Por Nayara Santos em 18.10.2021

Nomes para lojas de varejo: exemplos para se inspirar

Por Nayara Santos em 18.10.2021

A escolha do nome para loja de varejo é um processo bem delicado e que deve ser levado muito a sério pelo empreendedor. Isso porque é o nome que dá personalidade à marca, e faz com que o cliente crie empatia pelo seu negócio. Claro que ele não faz tudo sozinho, mas ele ajuda bastante.

Entretanto, escolher um nome para a sua loja pode não ser algo tão simples assim e requer não apenas criatividade, mas também conhecimento de qual mensagem você quer passar para os seus clientes. Por isso, preparamos esse artigo não apenas com exemplos de nomes para se inspirar, mas também para te contar mais sobre a importância de escolher um nome para a loja e como você poderá fazer isso. Confira!

Por que devo ter cuidado para escolher um nome para loja de varejo?

O nome da sua loja é uma dos itens que irá conferir identidade para a sua marca e fará com que a sua loja seja facilmente lembrada pelos clientes. Além disso, o nome conversa diretamente com o seu público-alvo e com a mensagem que você quer passar. Se quiser saber mais, acesse o nosso e-book gratuito Guia para montar uma estratégia de branding impecável

Por exemplo, se você possui uma loja de roupas femininas da última moda, provavelmente a sua loja não se chamará Dona Carlota. Afinal de contas, quando o cliente ouve o nome Dona Carlota ele provavelmente não irá relacionar a sua marca a roupas modernas.

Outro ponto importante na escolha do nome para loja de varejo é a capacidade de despertar a curiosidade dos consumidores. Com o nome certo você poderá gerar essa curiosidade no cliente, que irá até a sua loja para conferir o que você vende.

Vale a pena mencionar também que o nome é uma importante ferramenta de marketing. Isso é ainda mais forte quando o nome remete a alguma característica da sua marca, ou tem algum jogo de palavras que pode ser refletido na imagem que o logo, ou a marca terão.

Como escolher um nome para loja de varejo

Antes de mais nada é importante dizer que existem ferramentas online gratuitas para a escolha de nomes para lojas do varejo. Basta colocar as palavras-chave que descrevem o seu negócio e a lista aparecerá. Entretanto, eles nem sempre acertam, sem falar que o nome que aparecer pode já ter sido escolhido por outra empresa.

Por isso, você até pode utilizar essa ferramenta, mas saiba que ela não é a última opção. Inclusive, elas podem servir de inspiração para que você crie um nome único e que realmente tenha a ver com a identidade da sua marca. Afinal de contas, você é a melhor pessoa para saber exatamente qual é o tipo de mensagem que você quer passar com o empreendimento.


Mas, não precisa se preocupar, temos algumas dicas para te ajudar a escolher um nome para loja de varejo:

  • Escolha um nome curto: eles geralmente são mais fáceis de serem lembrados;
  • Verifique a disponibilidade do nome: depois de escolher um nome, é preciso verificar se há algum outro estabelecimento ou marca que o utilize. Se sim, isso poderá gerar confusão e até mesmo fazer com que o cliente ligue a sua marca a esse outro nome. Você pode fazer uma pesquisa nas redes sociais e na internet para verificar se existem outros empreendimentos utilizando esse nome;
  • Evite nomes que limitem o crescimento da sua empresa: por exemplo, o nome “Moda do Bairro” para uma loja de roupas. Se a sua empresa crescer, você poderá ter dificuldade de ampliar a rede para outras cidades, já que a impressão que dá é justamente que a loja é restrita a um lugar pequeno e pode não ser adequada a todos os públicos;
  • Cuidado com as palavras estrangeiras: é muito comum as pessoas utilizarem palavras estrangeiras para o nome de lojas do varejo. Entretanto, é preciso ter cuidado para saber se a palavra realmente vai funcionar para o seu público-alvo e se a pronúncia não será um problema ou criará um nome diferente daquele pensado.

Exemplos de nomes para lojas de varejo

Agora que você já sabe porque escolher o nome para loja de varejo é crucial para o seu negócio e quais os cuidados que você precisa ter, chegou o momento de conferir alguns exemplos para você se inspirar.

  • Techfy: combinação de “tech” que remete a tecnologia e “fy” que vem do inglês, “for you”, ou seja, para você. Essa combinação pode ser utilizada para outros nomes como “Modafy” ou “Shopify”;
  • Corujão: possui uma loja que está sempre aberta para atender ao cliente, inclusive durante a noite? Esse pode ser um nome interessante então;
  • Comprex: possui uma loja que tem como diferencial a entrega rápida de qualquer item adquirido? Então esse nome pode ser interessante. A terminação “ex” pode remeter a “entrega expressa”;
  • Momento verde: esse pode ser um excelente nome para lojas de produtos naturais e orgânicos;
  • Colorful: é uma palavra em inglês e significa colorido, pode ser ideal para uma loja de maquiagens, ou mesmo uma loja de roupas que venda itens coloridos, fugindo das cores básicas, como o branco, preto e cinza;
  • Lua crescente: conforme a superstição brasileira, cortar o cabelo na lua crescente faz com que ele cresça rapidamente. Por isso, esse nome pode ser utilizado para salões de beleza;
  • Casa Gomes: esse pode ser um bom nome para diferentes ramos do varejo, como uma mercearia, uma rotisseria ou até mesmo um restaurante. Neste caso, a impressão que você passa ao cliente é de um negócio de família, mais tradicional;
  • Sunshine: essa palavra vem do inglês e significa brilho do Sol ou luz do Sol. Por isso, esse pode ser um nome bastante interessante para uma loja de luminárias.

Neste artigo você conheceu alguns exemplos de nomes de lojas do varejo para se inspirar, além de dicas para escolher o melhor nome para o seu negócio. Para mais dicas, confira o navegue pelo nosso blog.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Exemplo de inovação: conheça o empreendedorismo de Anitta

“Prepara que agora é a hora do show das poderosas.” Foi com esse verso que Anitta ficou famosa em todo Brasil em 2012, quando todos pensavam que ela seria mais uma dessas cantoras de uma música só — que lançam um hit de sucesso e depois somem da mídia. O que ninguém contava é que…

Por Nayara Santos em 17.09.2019

Como divulgar um produto no stories do Instagram: aprenda em 7 passos

Se você está aqui então quer saber como divulgar um produto nos stories do Instagram, certo? Este é, sem dúvida alguma, um passo importantíssimo para o sucesso do seu negócio. Afinal, o Instagram é a rede social que mais vem crescendo no país e que vêm se mostrando como uma ferramenta muito útil no mundo…

Por Nayara Santos em 22.02.2022

Decoração de loja infantil: 6 ideias do que fazer

A decoração de loja infantil é fundamental para conseguir conquistar os consumidores mirins e os adultos e atraí-los para a sua loja. Além disso, a decoração também ajuda a criar um ambiente único e diferenciado, que os seus clientes só encontrarão na sua loja. Inclusive, a decoração da loja deve ser encarada como uma importante…

Por Nayara Santos em 13.08.2024

Como fazer minha farmácia vender mais em 4 passos

Uma farmácia pode ter diferentes objetivos e metas a cumprir. Entretanto, sem uma boa estratégia de vendas você não vai conseguir fazer o seu negócio ser um sucesso. Sem falar que, quanto mais a sua empresa se destacar, mais relevante no mercado você será. Mas, você já parou para pensar quais ações podem ser utilizadas…

Por Nayara Santos em 26.06.2023

Anúncio de loja de roupas: aprenda a criar em 5 passos

Aprender a criar anúncios realmente eficientes para lojas de roupas pode fazer uma grande diferença para o sucesso da sua empresa. Afinal, quando o anúncio é bom ele é capaz de chamar a atenção das pessoas e convencê-las a conferir os produtos na loja. Para conseguir ter os melhores anúncios é fundamental que você siga…

Por Nayara Santos em 04.02.2022

Brand persona: veja a importância dessa estratégia para sua marca!

Você já ouviu falar em brand persona? Conhece a importância dessa estratégia para  a sua marca? Já tentou aplicar na sua loja, mas acabou ficando perdido e não sabia nem por onde começar? Se essas são algumas das dúvidas que passam pela sua cabeça de gestor, então não precisa mais se preocupar, porque nós iremos…

Por Nayara Santos em 27.06.2022

Slogan para loja de variedades: 4 passos para criar o ideal

O slogan é a ferramenta perfeita para conseguir comunicar aos consumidores a principal mensagem da sua empresa. Por isso, se você tem uma loja de variedades, precisa criar um slogan para fazer com que os clientes consigam não apenas memorizar a sua marca, mas até mesmo se identificarem rapidamente com ela. Entretanto, criar um slogan…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Pink money: como sua marca deve se relacionar com a comunidade LGBT+?

Você já ouviu falar em Pink Money? As marcas, hoje em dia, precisam abraçar a diversidade e conversar com todos os tipos de público, sem dogmas ou preconceitos. Trata-se de algo que acompanha a evolução da sociedade e que também pode trazer benefícios financeiros para a companhia. Para saber mais sobre o dinheiro rosa e…

Por Nayara Santos em 17.09.2019

O que é Design Thinking: entenda de uma vez por todas!

Como você resolve um problema em sua mente? Para entender o que é Design Thinking, precisamos refletir sobre os processos cognitivos e comportamentais envolvidos no desenvolvimento de uma solução, não importa qual seja. A premissa dessa estratégia nada mais é do que utilizar a abordagem dos designers para lidar com problemas empresarias e pessoais e…

Por Nayara Santos em 29.10.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos