Quem trabalha com marketing sabe que cada segmento tem as suas particularidades e que uma estratégia que dá certo em uma loja de eletrodomésticos pode ser um tiro no pé para uma loja de roupas, por exemplo. Não existe uma receita de bolo que possa ser seguida como uma cartilha por todas as marcas e é isso que deve ser observado ao se trabalhar no mercado da moda.
Atualmente, o mercado da moda está se tornando cada vez mais dinâmico e digital. É bem provável que você acompanhe muitos blogueiros e youtubers que utilizam as redes sociais para divulgar as marcas e grifes, por exemplo. Isso aproxima os produtos dos consumidores e faz com que eles tenham mais curiosidade em adquiri-los.
Falaremos sobre esse e outros temas relacionados ao marketing no mercado da moda nos tópicos a seguir. Continue conosco e informe-se sobre esse assunto!
Quais são as particularidades do marketing no mercado da moda?
O marketing no mercado da moda apresenta algumas particularidades que devem ser seguidas, tanto no meio digital, quanto no tradicional. A seguir, vamos explicar brevemente sobre alguns pontos que não devem ser desconsiderados nesse segmento. Veja!
Pesquisa e análise de mercado
Saber para quem você está vendendo é um primeiro passo vital em qualquer tipo de marketing. No mercado da moda isso está ainda mais presente e você deve fazer pesquisas qualitativas e quantitativas sobre as tendências e o comportamento de seus clientes e prospects.
A pesquisa de mercado na moda é apresentada e usada como indicador para tomar decisões importantes sobre design de moda e atividades de negócios.
Design e desenvolvimento de marcas
Os profissionais de marketing de moda são responsáveis por criar uma história por trás da marca. A ideia é que os clientes possam se relacionar pessoalmente e se ver usando os designs desenvolvidos por determinada grife.
Logotipos, imagens e toda a identidade visual precisam estar alinhados com a imagem e os estilo que a marca representa, criando assim uma conexão com o público-alvo.
Preços e distribuição
As decisões de preço e distribuição também fazem parte do marketing de moda. Isso envolve pesquisa e análise de como os produtos estão sendo vendidos nos canais de distribuição de varejo ou vendas online e determinar onde os produtos deverão ser vendidos.
Ao trabalhar com marcas de luxo, por exemplo, o preço pode ser um fator decisivo para a compra. Isso porque o público classe A não gosta de comprar produtos que as outras pessoas saibam que foram muito baratos ou que estão em promoção, por exemplo.
Que ideias estrangeiras podem ser introduzidas no Brasil?
Buscar por inspirações em campanhas estrangeiras é sempre uma boa ideia para introduzir novidades no marketing para o mercado da moda no Brasil. Reunimos uma série de cases que foram sucesso no exterior. Observe e inspire-se!
Lacoste e o storytelling
A prática de storytelling, ou seja, contar histórias que envolvem o consumidor, é sempre uma boa ideia para ter um marketing com um apelo mais emocional. Quem fez isso muito bem, em 2017, foi a Lacoste.
A marca foi fundada em 1933 pelos tenistas René Lacoste e André Gillier e hoje é uma das principais referências quando falamos em moda masculina. Para envolver os consumidores, a marca criou um curta-metragem que conta a sua história.
A história do filme se passa em um trem, mostrando um passageiro que passa pelos diferentes momentos da história e acompanha como a moda evoluiu nesse período. O vídeo combina nostalgia, intriga e senso de urgência, aflorando sentimentos positivos em relação à marca.
Participação do público
As redes sociais empoderaram o consumidor, que deseja fazer parte e se envolver com as marcas que ele gosta. No marketing de moda, isso pode ser visto em uma campanha feita pelo famoso estilista Marc Jacobs.
Ele criou uma campanha no Instagram, em que os seguidores eram convidados a postar fotos utilizando peças da grife, marcando a hashtag #CastMeMarc. Em seguida, as fotos mais curtidas foram utilizadas em campanhas da marca, com usuários reais e não modelos profissionais. Foi um grande sucesso!
Campanhas multicanal
A grife Nasty Gal inovou ao desenvolver uma bem sucedida campanha de marketing multicanal. Para isso, criou o título Girls Boss, utilizado para nomear os conteúdos midiáticos produzidos pela marca.
Sophia Amoruso, a criadora da marca, escreveu um livro levando esse título, em que ela aborda sobre o papel da mulher na sociedade contemporânea. Além disso, quando artigos sobre moda e estilo de vida são produzidos e publicados no blog da empresa, são compartilhados nas redes sociais com a hashtag #GirlsBoss.
Também é feito um podcast, que leva o mesmo nome, no qual Sophia entrevista mulheres que realizaram grandes feitos ou que se destacam em suas áreas de atuação.
Quais são as principais tendências de marketing para o mercado da moda?
Quando falamos em tendências de marketing para o mercado da moda, existem algumas que se destacam. Confira!
Multicanalidade
Assim como a campanha da Nasty Gal, é importante apostar na multicanalidade nas campanhas de marketing. Hoje existem inúmeros canais em que podem ser publicados conteúdos, como blogs, redes sociais, plataformas de vídeos e áudios etc.
A ideia é que esses conteúdos conversem entre si e que tenham uma linguagem similar, para que a pessoa que entrar em uma loja e escutar a música ambiente identifique os mesmos valores quando visualizar posts no perfil da marca no Instagram, por exemplo.
Mensagens consistentes
Vestir-se, mais do que nunca, tem se tornado um ato praticamente político, com as pessoas incorporando os seus valores às vestimentas. Se você valoriza o meio ambiente, por exemplo, deve criar produtos que valorizem a reciclagem e o uso moderado de recursos naturais.
É uma boa prática que os profissionais de marketing criem uma cultura forte para a marca e sempre busquem desenvolver ações para que os seus preceitos estejam ligados às causas que os seus clientes acreditam.
As tendências de marketing no mercado da moda devem ser sempre seguidas pelos profissionais da área. Porém, mais do que saber quais são elas, é preciso compreender como identificá-las. Isso é essencial para se destacar da concorrência.
Continue aprendendo em nosso artigo que traz um guia completo de estratégias para o marketing de varejo.
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