Por Nayara Santos em 18.10.2021

Nomes para lojas de varejo: exemplos para se inspirar

Por Nayara Santos em 18.10.2021

A escolha do nome para loja de varejo é um processo bem delicado e que deve ser levado muito a sério pelo empreendedor. Isso porque é o nome que dá personalidade à marca, e faz com que o cliente crie empatia pelo seu negócio. Claro que ele não faz tudo sozinho, mas ele ajuda bastante.

Entretanto, escolher um nome para a sua loja pode não ser algo tão simples assim e requer não apenas criatividade, mas também conhecimento de qual mensagem você quer passar para os seus clientes. Por isso, preparamos esse artigo não apenas com exemplos de nomes para se inspirar, mas também para te contar mais sobre a importância de escolher um nome para a loja e como você poderá fazer isso. Confira!

Por que devo ter cuidado para escolher um nome para loja de varejo?

O nome da sua loja é uma dos itens que irá conferir identidade para a sua marca e fará com que a sua loja seja facilmente lembrada pelos clientes. Além disso, o nome conversa diretamente com o seu público-alvo e com a mensagem que você quer passar. Se quiser saber mais, acesse o nosso e-book gratuito Guia para montar uma estratégia de branding impecável

Por exemplo, se você possui uma loja de roupas femininas da última moda, provavelmente a sua loja não se chamará Dona Carlota. Afinal de contas, quando o cliente ouve o nome Dona Carlota ele provavelmente não irá relacionar a sua marca a roupas modernas.

Outro ponto importante na escolha do nome para loja de varejo é a capacidade de despertar a curiosidade dos consumidores. Com o nome certo você poderá gerar essa curiosidade no cliente, que irá até a sua loja para conferir o que você vende.

Vale a pena mencionar também que o nome é uma importante ferramenta de marketing. Isso é ainda mais forte quando o nome remete a alguma característica da sua marca, ou tem algum jogo de palavras que pode ser refletido na imagem que o logo, ou a marca terão.

Como escolher um nome para loja de varejo

Antes de mais nada é importante dizer que existem ferramentas online gratuitas para a escolha de nomes para lojas do varejo. Basta colocar as palavras-chave que descrevem o seu negócio e a lista aparecerá. Entretanto, eles nem sempre acertam, sem falar que o nome que aparecer pode já ter sido escolhido por outra empresa.

Por isso, você até pode utilizar essa ferramenta, mas saiba que ela não é a última opção. Inclusive, elas podem servir de inspiração para que você crie um nome único e que realmente tenha a ver com a identidade da sua marca. Afinal de contas, você é a melhor pessoa para saber exatamente qual é o tipo de mensagem que você quer passar com o empreendimento.


Mas, não precisa se preocupar, temos algumas dicas para te ajudar a escolher um nome para loja de varejo:

  • Escolha um nome curto: eles geralmente são mais fáceis de serem lembrados;
  • Verifique a disponibilidade do nome: depois de escolher um nome, é preciso verificar se há algum outro estabelecimento ou marca que o utilize. Se sim, isso poderá gerar confusão e até mesmo fazer com que o cliente ligue a sua marca a esse outro nome. Você pode fazer uma pesquisa nas redes sociais e na internet para verificar se existem outros empreendimentos utilizando esse nome;
  • Evite nomes que limitem o crescimento da sua empresa: por exemplo, o nome “Moda do Bairro” para uma loja de roupas. Se a sua empresa crescer, você poderá ter dificuldade de ampliar a rede para outras cidades, já que a impressão que dá é justamente que a loja é restrita a um lugar pequeno e pode não ser adequada a todos os públicos;
  • Cuidado com as palavras estrangeiras: é muito comum as pessoas utilizarem palavras estrangeiras para o nome de lojas do varejo. Entretanto, é preciso ter cuidado para saber se a palavra realmente vai funcionar para o seu público-alvo e se a pronúncia não será um problema ou criará um nome diferente daquele pensado.

Exemplos de nomes para lojas de varejo

Agora que você já sabe porque escolher o nome para loja de varejo é crucial para o seu negócio e quais os cuidados que você precisa ter, chegou o momento de conferir alguns exemplos para você se inspirar.

  • Techfy: combinação de “tech” que remete a tecnologia e “fy” que vem do inglês, “for you”, ou seja, para você. Essa combinação pode ser utilizada para outros nomes como “Modafy” ou “Shopify”;
  • Corujão: possui uma loja que está sempre aberta para atender ao cliente, inclusive durante a noite? Esse pode ser um nome interessante então;
  • Comprex: possui uma loja que tem como diferencial a entrega rápida de qualquer item adquirido? Então esse nome pode ser interessante. A terminação “ex” pode remeter a “entrega expressa”;
  • Momento verde: esse pode ser um excelente nome para lojas de produtos naturais e orgânicos;
  • Colorful: é uma palavra em inglês e significa colorido, pode ser ideal para uma loja de maquiagens, ou mesmo uma loja de roupas que venda itens coloridos, fugindo das cores básicas, como o branco, preto e cinza;
  • Lua crescente: conforme a superstição brasileira, cortar o cabelo na lua crescente faz com que ele cresça rapidamente. Por isso, esse nome pode ser utilizado para salões de beleza;
  • Casa Gomes: esse pode ser um bom nome para diferentes ramos do varejo, como uma mercearia, uma rotisseria ou até mesmo um restaurante. Neste caso, a impressão que você passa ao cliente é de um negócio de família, mais tradicional;
  • Sunshine: essa palavra vem do inglês e significa brilho do Sol ou luz do Sol. Por isso, esse pode ser um nome bastante interessante para uma loja de luminárias.

Neste artigo você conheceu alguns exemplos de nomes de lojas do varejo para se inspirar, além de dicas para escolher o melhor nome para o seu negócio. Para mais dicas, confira o navegue pelo nosso blog.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Marketing para loja de carros: 5 ações essenciais

Ter boas estratégias de marketing para loja de carros é importantíssimo para conseguir atrair clientes, fazer com que eles passem mais tempo na loja e até mesmo influenciá-los no momento da compra. Entretanto, planejar essas estratégias pode ser um grande desafio para os gestores desse ramo. Isso porque, nem sempre eles possuem os conhecimentos necessários…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Texto pronto para inauguração de loja virtual: 11 exemplos para se inspirar

Preparar textos para divulgar a inauguração da sua loja virtual é fundamental para que o primeiro passo da sua empresa seja feito com firmeza. Afinal, esse é o momento de atrair clientes para a nova loja, ou mostrar a nova plataforma de compra para os clientes que já se relacionam com a sua marca. Como…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

25 textos comerciais para lojas de roupas, se inspire!

Sem ideias de textos comerciais para divulgar a sua loja de roupas? Então você veio ao lugar certo! A seguir daremos alguns exemplos de textos que você pode utilizar para atrair mais clientes para a sua loja!  A escolha dos textos é uma parte importantíssima das propagandas da sua loja. Afinal, eles ajudarão você a…

Por Nayara Santos em 02.03.2023

27 textos prontos para vender mais no Dia do Cliente, se inspire!

Chegou o momento de você retribuir a quem faz a diferença no seu comércio, os clientes. Por isso, se preparar, conferir dicas de textos prontos, preparar campanhas atrativas e caprichar na experiência do cliente vai fazer você vender mais. Para preparar campanhas que consigam convencer o consumidor a ir até uma de suas lojas pode…

Por Nayara Santos em 13.07.2023

Como fazer um treinamento de vendas ideal para o seu negócio?

Um treinamento de vendas pode ser realizado de diversas maneiras, abordar diferentes áreas de conhecimento e contemplar fatores particulares do perfil de uma empresa ou dos produtos e serviços comercializados por ela. Isso significa que, fora as exigências legais e publicitárias, não existem padrões definidos para a atuação de um vendedor, ainda que muitas técnicas…

Por Nayara Santos em 13.11.2019

Como vender mais na crise: 10 estratégias infalíveis

Desenvolver estratégias para de como vender mais na crise pode ser o grande diferencial entre a sobrevivência e o fechamento das portas do seu negócio. Isso ficou bastante evidente durante a pandemia, uma vez que o lockdown implementados em muitas cidades fez com que os varejistas tivessem grandes prejuízos. Inclusive, tiveram que decretar falência. Para…

Por Nayara Santos em 30.11.2021

Como montar uma boa estratégia para vender mais no carnaval?

Conseguir desenvolver estratégias para vender mais no Carnaval é uma excelente forma de tornar a sua loja mais conhecida e fidelizar clientes. Essa é uma das datas comemorativas do varejo que mais fomentam o comércio, estimulando o aumento das vendas.  Afinal, o carnaval é uma das festas mais populares brasileiras mais conhecidas em todo o…

Por Nayara Santos em 05.02.2024

Promoções criativas para lojas de roupas, conheça exemplos

 Fazer promoções criativas na sua loja de roupas é algo mais do que importante, é extremamente necessário para aumentar o movimento da loja, atrair novos clientes e se destacar da concorrência. Além disso, essa também é uma boa estratégia para liberar espaço em um estoque que está abarrotado de peças, ou então quando suas…

Por Nayara Santos em 05.09.2023

Tráfego pago realmente funciona? Entenda de uma vez!

Com a internet adentrando cada vez mais no dia a dia das pessoas, as empresas também precisam marcar presença on-line e serem vistas por elas. Existem diferentes meios de fazer isso, como criar blogs, redes sociais e apostar no tráfego pago. Aliás, você já ouviu falar nesse último termo? Ele é uma importante estratégia de…

Por Nayara Santos em 21.01.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos