Por Nayara Santos em 14.11.2019

Customer success: por que ter um time especializado?

Por Nayara Santos em 14.11.2019

O sucesso de uma empresa é baseado no seu relacionamento com os clientes. Por isso, o foco de muitas empresas deixou de ser entregar apenas um bom serviço ou bons produtos, mas também passou a garantir uma experiência de qualidade, por meio de uma boa relação com os seus clientes.

Dessa forma, o customer success é uma filosofia corporativa que visa garantir o alto desempenho dos clientes, por meio das interações estratégicas com a sua empresa. O foco dessa relação não é o que você quer, mas sim o que mais importa para o seu negócio: o cliente.

Se você se interessou em saber um pouco mais sobre o assunto, continue a leitura e entenda como o customer success pode levar o atendimento da sua empresa a outra nível. Confira!

O que é customer success?

Ao longo dos anos e da evolução tecnológica a forma como os consumidores são vistos pelas marcas mudou. Os clientes não são mais uma figura passiva, que apenas comprava, agora eles são o centro do negócio das empresas que buscam crescer e ter sucesso.

É neste cenário que a filosofia do customer success entra. De acordo com Lincoln Murphy, considerado a maior referência na área desde que o termo e a atividade surgiu no mercado:

“o sucesso do cliente é quando seus clientes alcançam o resultado desejado através das interações com a sua empresa”

Esse conceito foi aplicado inicialmente em empresas SaaS para designar profissionais que ajudariam o cliente a alcançar bons resultados por meio daquela solução e ter sucesso com o produto ou serviço que haviam adquirido.


Portanto, customer success tem como base o sucesso do cliente — como o próprio nome já indica — e isso vai muito além de um cliente que sabe usar o seu produto ou serviço, ou que paga em dia.

Não é exagero dizer que o sucesso do cliente é responsabilidade de todo mundo dentro da empresa, a partir do momento que há uma interação entre o cliente e você em algum nível, o sucesso dele também é problema seu.

O cliente de sucesso começa durante o processo de qualificação do lead, passando pela venda e chegando no pós-venda e, na realidade, é um ciclo que nunca termina. Por isso é fundamental que todos na empresa trabalhem com foco no cliente, e não apenas um setor ou muito menos só um profissional.

Qual a importância do customer success para as empresas?

Se o seu cliente, que lá na qualificação já apresentava potencial para ter sucesso com a sua solução, alcança o resultado esperado, ele não vai embora. E se ele não vai embora, esse é o primeiro passo para expandir o contrato, em relação à tempo e receita.

Deu para ter uma ideia das vantagens do customer success para sua empresa? De qualquer forma, aqui vão alguns dos principais benefícios que o seu negócio pode ter:

Retenção

Esse é o principal ganho que a sua empresa vai ter por meio do customer success: garantir não apenas que os clientes entrem na sua base, mas que eles permaneçam. Isso que dizer uma diminuição da taxa de churn — porcentagem de clientes que cancelaram o contrato — e, consequentemente, torna o negócio mais saudável, sustentável e lucrativo a médio e longo prazo.

Experiência do cliente

A melhor forma de garantir que os seus clientes permaneçam é oferecendo a eles a melhor experiência possível enquanto seus clientes. Para isso, é preciso criar um vínculo com o cliente, fazer o acompanhamento de perto da sua estratégia, ensiná-lo como alcançar os seus objetivos com a sua solução. É isso que vai fazer com que o seu cliente se sinta satisfeito com o seu negócio.

Engajamento

Pegando um gancho na experiência do cliente, a importância de um atendimento de qualidade e acima da média é para que o cliente não apenas fique satisfeito, mas para que ele se torne um promotor da sua marca. Alguém que possa lhe indicar e ajudar a trazer novos clientes para a sua base.

Identificar e converter oportunidades

O customer success também é uma fonte de receita para o seu negócio, pois a partir do relacionamento e acompanhamento mais próximo é possível identificar oportunidades, por exemplo, por novos serviços a partir das demandas do seu cliente.

Sem contar que o feedback do cliente é a melhor fonte de ideias para novos produtos ou serviços, ou mesmo atualizações e melhorias. E a melhor forma de coletar esses feedbacks é pelo setor de customer success.

Por que ter um time especializado em customer success?

Apesar de o sucesso do cliente ser responsabilidade de toda a empresa, ter um setor diretamente responsável por essa tarefa é muito importante para o pós-venda. É depois da compra que a experiência do cliente começa para valer, e por isso, ter um profissional focado em ajudar o cliente e educá-lo quanto ao uso da sua solução faz toda a diferença.

Vamos exemplificar: o cliente está acostumado com o vendedor, afinal esse profissional o acompanhou e o ajudou a escolher da melhor forma o produto ou serviço que a empresa dele precisa. Quando a venda é fechada, essa relação também termina. Assim, o cliente pode se sentir um pouco sozinho.

No entanto, antes de dar o último tchau, o vendedor vai passar o bastão de vendas para o profissional de customer success, também chamado de CS. Eles vão trocar todas as informações sobre o cliente, suas expectativas, gostos e preferências.

O CS, então, vai começar o processo de implementação do cliente, ou seja, ele vai educá-lo para que ele tenha sucesso com o que ele comprou. Além disso, vai entregar para ele o primeiro valor, que é primeiro resultado, deixando-o mais confiante e com a certeza de que fez um bom negócio.

Vencida a primeira fase, o cliente já sabe que o seu produto ou serviço funciona, já conhece seus prazos, processos e ferramentas. Agora é hora de dar andamento no projeto, garantir que o cliente continue on track com a sua solução, oferecendo um consultoria aprofundada sobre o mercado dele e ajudando o cliente a alcançar os melhores resultados.

Portanto, o profissional desta área vai garantir não apenas um bom uso do seu produto ou serviço, mas também o sucesso do cliente por meio de estratégias diretamente relacionadas a sua empresa. Ou seja, ele vai mostrar o tempo todo o valor dessa parceira. E como já falamos anteriormente, um cliente satisfeito não vai embora.

Customer success é sobre mostrar ao cliente qual é o caminho para ele obter sucesso e como a sua empresa pode auxiliá-lo nesse processo. Por isso, é muito importante que haja um setor dentro da sua empresa focado 100% no cliente e em dar resultados para ele, pois assim não apenas o cliente vai ter sucesso, mas a sua empresa também.

Agora que você já sabe qual a importância do customer success para a sua empresa. Leia o nosso artigo “como manter clientes fidelizados com ações de marketing” e aprenda como criar campanhas focadas na experiência do cliente.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como identificar a satisfação do cliente e usar isso a favor do marketing

Para qualquer negócio a satisfação do cliente é fundamental para o sucesso. Assim, saber como aliar isso ao marketing é uma estratégia muito eficiente. De maneira geral as empresas que conseguem atender às necessidades dos seus clientes e fazer com que eles sintam-se totalmente satisfeitos com os produtos e serviços, conseguem também gerar mais receitas.…

Por Nayara Santos em 06.07.2020

O que é rapport? Conheça seus benefícios!

A melhor maneira de se destacar no mercado hoje é oferecer as pessoas o que elas querem. Muito mais do que apenas atender as suas necessidades, é demonstrar que você as entende e que vocês tem um laço em comum. Se você souber conduzir uma conversa com um lead da maneira correta, fará com ele…

Por Nayara Santos em 15.10.2019

12 ações para melhorar o atendimento ao cliente rapidamente

Em tempos de crise na economia, os consumidores tendem a adotar uma postura mais desconfiada, levando em consideração cada detalhe na hora de decidir pela compra. É em momentos como esse que as lojas de varejo se vêem obrigadas a desenvolver ações para melhorar o atendimento ao cliente. Essa até pode ser uma forma de…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

Relacionamento com o consumidor: entenda a importância para seu negócio

A construção de um sólido relacionamento com o consumidor vem se tornando uma espécie de “fórmula mágica” para empresas de todos os tamanhos se destacarem nos mais variados segmentos. Inclusive naqueles que outrora eram considerados inalcançáveis para os pequenos negócios. O maior exemplo do Brasil certamente são as fintechs, startups focadas em serviços financeiros. Apostando…

Por Nayara Santos em 11.07.2022

Marketing de experiência no branding: entenda qual é a relação

Conte para nós: a sua empresa investe em diversas estratégias para fidelizar os seus consumidores e vender mais? Sim? Então, você precisa conhecer mais sobre o marketing de experiência no branding! Afinal, com esses dois conceitos, certamente você conquistará todos os resultados almejados pela sua loja e ainda se destacará da concorrência. Vamos entender mais…

Por Nayara Santos em 22.06.2020

6 fundamentos da experiência do cliente, confira

Você se preocupa com a experiência do cliente na sua loja? Se a sua resposta foi não, então você precisa ler esse artigo! Foi-se o tempo em que os clientes estavam em busca apenas de produtos de qualidade ou de bom preço. Atualmente eles querem se conectar com a marca, criar uma relação duradoura e…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Como criar vínculo com o cliente e por que isso é importante?

Todo empreendimento, independentemente do segmento e proporções do negócio, precisa de estratégias e práticas para alcançar o sucesso e trilhar um caminho de prosperidade e solidez. Isso só se concretiza por meio do consumidor. Por isso, boa parte dessas estratégias foca em um ponto em comum: criar vínculo com o cliente. Um ponto de interrogação…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Entenda o que é NPS

Quer entender de uma vez por todas o que é NPS e como essa métrica pode ser utilizada na sua loja? Então você encontrou o que precisava! Desenvolvemos este artigo justamente para que todas as dúvidas sobre o assunto sejam solucionadas. Vamos esclarecer questionamentos como o que é a NPS, quais são as suas vantagens,…

Por Nayara Santos em 18.03.2020

Aprenda a melhorar a experiência do cliente na hora da compra!

Em um cenário em que muitas empresas não se importam com a experiência do cliente ou customer experience, a maior parte dos usuários realmente se impressionam quando um bom serviço é prestado e o recomendam para outras pessoas. Contudo, a experiência no momento da compra, que envolve diferentes fatores, como atendimento, ambiente, entre outros, é…

Por Nayara Santos em 31.01.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos