Por Nayara Santos em 02.05.2023

Nomes para lojas de variedades: 33 exemplos para se inspirar

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Uma das etapas mais importantes ao abrir uma loja de variedades é pensar no nome que ela terá. Afinal, o nome vai ajudar os clientes a se lembrarem da sua loja, deve conseguir representar a sua marca e os produtos que a loja vende.

Entretanto, por mais que escolher o nome possa parecer algo simples, é muito mais complicado do que você imagina. Já que diferentes pontos devem ser analisados antes de você bater o martelo e escolher aquele que mais combina com a sua identidade da sua empresa.

Para te ajudar, nós preparamos esse texto com os passos que você deve seguir para escolher o nome certo para a sua loja de variedades. Além disso, ainda trazemos exemplos de nomes para você se inspirar! Boa leitura!

Como escolher o nome certo para a sua loja de variedades

Ter o nome certo pode ajudar a sua empresa a se destacar e a ter mais sucesso. Isso porque, quando o nome representa a mensagem que a sua marca quer passar, o nome não é complicado, e o seu público-alvo gosta dele, a sua loja já será vista com outros olhos. Confira a seguir quais os passos para conseguir escolher o nome certo. 

Tenha um público definido

Escolher o nome certo para uma loja de variedades é um processo importante e pode ser determinante para o sucesso do negócio. Para começar, é fundamental conhecer o perfil do público-alvo que se pretende alcançar. 

Assim, você conseguirá compreender seus gostos, preferências e necessidades, ou seja, você saberá o que é essencial para criar um nome que chame a atenção e atraia o interesse dos clientes. Determinadas referências serão entendidas apenas por um público de certa idade, portanto, por mais que você goste do nome, ele não é o ideal para todos os públicos.

Saiba como você quer que a sua marca seja vista

Outra questão importante a considerar é como a marca deseja ser vista pelos consumidores. Construir uma boa imagem para a sua marca começa na escolha do nome, já que ele ajuda a alinhar a mensagem e os valores que a marca quer transmitir. 

Por exemplo, se a loja deseja passar uma imagem de sofisticação, um nome mais elegante e refinado pode ser apropriado. Se a loja de variedades é focada em produtos saudáveis, naturais e orgânicos, então o nome deve refletir essa característica, de preferência incluindo palavras que remetem a essas características.

A melhor forma de saber se o nome escolhido ou os possíveis nomes realmente refletem a mensagem que você quer é perguntado às pessoas que fazem parte do público-alvo da sua marca. Ou mesmo conversando com pessoas conhecidas para entender como o nome soa para elas. 

Caso perceba que a escolha não foi boa, você ainda terá tempo de mudar antes da inauguração da loja. E, se ainda estiver na escolha dos possíveis nomes, então saberá qual deles é a melhor opção.

Quer saber como criar uma marca forte? Então confira o nosso Guia para montar uma estratégia de branding impecável. 

Evite nomes da moda

Muitos gestores do varejo querem aproveitar determinadas tendências para colocar o nome na loja, querendo atrair a atenção do público. Essa estratégia pode até ser eficiente em um primeiro momento, mas, depois que a tendência passar, ele poderá passar a impressão errada para o cliente, dando a ideia de ultrapassada.


Por isso, a nossa dica na hora de escolher o nome para a loja de variedades é resistir à tentação de colocar nomes da moda e focar em nomes atemporais. Mesmo porque, você quer que a loja resista ao tempo e continue atendendo aos clientes por muitos anos.

Simplicidade pode te ajudar

Outro ponto importantíssimo a ser levado em consideração na hora de escolher o nome para a loja de variedades é focar na simplicidade. De nada adianta escolher um nome que os clientes têm dificuldades para pronunciar ou lembrar. Assim, eles podem acabar não encontrando a loja nos mecanismos de busca e nas redes sociais.

Além disso, nomes muito longos também dificultam o cliente se lembrar. Portanto, opte pelos nomes curtos, fáceis de serem pronunciados e com fácil grafia. Essa escolha pode ser uma grande vantagem em um mercado tão competitivo.

Por último, mas não menos importante, escolha nomes que sejam diferentes da concorrência. Nomes muito parecidos, ou com apenas uma palavra diferente podem ser facilmente confundidos e o cliente pode ir parar na loja concorrente. Assim você pode perder não apenas uma venda, mas a oportunidade de fidelizar um cliente.

Por isso, faça a lição de casa e confira quais são os principais concorrentes no seu bairro e na sua cidade. Desta forma, você evita confusões e garante que os clientes lembrem do seu nome.

Dicas de nomes para lojas de variedades

  1. A Casa da Variedade
  2. A Loja dos Tesouros
  3. Casa da Diversidade
  4. Casa das Oportunidades
  5. Casa das Surpresas
  6. Casa dos Achados
  7. Casa Feliz
  8. Depósito das Surpresas
  9. Depósito das Variedades
  10. Donna variedades
  11. Encontre aqui
  12. Foco na variedade
  13. Galeria das Surpresas
  14. Garimpando variedades
  15. Lar doce lar
  16. Loja dos Achados
  17. Mais Variedade 
  18. MaxiCoisas
  19. Mercado das Oportunidades
  20. Mil e uma Variedades
  21. Mix das Variedades
  22. Mundo das Variedades
  23. Relíquias
  24. Sweet and Trendy
  25. Tem de tudo
  26. Variedade & Conveniência
  27. Variedade à mão
  28. Variedade em Alta
  29. Variedade Expressa
  30. Variedades & Cia
  31. Variedades do Lar
  32. Variedades na Praça
  33. Variety

Escolhi um nome, e agora?

Depois de escolher o nome para a sua loja de variedades, chegou o momento de oficializá-lo, ou seja, registrá-lo nos órgãos competentes. Isso garante que nenhuma outra empresa terá o mesmo nome que a sua.

Além disso, o nome escolhido poderá ser registrado somente se ele for único, afinal, a ideia é justamente evitar plágio e empresas com o mesmo nome. Após escolher o nome, você deverá procurar o INPI (Instituto Nacional de Produção Industrial). Esse é o órgão responsável pelos registros e por garantir a singularidade do nome das empresas.

Gostou das nossas dicas de nomes para lojas de variedades? Quer mais dicas de como preparar a inauguração da sua loja? Então confira o nosso blog.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

20 textos prontos para vender mais no Dia do Consumidor, inspire-se!

O Dia do Consumidor é mais uma daquelas datas em que o varejista precisa encontrar formas de se destacar se ele quiser vender mais. Uma das maneiras de fazer isso é caprichar nas campanhas de divulgação da loja, das promoções e dos diferenciais que só você tem. Conhecer alguns textos prontos para se inspirar e…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Conheça o marketing de comunidade e o seu impacto

A manifestação da própria individualidade tem sido uma das grandes tendências no comportamento humano nos últimos tempos. As pessoas se preocupam muito em comunicar seus valores, seus gostos e os traços de suas personalidades que julgam mais interessantes. Paradoxalmente, em muitos casos, isso se faz a partir do agrupamento em comunidades. As comunidades funcionam como…

Por Nayara Santos em 15.05.2020

A importância do Marketing Sensorial para lojas

Você sabe qual é a importância do marketing sensorial no varejo? Então, precisa saber que ele é uma ótima ferramenta, que vem apresentando resultados bem positivos e estratégicos nas empresas que o aplicam.  Isso acontece porque o consumidor se sente muito mais atraído e propenso a comprar em lojas que lhe tragam boas vibrações e…

Por Nayara Santos em 14.06.2023

Confira o Calendário promocional de marketing para 2024

Você não pode deixar o ano de 2024 começar para preparar o calendário promocional de marketing. Afinal, para conseguir aproveitar ao máximo cada data comemorativa é essencial ter planejamento, e a melhor forma de se planejar é se antecipando às demandas. Assim como muitas pessoas fazem, o final do ano é o momento de analisar…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

10 dicas para vender mais no Dia dos Namorados!

 O Dia dos Namorados se aproxima e você, bom gestor, já está em busca de dicas para conseguir vender mais. Parabéns! No varejo, as datas tão concorridas como essa, merecem uma atenção especial para que você consiga atingir as metas estipuladas. Aumentar as vendas é muito mais do que simplesmente implementar algumas ações na…

Por Nayara Santos em 28.03.2024

12 textos para propaganda de perfumarias, confira

Em tempos de crise, muitos itens do cotidiano dos consumidores são cortados, incluindo itens de perfumaria. Mesmo assim, alguns clientes não abrem mão dos produtos que eles usam. Já em outros casos, esses produtos são trocados por opções mais baratas, mas mesmo assim o consumidor continua comprando. Portanto, se você é dono de uma perfumaria…

Por Nayara Santos em 06.10.2022

O que é social commerce: saiba tudo sobre o assunto

Já ouviu falar em social commerce? Muito provavelmente você já deve ter apostado nessa estratégia e nem sequer sabia que era esse o nome dela. Mas, afinal, o que é social commerce? Bastante simples, essa é uma estratégia de vendas que utiliza as redes sociais para aumentar a proximidade e a conexão com os clientes…

Por Nayara Santos em 30.06.2023

12 ideias criativas para chamar a atenção dos seus clientes

 Não está conseguindo chamar a atenção dos seus clientes como você gostaria? Sim, esse é provavelmente um dos maiores desafios que os varejistas encontram. Afinal de contas, em um mercado com tanta concorrência, nem sempre é fácil se destacar e mostrar para o cliente que a sua marca é a melhor escolha. Sem falar…

Por Nayara Santos em 16.02.2023

Veja como está o mercado do varejo de material de construção

Se você trabalha no varejo de material de construção, é importante que esteja atento sobre a forma como esse mercado se encontra atualmente. Ficar por dentro das dificuldades, oportunidades e tendências é relevante, para que você possa tirar proveito das situações favoráveis e conseguir contornar os cenários não tão agradáveis. Além da vivência do dia…

Por Nayara Santos em 29.10.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos