Anúncios online são uma parte fundamental da divulgação de qualquer empresa de varejo — especialmente para as que tem o foco cada vez maior nas vendas online. Porém, há muitas lojas que acabam não vendo um bom retorno para o seu investimento, justamente por não levarem alguns aspectos em conta. Por exemplo, você sabe o que é viewability?
O termo pode parecer estranho, mas você deve identificá-lo facilmente em seu dia a dia se prestar um pouco de atenção. Depois de compreendê-lo, é importante que você invista nessa estratégia para elevar a qualidade do seu trabalho e do marketing que desenvolve.
Quer entender melhor o tema? Então, acompanhe e aprenda mais agora mesmo!
O que é viewability?
Viewability é um indicador de marketing que reflete as visualizações efetivas de determinado anúncio. Ele considera impressões que tiveram a maior parte da imagem exibida e por um tempo mínimo adequado.
A ideia desse indicador é atentar ao fato de que muitos anunciantes acabam mostrando apenas uma parte do conteúdo que deveria ser exibido, devido ao fluxo de informações online muito alto e a falta de espaço para tantos dados. Naturalmente, isso compromete a divulgação da marca e dos seus produtos.
Sendo assim, o conceito de viewability foi criado para estabelecer regras em relação a esses anúncios. Dessa forma, apenas imagens com, no mínimo, 50% de seu conteúdo exibido e que permaneçam na tela por 1 segundo pelo menos podem ser consideradas como visualizações válidas. No caso de anúncios em vídeo, eles devem permanecer em tela por, pelo menos, 2 segundos para serem validados.
Há exceções para esses números, mas eles são um bom guia para você avaliar quando um anúncio conta com viewability ou não.
Por que a viewability é tão importante?
Como já mencionamos, há alguns motivos para as empresas adotarem esse indicador em vez de simplesmente contar a visualizações. Veja aqui alguns deles!
Melhor indicador da efetividade dos anúncios
Ao entender o que é viewability, fica fácil concluir como esse indicador é mais útil do que apenas contar as impressões de anúncios. Em primeiro lugar, apenas as visualizações com algum grau de relevância serão consideradas, o que dá uma noção mais precisa dos resultados que você pode esperar do seu investimento em marketing.
Ao focar nesse número, você pode obter dados mais relevantes sobre sua aquisição de clientes. Além disso, comparar o total de impressões com a viewability da página ajuda a obter mais dados sobre o desempenho dos anúncios em cada momento.
Otimizar seus investimentos em marketing
Outro ponto de melhoria que esse indicador oferece é a oportunidade de minimizar o seu custo de marketing. Muitos anunciantes online acabam cobrando por várias visualizações que dificilmente tiveram algum impacto na sua campanha — o que é bem prejudicial para qualquer negócio.
Porém, com as regras estipuladas para viewability dos anúncios em questão, é possível determinar uma cobrança mais justa em relação a essa divulgação. Você paga apenas pelo material que teve melhores chances de impacto em relação ao seu investimento.
Encontrar maneiras de aumentar o alcance da sua empresa
Além de ser mais relevantes para suas análises, a viewability dos seus anúncios online também é uma forma de comparar diferentes canais e descobrir quais deles apresentam melhores resultados. Com o tempo, você poderá cortar aqueles que não apresentam retorno real e reinvestir naqueles que mais contribuem com as vendas da sua loja.
Lembre-se que os anúncios contabilizados nesse indicador também são aqueles que tiveram maior atenção do público. Isso dá uma base mais forte para comparar impressões e encontrar os formatos que geram mais resultados.
Como melhorar a viewability da sua empresa?
Agora que você entende o que é viewability e sua importância, é hora de aprender como melhorar esse indicador em suas campanhas. Acompanhe aqui algumas dicas que te ajudarão com isso!
Tenha um objetivo claro de campanha
Antes de começar qualquer plano de divulgação, seu primeiro passo deve sempre ser delimitar qual é seu objetivo. Captar clientes, elevar engajamento, ampliar a imagem do seu negócio e etc, ter isso bem claro desde o começo evitará bastante dor de cabeça.
Também é uma boa ideia dividir sua campanha em estágios, incluindo objetivos menores ao longo do caminho. Isso ajudará a organizar melhor seus planos, especialmente para campanhas de prazo mais longo.
Elabore as imagens promocionais com base no tempo e tamanho da exibição
Mesmo com os parâmetros mínimos estabelecidos, você ainda deve levar em conta o tempo e o espaço limitados para a exibição dos seus anúncios. Seja em vídeos ou na forma de banners, você precisará de um conteúdo que funcione adequadamente mesmo com uma exibição parcial ou rápida.
Nesse ponto, o melhor que você pode fazer é testar diferentes designs com sua equipe de marketing. Assim que tiver uma versão do anúncio que possa ser mais facilmente lida, mesmo nas condições mínimas, você terá um desempenho bem melhor.
Leve em conta exceções ao formato
Como mencionamos mais cedo, nem todo anúncio segue as mesmas regras de viewability. Por causa da maior popularidade da navegação móvel (o famoso mobile first), é necessário considerar que o espaço de display do conteúdo tende a ser menor do que a média.
Você deve levar isso em conta tanto no desenvolvimento da imagem quanto na mensuração desse indicador, pois os números resultantes precisam ser adaptados.
Conte com anunciantes que tragam maior viewability
Por fim, mas não menos importante, você deve escolher os melhores anunciantes para apoiar nesse momento. Vários canais de conteúdo atualmente já estão se adaptando a essa realidade e medem corretamente a viewability de cada anúncio — não apenas as impressões.
Da mesma forma, essas páginas são adaptadas para melhor exibir os conteúdos e aproveitar corretamente o espaço.
Agora que você entende melhor o que é viewability, qual é sua importância e como pode começar a utilizá-lo, é hora de fazer uso desse conhecimento! É um tema um pouco mais complexo, mas vale a pena se informar a respeito.
Acha que mais pessoas precisam aprender sobre viewability? Compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude todos a se informarem sobre o assunto!
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