Por Nayara Santos em 22.02.2022

Como divulgar um produto no WhatsApp: aprenda em 6 passos

Por Nayara Santos em 22.02.2022

Você sabe como divulgar um produto no WhatsApp e melhorar os seus resultados? Então chegou o momento de mudar isso de uma vez por todas e se aventurar no aplicativo de comunicação mais utilizado no mundo e no Brasil.

Assim como ocorre com outras estratégias de marketing, você também precisa se planejar para utilizar o WhatsApp corretamente e arrasar na divulgação dos seus produtos. Confira a seguir o passo a passo para isso! Boa leitura!

Passos de como divulgar um produto no WhatsApp

1. Utilize a versão Business do aplicativo

A primeira coisa que você precisa fazer é ter a versão Business do WhatsApp. Isso porque ela possui outras ferramentas que não estão disponíveis na versão comum do aplicativo e que farão toda a diferença para a sua estratégia de marketing.

Além disso, nesta versão também é possível analisar as métricas de mensagens enviadas, mensagens recebidas e mensagens lidas. Com base nessas métricas você consegue avaliar o que deu certo e pode ser repetido e o que não funcionou e deve ser evitado.

É importante dizer que o WhatsApp Business também permite o envio de mensagens automáticas e o uso de tags para classificar os clientes. Falaremos mais sobre essas duas ferramentas a seguir.

2. Crie um catálogo de produtos

Você sabia que o WhatsApp permite a criação de catálogos para a divulgação de produtos? Ou seja, quando o cliente pedir alguma informação sobre o produto ela estará disponível dentro do próprio aplicativo, sem que você precise ficar abrindo vários aplicativos para enviar o link certo para o cliente.

Ao incluir um produto no catálogo é possível incluir foto e o preço do item e ainda criar diferentes categorias. Por exemplo, se você possui uma confeitaria, pode criar as categorias bolos, biscoitos, tortas, pudins, dentre outras.

3. Planeje o atendimento

A principal intenção de utilizar o WhatsApp para divulgar um produto é que você consiga manter um canal de comunicação direta com o seu cliente. E o cliente espera que, ao enviar mensagem no WhatsApp da loja, que ele seja respondido o mais rapidamente possível. Por isso, para que essa estratégia funcione é preciso ter tempo para responder às demandas que surgirem.

De nada adianta o cliente mandar a mensagem pela manhã e ser respondido apenas no dia seguinte. O tempo que você levou para responder pode ter sido suficiente para que ele conseguisse a informação que precisava com a concorrência e ter comprado o produto que queria dela.

Se possível, tenha uma equipe para te ajudar a responder aos clientes e enviar informações sobre os produtos. Caso não consiga, reserve diversos momentos ao longo do dia para fazer isso. Vá respondendo às mensagens mais antigas primeiro e lembre-se de que em alguns casos pode ser necessário manter uma conversa com o cliente, o que também demanda algum tempo.


Uma coisa é certa, quanto mais rápida for a sua resposta, melhor será a impressão que o cliente terá da sua loja. Por isso, planeje como será o atendimento e trate o cliente da mesma forma que o trataria se ele estivesse na sua loja. Não sabe como fazer isso? Confira o nosso infográfico Saiba tudo sobre os 4 pilares da rotina administrativa.

4. Automatize respostas

Uma das grandes vantagens de se utilizar o WhatsApp para divulgar um produto é que você pode automatizar processos. Isso pode ser feito como uma mensagem automática que o cliente recebe se ele mandar mensagem fora do horário de atendimento, ou apenas para dizer que recebeu a mensagem e retornará em breve.

Mas isso não é tudo, o aplicativo também permite que você envie a mesma mensagem para um número grande de pessoas. Para isso, elas precisam estar cadastradas na sua lista de contatos. E o melhor, o cliente não percebe que a mensagem foi enviada para um número grande de pessoas, mas sim que cada palavra foi escrita pensando nele.

5. Separe clientes de acordo com o funil de vendas

Entender qual é a etapa do funil de vendas em que o cliente se encontra é importantíssimo para que você consiga direcionar as estratégias certas para conseguir converter aquele leads em uma compra. Afinal, cada etapa exige uma abordagem diferente.

E o WhatsApp Business possui uma ferramenta que pode te ajudar a separar o cliente conforme a etapa em que ele está. Você pode utilizar tags para classificar os contatos e com isso criar listas de envio de mensagem automáticas.

Ou seja, você planeja quais mensagens serão divulgadas para os clientes no topo do funil e garantir que elas sejam diferentes daquelas enviadas para os clientes que estão no fundo do funil. Desta forma, você terá estratégias muito mais certeiras.

6. Divulgue o número para os clientes

De nada adianta procurar como divulgar um produto no WhatsApp se você não divulgar o número para os clientes, não é mesmo? Por isso também gostaríamos de comentar um pouco sobre como essa divulgação pode ser feita.

Você poderá incluir o número em todas as ações de marketing que você fizer, seja em panfletos, anúncios em jornais ou revistas locais, em lojas parceiras, no site, nas suas redes sociais, dentre outros. Quanto mais gente souber que você tem esse canal de comunicação, melhor!

Além disso, você também poderá utilizar a sua rádio personalizada para divulgar o número para os clientes que estão na loja e convidá-los a fazer parte da sua rede exclusiva de contatos. Uma pequena plaquinha no caixa com um QR code que o cliente possa ler e entrar para essa rede pode ser bastante efetivo.

Para estimular a aderência você pode oferecer cupons de desconto, distribuição de brindes, acesso às novidades da loja em primeira mão, dentre outros. Assim, quando o cliente perceber que ele terá alguma vantagem com essa relação, ele vai querer fazer parte da sua rede de contatos.

E você, gostou das nossas dicas de como divulgar um produto utilizando o WhatsApp? Se quiser mais conteúdos sobre como fazer uma melhor gestão e planejamento de marketing na sua empresa, confira o nosso blog.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Inauguração de loja infantil: 5 dicas de como fazer

Preparar a inauguração de uma loja infantil pode ser um grande desafio para os gestores desse setor. Afinal, não basta agradar às crianças, mas é preciso também conquistar os adultos, já que são eles que decidirão se a compra será feita ou não. Entretanto, por mais desafiador que pareça, com um bom planejamento você pode…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Tipos de geomarketing: estratégias on-line para aplicar no varejo

Conhecer os principais tipos de geomarketing conta muitos pontos na hora de destacar seu negócio da concorrência. Isso porque esse conceito tecnológico que envolve monitorar as preferências dos clientes por meio de sua localização permite criar estratégias segmentadas a partir da reunião de várias informações. O grande segredo para colocar o recurso em prática envolve…

Por Nayara Santos em 31.01.2020

24 frases para atrair clientes, confira as melhores

Ter boas frases para conseguir atrair clientes é essencial em qualquer ramo do varejo. Afinal, você precisa despertar a curiosidade nas pessoas, mostrar que o seu negócio tem os melhores produtos e serviços, trazer as vantagens de se relacionar com a sua marca e assim por diante. Mas, essa não é exatamente uma tarefa fácil,…

Por Nayara Santos em 26.06.2023

Quais os benefícios da inteligência artificial no varejo?

Que a inteligência artificial está em alta ninguém duvida, mas você já parou para pensar em como ela pode beneficiar o varejo? Se você é daqueles que acredita que a inteligência artificial poderá tomar o lugar de pessoas, substituindo-as completamente, ou que a IA não é para você, então esse artigo irá te ajudar! Hoje…

Por Nayara Santos em 16.05.2024

O que é UGC: saiba como usar e confira exemplos!

Já ouviu falar em UGC? Não faz a menor ideia de como ele pode ajudar a sua empresa a se destacar? Ou então tem dúvida se vale a pena mesmo investir nessa estratégia de marketing? Calma que a gente vai te explicar tudo o que você precisa saber. O UCG faz parte do marketing de…

Por Nayara Santos em 13.07.2023

Vitrine de verão: 7 dicas para montar a ideal

Se você está aqui, provavelmente busca novas formas de conseguir montar a vitrine de verão ideal para sua loja, certo? Afinal, o bom varejista está sempre em busca de novidades e tendências para fazer com que a sua loja se destaque em meio aos concorrentes, atraia mais consumidores e consiga vender mais. Montar a vitrine…

Por Nayara Santos em 12.11.2024

Brand persona: veja a importância dessa estratégia para sua marca!

Você já ouviu falar em brand persona? Conhece a importância dessa estratégia para  a sua marca? Já tentou aplicar na sua loja, mas acabou ficando perdido e não sabia nem por onde começar? Se essas são algumas das dúvidas que passam pela sua cabeça de gestor, então não precisa mais se preocupar, porque nós iremos…

Por Nayara Santos em 27.06.2022

Vitrine de primavera: 6 dicas para montar a ideal

Será que a vitrine de primavera precisa ter muitas flores? Quais flores devo utilizar? Quais as cores que melhor atrairão a atenção do cliente? Quais outros elementos posso incluir na vitrine da minha loja para conseguir me destacar? Essas dúvidas, e provavelmente muitas outras, já devem ter passado pela sua mente na hora de planejar…

Por Nayara Santos em 18.07.2024

Como um layout adequado pode aumentar as vendas do seu negócio

Ter o layout adequado na sua loja pode fazer uma grande diferença para o aumento das vendas. Isso porque, ele permite que você dê destaque aos itens mais atrativos, que os clientes vejam os produtos expostos sem dificuldades, e ainda pode guiar o cliente por uma melhor experiência de compras. Neste artigo, vamos trazer algumas…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos