Por Nayara Santos em 03.02.2020

Saiba agora o que é CAC no varejo e como melhorar essa métrica!

Por Nayara Santos em 03.02.2020

O Custo de Aquisição de Clientes é uma métrica que esclarece a receita necessária para que uma empresa traga um novo cliente para o seu negócio. Podemos utilizar o CAC no varejo, no atacado, na prestação de serviços e em qualquer outro segmento, porém, seu uso é mais popular no universo das startups, em especial as plataformas SaaS e e-commerces.

Seu objetivo é traçar um panorama sobre o investimento necessário para criar um fluxo de clientes em uma organização, bem como estimar os custos de uma possível expansão. No entanto, ao relacioná-lo com outras métricas, como LTV (Valor do Tempo de Vida do Cliente), conseguimos enriquecer essas informações e traçar estratégias com mais precisão.

Neste artigo, daremos foco ao uso do CAC no varejo. Começaremos apresentando suas definições e cálculos, e, em seguida, destacaremos as suas principais aplicações, assim como dicas para usar essa métrica a favor do seu negócio. Continue a leitura para conferir!

Como e por que calcular o Custo de Aquisição de Clientes?

O cálculo do CAC pode englobar diversas variáveis a depender da estrutura de marketing, vendas e gestão da empresa interessada. Sua fórmula básica, entretanto, prevê apenas três termos:

CAC = (Custo total de marketing + Custo total de vendas) / Número de novos clientes

O cálculo não precisa, necessariamente, ser desenvolvido no âmbito global. É possível verificar os custos de diferentes canais ou estratégias para definir a mais econômica ou vantajosa, o que torna a métrica, também, um instrumento de pesquisa de marketing.

Entre outras aplicabilidades, o Custo de Aquisição de Clientes é uma das principais ferramentas utilizadas por gestores e investidores para testar a viabilidade de um produto ou negócio. É, portanto, uma solução que prevê o enriquecimento de dados para elaboração de planejamentos e adoção de medidas precisas nos diferentes projetos promovidos por uma empresa.

Qual é a influência do CAC no varejo?

No varejo, em especial, além de permitir que o desempenho de diferentes tipos de ações e campanhas de varejo sejam comparados, o CAC também permite que linhas de produtos e serviços sejam estrategicamente trabalhadas, minimizando riscos e eventuais prejuízos.

Ainda que essa métrica, por si só, não esclareça suficientemente as possibilidades e o retorno de um empreendimento, ela nos oferece uma boa noção sobre o investimento que deverá ser empregado para que o negócio tome forma.


Podemos, entretanto, enriquecer a nossa análise, relacionando outras variáveis e métricas como a fidelização de clientes e o seu ciclo de vida com a empresa, ou seja, o valor total investido pelo consumidor ao longo de toda a sua experiência com a empresa. A métrica usada para verificar essa informação é o LTV (Life Time Value) e, como veremos a seguir, ela é uma importante aliada do CAC.

O que é LTV e qual a sua relação com o CAC?

Observe que um produto cujo custo de aquisição de clientes é alto, ainda que represente algum esforço financeiro para a empresa à princípio, pode representar uma grande oportunidade de negócio caso o cliente esteja disposto a comprar mais ao longo de sua trajetória com a marca.

Nesse contexto, o LTV (Life Time Value) ou, em português, VTVC (Valor do Tempo de Vida do Cliente), surge como uma variável complementar. Seu papel é trazer um balanço de todo o consumo dos clientes, da primeira à última aquisição com a empresa.

Tendo em vista as duas métricas, o LTV e o CAC, podemos considerar três cenários que merecem atenção:

  • LTV < CAC: o custo de aquisição de clientes é maior do que o valor retornado por eles;
  • LTV = CAC: o custo da aquisição de clientes é equivalente ao valor retornado por eles;
  • LTV > CAC: o faturamento total do cliente é superior ao valor investido para sua aquisição.

Por consenso, entretanto, diz-se que a proporção ideal entre o LTV e o CAC é de 3/1, isto é, o cliente deve retornar para o negócio três vezes mais do que o valor aplicado para sua aquisição.

Esses números, porém, não são rígidos. Os objetivos, as características e a gestão de risco de cada projeto podem influenciar os parâmetros adotados pelas empresas ao utilizar ambas as métricas.

Como melhorar o CAC e LTV do meu negócio?

Como dito, o CAC e o LTV são relativos. O alto investimento na captação de um cliente pode valer à pena, caso o seu LTV supere esse custo, bem como o cliente cujo valor do tempo de vida é baixo pode ser um aposta interessante quando seu CAC é relativamente baixo.

Algumas medidas, porém, favorecem ambas as métricas, permitindo uma otimização completa da sua estratégia de vendas. Veja só!

Reduza a jornada do seu cliente

Mirando em uma solução prática para reduzir o valor do CAC no varejo, temos o encurtamento da jornada de compra do cliente como uma alternativa eficaz. Retirar etapas não essenciais do seu processo de vendas pode ser uma opção interessante, mas há, também, a possibilidade de inserir “atalhos” ou ações capazes de fazer o consumidor se tornar um cliente mais cedo.

Otimize seus processos de marketing e vendas

Muitos registros e tarefas podem ser desempenhados por softwares de marketing e gestão de vendas. A automatização é uma das principais tendências da atualidade e pode poupar muitos recursos das empresas no longo prazo.

Muitas vezes, porém, valores excessivos são gastos em virtude de meras falhas de planejamento ou organização. Portanto, mapeie seus processos internos para definir o que é, de fato, necessário e o que pode ser dispensado.

Concentre sua comunicação em menos canais

As empresas, em geral, admitem a máxima de que quanto mais canais e veículos de comunicação melhor, porém, a variação do retorno obtido entre eles pode variar significativamente, bem como muitas mídias podem, inclusive, serem irrelevantes para o público que se deseja atingir.

Foque suas ações em fidelização

Nessa etapa, nos aproximamos mais do LTV e buscamos adotar estratégias e ações que mantenham o cliente ativo pelo maior tempo possível. Desde programas de assinatura à condições de pagamento especiais, o que importa é criar meios para que seus consumidores mantenham um vínculo com a sua empresa.

Treine e qualifique seus vendedores

Considerando o dia a dia do varejo físico, temos os vendedores como uma peça essencial, tanto na aquisição quanto na manutenção de clientes em um estabelecimento. Sendo assim, espera-se que seus colaboradores sejam devidamente treinados e orientados para tornar a experiência de compra dos seus consumidores a mais agradável possível.

Aprimore a experiência de compra do seu cliente

Ainda tratando do varejo físico, podemos listar uma série de elementos que contribuem para a experiência positiva do cliente no local, como a arquitetura, a limpeza, o design, a música ambiente entre vários outros. Muitas empresas hoje apostam em estratégias inovadoras como o Music Branding para aumentar o tempo de permanência e a satisfação do cliente em suas lojas.

Construa um relacionamento com a sua audiência

Por fim, temos uma das mais eficazes iniciativas adotadas pelas empresas da atualidade: se aproximar do seu público e criar um relacionamento entre essas pessoas e sua marca, seja por meio de mensagens, seja por meio de interações nas redes sociais. Algo que só é possível quando a empresa se insere no universo da sua audiência, compartilha de suas dores e está disposta a oferecer soluções realmente relevantes.

Como você vê, aplicando o LTV e o CAC no varejo, temos a oportunidade de entender melhor o processo de marketing e vendas do negócio, providenciando ajustes e melhorias muito mais incisivos e eficientes. Além disso, ao utilizar essas métricas para analisar novos serviços e produtos, aumenta-se substancialmente as chances de sucesso dos novos empreendimentos, reduzindo custos e evitando eventuais prejuízos.

Gostou do nosso conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do nosso blog! Assine nossa newsletter e receba novos post gratuitamente na sua caixa de e-mail!

