Por Nayara Santos em 10.05.2016

Por que é mais barato fidelizar clientes?

Por Nayara Santos em 10.05.2016

Já se foi o tempo em que as empresas eram verdadeiras máquinas de captar clientes, preocupando-se unicamente com a quantidade de novos alvos, sem se importar com o que acontece quando esses consumidores se acumulam na base ativa da organização.

Os altos níveis de insatisfação, advindos da falta de estrutura (e interesse) das empresas em gerenciar as demandas de seus clientes antigos, bem como as consequentes altíssimas taxas de churn (cancelamento de serviços ou desligamento de consumidores) fizeram com que as organizações passassem a levar a sério a importância em fidelizar clientes, algo tanto ou mais essencial do que angariar um novo.

Philip Kotler, um dos mais importantes nomes do marketing no mundo, revela que conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um já existente. Não é difícil entender o porquê quando nos lembramos que só o investimento em publicidade chega a impactar até 10% do faturamento da organização, a depender do segmento.

No post de hoje, vamos esmiuçar mais o assunto, mostrando ponto a ponto por que apostar em iniciativas para “apaixonar” um consumidor, oferecendo-lhe experiências de compra diferenciadas, é muito mais inteligente do que gastar rios de dinheiro atraindo clientes que irão odiar sua empresa, dentro de poucos meses. Acompanhe:

Não queira ter seu cliente como inimigo

A importância de fidelizar clientes é reforçada pelo imenso potencial destrutivo de um consumidor insatisfeito. Clientes que abandonam a empresa repletos de queixas significam uma perda muito maior à organização do que os prospects que deixaram de ser convertidos. Isso porque a comunicação negativa que será empreendida poderá prejudicar novos negócios e a conquista de novos clientes.

Vale lembrar que, ainda segundo Kotler, “um cliente satisfeito conta para 3 pessoas sobre a experiência positiva na sua empresa. Por outro lado, um consumidor insatisfeito relata para 11 pessoas sua experiência negativa”. Ficou claro agora o poder de destruição que a falta de cuidado com seus clientes pode causar à sua empresa?

Cliente fidelizado consome muito mais do que um debutante

Uma pesquisa recente do Sebrae pode falar por nós: em média, 20%  dos clientes fidelizados de uma empresa respondem por 80% de seu faturamento (lembra-se da Lei de Pareto?). Nada mal, não?

Em média, entre 54% e 70% dos consumidores aceitam retornar a fazer negócios com a empresa se suas queixas forem totalmente sanadas. E não é tão difícil assim, né?

A mesma pesquisa mostra espantosos 95% quando o problema é solucionado com rapidez. Veja que, com pouco esforço, é possível evitar quedas no faturamento, que pressionam a empresa em investir mais em publicidade e sufocam ainda mais seu fluxo de caixa.

Como tornar seu cliente um verdadeiro “missionário” de sua empresa

O marketing mais eficiente que pode ser feito é gratuito: o testemunho positivo de seus compradores. Principalmente em um momento em que a sociedade se torna cada vez mais vulnerável às manifestações em mídias sociais, que podem ser viralizadas em segundos, é fundamental conquistar seus clientes.

Isso pode ser feito de várias formas. Antes de tudo, interaja com seus consumidores, sobretudo nas redes sociais. Dê liberdade para que eles participem do processo de desenvolvimento de novos produtos ou serviços.

Além disso, utilize os dados de seus consumidores mais “sumidos” para entender do que eles mais gostam e, assim, oferecer bônus ou cupons de desconto personalizados, com foco em seus produtos ou serviços favoritos. Às vezes, uma pequena ação faz toda a diferença.

Vale também investir no marketing sensorial em pontos de venda para criar uma atmosfera aconchegante e amigável aos seus clientes. A música ou o aroma no interior dos estabelecimentos têm forte efeito na decisão de compra dos clientes e os 5 sentidos ajudam o consumidor a associar a marca, inconscientemente, a uma sensação boa, o que o leva a comprar mais. Essas nuances da psicologia do consumo não podem ser desprezadas por quem quer fidelizar clientes!

Agora que você já sabe da importância de fidelizar clientes, que tal  conhecer agora 5 formas de melhorar a comunicação com o cliente no varejo?

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como vender mais no Natal: 12 ações para aumentar as vendas

Encontrar formas de como vender mais no Natal não é nenhum bicho-de-sete-cabeças, muito pelo contrário, com planejamento essa tarefa pode ser muito mais fácil do que você imagina. Mas, para isso, é preciso aplicar as estratégias certas, com medidas simples você poderá ter um final de ano muito mais lucrativo do que você espera. Vale…

Por Nayara Santos em 24.10.2024

Como aumentar as vendas em tempos de crise: 4 dicas infalíveis

A pandemia pelo novo coronavírus parece estar se encaminhando para o fim, entretanto, os reflexos econômicos ainda devem ser sentidos por algum tempo. Por isso, encontrar formas de aumentar as vendas em tempos de crise é essencial para que a sua empresa sobreviva a esses tempos difíceis. Pensando nisso, criamos esse artigo com as principais…

Por Nayara Santos em 04.03.2022

Personalização de produtos: como grandes redes também podem adotar essa ideia?

A personalização de produtos é uma excelente estratégia para conquistar espaço no mercado e atrair mais clientes. De fato, ao criar algo único e relevante que personalize a experiência, fica muito mais simples agregar valor ao conceito da marca e criar um relacionamento de confiança com os clientes. O grande destaque, nesse caso, está em…

Por Nayara Santos em 28.01.2020

4 dicas de como vender um produto, confira!

Conhecer algumas dicas de como vender um produto pode te ajudar a aumentar o lucro da sua loja e a ter uma equipe mais bem treinada. Sem falar que com isso mais pessoas terão a oportunidade de conhecer o seu estabelecimento e se tornarem clientes fiéis. Entretanto, diante de tanta concorrência, muitas empresas encontram dificuldades…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

9 frases para divulgação de loja virtual: veja exemplos

Utilizar as frases certas para fazer a divulgação da sua loja virtual te ajuda a atrair a atenção do cliente, despertar a curiosidade deles e até mesmo convencê-los a comprar. Entretanto, a preparação dessas frases pode ser algo difícil para alguns empreendedores do varejo. Isso porque é preciso ter uma certa dose de criatividade, sem…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

10 dicas para vender mais no Dia dos Namorados!

 O Dia dos Namorados se aproxima e você, bom gestor, já está em busca de dicas para conseguir vender mais. Parabéns! No varejo, as datas tão concorridas como essa, merecem uma atenção especial para que você consiga atingir as metas estipuladas. Aumentar as vendas é muito mais do que simplesmente implementar algumas ações na…

Por Nayara Santos em 28.03.2024

Brand Equity: entenda o que é e como utilizá-lo no marketing

Nem só de bons investimentos o sucesso é conquistado. Para ter um negócio bem-sucedido, precisamos explorar as possibilidades do marketing de forma estratégica. Um dos pilares mais importantes é o brand equity. Você sabe o que é? Certamente, termos como branding e brand awareness são velhos conhecidos de quem atua com gestão de marcas. De…

Por Nayara Santos em 30.06.2020

Qual a Importância da Fidelização de Clientes no Varejo?

Você sabe qual é a importância da fidelização de clientes no varejo? Conhece as consequências de negligenciar esse aspecto? Possui alguma estratégia específica para tornar os seus clientes fiéis? Se você respondeu não para alguma dessas perguntas, então o seu estabelecimento pode estar em perigo. Mas, você não precisa se preocupar, afinal de contas, está…

Por Nayara Santos em 25.07.2022

ABF Franchising: saiba sobre o funcionamento dessa associação

O mundo do empreendedorismo vem crescendo bastante no mundo inteiro, tanto devido às maiores oportunidades de negócio quanto à necessidade de buscar novas fontes de renda em diversos lugares. Porém, os primeiros passos costumam ser os mais difíceis e mais caros para quem não tem experiência. Diante disso, muitos optam pelo modelo de franquia. Esse…

Por Nayara Santos em 03.02.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos