Por Nayara Santos em 18.10.2021

Nomes para lojas de varejo: exemplos para se inspirar

Por Nayara Santos em 18.10.2021

A escolha do nome para loja de varejo é um processo bem delicado e que deve ser levado muito a sério pelo empreendedor. Isso porque é o nome que dá personalidade à marca, e faz com que o cliente crie empatia pelo seu negócio. Claro que ele não faz tudo sozinho, mas ele ajuda bastante.

Entretanto, escolher um nome para a sua loja pode não ser algo tão simples assim e requer não apenas criatividade, mas também conhecimento de qual mensagem você quer passar para os seus clientes. Por isso, preparamos esse artigo não apenas com exemplos de nomes para se inspirar, mas também para te contar mais sobre a importância de escolher um nome para a loja e como você poderá fazer isso. Confira!

Por que devo ter cuidado para escolher um nome para loja de varejo?

O nome da sua loja é uma dos itens que irá conferir identidade para a sua marca e fará com que a sua loja seja facilmente lembrada pelos clientes. Além disso, o nome conversa diretamente com o seu público-alvo e com a mensagem que você quer passar. Se quiser saber mais, acesse o nosso e-book gratuito Guia para montar uma estratégia de branding impecável

Por exemplo, se você possui uma loja de roupas femininas da última moda, provavelmente a sua loja não se chamará Dona Carlota. Afinal de contas, quando o cliente ouve o nome Dona Carlota ele provavelmente não irá relacionar a sua marca a roupas modernas.

Outro ponto importante na escolha do nome para loja de varejo é a capacidade de despertar a curiosidade dos consumidores. Com o nome certo você poderá gerar essa curiosidade no cliente, que irá até a sua loja para conferir o que você vende.

Vale a pena mencionar também que o nome é uma importante ferramenta de marketing. Isso é ainda mais forte quando o nome remete a alguma característica da sua marca, ou tem algum jogo de palavras que pode ser refletido na imagem que o logo, ou a marca terão.

Como escolher um nome para loja de varejo

Antes de mais nada é importante dizer que existem ferramentas online gratuitas para a escolha de nomes para lojas do varejo. Basta colocar as palavras-chave que descrevem o seu negócio e a lista aparecerá. Entretanto, eles nem sempre acertam, sem falar que o nome que aparecer pode já ter sido escolhido por outra empresa.

Por isso, você até pode utilizar essa ferramenta, mas saiba que ela não é a última opção. Inclusive, elas podem servir de inspiração para que você crie um nome único e que realmente tenha a ver com a identidade da sua marca. Afinal de contas, você é a melhor pessoa para saber exatamente qual é o tipo de mensagem que você quer passar com o empreendimento.


Mas, não precisa se preocupar, temos algumas dicas para te ajudar a escolher um nome para loja de varejo:

  • Escolha um nome curto: eles geralmente são mais fáceis de serem lembrados;
  • Verifique a disponibilidade do nome: depois de escolher um nome, é preciso verificar se há algum outro estabelecimento ou marca que o utilize. Se sim, isso poderá gerar confusão e até mesmo fazer com que o cliente ligue a sua marca a esse outro nome. Você pode fazer uma pesquisa nas redes sociais e na internet para verificar se existem outros empreendimentos utilizando esse nome;
  • Evite nomes que limitem o crescimento da sua empresa: por exemplo, o nome “Moda do Bairro” para uma loja de roupas. Se a sua empresa crescer, você poderá ter dificuldade de ampliar a rede para outras cidades, já que a impressão que dá é justamente que a loja é restrita a um lugar pequeno e pode não ser adequada a todos os públicos;
  • Cuidado com as palavras estrangeiras: é muito comum as pessoas utilizarem palavras estrangeiras para o nome de lojas do varejo. Entretanto, é preciso ter cuidado para saber se a palavra realmente vai funcionar para o seu público-alvo e se a pronúncia não será um problema ou criará um nome diferente daquele pensado.

Exemplos de nomes para lojas de varejo

Agora que você já sabe porque escolher o nome para loja de varejo é crucial para o seu negócio e quais os cuidados que você precisa ter, chegou o momento de conferir alguns exemplos para você se inspirar.

  • Techfy: combinação de “tech” que remete a tecnologia e “fy” que vem do inglês, “for you”, ou seja, para você. Essa combinação pode ser utilizada para outros nomes como “Modafy” ou “Shopify”;
  • Corujão: possui uma loja que está sempre aberta para atender ao cliente, inclusive durante a noite? Esse pode ser um nome interessante então;
  • Comprex: possui uma loja que tem como diferencial a entrega rápida de qualquer item adquirido? Então esse nome pode ser interessante. A terminação “ex” pode remeter a “entrega expressa”;
  • Momento verde: esse pode ser um excelente nome para lojas de produtos naturais e orgânicos;
  • Colorful: é uma palavra em inglês e significa colorido, pode ser ideal para uma loja de maquiagens, ou mesmo uma loja de roupas que venda itens coloridos, fugindo das cores básicas, como o branco, preto e cinza;
  • Lua crescente: conforme a superstição brasileira, cortar o cabelo na lua crescente faz com que ele cresça rapidamente. Por isso, esse nome pode ser utilizado para salões de beleza;
  • Casa Gomes: esse pode ser um bom nome para diferentes ramos do varejo, como uma mercearia, uma rotisseria ou até mesmo um restaurante. Neste caso, a impressão que você passa ao cliente é de um negócio de família, mais tradicional;
  • Sunshine: essa palavra vem do inglês e significa brilho do Sol ou luz do Sol. Por isso, esse pode ser um nome bastante interessante para uma loja de luminárias.

Neste artigo você conheceu alguns exemplos de nomes de lojas do varejo para se inspirar, além de dicas para escolher o melhor nome para o seu negócio. Para mais dicas, confira o navegue pelo nosso blog.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né? 

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

Por que o treinamento para equipe de vendas é fundamental no varejo?

No varejo, o treinamento para equipe de vendas é essencial para as empresas que querem aumentar as receitas e sobreviver no mercado no longo prazo. Para o consumidor, muitas vezes o vendedor é a pessoa que representa o estabelecimento ou “personifica” a marca. Logo, a equipe de vendas deve estar preparada para proporcionar a melhor…

Por Nayara Santos em 28.05.2020

8 dicas para ter mais resultados em suas campanhas e promoções no varejo

Você sabia que 70% das decisões de compra acontecem no ponto de venda? É isso mesmo, esse número foi comprovado em uma pesquisa realizada pelo POPAI (The Global Association for Marketing at Retail), associação de marketing no varejo. A grande questão aqui é que é na loja que você encontra os três principais elementos para…

Por Nayara Santos em 23.03.2020

5 benefícios dos apps de lojas para as vendas

Apenas ter um perfil nas redes sociais já não basta, 59% dos consumidores brasileiros com acesso à internet já utilizaram apps de lojas para comprar, sendo que 27% utilizam com frequência. Os sites responsivos não são suficientes para potencializar o envolvimento do usuário ou otimizar sua navegação. As empresas precisam considerar o desenvolvimento de aplicativos…

Por Nayara Santos em 05.12.2019

Como fazer um plano de marketing para lojas de roupa

 Você possui um plano de marketing para a sua loja de roupas? Se você respondeu não para essa pergunta então possui um problema grave. Isso porque, o marketing é essencial para todo tipo de negócio, já que é ele que é o responsável por te ajudar a dar visibilidade à marca, atrair e fidelizar…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

6 estratégias de Marketing para o Instagram

O Instagram é uma das redes sociais de mais destaque e muitas empresas já têm contas para divulgar imagens e vídeos. Porém, não basta criar um perfil e postar um conteúdo qualquer: existem estratégias de Marketing que podem ser usadas para melhorar os resultados das postagens, tornando-as uma forma de impulsionar os lucros da empresa.…

Por Nayara Santos em 04.05.2016

17 textos para convite de inauguração de loja de roupas

Parte de uma festa de inauguração de loja de sucesso, é escolher o texto certo para convidar as pessoas. Mas essa, nem sempre é uma tarefa fácil, já que você tem pouco tempo para convencer o seu ouvinte de que vale a pena conferir a festa. Entretanto, você tem ao seu lado o fato de…

Por Nayara Santos em 02.03.2023

Ranking das lojas de varejo no Brasil, confira

Muitos empreendedores ficam de olho no ranking das lojas de varejo no Brasil. Saber quem são os maiores players do mercado pode ajudar você a se inspirar e trazer ideias novas para a sua empresa. Ao mesmo tempo, também indica quais são os setores que mais vem crescendo e atraindo clientes no país. Por isso,…

Por Nayara Santos em 26.01.2022

7 técnicas de merchandising para reposição no ponto de venda

Conhecer quais são as principais técnicas de merchandising para reposição podem te ajudar a melhorar o layout da loja e ainda aumentar as suas vendas. Isso porque, uma loja organizada, com uma decoração chamativa, música agradável e que seja capaz de proporcionar uma boa experiência de compra podem ser os diferenciais que os seus clientes…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

Campanhas publicitárias de páscoa: 10 ideias de marketing para esse período

 Será que você dá a devida importância às campanhas publicitárias de Páscoa ou tem deixado a desejar? Confira o que vamos falar nesse artigo e veja se você tem feito o suficiente para conseguir aumentar as vendas da sua loja nesta importante data do varejo. As datas comemorativas costumam ser grandes oportunidades para as…

Por Nayara Santos em 11.03.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos