Por Nayara Santos em 18.10.2021

Nomes para lojas de varejo: exemplos para se inspirar

Por Nayara Santos em 18.10.2021

A escolha do nome para loja de varejo é um processo bem delicado e que deve ser levado muito a sério pelo empreendedor. Isso porque é o nome que dá personalidade à marca, e faz com que o cliente crie empatia pelo seu negócio. Claro que ele não faz tudo sozinho, mas ele ajuda bastante.

Entretanto, escolher um nome para a sua loja pode não ser algo tão simples assim e requer não apenas criatividade, mas também conhecimento de qual mensagem você quer passar para os seus clientes. Por isso, preparamos esse artigo não apenas com exemplos de nomes para se inspirar, mas também para te contar mais sobre a importância de escolher um nome para a loja e como você poderá fazer isso. Confira!

Por que devo ter cuidado para escolher um nome para loja de varejo?

O nome da sua loja é uma dos itens que irá conferir identidade para a sua marca e fará com que a sua loja seja facilmente lembrada pelos clientes. Além disso, o nome conversa diretamente com o seu público-alvo e com a mensagem que você quer passar. Se quiser saber mais, acesse o nosso e-book gratuito Guia para montar uma estratégia de branding impecável

Por exemplo, se você possui uma loja de roupas femininas da última moda, provavelmente a sua loja não se chamará Dona Carlota. Afinal de contas, quando o cliente ouve o nome Dona Carlota ele provavelmente não irá relacionar a sua marca a roupas modernas.

Outro ponto importante na escolha do nome para loja de varejo é a capacidade de despertar a curiosidade dos consumidores. Com o nome certo você poderá gerar essa curiosidade no cliente, que irá até a sua loja para conferir o que você vende.

Vale a pena mencionar também que o nome é uma importante ferramenta de marketing. Isso é ainda mais forte quando o nome remete a alguma característica da sua marca, ou tem algum jogo de palavras que pode ser refletido na imagem que o logo, ou a marca terão.

Como escolher um nome para loja de varejo

Antes de mais nada é importante dizer que existem ferramentas online gratuitas para a escolha de nomes para lojas do varejo. Basta colocar as palavras-chave que descrevem o seu negócio e a lista aparecerá. Entretanto, eles nem sempre acertam, sem falar que o nome que aparecer pode já ter sido escolhido por outra empresa.

Por isso, você até pode utilizar essa ferramenta, mas saiba que ela não é a última opção. Inclusive, elas podem servir de inspiração para que você crie um nome único e que realmente tenha a ver com a identidade da sua marca. Afinal de contas, você é a melhor pessoa para saber exatamente qual é o tipo de mensagem que você quer passar com o empreendimento.


Mas, não precisa se preocupar, temos algumas dicas para te ajudar a escolher um nome para loja de varejo:

  • Escolha um nome curto: eles geralmente são mais fáceis de serem lembrados;
  • Verifique a disponibilidade do nome: depois de escolher um nome, é preciso verificar se há algum outro estabelecimento ou marca que o utilize. Se sim, isso poderá gerar confusão e até mesmo fazer com que o cliente ligue a sua marca a esse outro nome. Você pode fazer uma pesquisa nas redes sociais e na internet para verificar se existem outros empreendimentos utilizando esse nome;
  • Evite nomes que limitem o crescimento da sua empresa: por exemplo, o nome “Moda do Bairro” para uma loja de roupas. Se a sua empresa crescer, você poderá ter dificuldade de ampliar a rede para outras cidades, já que a impressão que dá é justamente que a loja é restrita a um lugar pequeno e pode não ser adequada a todos os públicos;
  • Cuidado com as palavras estrangeiras: é muito comum as pessoas utilizarem palavras estrangeiras para o nome de lojas do varejo. Entretanto, é preciso ter cuidado para saber se a palavra realmente vai funcionar para o seu público-alvo e se a pronúncia não será um problema ou criará um nome diferente daquele pensado.

Exemplos de nomes para lojas de varejo

Agora que você já sabe porque escolher o nome para loja de varejo é crucial para o seu negócio e quais os cuidados que você precisa ter, chegou o momento de conferir alguns exemplos para você se inspirar.

  • Techfy: combinação de “tech” que remete a tecnologia e “fy” que vem do inglês, “for you”, ou seja, para você. Essa combinação pode ser utilizada para outros nomes como “Modafy” ou “Shopify”;
  • Corujão: possui uma loja que está sempre aberta para atender ao cliente, inclusive durante a noite? Esse pode ser um nome interessante então;
  • Comprex: possui uma loja que tem como diferencial a entrega rápida de qualquer item adquirido? Então esse nome pode ser interessante. A terminação “ex” pode remeter a “entrega expressa”;
  • Momento verde: esse pode ser um excelente nome para lojas de produtos naturais e orgânicos;
  • Colorful: é uma palavra em inglês e significa colorido, pode ser ideal para uma loja de maquiagens, ou mesmo uma loja de roupas que venda itens coloridos, fugindo das cores básicas, como o branco, preto e cinza;
  • Lua crescente: conforme a superstição brasileira, cortar o cabelo na lua crescente faz com que ele cresça rapidamente. Por isso, esse nome pode ser utilizado para salões de beleza;
  • Casa Gomes: esse pode ser um bom nome para diferentes ramos do varejo, como uma mercearia, uma rotisseria ou até mesmo um restaurante. Neste caso, a impressão que você passa ao cliente é de um negócio de família, mais tradicional;
  • Sunshine: essa palavra vem do inglês e significa brilho do Sol ou luz do Sol. Por isso, esse pode ser um nome bastante interessante para uma loja de luminárias.

Neste artigo você conheceu alguns exemplos de nomes de lojas do varejo para se inspirar, além de dicas para escolher o melhor nome para o seu negócio. Para mais dicas, confira o navegue pelo nosso blog.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

10 dicas para vender mais no Dia dos Pais!

Procurar por dicas para vender mais no Dia dos Pais é realmente algo que todo gestor do varejo deve fazer. Afinal de contas, com datas como essa não dá para simplesmente esperar o cliente decidir entrar na sua loja, é preciso tomar um papel ativo e ir em busca de novos clientes. As campanhas de…

Por Nayara Santos em 06.06.2024

Expansão de franquias: 12 passos para fazer da melhor forma!

O franchising é uma opção de empreendimento popular em diversos segmentos. Quando funciona, costuma funcionar muito bem. Isso porque, com o conhecimento certo, é possível investir na expansão de franquias ao longo do tempo, elevando sua rentabilidade e reconhecimento no mercado. O sucesso desse modelo não é segredo para ninguém. Ter o próprio negócio é…

Por Nayara Santos em 28.05.2020

Como criar um briefing de anúncio?

Muito do sucesso da sua empresa de varejo depende da capacidade de fazer anúncios. Por isso, saber como criar um briefing é uma das etapas que podem interferir nos resultados que você. Afinal, é a partir dele que a campanha será criada. Ou seja, para conseguir ter anúncios bons, dentro do prazo desejado e sem…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Festa de inauguração de loja: 6 dicas do que não pode faltar

A festa de inauguração de uma loja é um momento de celebração e alegria para os empreendedores. Muitas vezes esse é o sonho que virou realidade e ele deve ser, sim, comemorado. Mas, você tem que pensar neste evento como uma oportunidade de apresentar a sua marca para os clientes. Como esse é o primeiro…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Marketing digital para loja de carros: 3 dicas infalíveis

Quais são as estratégias de marketing digital que você está utilizando para a sua loja de carros? Está conseguindo obter algum resultado com as ações realizadas ou algo poderia ser melhorado? Ou ainda não possui nenhuma estratégia de marketing digital? Bom, vamos com calma e entender a importância disso para os negócios. Com um mercado…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Percepção de marca: Como gerar valor para o consumidor

Saber como gerar valor para o consumidor é uma das principais tarefas de muitos empresários e gestores do varejo. Afinal de contas, ter uma marca forte e investir em marketing é importante para uma empresa crescer, mesmo assim a percepção de marca ainda é algo frequentemente ignorado.  Como a percepção de marca tem um impacto…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

4 ideias de como aumentar suas vendas com criatividade

É natural que você, gestor do varejo, busque formas de aumentar as suas vendas com criatividade. Afinal, você quer que a sua loja e a sua marca se destaquem da concorrência e atraiam mais a atenção do cliente. Neste momento, ser criativo pode ser um grande diferencial e trazer uma vantagem competitiva para as suas…

Por Nayara Santos em 04.03.2022

Memória auditiva: dicas para ter maior autoridade de marca!

Imagine a seguinte situação: você está assistindo um filme na Rede Globo e ele vai para os comerciais. Nesse momento, você faz uma pausa para ir ao banheiro, tomar uma água, etc. Quanto a TV fizer “plim plim”, é hora de voltar a sentar no sofá, não é mesmo? Sabe por que isso acontece de…

Por Nayara Santos em 04.12.2019

Como Rihanna fez a Fenty Beauty ser tendência na indústria da beleza?

Com certeza você já ouviu falar da cantora Rihanna, certo? Ela está sempre no topo das paradas, com sua voz única e músicas dançantes que sempre marcam época. Mas acredite: mais do que uma grande artista, ela também é uma mulher empoderada, com uma incrível visão empreendedora e muita desenvoltura para os negócios. Não é…

Por Nayara Santos em 25.09.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos