Por Nayara Santos em 24.01.2024

Serviço de music branding no Brasil: conheça a Listenx e seus diferenciais

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Investir em music branding pode fazer toda a diferença na forma como os consumidores enxergam o seu estabelecimento. Isso acontece porque a audição é um dos mais importantes sentidos do ser humano, capaz de despertar emoções, criar conexão e, o mais importante, fazer o consumidor comprar mais.

Isso fez com que os serviços de music branding no Brasil começassem a atrair a atenção das mais diferentes empresas do varejo que querem se destacar no mercado. Mas, music branding é muito mais do que apenas apertar o play, ele envolve a escolha assertiva de cada música da playlist, trabalho de uma equipe especializada e uma análise minuciosa da sua empresa e clientela.

Para isso, a melhor forma de conseguir ter o music branding certo para o seu negócio, é contando com quem entende de música e comunicação para negócio: a Listenx. Confira neste artigo como nós podemos te ajudar a ter uma identidade sonora para a sua marca e porque os nossos serviços são os melhores do mercado. Boa leitura!

Serviço de Music Branding no Brasil

O music branding é uma das ações que fazem parte do marketing sensorial, promovendo a personalidade da marca por meio da música. Sendo assim, é criada uma identidade sonora para que a empresa seja reconhecida e se destaque dos concorrentes.

Essa estratégia surgiu devido à ligação da música com a afetividade humana. Basta lembrar de alguns momentos marcantes que você tem na memória e perceberá que muitos deles possuem a sua própria trilha sonora.

Isso sem falar que muitas pessoas se conectam através da música. Ou seja, passam a ser amigos devido aos gostos musicais, mas com o tempo percebem que possuem ideais, valores e missões semelhantes. Isso fez com que o varejo olhasse para a música de um modo diferente. 

Desse modo, o music branding tem como base a construção de trilhas sonoras conforme o perfil do público-alvo e a identidade da marca. Isso permite criar uma trilha sonora que irá transmitir a mensagem certa e ativar sensações nos clientes.


No Brasil, o serviço de music branding está em processo de evolução. De acordo com Caio Tadeu, programador musical da Listenx, 80% das marcas ainda não trabalham com o marketing sensorial. Ou seja, as empresas que investirem nessa estratégia conseguirão deixar a concorrência para trás.

A Listenx, mais de 20 anos de história

A Listenx surgiu em 2003, na cidade de São Paulo, sendo a pioneira no serviço de music branding no Brasil. Desde então, ela já trabalhou com mais de 12 mil clientes, de mais de 10 países em diferentes setores do mercado, para que eles consigam fidelizar a clientela e aumentar a receita por meio do uso estratégico da música.

O comprometimento da Listenx é traduzir o DNA da sua marca em música. De acordo com o music expert, Caio Tadeu, isso é possível porque:

“Fazemos uma pesquisa profunda da marca, seus valores, sua visão na mente do cliente, seus PDV e onde eles se localizam, seu ticket médio. Enfim, vasculhamos tudo, da presença digital às opiniões de colaboradores e clientes. Desta forma temos um norte claro para selecionar músicas que conversem com aquele nicho e transmitam as mensagens necessárias”.

Desse modo, a Listenx não trabalha apenas com a simples produção de uma trilha sonora com um determinado número de músicas. Ela foca em criar playlists que estejam alinhadas com os propósitos da sua empresa. 

Afinal, cada melodia escolhida para compor a playlist deve ter uma finalidade, pois se entende que a marca deseja chegar a algum lugar e a música pode auxiliá-la a transmitir a mensagem certa para o público-alvo. Isso faz com que a música seja uma espécie de embaixadora invisível para a marca, criando a atmosfera ideal para a experiência de compras, baseada em diversos dados quantitativos e pesquisas profundas sobre o público-alvo e a equipe.

Além disso, diversos outros aspectos devem ser considerados durante a escolha da programação musical. Para citar alguns: tempo de permanência na loja, idade média dos clientes, regiões onde se localizam as unidades e muito mais. Isso faz com que a seleção seja bem criteriosa.

Além disso, de acordo com o programador musical, as ferramentas e técnicas utilizadas nessa escolha têm como base o estudo intenso e colaboradores competentes. Segundo Caio:

“Muita neurociência, somada a mais de 16 anos de experiência, e profissionais capacitados nos dão a autonomia que precisamos para traduzir todos os conceitos levantados com os MKTs dos nossos clientes em forma de música.”

Os diferenciais da Listenx

Mas, o que será que a Listenx tem de diferente? Claro que as mais de duas décadas de experiência no mercado fazem toda a diferença. Mas, isso não é só, a nossa equipe de especialistas em music branding se destaca porque:

  • Cria uma trilha sonora para eventos, finais de semana, ou qualquer necessidade específica do cliente;
  • Oferece DJ para eventos;
  • Tem músicas para espera telefônica;
  • Disponibiliza trilha sonora para academias, restaurantes, salões de beleza, clínicas, lojas, farmácias, supermercados, spas e desfiles;
  • Faz curadoria em projetos;
  • Oferece anúncios pré-gravados;
  • Possibilidade de criação de anúncios personalizados que podem ser imediatamente reproduzidos no estabelecimento, com apenas alguns cliques.

Além disso, você não precisa ser uma empresa de grande porte para contratar os nossos serviços, muito pelo contrário, conforme mostrado pelo Caio:

“A maioria das empresas que buscam nossos serviços são aquelas que já entenderam que os detalhes são cruciais para diferenciar sua marca das outras. São empresas pequenas ou médias que usam a ferramenta adequadamente para solidificar e elevar o DNA da marca”.

Listenplay, a rádio certa para o seu negócio

A Listenx ainda fornece música ambiente para negócios com a Listenplay. Por meio desse serviço, a sua marca consegue se conectar emocionalmente com o cliente, criar lembranças positivas, enriquecer a experiência da compra e aumentar o tempo de permanência do público nos pontos de vendas.

A Listenplay fornece acesso a mais de 100 playlists que são atualizadas mensalmente, pensadas justamente para o momento da compra. Nelas, estão inseridas músicas de diferentes gêneros e níveis de energia, sendo focadas nos clientes da sua loja.

Contratando a Listenplay você ainda terá a assessoria da nossa equipe de especialistas para escolher as melhores trilhas sonoras para a sua marca. Assim, você poderá deixar toda a programação montada e não precisará se preocupar com mais nada ao longo da semana.

Existe ainda a possibilidade de inserir spots, que permitem a comunicação com o consumidor dentro do PDV. Esses anúncios podem ser focados em avisos, ofertas, promoções e campanhas. Com isso, você consegue se comunicar assertivamente tanto com o público quanto com os colaboradores e na hora que você precisar.

Além disso, o serviço da Listenx ainda disponibiliza trilhas sonoras variadas de acordo com a sazonalidade, por exemplo, durante datas comemorativas tais como Carnaval, Festa Junina, Dia das Crianças, Dias dos Namorados, Halloween, Black Friday e Natal. A escolha é previamente conversada com o cliente a fim de alinhar as expectativas e criar uma experiência diferenciada durante aquele período.

Com isso, a empresa mostra como investe no aprimoramento do seu próprio trabalho para oferecer os melhores resultados possíveis aos clientes. Segundo o programador musical, 

“Estamos sempre inovando e buscando conhecimento não apenas científico, mas também nos grandes cases de sucesso que acompanhamos no cenário nacional e internacional. Entender como a dinâmica de consumo funciona e como ela vem se ajustando aos tempos modernos tem papel-chave na criação de um music branding eficaz e atual.”

Por meio deste artigo, você pôde compreender como o serviço de music branding no Brasil tem se expandido e se tornado necessário na conquista e fidelização de clientes. Por isso, não perca tempo e comece a investir nessa estratégia de marketing.

Com a Listenx, é possível ter uma experiência grátis por 10 dias, confira a seguir como solicitar o seu teste!

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Experiência do cliente: Como usar músicas em época sazonal?

A escolha da trilha sonora de uma loja pode desempenhar um papel importante para o seu sucesso. Esse papel se torna ainda mais evidente em datas comemorativas do varejo ou durante períodos sazonais específicos. Afinal, a disputa pela atenção do cliente é bastante acirrada. As músicas direcionadas para datas comemorativas podem ser poderosas aliadas para…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

5 dicas para garantir a padronização de playlist nas lojas

A padronização de playlist é uma estratégia diferenciada para criar uma identidade em franquias de lojas ou franchising. Por isso, além de se preocupar em ter um som ambiente agradável, também tenha atenção com a identificação do conceito na visão dos clientes. O melhor caminho, nesse caso, está em usar o poder da música para…

Por Nayara Santos em 06.02.2020

Música para Loja de Roupa Feminina – Conheça as 3 regras antes de apertar o play!

 Escolher a música para a loja de roupa feminina é uma tarefa complicada que você deve ter muito cuidado na hora de realizar. Do contrário, em vez de agradar seus clientes, você pode começar a ver os consumidores saindo rápido e de mãos vazias do seu estabelecimento. Por outro lado, quando feita de modo…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Quer ter a melhor trilha sonora na sua loja? Aprenda como escolher a música certa!

Que a música é capaz de mudar um ambiente você provavelmente já sabe e já deve ter passado por alguma experiência do tipo. Mas você sabia que ela pode influenciar nas vendas da sua loja e até mesmo na produtividade dos seus funcionários? Marcas que conseguem acertar na sua playlist aumentam significativamente as chances dos…

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Música para loja: melhore a experiência do cliente

 Já parou para pensar na importância que a música pode ter para a sua loja? Se respondeu não, então este texto é para você. A música é um elemento que pode mudar completamente o ambiente da sua loja, a experiência que os clientes terão e como eles enxergam a sua marca. Essa, inclusive, já…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Rádio para loja de roupas: entenda como funciona!

A chave para o sucesso de vendas e para a fidelização do público é a mesma em qualquer segmento: a experiência do cliente. Você já deve saber o quanto isso é essencial, mas será que conhece os melhores meios para chegar lá? Por exemplo, com o uso de uma rádio para loja de roupas? Esse…

Por Nayara Santos em 21.07.2020

Música Gospel para estabelecimentos comerciais: quando e como usar?

Será que eu posso tocar música gospel no meu estabelecimento comercial? Essa é uma dúvida bastante frequente dos varejistas, por isso preparamos um artigo para te contar mais se esse é o estilo adequado e como a música pode influenciar a sua loja. Vale a pena lembrar que a escolha do som ambiente de uma…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Trilha Sonora para Lojas: Descubra como montar uma!

 Há uma série de fatores subjetivos que influenciam o ambiente de compras e os resultados obtidos. Mesmo porque, um estabelecimento de sucesso não é aquele que simplesmente tem os preços mais acessíveis ou uma vitrine mais arrumada. A trilha sonora da loja é um desses fatores, entretanto, muitas vezes ele ainda passa despercebido pelos…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

O que considerar na terceirização de serviços de rádio? Veja aqui!

Você já ouviu falar em música para negócios? Sabe do que se trata e como ela pode ajudar a sua empresa a se destacar da concorrência? Ou como a música pode traduzir a essência da sua marca e comunicá-la aos consumidores? Sim, a música é capaz de fazer tudo isso e ainda aumentar as suas…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos