Por Nayara Santos em 22.02.2022

Como divulgar um produto no WhatsApp: aprenda em 6 passos

Por Nayara Santos em 22.02.2022

Você sabe como divulgar um produto no WhatsApp e melhorar os seus resultados? Então chegou o momento de mudar isso de uma vez por todas e se aventurar no aplicativo de comunicação mais utilizado no mundo e no Brasil.

Assim como ocorre com outras estratégias de marketing, você também precisa se planejar para utilizar o WhatsApp corretamente e arrasar na divulgação dos seus produtos. Confira a seguir o passo a passo para isso! Boa leitura!

Passos de como divulgar um produto no WhatsApp

1. Utilize a versão Business do aplicativo

A primeira coisa que você precisa fazer é ter a versão Business do WhatsApp. Isso porque ela possui outras ferramentas que não estão disponíveis na versão comum do aplicativo e que farão toda a diferença para a sua estratégia de marketing.

Além disso, nesta versão também é possível analisar as métricas de mensagens enviadas, mensagens recebidas e mensagens lidas. Com base nessas métricas você consegue avaliar o que deu certo e pode ser repetido e o que não funcionou e deve ser evitado.

É importante dizer que o WhatsApp Business também permite o envio de mensagens automáticas e o uso de tags para classificar os clientes. Falaremos mais sobre essas duas ferramentas a seguir.

2. Crie um catálogo de produtos

Você sabia que o WhatsApp permite a criação de catálogos para a divulgação de produtos? Ou seja, quando o cliente pedir alguma informação sobre o produto ela estará disponível dentro do próprio aplicativo, sem que você precise ficar abrindo vários aplicativos para enviar o link certo para o cliente.

Ao incluir um produto no catálogo é possível incluir foto e o preço do item e ainda criar diferentes categorias. Por exemplo, se você possui uma confeitaria, pode criar as categorias bolos, biscoitos, tortas, pudins, dentre outras.

3. Planeje o atendimento

A principal intenção de utilizar o WhatsApp para divulgar um produto é que você consiga manter um canal de comunicação direta com o seu cliente. E o cliente espera que, ao enviar mensagem no WhatsApp da loja, que ele seja respondido o mais rapidamente possível. Por isso, para que essa estratégia funcione é preciso ter tempo para responder às demandas que surgirem.

De nada adianta o cliente mandar a mensagem pela manhã e ser respondido apenas no dia seguinte. O tempo que você levou para responder pode ter sido suficiente para que ele conseguisse a informação que precisava com a concorrência e ter comprado o produto que queria dela.

Se possível, tenha uma equipe para te ajudar a responder aos clientes e enviar informações sobre os produtos. Caso não consiga, reserve diversos momentos ao longo do dia para fazer isso. Vá respondendo às mensagens mais antigas primeiro e lembre-se de que em alguns casos pode ser necessário manter uma conversa com o cliente, o que também demanda algum tempo.


Uma coisa é certa, quanto mais rápida for a sua resposta, melhor será a impressão que o cliente terá da sua loja. Por isso, planeje como será o atendimento e trate o cliente da mesma forma que o trataria se ele estivesse na sua loja. Não sabe como fazer isso? Confira o nosso infográfico Saiba tudo sobre os 4 pilares da rotina administrativa.

4. Automatize respostas

Uma das grandes vantagens de se utilizar o WhatsApp para divulgar um produto é que você pode automatizar processos. Isso pode ser feito como uma mensagem automática que o cliente recebe se ele mandar mensagem fora do horário de atendimento, ou apenas para dizer que recebeu a mensagem e retornará em breve.

Mas isso não é tudo, o aplicativo também permite que você envie a mesma mensagem para um número grande de pessoas. Para isso, elas precisam estar cadastradas na sua lista de contatos. E o melhor, o cliente não percebe que a mensagem foi enviada para um número grande de pessoas, mas sim que cada palavra foi escrita pensando nele.

5. Separe clientes de acordo com o funil de vendas

Entender qual é a etapa do funil de vendas em que o cliente se encontra é importantíssimo para que você consiga direcionar as estratégias certas para conseguir converter aquele leads em uma compra. Afinal, cada etapa exige uma abordagem diferente.

E o WhatsApp Business possui uma ferramenta que pode te ajudar a separar o cliente conforme a etapa em que ele está. Você pode utilizar tags para classificar os contatos e com isso criar listas de envio de mensagem automáticas.

Ou seja, você planeja quais mensagens serão divulgadas para os clientes no topo do funil e garantir que elas sejam diferentes daquelas enviadas para os clientes que estão no fundo do funil. Desta forma, você terá estratégias muito mais certeiras.

6. Divulgue o número para os clientes

De nada adianta procurar como divulgar um produto no WhatsApp se você não divulgar o número para os clientes, não é mesmo? Por isso também gostaríamos de comentar um pouco sobre como essa divulgação pode ser feita.

Você poderá incluir o número em todas as ações de marketing que você fizer, seja em panfletos, anúncios em jornais ou revistas locais, em lojas parceiras, no site, nas suas redes sociais, dentre outros. Quanto mais gente souber que você tem esse canal de comunicação, melhor!

Além disso, você também poderá utilizar a sua rádio personalizada para divulgar o número para os clientes que estão na loja e convidá-los a fazer parte da sua rede exclusiva de contatos. Uma pequena plaquinha no caixa com um QR code que o cliente possa ler e entrar para essa rede pode ser bastante efetivo.

Para estimular a aderência você pode oferecer cupons de desconto, distribuição de brindes, acesso às novidades da loja em primeira mão, dentre outros. Assim, quando o cliente perceber que ele terá alguma vantagem com essa relação, ele vai querer fazer parte da sua rede de contatos.

E você, gostou das nossas dicas de como divulgar um produto utilizando o WhatsApp? Se quiser mais conteúdos sobre como fazer uma melhor gestão e planejamento de marketing na sua empresa, confira o nosso blog.

 

Compartilhe

Você também pode gostar

Como promover meu negócio de varejo em 4 Passos

Você, varejista, provavelmente já deve ter se perguntado qual é a melhor forma de promover seu negócio de varejo, certo? Essa dúvida é muito comum, ainda mais em um mercado que se torna cada vez mais competitivo e que está em constante evolução.  Para conseguir se destacar é fundamental encontrar formas para atrair a atenção…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Como administrar um salão de beleza: 10 dicas para melhorar os resultados

Se você está aqui é porque está em busca de conhecimento sobre como administrar um salão de beleza. E esse é um passo muito importante para conseguir fazer a sua empresa crescer e ser lucrativa, ainda mais em um mercado tão competitivo como o salão de beleza. Apesar disso, vale ressaltar que o mercado de…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

Entenda a importância da comunicação interna para seu negócio!

Quando falamos em campanha de varejo, é normal que alguns gerentes e diretores de marketing pensem em ações para chamar a atenção dos clientes. Mas você já parou para pensar que os seus funcionários também merecem atenção? São eles que fazem o atendimento às pessoas e por isso devem ter ações estruturadas para que se…

Por Nayara Santos em 12.11.2019

5 modelos de salão de beleza para você se inspirar

Ao planejar a abertura do seu salão, você deve escolher qual modelo ele terá. Ou seja, qual tipo de atmosfera, qual o público-alvo, qual o conceito e qual o tipo de atendimento ao cliente será oferecido.  Essas escolhas influenciam diretamente na decoração do ambiente, na forma de fazer publicidade e divulgar os seus serviços, na…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

14 frases para loja de variedades, confira

Escolher as frases que irão representar a sua loja, a sua marca e se comunicar de forma efetiva com o cliente é trabalho de todo gestor do varejo. Em lojas de variedades isso se torna ainda mais importante, afinal a concorrência é não apenas de outras lojas do mesmo ramo, mas também daquelas especializadas. Além…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

18 textos prontos para vendas no WhatsApp, confira!

Ter textos prontos para vendas no WhatsApp pode aumentar a competitividade da sua empresa e atrair muitos clientes para a sua loja. Na era digital em que vivemos, as empresas estão sempre procurando maneiras inovadoras de aumentar as vendas e fidelizar os clientes, não é mesmo? Por isso, conhecer as ferramentas disponíveis no mercado pode…

Por Nayara Santos em 06.03.2023

Marketing Sensorial: Entenda o que ele pode fazer pelo seu negócio.

Marketing Sensorial  Você já deve ter ouvido falar desse tal de Marketing Sensorial, estou certa? Mas com certeza ele pode fazer muito mais para o seu negócio do que você imagina. Afinal o que é isso? O marketing sensorial consiste no uso dos cinco sentidos do cliente para envolvê-lo na experiência de compra. Ele usa…

Por Nayara Santos em 10.11.2016

Vitrine de Outono: 11 dicas para montar a melhor e vender mais

E então, já sabe como vai montar a vitrine de outono da sua loja? Não importa se o outono só começa daqui a vários meses ou na semana que vem, o que você não pode é deixar de montar uma vitrine que representa a estação e que atraia a atenção dos clientes. Pelo contrário, planejar…

Por Nayara Santos em 29.02.2024

11 textos para propaganda de Lojas de Eletrodomésticos, confira

Assim como em diversos ramos do varejo, as lojas de eletrodomésticos precisam atrair a atenção do cliente para que ele resolva comprar algum produto. Ainda mais porque muitos itens comercializados são de grande valor, o que pode representar um problema em tempos de crise. Afinal, os consumidores estão preocupados em gastar menos. Por isso, preparar…

Por Nayara Santos em 06.10.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos