Por Nayara Santos em 18.03.2020

Entenda o que é NPS

Por Nayara Santos em 18.03.2020

Quer entender de uma vez por todas o que é NPS e como essa métrica pode ser utilizada na sua loja? Então você encontrou o que precisava! Desenvolvemos este artigo justamente para que todas as dúvidas sobre o assunto sejam solucionadas.

Vamos esclarecer questionamentos como o que é a NPS, quais são as suas vantagens, a fórmula do cálculo, entre outros. Portanto, se você quer ficar bem informado sobre essa metodologia de avaliação para empresas, siga a leitura!

Afinal, o que é NPS?

NPS é uma sigla em inglês para Net Promoter Score. Trata-se de uma métrica que serve para que as empresas mensurem a lealdade e o engajamento dos clientes com a sua marca.

A métrica é um tanto quanto recente, uma vez que foi criada em 2003, por Fred Reichheld, um consultor de negócios da empresa americana Bain & Company.

Ao desenvolver o método, Reichheld queria testar a relação do engajamento e da lealdades com o índice de crescimento das companhias. Os resultados foram positivos e hoje o NPS é uma metodologia utilizada em empresas de todos os portes, em diversos lugares do mundo.

A metodologia é bastante simples e consiste em fazer uma única pergunta para os clientes, de preferência quando eles finalizam uma compra. O questionamento é o seguinte:

“Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a nossa empresa para um amigo?”.

Com base nas respostas dessa pergunta, é feito um cálculo, que classifica os clientes em diferentes categorias.

Quais são as categorias de NPS?

De acordo com a resposta que um cliente der para a pergunta que apresentamos anteriormente, ele é classificado em diferentes categorias: promotores, neutros e detratores. Em seguida, explicaremos cada um delas. Acompanhe!

Promotores

Os clientes que responderem a pergunta com 9 ou 10 são classificados como promotores. Tratam-se de pessoas que estão engajadas com a marca, que ficaram muito satisfeitas com o produto ou serviço que adquiram.


É bem provável que esses clientes voltem a fazer negócios com a empresa em outras oportunidades. Além disso, a indicarão para os seus amigos, familiares e pessoas de suas relações.

Neutros

As pessoas que derem nota 7 ou 8 para a experiência que tiveram com a empresa, são consideradas clientes neutros. Eles estão satisfeitos com o que adquiriram, mas não se sentirão, de fato, especiais.

Eles estão felizes com a empresa, não tiveram nenhum imprevisto. No entanto, se encontrarem o mesmo produto ou serviço em uma concorrente e o preço for menor, comprarão dela, sem nenhum problema. Eles não são fiéis à marca.

Detratores

Finalmente, os clientes que responderem a pergunta com uma pontuação entre 0 e 6 são os detratores. Eles estão muito insatisfeitos, provavelmente não se sentiram bem atendidos e pensam em jamais voltar a fazer negócios com a empresa.

Além disso, não exitarão em fazer comentários negativos sobre a marca, tanto no boca a boca, com seus amigos e familiares, quanto nas redes sociais.

Como é feito o cálculo do NPS e como ele funciona?

O cálculo do NPS é bastante simples de ser feito. É interessante lembrar, no entanto, que se trata de uma métrica aberta, que passa por variações constantes, conforme novos clientes vão respondendo ao questionamento.

Para desenvolver o cálculo, basta subtrair a porcentagem de clientes detratores, da porcentagem de clientes promotores. De tal maneira, se obterá um número que varia entre -100 e 100. Esse número será o seu índice de NPS.

Imagine, por exemplo, que uma empresa teve 60% dos clientes na categoria promotores, 30% na categoria neutros e 10% na categoria detratores. Nesse caso, seria necessário fazer o cálculo 60-10, cujo resultado é 50. Assim sendo, o índice NPS dessa organização é 50.

Quanto mais próximo de 100 for o seu NPS melhor, uma vez que isso representará que o seu negócio está agradando aos clientes. No entanto, se o número for baixo, significa que você terá que tomar medidas para melhorar o atendimento e vários outros processos internos.

Para lojas varejistas, uma boa prática é criar ambientes confortáveis para compra, utilizando o music branding e playlists personalizadas, por exemplo.

Quais são as principais vantagens de usar o NPS?

Aprendido o que é NPS e como utilizar esse método na sua empresa? Então agora é chegado o momento de conhecer algumas das suas principais vantagens. Veja, a seguir!

Facilidade de uso

O cálculo do NPS é bastante simples de ser feito, sem que seja necessário fazer uma operação matemática complexa e que possa gerar erros.

Além disso, também é simples para os clientes responderem. Eles precisarão dar uma única resposta, sem ter que perder tempo com um longo questionário.

Agilidade para contatar o cliente

Caso um cliente dê uma resposta muito baixa na escala de pontuação, é possível contatá-lo rapidamente para tentar reverter a situação.

Pode-se questioná-lo sobre o que foi falho no atendimento e oferecer alguma forma de amenizar o problema, oferecendo um brinde ou desconto, por exemplo.

Pouca chance de manipulação

Como apenas uma pergunta precisa ser respondida, quem entende o que é o NPS e como aplicá-lo, está isento de ter um processo manipulado.

As respostas serão sinceras e representarão exatamente o que os clientes pensam sobre a sua empresa e os seus serviços.

Adaptabilidade para diversos nichos de negócio

O método NPS pode ser aplicado em empresas de qualquer segmento, uma vez que consiste na resposta de uma pergunta simples. Podem ser desde indústrias, até lojas do comércio varejista.

Também não importa se o negócio é físico ou digital. Em ambos é possível aplicar o método e fazer a tabulação. Em uma loja física, por exemplo, pode ser disparado um e-mail ou SMS com a pergunta, assim que a compra é finalizada e a nota fiscal emitida.

Gostou de entender o que é NPS e como esse método pode ser interessante para a sua empresa? Então agora é só colocar o aprendizado em prática e acompanhar o índice de satisfação dos clientes com o seu negócio. Para você ter uma ideia, empresas de grande porte, como a Netflix e a Amazon utilizam essa metodologia.

Compartilhe este artigo em suas redes sociais e mostre o NPS para mais pessoas!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Quem são os responsáveis pela experiência do cliente?

Essa é uma pergunta fácil de responder, por vezes difícil de exercitar, pois, todos que atuam dentro da empresa são responsáveis pela experiência do cliente, ou seja, setores, gestores e equipes devem trabalhar em conjunto para garantir excelência. Um dos maiores desafios para os gestores é estabelecer uma comunicação adequada entre os setores, para otimizar…

Por Nayara Santos em 07.02.2020

Dicas sobre atendimento ao cliente, confira!

Se você chegou aqui, isso significa que está atrás de dicas sobre atendimento ao cliente. Esse é um ponto extremamente importante no varejo, já que um bom atendimento tem o poder de fidelizar os clientes e até mesmo converter vendas que poderiam estar perdidas sem a devida atenção.  Mesmo com tamanha importância, é bastante comum…

Por Nayara Santos em 30.11.2021

Confira as 5 tendências sobre o futuro do customer experience

Você sabia que a experiência do cliente está mudando devido ao mundo digital e ao novo comportamento do consumidor? Esse é um assunto bem sério, o que faz as empresas precisarem entender um pouco mais sobre o que é o customer experience e quais são as tendências para os próximos anos. Traduzindo para o português,…

Por Nayara Santos em 21.01.2020

Confira 7 cases de marketing de experiência e se inspire

Buscar cases de marketing de experiência é muito interessante para quem está pensando em desenvolver ações que tenham esse foco. Afinal, com as boas ideias tidas por outras empresas, podem ser tidos insights para desenvolver campanhas de varejo para outras companhias.  Sem falar que, você também pode adaptar as ações adotadas para a realidade da…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

Saiba como usar o consumo emocional em favor da sua loja!

No mundo varejista, surgem todos os dias novas empresas que comercializam os mesmos produtos e serviços. O aumento da concorrência interfere diretamente na forma como os nossos clientes vão tomar a decisão de compra: são tantas as propagandas dos mesmos produtos que, na hora H, não faz muita diferença em qual loja ele será comprado,…

Por Nayara Santos em 30.03.2020

Como identificar a satisfação do cliente e usar isso a favor do marketing

Para qualquer negócio a satisfação do cliente é fundamental para o sucesso. Assim, saber como aliar isso ao marketing é uma estratégia muito eficiente. De maneira geral as empresas que conseguem atender às necessidades dos seus clientes e fazer com que eles sintam-se totalmente satisfeitos com os produtos e serviços, conseguem também gerar mais receitas.…

Por Nayara Santos em 06.07.2020

Relacionamento com o consumidor: entenda a importância para seu negócio

A construção de um sólido relacionamento com o consumidor vem se tornando uma espécie de “fórmula mágica” para empresas de todos os tamanhos se destacarem nos mais variados segmentos. Inclusive naqueles que outrora eram considerados inalcançáveis para os pequenos negócios. O maior exemplo do Brasil certamente são as fintechs, startups focadas em serviços financeiros. Apostando…

Por Nayara Santos em 11.07.2022

6 fundamentos da experiência do cliente, confira

Você se preocupa com a experiência do cliente na sua loja? Se a sua resposta foi não, então você precisa ler esse artigo! Foi-se o tempo em que os clientes estavam em busca apenas de produtos de qualidade ou de bom preço. Atualmente eles querem se conectar com a marca, criar uma relação duradoura e…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Aprenda a melhorar a experiência do cliente em 5 passos

Conseguir melhorar a experiência do cliente é importantíssimo para você ter clientes fiéis e satisfeitos com a sua loja. Ou seja, são clientes que além de voltar a comprar com você, eles ainda podem se tornar disseminadores voluntários da sua marca. Entretanto, por mais importante que seja esse assunto, muitos varejistas ainda o negligenciam. Portanto,…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos