Em mercados cada vez mais competitivos, ainda é possível fazer uma loja se destacar? Para a salvação de muitos lojistas, sim! Uma boa estratégia de negócios consegue melhorar o posicionamento da marca, aumentar a lucratividade e ainda bater a concorrência. Diante disso, veja o que não pode faltar em sua estratégia.
Análise da atuação no mercado
Antes de começar uma nova etapa, que tal olhar para o que já foi feito? Fazer uma análise sobre a atual posição da loja é uma das melhores formas de evitar erros no planejamento da estratégia de negócios.
Você pode fazer isso por meio da famosa análise SWOT. Ela vai te ajudar a verificar os pontos fortes e fracos da loja, de modo que você possa trabalhá-los melhor. Além disso, também ajuda a identificar as ameaças da concorrência e as oportunidades existentes.
Com esse panorama em mãos, a ideia é que você consiga usar estratégias mais assertivas e voltadas para as particularidades do seu negócio.
Definição de objetivos da estratégia de negócios
Depois de entender como está a atuação da loja no mercado, chega o momento de estabelecer o que deve ser mudado. Quer alcançar os principais concorrentes? Vender mais para abrir uma filial? Conseguir fidelizar os clientes? Afinal, o que o comércio precisa para alcançar êxito?
Toda loja deve ter objetivos bem definidos e planos de como alcançá-los (o que inclui até mesmo a escolha da linha de produtos específica que será o carro-chefe de vendas). Mas vale lembrar que todas as decisões precisam ser muito bem embasadas, considerando sempre:
- as necessidades do público-alvo;
- as vantagens competitivas da loja;
- a atuação da concorrência.
Também se questione sobre as deficiências da sua loja. Isso facilitará a criação de metas importantes para alcançar os objetivos e também ajudará a enxergar o que é mais urgente.
Alinhamento das campanhas
Chega de fazer ações aleatórias. As campanhas de uma loja devem ser planejadas a partir da estratégia de negócios. Portanto, reveja o que era feito e alinhe os novos objetivos com as melhores estratégias de marketing atuais.
Vale até buscar opções nunca experimentadas pela loja. Você já pensou, por exemplo, em fazer marketing sensorial no seu negócio? Isso pode resultar em diversas conquistas diferentes, como a melhora da experiência do consumidor, customer experience, e o aumento das vendas. Tudo isso acompanhado o reforço da identidade da marca.
Então, repense as suas campanhas de marketing e garanta que, na prática, elas estejam de acordo com os objetivos definidos. Aliás, para melhorar os resultados, continue navegando pelo blog do ListenPlay e veja quatro dicas voltadas para campanhas e promoções!
Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados
A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real.
Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra.
A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.
Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.
Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!