Você sabe o que é uma loja virtual? Entende como ter uma pode afetar o desempenho e o sucesso do seu negócio? Ou ainda, como ela pode te ajudar a se destacar da concorrência? Bom, se você respondeu “não” para alguma dessas perguntas, você está no lugar certo.
Claro que o e-commerce existe há muitos anos, entretanto, ele ganhou um lugar de destaque durante a pandemia. Isso porque, diante da impossibilidade de abrir as suas lojas físicas, muitas empresas encontraram no e-commerce uma maneira de manter a lucratividade e sobreviver a esse difícil período.
Portanto, se você quer entender o que é uma loja virtual, como ela funciona e até mesmo como abrir uma loja, confira o texto a seguir. Boa leitura!
Afinal, o que é uma loja virtual?
Uma loja virtual nada mais é do que um site criado especificamente para realizar vendas online. No site da loja, os produtos e/ou serviços são apresentados, geralmente com fotos e descrições detalhadas.
Outra característica importante que as lojas virtuais possuem é a possibilidade de integração de diferentes formas de pagamento, tais como boleto, cartão de crédito, pagamento à vista, parcelamento, PIX. Dessa forma, o cliente que opta por realizar as compras em uma loja virtual pode efetuar o pagamento pela internet.
Com relação à entrega, muitas lojas virtuais oferecem diferentes modalidades de entrega. No geral, o valor varia conforme a agilidade do serviço, ou seja, entregas mais urgentes tendem a custar mais do que aquelas em que o prazo normal é aplicado. Portanto, cabe ao cliente escolher a maneira mais conveniente para ele.
Funcionamento da loja virtual
Um e-commerce funciona de modo muito semelhante às lojas físicas, entretanto, em um ambiente virtual. Mas, precisamos destacar uma grande diferença entre essas duas modalidades: horário de funcionamento.
Geralmente, a loja física funciona dentro do horário comercial e pode ficar fechada alguns dias da semana, enquanto que uma loja virtual funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Portanto, não importa o que aconteça, a sua loja virtual estará sempre aberta e pronta para receber os clientes, aceitar os seus pedidos e pagamentos.
Com relação ao processo de compra em si, de modo simplificado podemos dizer que os passos são:
- Cliente entra no site e escolhe os produtos que quer adquirir;
- Os produtos são colocados no carrinho virtual e o frete é calculado;
- O cliente efetua o pagamento da compra;
- A loja recebe o pedido e prepara o produto para entrega;
- O produto é enviado para o cliente em veículo próprio da empresa ou utilizando serviços de empresas de entrega.
Vale a pena dizer que as lojas virtuais ainda oferecem ao consumidor a possibilidade de acompanhar o pedido. Ou seja, saber em qual etapa do processo mencionado acima o seu pedido está. Portanto, ele pode saber quando o produto adquirido está pronto para ser entregue.
Passos para criar a sua loja virtual
Bom, você já entendeu o que é uma loja virtual e como ela funciona, podemos ir à etapa prática da criação da loja virtual. Confira o passo a passo e comece a planejar a sua loja agora mesmo.
1. Determine quais produtos e serviços serão comercializados online
O primeiro passo para ter a sua loja virtual é definir quais produtos e serviços serão oferecidos. Claro que você quer lucrar, mas nem sempre o quesito preço é o único a ser levado em consideração.
Principalmente para quem está começando, o ideal é escolher produtos que os seus clientes tenham maior interesse ou que melhor representem a sua marca. Além disso, você precisa pensar na logística necessária para efetuar a entrega desses produtos.
Por exemplo, itens muito grandes, pesados ou que exijam condições específicas de armazenamento durante o transporte terão um custo de frete maior. Portanto, analise com cuidado e saiba se o cliente estará disposto a pagar um valor de frete mais caro.
2. Entenda o seu público-alvo
Bom, você provavelmente já sabe quem é o seu público-alvo, mas essa também é uma análise importante na hora de montar a sua loja virtual. Isso porque o público pode ser um pouco diferente.
Vale a pena dizer que conhecer esse público será essencial na hora de elaborar estratégias de marketing para a sua loja virtual. Ainda, a nossa recomendação é que você utilize personas, que são personagens fictícios de quem são os seus clientes. Essa pode ser uma ferramenta bastante útil para entender com quem você está falando.
3. Tenha um plano de negócios
Um plano de negócios é um documento essencial para qualquer empresa, afinal, ele ajuda a estruturar seu novo negócio com bases sólidas desde o momento do seu nascimento. Os pontos mais relevantes de qualquer plano de negócios são:
- Missão e valores da empresa;
- Produtos comercializados e serviços oferecidos;
- Público-alvo;
- Potenciais fornecedores;
- Planejamento financeiro;
- Planejamento da estratégia de marketing;
- Análise da concorrência;
- Plano de crescimento;
- Benchmarks.
Lembre-se, um plano de negócio é um tipo de guia para a sua empresa, e que deve ser consultado ao longo da sua trajetória para saber se você está mantendo e alcançando aquilo que se propôs a fazer. Além disso, ele também te ajuda a corrigir a trajetória caso algo saia diferente do planejado.
Crie a sua estratégia de vendas online com a ajuda do nosso guia completo sobre o assunto Como criar uma estratégia de vendas online? O guia definitivo.
4. Criando a identidade da sua loja virtual
Chegou o momento de criar um nome e uma identidade visual para a sua loja virtual. Esses podem parecer detalhes, entretanto, é através deles que os consumidores conhecerão e se lembrarão da sua marca.
Esse é o momento de ser criativo e pensar em algum nome que represente a mensagem da sua marca, e que crie algum tipo de identificação com os seus potenciais clientes. Outro ponto importante, é que o nome deve ser algo fácil de lembrar, já que assim você aumenta as chances de que o cliente memorize a sua marca.
Assim como o nome, a identidade visual também vai ajudar o público a se identificar com a sua marca. Portanto, é importante escolher certo a paleta de cores, o logo, a fonte utilizada; identidade de fotos tiradas para sites e redes sociais.
6. Experiência do cliente também no online
Assim como você se preocupa em oferecer uma boa experiência de compras para os clientes que vão até a sua loja física, essa preocupação também deve existir para a sua loja virtual. Inclusive, ela pode ser ainda mais importante, já que as pessoas não pensam duas vezes antes de desistir de fazer compras em um site que não funciona bem.
Ainda não tem uma estratégia para melhorar a experiência do cliente na sua loja? Então confira o nosso guia completo Experiência do cliente no varejo: como padronizar e encantar seus clientes.
Por isso, é fundamental garantir uma boa navegabilidade e responsividade no seu site. Outro ponto importante que ajuda na experiência é a divisão dos produtos em diferentes categorias e a possibilidade do cliente efetuar a busca por palavras-chave. Assim, os consumidores conseguem encontrar o produto de interesse rapidamente.
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