Você sabe como divulgar um produto no WhatsApp e melhorar os seus resultados? Então chegou o momento de mudar isso de uma vez por todas e se aventurar no aplicativo de comunicação mais utilizado no mundo e no Brasil.
Assim como ocorre com outras estratégias de marketing, você também precisa se planejar para utilizar o WhatsApp corretamente e arrasar na divulgação dos seus produtos. Confira a seguir o passo a passo para isso! Boa leitura!
Passos de como divulgar um produto no WhatsApp
1. Utilize a versão Business do aplicativo
A primeira coisa que você precisa fazer é ter a versão Business do WhatsApp. Isso porque ela possui outras ferramentas que não estão disponíveis na versão comum do aplicativo e que farão toda a diferença para a sua estratégia de marketing.
Além disso, nesta versão também é possível analisar as métricas de mensagens enviadas, mensagens recebidas e mensagens lidas. Com base nessas métricas você consegue avaliar o que deu certo e pode ser repetido e o que não funcionou e deve ser evitado.
É importante dizer que o WhatsApp Business também permite o envio de mensagens automáticas e o uso de tags para classificar os clientes. Falaremos mais sobre essas duas ferramentas a seguir.
2. Crie um catálogo de produtos
Você sabia que o WhatsApp permite a criação de catálogos para a divulgação de produtos? Ou seja, quando o cliente pedir alguma informação sobre o produto ela estará disponível dentro do próprio aplicativo, sem que você precise ficar abrindo vários aplicativos para enviar o link certo para o cliente.
Ao incluir um produto no catálogo é possível incluir foto e o preço do item e ainda criar diferentes categorias. Por exemplo, se você possui uma confeitaria, pode criar as categorias bolos, biscoitos, tortas, pudins, dentre outras.
3. Planeje o atendimento
A principal intenção de utilizar o WhatsApp para divulgar um produto é que você consiga manter um canal de comunicação direta com o seu cliente. E o cliente espera que, ao enviar mensagem no WhatsApp da loja, que ele seja respondido o mais rapidamente possível. Por isso, para que essa estratégia funcione é preciso ter tempo para responder às demandas que surgirem.
De nada adianta o cliente mandar a mensagem pela manhã e ser respondido apenas no dia seguinte. O tempo que você levou para responder pode ter sido suficiente para que ele conseguisse a informação que precisava com a concorrência e ter comprado o produto que queria dela.
Se possível, tenha uma equipe para te ajudar a responder aos clientes e enviar informações sobre os produtos. Caso não consiga, reserve diversos momentos ao longo do dia para fazer isso. Vá respondendo às mensagens mais antigas primeiro e lembre-se de que em alguns casos pode ser necessário manter uma conversa com o cliente, o que também demanda algum tempo.
Uma coisa é certa, quanto mais rápida for a sua resposta, melhor será a impressão que o cliente terá da sua loja. Por isso, planeje como será o atendimento e trate o cliente da mesma forma que o trataria se ele estivesse na sua loja. Não sabe como fazer isso? Confira o nosso infográfico Saiba tudo sobre os 4 pilares da rotina administrativa.
4. Automatize respostas
Uma das grandes vantagens de se utilizar o WhatsApp para divulgar um produto é que você pode automatizar processos. Isso pode ser feito como uma mensagem automática que o cliente recebe se ele mandar mensagem fora do horário de atendimento, ou apenas para dizer que recebeu a mensagem e retornará em breve.
Mas isso não é tudo, o aplicativo também permite que você envie a mesma mensagem para um número grande de pessoas. Para isso, elas precisam estar cadastradas na sua lista de contatos. E o melhor, o cliente não percebe que a mensagem foi enviada para um número grande de pessoas, mas sim que cada palavra foi escrita pensando nele.
5. Separe clientes de acordo com o funil de vendas
Entender qual é a etapa do funil de vendas em que o cliente se encontra é importantíssimo para que você consiga direcionar as estratégias certas para conseguir converter aquele leads em uma compra. Afinal, cada etapa exige uma abordagem diferente.
E o WhatsApp Business possui uma ferramenta que pode te ajudar a separar o cliente conforme a etapa em que ele está. Você pode utilizar tags para classificar os contatos e com isso criar listas de envio de mensagem automáticas.
Ou seja, você planeja quais mensagens serão divulgadas para os clientes no topo do funil e garantir que elas sejam diferentes daquelas enviadas para os clientes que estão no fundo do funil. Desta forma, você terá estratégias muito mais certeiras.
6. Divulgue o número para os clientes
De nada adianta procurar como divulgar um produto no WhatsApp se você não divulgar o número para os clientes, não é mesmo? Por isso também gostaríamos de comentar um pouco sobre como essa divulgação pode ser feita.
Você poderá incluir o número em todas as ações de marketing que você fizer, seja em panfletos, anúncios em jornais ou revistas locais, em lojas parceiras, no site, nas suas redes sociais, dentre outros. Quanto mais gente souber que você tem esse canal de comunicação, melhor!
Além disso, você também poderá utilizar a sua rádio personalizada para divulgar o número para os clientes que estão na loja e convidá-los a fazer parte da sua rede exclusiva de contatos. Uma pequena plaquinha no caixa com um QR code que o cliente possa ler e entrar para essa rede pode ser bastante efetivo.
Para estimular a aderência você pode oferecer cupons de desconto, distribuição de brindes, acesso às novidades da loja em primeira mão, dentre outros. Assim, quando o cliente perceber que ele terá alguma vantagem com essa relação, ele vai querer fazer parte da sua rede de contatos.
E você, gostou das nossas dicas de como divulgar um produto utilizando o WhatsApp? Se quiser mais conteúdos sobre como fazer uma melhor gestão e planejamento de marketing na sua empresa, confira o nosso blog.
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