Por Nayara Santos em 23.12.2019

Saiba o que considerar ao escolher prestadores de serviço para sua empresa

Por Nayara Santos em 23.12.2019

A contratação de prestadores de serviço deve ser realizada com critério e de acordo com a filosofia da empresa para garantir a sintonia e a qualidade em todas as etapas do processo de vendas.

É preciso ter cuidado ao terceirizar um serviço, principalmente se ele representar a extensão da sua empresa. O bom atendimento é fator essencial para o sucesso do negócio e qualquer deslize pode gerar uma grande insatisfação no seu cliente e você poderá perdê-lo para sempre.

Por isso, escolher bons prestadores de serviço é fundamental e um levantamento prévio da necessidade de outsourcing pode ajudar a definir os critérios de escolha. Neste post trazemos informações importantes de como contratar um serviço terceirizado!

Quando optar por contratar prestadores de serviço?

São muitos os motivos que podem levar uma empresa a contratar prestadores de serviços — dificuldades de atender à demanda, falta de mão de obra qualificada, redução de custos, agilidade do atendimento, estratégia de negócio, entre outros.

Muitas empresas optam também pela contratação de prestadores de serviço para diminuir a responsabilidade sobre a gestão de pessoas — processos seletivos, treinamentos, departamento pessoal, substituições — ou liberar espaço físico para outras atividades prioritárias.

Há ainda as empresas que desejam manter 100% da atenção concentrada no cliente e, por isso, mantêm o time dedicado a satisfazer os desejos e necessidades de cada cliente para garantir a satisfação plena com os serviços.

Independentemente da motivação, a decisão deve ser pautada em uma análise cautelosa para assegurar que a terceirização seja mesmo necessária e viável. O prestador deve garantir a execução do serviço para fazer valer a decisão de terceirização.

Se a sua empresa se enquadra em um desses fatores para considerar a contratação de terceiros para atuar em conjunto, fique de olho nas dicas que trouxemos a seguir para auxiliar na escolha dos prestadores.

O que considerar na escolha dos prestadores de serviço?

Parece simples, mas contratar um prestador de serviços pode exigir bem mais do que um orçamento, uma proposta e um contrato com assinaturas. Algumas precauções são recomendáveis para evitar transtornos depois de um serviço contratado.


Tome nota do que você deve observar para contratar corretamente qualquer prestador de serviços!

Buscar recomendações

Os buscadores disponíveis na internet permitem que qualquer pesquisa seja realizada e você deve buscar recomendações e referências de uma empresa antes de contratar os serviços. Você vai, possivelmente, encontrar diversas informação, logo, fazer um filtro é importante para analisar somente o que for verdade.

Além das pesquisas, descubra outros contratantes, entre em contato e procure saber detalhes sobre o atendimento e comportamento diante de problemas ou impasses.

Você precisará de um prestador que tenha condições de atender a demandas pequenas e grandes, pois, nunca se sabe sobre as oscilações do mercado. Dependendo do tipo de serviço prestado, não dá para trocar de fornecedor constantemente.

Dê preferência a empresas que estejam consolidadas, tenham clientes grandes de diferentes segmentos e sejam conhecidas no mercado. Para prestação de serviços técnicos que exigem registros, solicite a comprovação antes de fechar a parceria, caso contrário pode ser que você tenha problemas com algum órgão público.

Conhecer os serviços oferecidos

Além de informações sobre a empresa prestadora, queira saber se os serviços oferecidos são de boa procedência. Peça um portfólio e analise todos os serviços, comparando com a demanda interna e tudo que precisa ser realizado para determinar se a terceirizada vai conseguir atender adequadamente.

Certifique-se de que o prestador de serviço conhece a sua empresa ou pelo menos o serviço que ela oferece. Sem um entendimento da atuação recíproca, será difícil encontrar um denominador de serviços prestados.

Avaliar a qualidade do atendimento

Oferecer um serviço adequado e não priorizar a qualidade do atendimento é um erro grave de alguns prestadores. As duas coisas caminham juntas e devem se ajustar aos serviços da empresa contratante.

A menos que a terceirizada não seja vista pelo cliente em nenhuma circunstância, você deve contratar uma empresa que prima pelo cuidado e zelo no atendimento ao cliente — uma forma de evitar feedbacks negativos.

Um tipo de serviço em que a prestadora tenha que representar a sua empresa, não deve jamais apresentar uma fragilidade que o seu negócio não tem, caso contrário, o cliente vai atribuir a você a má qualidade do serviço.

Comparar preços e serviços

Não contrate um serviço só porque é o mais barato, nem aponte a certeza de eficiência e competência por causa de um preço elevado. O valor dos serviços deve ser analisado juntamente com as outras dicas que já deixamos neste post.

É possível reconhecer um bom prestador de serviço a preço justo, como também é possível identificar aquele que não se preocupa com a qualidade e cobra preços absurdos.

O ideal é que você encontre um equilíbrio entre as duas realidades, para não pagar a mais ou a menos em um tipo de serviço. Solicite as propostas, peça um orçamento e analise com calma todos os serviços ofertados, para só então definir a contratada.

A cotação, inclusive, deve ser pautada no negócio da empresa, nas condições de atendimento e não apenas no valor final. Se os serviços não contemplarem tudo que a sua empresa precisa, talvez valha a pena desembolsar mais um pouco, por um serviço completo.

São muitas as ofertas do mercado e você pode analisar com calma para não perder a chance de realizar uma contratação justa. As cláusulas de contrato costumam ter prazo de validade e a parte que rescindir, pagar multa em função da quebra de contrato.

A melhor forma de evitar que isso aconteça é estudar todas as possibilidades para ter a certeza de que será mesmo útil e benéfico para a sua empresa.

Você percebeu que não é tão difícil contratar prestadores de serviço? Basta ficar atento às dicas que trouxemos por aqui. Não feche um contrato, a menos que tenha a certeza de que encontrou exatamente o que procurava.

Se você curtiu este post e está em busca de informações sobre a contratação de prestadores de serviço, leia agora mesmo mais um posto sobre os benefícios da terceirização de serviços!

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

8 dicas para ter mais resultados em suas campanhas e promoções no varejo

Você sabia que 70% das decisões de compra acontecem no ponto de venda? É isso mesmo, esse número foi comprovado em uma pesquisa realizada pelo POPAI (The Global Association for Marketing at Retail), associação de marketing no varejo. A grande questão aqui é que é na loja que você encontra os três principais elementos para…

Por Nayara Santos em 23.03.2020

Benchmarking no varejo: confira 6 dicas para conquistar insights inovadores

O benchmarking no varejo é uma análise das melhores estratégias utilizadas pelas empresas do mesmo mercado que o seu. Ela consiste em usar essas práticas eficientes como referência para melhorar os resultados das suas ações de marketing, processos e campanhas. Por meio dessa pesquisa de desempenho da concorrência, você consegue identificar tendências e demandas de…

Por Nayara Santos em 19.06.2020

Spot para loja: 5 exemplos para chamar a atenção dos clientes

Dentre as diversas ações de marketing que você pode fazer está o spot para loja. Esse spot nada mais é do que uma propaganda veiculada na rádio que pode durar entre 30 a 90 segundos. Apesar de ser uma excelente forma de divulgação de empresas do varejo, ele nem sempre é a primeira opção de…

Por Nayara Santos em 18.10.2021

Tendências e inovações no varejo brasileiro: fique por dentro

Conhecer as tendências e inovações no varejo brasileiro é importante para que você saia na frente da concorrência e possa oferecer sempre o melhor para os seus clientes. Entretanto, manter-se atualizado não é uma tarefa fácil, já que você precisará gastar horas e encontrar fontes confiáveis de informação. Isso somado ao tempo necessário para fazer…

Por Nayara Santos em 18.10.2021

9 dicas para vender mais no Dia dos Pais!

Procurar por dicas para vender mais no Dia dos Pais é realmente algo que todo gestor do varejo deve fazer. Afinal de contas, com datas como essa não dá para simplesmente esperar o cliente decidir entrar na sua loja, é preciso tomar um papel ativo e ir em busca de novos clientes. As campanhas de…

Por Nayara Santos em 13.07.2023

Entenda a Importância do Funil de Vendas

Entender a importância do funil de vendas é fundamental para aqueles que desejam ter sucesso em suas estratégias de marketing. Descubra tudo sobre o assunto aqui!

Por Nayara Santos em 22.03.2019

Entendendo o Comportamento do Consumidor da sua Loja 4 Passos

Um dos fatores primordiais para o sucesso de um empreendimento é que o gestor esteja de fato entendendo o comportamento do consumidor que frequenta a sua loja. Estamos falando isso porque o mercado, além de ficar cada vez mais competitivo, exige do empreendedor a busca constante por novas alternativas que o mantenha à frente da…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Conheça quais são as empresas que adotaram o varejo 4.0

Já ouviu falar em varejo 4.0? Sabe como ele pode ajudar a sua empresa a se destacar da concorrência e ter mais sucesso? Ou então, conhece exemplos de empresas que adotaram o varejo 4.0?  Se você está aqui, provavelmente está em busca de mais informações a respeito dessa nova era do varejo. Inclusive, é bem…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Como um layout adequado pode aumentar as vendas do seu negócio

Ter o layout adequado na sua loja pode fazer uma grande diferença para o aumento das vendas. Isso porque, ele permite que você dê destaque aos itens mais atrativos, que os clientes vejam os produtos expostos sem dificuldades, e ainda pode guiar o cliente por uma melhor experiência de compras. Neste artigo, vamos trazer algumas…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos