Por Nayara Santos em 12.06.2023

Como calcular o preço de venda de um produto: descubra agora

Por Nayara Santos em 12.06.2023

Um dos pontos cruciais para o sucesso de uma empresa do varejo é saber como calcular o preço de venda de um produto. Isso porque, diversos fatores devem ser considerados para conseguir vender os produtos a um valor que cubra todos os custos para a produção daquele item e ainda gerar lucros.

Esse desafio pode ser maior ainda para as empresas que estão em fase inicial, já que fica difícil prever qual será o movimento da loja e o volume de vendas no início. E, por mais que você faça projeções, nada supera a análise das vendas em períodos anteriores.

Pensando nisso, decidimos te dar uma ajudinha com essa importante etapa e preparamos este artigo com dicas essenciais para te ajudar a calcular o custo dos seus produtos e/ou serviços. Confira como fazer isso!

Como calcular o preço de venda de um produto ou serviço

Ao iniciar um negócio no varejo, os empresários querem lucrar solucionando problemas e dores dos consumidores. Entretanto, por mais que você tenha uma paixão muito grande por isso, é preciso saber exatamente qual valor cobrar pelos produtos e serviços que você oferece. Afinal, é o lucro que vai fazer com que a sua empresa cresça e possa ajudar mais pessoas. 

De modo bastante resumido você precisa saber quanto os clientes podem pagar pelo produto, qual o valor cobrado pela concorrência e qual lucro você precisa ter para manter o seu estabelecimento funcionando. Vejamos cada um dos passos para conseguir fazer esses cálculos.

Entenda as particularidades do seu negócio

Antes de começar a fazer qualquer cálculo é preciso entender quais são as particularidades do seu negócio. Afinal, uma fábrica terá processos e custos diferentes para considerar do que uma loja virtual. Tentaremos abordar o assunto de modo geral, mas dando dicas do que deverá ser considerado.

Por isso, o gestor deverá fazer uma análise detalhada de todos os custos da empresa para poder seguir com o cálculo. Portanto, o primeiro passo é justamente fazer esse levantamento.

Apesar desse tipo de análise ser essencial para o cálculo do preço de venda de um produto, ele também te ajuda a entender quais etapas podem te ajudar a reduzir custos de produção e, consequentemente, de venda. Sem falar que ela deve ser refeita sempre que alguma etapa do processo de produção seja alterada.

Custos x Despesas x Perdas

Para conseguir fazer o cálculo do preço de venda de um produto ou serviço é preciso entender qual é a diferença entre custos, despesas e perdas. Não apenas porque eles devem ser considerados no cálculo, mas também para te ajudar a entender onde os gargalos estão e melhorá-los.

  • Custos: são os gastos com a produção de produtos ou para fornecer um serviço. Eles estão diretamente relacionados à compra de itens para o estoque da loja, ou então com os custos de produção como matéria-prima, remuneração de funcionários de produção e custos com a fabricação em si, tais como a depreciação de equipamentos, energia elétrica, água, dentre outros;
  • Despesas: estão nesta categoria as despesas que não estão diretamente relacionadas à produção. Podemos citar como exemplos os custos administrativos que incluem remuneração de funcionários, comissões de vendas, depreciação de ativos fixos (como veículos) para que a venda do produto ocorra;
  • Perdas: de forma bastante direta, elas representam um desperdício de dinheiro, que podem ocorrer devido à deterioração de estoque (por exemplo, produtos vencidos), pagamento de multas, indenização por acidentes de trabalho, não reaproveitamento de matéria-prima, dentre outros.

O valor do produto deve ser calculado somando-se todos esses valores. Portanto:


Valor produto = custos + despesas + perdas

Margem de lucro

Uma parte importantíssima no cálculo do preço de venda de um produto é a margem de lucro. É ela que garantirá não apenas que a sua empresa continue funcionando, mas que ela cresça e que você possa oferecer serviços e produtos de melhor qualidade.

O cálculo da margem de lucro pode ser feita da seguinte forma:

Margem de lucro = Valor do produto + lucro desejado

Vale a pena mencionar que empresas que oferecem uma melhor experiência de compras para os clientes, com um ambiente diferente e atendimento personalizado conseguem cobrar um valor mais alto do cliente. Afinal, ele encontrará algo único na sua loja que ele não encontra na concorrência.

Como o consumidor brasileiro realmente valoriza a experiência de compras, você precisa considerar diferentes estratégias para oferecer isso a ele, incluindo diferentes estratégias de marketing. Mas, se você não sabe se está fazendo isso da forma correta, ou não tem ideia de como preparar uma boa estratégia, não tem problema.

Temos um guia completo com todas as informações que você precisa para conseguir conquistar os seus clientes de uma vez por todas. Confira agora mesmo o nosso Guia do varejo: Como montar um planejamento de marketing.

Fazendo o cálculo do preço de venda de um produto ou serviço

Bom, agora você já sabe tudo o que deve ser considerado para calcular o valor que os seus produtos serão vendidos, então vamos te mostrar a fórmula para isso e um exemplo:

Valor de venda = custo total + margem de lucro

Vale a pena mencionar que por mais que o cálculo pareça ser bastante simples, diversos fatores poderão influenciar o valor de venda e você deverá considerar isso na hora de planejar os processos da sua empresa. Um excelente exemplo disso é a aquisição de itens (sejam eles matéria-prima ou produtos finais) dos fornecedores.

Desta forma, se dois restaurantes que tenham exatamente os mesmos fornecedores e ofereçam os mesmo pratos, não é sinônimo de mesmo preço e nem mesma margem de lucro. Isso acontece porque se um dos restaurantes consegue comprar produtos mais baratos, ele conseguirá reduzir os seus custos de produtos e, consequentemente, aumentar a sua margem de lucro, mesmo que venda os itens a um custo menor.

Outro excelente exemplo é com relação às perdas. Em muitos setores elas são esperadas e fazem parte do processo. Entretanto, você pode procurar soluções para isso com reaproveitamentos. Assim, um supermercado pode utilizar os vegetais considerados “feios” e que dificilmente serão escolhidos pelos clientes para investir em produtos de fabricação própria.

Agora que você já sabe como calcular o preço de venda de um produto, aproveite para conferir outros artigos no nosso blog.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

6 dicas de como aumentar suas vendas no varejo

A procura de como aumentar as vendas no varejo provavelmente é algo constante na sua rotina como empreendedor ou gestor nesse ramo. Mas você sabe dizer o que consegue alavancar as vendas e fazer com que você tenha bons resultados? Ou como a sua empresa consegue se destacar da concorrência? Ou ainda qual o seu…

Por Nayara Santos em 29.11.2021

Saiba como aumentar o movimento da loja com essas 7 dicas

Entender como aumentar o movimento da loja é um dos grandes desafios dos empreendedores. Manter um bom fluxo de clientes é fundamental para dar estabilidade ao negócio e conseguir ter alguma previsibilidade financeira. Para conseguir ter uma clientela ativa e frequente você precisa agir e se adaptar sempre. Cada empresa tem uma realidade própria, e…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

O que é viewability e por que ele é importante para o seu negócio?

Anúncios online são uma parte fundamental da divulgação de qualquer empresa de varejo — especialmente para as que tem o foco cada vez maior nas vendas online. Porém, há muitas lojas que acabam não vendo um bom retorno para o seu investimento, justamente por não levarem alguns aspectos em conta. Por exemplo, você sabe o…

Por Nayara Santos em 18.09.2019

Ranking das lojas de varejo no Brasil, confira

Muitos empreendedores ficam de olho no ranking das lojas de varejo no Brasil. Saber quem são os maiores players do mercado pode ajudar você a se inspirar e trazer ideias novas para a sua empresa. Ao mesmo tempo, também indica quais são os setores que mais vem crescendo e atraindo clientes no país. Por isso,…

Por Nayara Santos em 26.01.2022

Qual a chave para a retenção de clientes no varejo?

Se você é dono de um negócio varejista ou trabalha no setor de marketing de um estabelecimento sabe da importância de desenvolver estratégias para retenção de clientes no varejo. Afinal de contas, há um grande número de empresas atuando no mercado e conseguir se destacar da concorrência é fundamental para o sucesso do seu negócio.…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Indústria 4.0 e varejo: como a nova revolução industrial está mudando as tendências de consumo?

A Indústria 4.0 e o varejo do “amanhã”, como também são descritos, estão desafiando empresas, profissionais e consumidores de todo o planeta a mudarem por completo a sua concepção sobre os processos de compra, as operações industriais e o desenvolvimento de produtos. Reunindo as maiores tecnologias da atualidade — como a IoT (Internet das Coisas),…

Por Nayara Santos em 03.02.2020

Marketing digital para loja de carros: 3 dicas infalíveis

Quais são as estratégias de marketing digital que você está utilizando para a sua loja de carros? Está conseguindo obter algum resultado com as ações realizadas ou algo poderia ser melhorado? Ou ainda não possui nenhuma estratégia de marketing digital? Bom, vamos com calma e entender a importância disso para os negócios. Com um mercado…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Comunicação no varejo: 6 dicas de como fazer

Muitos lojistas acreditam que a comunicação no varejo consiste basicamente em produzir campanhas para mostrar os preços baixos e as grandes liquidações. Entretanto, essa ideia não poderia estar mais errada.  Isso porque, esse tipo de campanha pode até atrair a atenção do cliente por um primeiro momento. Mas, se ele não conseguir se identificar com…

Por Nayara Santos em 21.01.2022

Como ser um bom administrador financeiro de uma loja de varejo?

A área de finanças permeia toda a estratégia, administração e controle gerencial de um negócio. Entretanto, a habilidade de lidar com números não é para qualquer um, especialmente em uma loja de varejo. É preciso ter um perfil organizado e disciplinado, que se adeque sempre à novas tendências neste aspecto. Pensando nisso, a ListenX pretende…

Por Nayara Santos em 29.11.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos