de…

Por Nayara Santos em 17.09.2018

Como fidelizar os alunos da academia?

Rotatividade de alunos: esse é um dos maiores problemas enfrentados pelos gestores e donos de academia. Não é preciso procurar muito para encontrar relatos de pessoas que frequentaram a academia por menos de 2 meses e depois desistiram. Alguns simplesmente porque perderam a motivação, outros porque resolveram se matricular em uma academia concorrente. Há, no…

Por Nayara Santos em 02.08.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos