Por Nayara Santos em 02.05.2023

Inauguração de loja de decoração: 5 dicas de como fazer

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Assim como acontece com qualquer outra loja do ramo do varejo, o planejamento para a inauguração de uma loja de decoração deve ser minucioso e focado nos detalhes. Afinal, muitos elementos são essenciais para fazer deste momento um sucesso.

Para a inauguração da sua loja, você pode optar tanto por fazer um evento maior, até mesmo em outro local que não seja a sua loja. Mas, também é possível preparar a loja para receber os clientes na inauguração e mostrar tudo o que você tem a oferecer.

Confira a seguir as nossas dicas de como fazer a inauguração da loja e garanta o sucesso da sua empresa desde os primeiros passos. Boa leitura!

O que fazer na inauguração de loja de decoração

1. Prepare um evento temático

A nossa primeira dica para a inauguração da sua loja de decoração é preparar um evento temático. Aproveite que a sua loja tem a intenção de levar personalidade para a casa das pessoas e mostre isso aos convidados do evento.

Por exemplo, se você for fazer a festa em outro local, que não seja a sua loja, prepare diferentes ambientes para as pessoas curtirem a festa. Assim, um ambiente pode ter uma decoração mais moderna, outro uma decoração vintage, e um terceiro uma decoração minimalista.

Desta forma, você consegue criar uma experiência diferenciada para os potenciais clientes da sua loja, ao mesmo tempo em que mostra os seus produtos. Vale a pena dizer que as pessoas estão atentas à decoração da festa, portanto, fique atento a todos os detalhes.

E, para criar um ambiente ainda mais exclusivo e único, você deve preparar uma trilha sonora que combine com a sua marca e a mensagem que ela quer transmitir. E, com tanta coisa para pensar a respeito da inauguração da loja, por que não contar com a ajuda de quem entende do assunto?

Essa é a Listenx, empresa pioneira em music branding no Brasil, que atua há 20 anos no mercado e já ajudou milhares de clientes a reforçar a sua marca através da música. Clique aqui e saiba mais sobre como a Listenx pode te ajudar neste importante momento.

2. Envie convites personalizados

Os consumidores gostam de se sentir especiais quando compram com alguma empresa. E, uma das melhores formas de se fazer isso é através da personalização, seja do atendimento, de produtos e, no caso da inauguração da loja, do convite.

Esse tipo de convite dá a impressão de que você estava pensando nele e nas suas necessidades ao convidá-lo. Portanto, utilize o nome do cliente para deixar o convite ainda mais pessoal.

Entretanto, essa estratégia pode não ser a mais fácil para as novas marcas, que estão inaugurando a sua primeira loja. Neste caso, a melhor opção é utilizar frases que mostram o quanto a presença do cliente é importante para você, fazendo com que ele se sinta um convidado VIP.

3. Prepare brindes e promoções exclusivas

Outra forma de garantir o sucesso da inauguração da sua loja de decoração é oferecendo brindes e promoções exclusivas. Os brindes podem ajudar o cliente a conhecer melhor a qualidade dos seus produtos ou mesmo a ter um maior contato com a sua marca no futuro. Para isso, é essencial que os brindes sejam algo útil, que o cliente usará no dia a dia.


Já as promoções exclusivas de inauguração ajudam a deixar o cliente curioso com o que a sua loja de decoração tem a oferecer, estimulando a visita ao estabelecimento. Sem falar que, quando eles percebem que as ofertas podem ser aproveitadas somente por um curto período, a tendência é que eles comprem alguma coisa.

Outra boa opção é distribuir cupons de descontos, assim você incentiva as pessoas a voltarem para a loja. Ainda, você pode distribuir esses cupons para pessoas que fizerem alguma compra no dia da inauguração, ou seja, você aumenta ainda mais as chances de ter boas vendas e as suas oportunidades para fidelizar os clientes.

4. Invista em uma boa comunicação

Uma boa comunicação é a receita do sucesso para qualquer empresa do varejo. Afinal, é assim que as empresas conseguem manter o cliente informado das novidades, do que acontece na loja, da qualidade dos produtos, dentre outros.

Além disso, é com uma boa comunicação que você consegue ganhar e aumentar a autoridade da sua marca. Mas, para isso, você precisa ter essas estratégias muito bem planejadas desde a inauguração da loja.

Uma loja nova precisa se tornar conhecida por potenciais clientes, ou seja, você precisa investir em anúncios pagos nas redes sociais, anúncios em jornais e revistas e fazer outros parceiros que ajudem a atrair clientes na inauguração. Por outro lado, você também precisa ter uma estratégia pronta para os clientes que forem ao estabelecimento.

E, a nossa dica é contar com uma rádio personalizada, que te ajuda não apenas a ter a música ambiente certa para a sua loja, como também permite que você elabore os anúncios e reproduza-os nos momentos que precisar. Esses anúncios podem ser sobre as promoções que você preparou na inauguração, produtos que a loja vende, condições de trocas de produtos ou qualquer outra informação que julgar necessária e importante para a sua loja.

5. Prepare o layout da loja

A inauguração da sua loja de decoração deve ajudar a reforçar a identidade da sua marca. E, como uma loja de itens para deixar a casa das pessoas mais confortáveis e do jeito que elas se sentem bem, você tem que conseguir transmitir esse sentimento para os seus clientes desde o primeiro momento.

Como na inauguração espera-se um movimento maior de pessoas na loja, você precisa estar preparado para isso. E, a melhor forma é planejando o layout do ponto de venda com cuidado. Para isso, evite deixar espaços apertados, que dificultem a visualização de produtos.

Espaços apertados tendem a afastar os clientes e pode até mesmo fazer com que eles deixem a sua loja com uma impressão ruim e sem olhar os produtos. Portanto, fique atento a isso e garanta uma boa experiência para quem for prestigiar esse momento com você.

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