Por Nayara Santos em 30.06.2023

O que é social commerce: saiba tudo sobre o assunto

Por Nayara Santos em 30.06.2023

Já ouviu falar em social commerce? Muito provavelmente você já deve ter apostado nessa estratégia e nem sequer sabia que era esse o nome dela. Mas, afinal, o que é social commerce?

Bastante simples, essa é uma estratégia de vendas que utiliza as redes sociais para aumentar a proximidade e a conexão com os clientes e, claro, aumentar as vendas. Assim, os seus clientes são apenas mais um a fazer a compra online, muito pelo contrário, eles passam a ser seguidores assíduos e divulgadores ferrenhos da sua empresa.

Quer saber mais sobre o assunto? Então venha com a gente que neste artigo vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre social commerce para fazer a sua empresa se destacar. Boa leitura!

O que é social commerce?

O social commerce se trata de uma estratégia de vendas que busca utilizar as redes sociais para aumentar a sua base de clientes e vender mais. Isso significa utilizar as ferramentas, o espaço e a visibilidade que as redes podem trazer para fazer a sua empresa crescer.

Além disso, as redes facilitam o processo de compra, em que o usuário pode adquirir um produto clicando em um link, ou mesmo sendo redirecionado para o marketplace da plataforma que ele está utilizando. Ou seja, as chances do consumidor desistir da compra são menores.

Acha que essa estratégia não funciona? Pois, é justamente aí que você se engana. Os brasileiros passam em média 3 horas e meia navegando nas redes. Portanto, se você conseguir ganhar alguns segundos da atenção dele, pode fazer uma grande diferença.

Entretanto, isso também aumentou a concorrência, já que agora os estabelecimentos não estão apenas competindo com empresas na mesma região. Muito pelo contrário, eles podem competir com qualquer outro conteúdo que é produzido e publicado nas redes. 

Isso acontece porque as redes sociais possuem uma grande diversidade de perfis e páginas que falam sobre praticamente todos os assuntos. Portanto, se o seu conteúdo não for atrativo o suficiente, o usuário passará direto por ele, sem nem sequer notá-lo.

Mas, precisamos deixar claro que existem outras plataformas que podem ser utilizadas além das redes sociais. A seguir falaremos um pouco mais sobre elas e quais os diferentes tipos de social commerce.

Tipos de social commerce e principais plataformas

O social commerce também apresenta diferentes tipos, e podem utilizar diferentes plataformas para fazer a venda. Para saber como utilizá-lo da melhor forma na sua empresa, é preciso conhecê-los.

Entre pessoas

Essa modalidade de social commerce ocorre entre consumidores. Neste caso, a empresa apenas facilita o contato entre pessoas que estejam interessadas em vender um determinado produto ou serviço e outra querendo adquiri-lo.


Um bom exemplo desse tipo de social commerce são as plataformas Mercado Livre e OLX. Os usuários conseguem vender produtos, sejam eles novos ou usados, e tratam diretamente com o consumidor interessado.

Outro exemplo do comércio social entre pessoas é a plataforma de aluguéis de residências Airbnb. Essa plataforma conecta proprietários interessados em alugar o seu imóvel por um curto período para pessoas que estão viajando para outras localidades.

Vale a pena dizer que os consumidores enxergam essa intermediação como uma forma de se sentirem mais seguros. Afinal, o perfil tanto do vendedor como do consumidor foram verificados, e os pagamentos também ocorreram pela plataforma.

Compras coletivas

Alguns anos atrás as plataformas de compras coletivas se tornaram bastante populares, mas acabou perdendo a força com o tempo. Ela funciona ativando diferentes gatilhos mentais para influenciar o consumidor a adquirir um determinado produto ou serviço.

Por exemplo, em plataformas como o Peixe Urbano ou Groupon, o consumidor poderia comprar ingressos para teatro, ou então jantares em determinados restaurantes pagando um valor bastante baixo. Entretanto, o número de cupons era limitado, ativando a escassez e fazendo com que ele tomasse a decisão sem pensar muito.

Neste modelo de comércio social, tanto o preço quanto a escassez eram fundamentais para fazer com que o consumidor adquirisse algum item.

Compras colaborativas

O terceiro tipo de social commerce que vamos falar é o de compras colaborativas. Esse tipo de social commerce tem se tornado cada vez mais comum e muitas empresas e até mesmo pessoas que estão começando a empreender utilizam.

Ele funciona da seguinte forma: uma empresa ou pessoa física que tem uma ideia, mas não tem condições financeiras de colocá-la em prática ou para manter o negócio funcionando, recorre às plataformas de crowdfunding. Mas, conseguir a participação de pessoas, empresas e financiadores nem sempre é fácil, por isso quem faz a arrecadação do dinheiro geralmente oferece algo em troca.

Por exemplo, alguns podcasts ou lives no YouTube oferecem a possibilidade de você doar um valor para o dono do canal. Quem doa valores maiores tem a sua pergunta lida, ou pode fazer a divulgação da sua empresa, receber brindes, dentre outros.

Outra forma para incentivar a participação do consumidor, é criar diferentes categorias de valores que podem ser doados e ter uma recompensa em cada faixa de preço.

Vendas em redes sociais

Que as redes sociais são uma ferramenta importantíssima no varejo atualmente, ninguém discorda. Inclusive, quando se fala em social commerce, muitas pessoas pensam nas redes sociais. E sim, essa é mais uma modalidade de social commerce na qual a sua empresa pode apostar.

As principais plataformas, tais como o Instagram e o Facebook, já oferecem a possibilidade de criar a sua loja virtual sem precisar gastar praticamente nada. A grande vantagem de ter uma loja virtual em uma dessas plataformas é a possibilidade de fazer publicações divulgando os seus produtos, incluindo um link que redireciona o usuário para a loja.

Portanto, assim você aumenta as chances do consumidor comprar naquele momento em que viu o anúncio, sem deixar para depois e acabar desistindo da compra, ou mesmo esquecendo em qual perfil ele viu o item que o interessou. Ainda não tem uma loja nas redes sociais? Então confira o nosso artigo Como montar uma loja virtual no Instagram: 7 passos essenciais.

Aplicativos de mensagens

Por fim, mas não menos importante, temos os aplicativos de mensagens, tal como o WhatsApp. Sim, essa também tem sido um diferencial e uma ferramenta poderosa para ajudar os varejistas.

Para você ter uma ideia, o site de pesquisa Opinion Box mostrou que 66% dos consumidores que responderam à pesquisa admitiram que já haviam comprado um produto ou contratado um serviço utilizando o WhatsApp. Sem falar que o aplicativo de mensagens ainda permite criar grupos para segmentar os clientes e enviar mensagens para eles oferecendo descontos e propostas mais atrativas.

Por que devo investir em social commerce?

Bom, você já deve ter entendido que não dá para ficar de fora dessa nova modalidade de comércio. Mas o que será que o social commerce pode trazer de benefícios para a sua empresa? Continue com a gente e descubra.

O social commerce pode aumentar o engajamento dos seus consumidores e tornar a sua marca e loja ainda mais conhecida. Dentre os principais benefícios é possível citar:

  • Aumentar a visibilidade da marca: a sua marca pode se tornar mais conhecida não apenas entre os clientes, mas também entre a concorrência. Isso sem dúvida alguma irá melhorar a reputação do estabelecimento e atrair ainda mais consumidores;
  • Maior proximidade com o cliente: cada vez mais os clientes buscam se relacionar com marcas que tenham os mesmo valores e temperamento do que eles. O social commerce permite aumentar essa proximidade e, consequente, a conexão com os clientes;
  • Campanhas publicitárias mais certeiras: as redes sociais, por exemplo, permite que você defina para qual público os posts patrocinados serão exibidos. Isso te ajuda a criar uma estratégia mais certeira e a conseguir leads melhores;
  • Experiência de compras diferenciada: a implementação de estratégias de marketing sensorial na loja física, com música, aromatização e decoração incríveis são estratégias importantíssimas. Mas levar isso para o e-commerce é um grande desafio, que o social commerce veio ajudar a solucionar. Isso porque ele permite que a experiência do cliente seja individualizada.

Ainda não tem uma estratégia para melhorar a experiência dos clientes na sua loja física? Então confira o nosso Guia sobre marketing sensorial no varejo e se destaque da concorrência.

Prepare a sua estratégia de social commerce

Chegou a hora de arregaçar as mangas e começar a preparar a sua estratégia de social commerce.

Crie uma conta comercial em pelo menos uma das redes sociais

A rede social em que a maior parte das vendas se concentra é o Instagram. Inclusive, se você quiser ter uma loja virtual no Instagram precisará integrá-la com uma conta do Facebook. Mas, além dela também podemos mencionar o Tik Tok, já que essa é a rede social do momento.

O ideal é escolher aquela rede que mais combina com a identidade da loja e onde o seu público-alvo está. Isso aumentará as chances de você ter sucesso.

Não se esqueça da sua loja virtual

Sim, é possível ter uma loja virtual nas redes sociais, mas e o seu e-commerce? Precisamos dizer que ter um não exclui a necessidade de ter o outro. Muito pelo contrário, você pode integrar as diferentes plataformas e aumentar as chances de vendas.

Por exemplo, uma loja de roupas pode direcionar o cliente para o perfil no Instagram, onde o consumidor poderá ver um vídeo da fluidez do vestido antes de comprar. Assim, você cria uma experiência de compra melhor e mais interativa.

Se você ainda não tem um e-commerce e não está obtendo o retorno desejado, confira o nosso material exclusivo Como criar uma estratégia de vendas online? O guia definitivo e comece a mudar o futuro da sua loja agora mesmo.

A escolha dos produtos importa

Quando você começa um comércio a ideia é ter uma boa diversidade de itens para oferecer aos clientes. Isso não está errado e, dependendo do tipo de comércio e do público-alvo é realmente necessário oferecer uma boa diversidade de produtos.

Entretanto, essa mesma lógica pode não funcionar no social commerce. Por isso, a nossa recomendação é que você escolha itens que sejam mais atrativos para os consumidores. Inclusive, é bem provável que você já saiba quais são os produtos queridinhos dos seus clientes, ou seja, são neles que você deve investir.

Outro ponto importante é que cada uma das redes tem um perfil de publicações diferente. No Instagram a qualidade das fotos é vídeos é fundamental para conseguir atrair os consumidores dentre tantas outras fotos no feed. Portanto, é essencial produzir um material gráfico de qualidade para que o usuário decida parar na sua publicação.

Não se esqueça do cliente

Você sabe quais são as demandas dos seus consumidores? Sabe se está realmente conseguindo alcançar aquilo que o consumidor espera do seu negócio? Ou se está conseguindo superar as expectativas?

Saber responder a essas perguntas é fundamental para que você possa traçar as estratégias certas para alcançar o nível de excelência que o seu consumidor exige. Mas, para isso é preciso conhecê-lo e as redes sociais são excelentes para isso.

Aproveite as ferramentas que elas disponibilizam para você, tais como mensagens diretas, caixas de perguntas, stories, enquetes, dentre outras. Elas te ajudarão a manter o engajamento no seu perfil e a conhecer melhor os consumidores que interagem ou que querem interagir com a sua marca.

Aposte nos influenciadores digitais

Os influenciadores digitais possuem milhares (em muitos casos milhões) de seguidores. Portanto, se eles divulgarem a sua marca, loja ou produto podem te ajudar a aumentar o seu alcance. 

O mais importante aqui é você contratar um influenciar que tenha o mesmo perfil e tom de voz que a sua marca. Contratar alguém com base apenas no número de seguidores é um erro gravíssimo, porque se os seguidores não tiverem o perfil do seu público-alvo você estará apenas desperdiçando dinheiro.

Lembre-se também que a reputação do influenciador será transferida para a sua marca. Portanto, vale frisar que essa pessoa deve estar muito bem alinhada com a identidade da sua marca.

Essas foram as nossas dicas para que você faça a sua loja se destacar com o social commerce. Não deixe de acessar o nosso blog para conferir outros artigos e os nossos materiais exclusivos. 

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