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

Vitrine virtual: como montá-la para trazer resultados?

Assim como na sua loja física, as vitrines virtuais são utilizadas para atrair os olhares dos compradores e favorecer a decisão de compra. Já não é novidade que a internet se tornou um ambiente valioso para fazer negócios e aumentar a sua rentabilidade. Contudo, esse canal precisa de estratégias específicas e, principalmente, de atualização. Informações…

Por Nayara Santos em 04.05.2020

O pagamento via QR Code está revolucionando o varejo e você não pode ficar por fora disso!

Em 1968, o Brasil recebia seu primeiro cartão de crédito, o Elo, disponibilizado e gerenciado pelo Banco Bradesco. A inovação da época se popularizou e, desde então, novas empresas surgiram, novas tecnologias se consolidaram e, hoje, é o pagamento via QR Code que promete ser mais um salto na experiência do cliente. Bastaram poucas décadas…

Por Nayara Santos em 20.09.2019

O que é armário cápsula e por que apostar nesse conceito? Descubra agora!

Em tempos onde andam em alta conceitos como minimalismo, sustentabilidade e consumo consciente, o armário cápsula tem conquistado cada vez mais adeptos e a atenção de quem trabalha no mercado da moda. Isso porque muitos consumidores estão caminhando para uma vertente onde o melhor é comprar roupas de melhor qualidade, que durem anos e combinem…

Por Nayara Santos em 28.11.2019

29 textos para propaganda de lojas de informática, confira

Para ter sucesso em ramos tão concorridos do varejo, como em lojas de informática, é fundamental encontrar formas de se destacar. Primeiramente, porque em algum momento as pessoas comprarão um computador ou tablet, por isso, é essencial mostrar que a sua loja tem os melhores produtos e o melhor atendimento. Além disso, saber proporcionar um…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

16 textos prontos para vender mais no inverno, se inspire!

Se você chegou até aqui é porque está buscando dicas de textos prontos para vender mais no inverno certo? Afinal, um bom gestor está sempre tentando encontrar formas de atrair mais clientes e aumentar o lucro do seu estabelecimento. Mesmo porque, quanto mais ferramentas você tiver à sua disposição, mais assertivas serão as decisões gerenciais…

Por Nayara Santos em 10.04.2024

O que vai mudar no varejo pós-crise? Confira este guia!

Muitas empresas foram obrigadas a paralisar as suas atividades durante a COVID-19. Isso fez com que os funcionários ficassem sem pagamento e, consequentemente, diminuíssem o consumo em outras lojas. Além disso, diante da incerteza de quanto tempo isso duraria, os consumidores diminuíram o volume de compras e passaram a adquirir somente itens essenciais. Por outro…

Por Nayara Santos em 03.05.2022

18 frases para loja virtual feminina, se inspire

Que propaganda é a alma do negócio, você já deve saber. Mas, ter as frases certas para atrair clientes e divulgar a sua loja virtual feminina é outra história. Afinal, nem sempre é fácil conquistar a atenção do cliente rapidamente e despertar a sua curiosidade. Se no ambiente offline esse já é um grande desafio…

Por Nayara Santos em 12.04.2023

Marcas e patentes: tire aqui suas dúvidas

Quem trabalha com propriedade intelectual provavelmente já se deparou com uma série de dúvidas sobre marcas e patentes. Além de haver certa confusão entre essas duas categorias de propriedade, também é bastante comum não saber as diferenças de registro de cada uma, os benefícios do registro etc. Que tal aproveitar essa oportunidade para saber exatamente as…

Por Nayara Santos em 29.07.2016

Nomes para lojas de variedades: 33 exemplos para se inspirar

Uma das etapas mais importantes ao abrir uma loja de variedades é pensar no nome que ela terá. Afinal, o nome vai ajudar os clientes a se lembrarem da sua loja, deve conseguir representar a sua marca e os produtos que a loja vende. Entretanto, por mais que escolher o nome possa parecer algo simples,…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos