Por Nayara Santos em 30.11.2023

Música Ambiente para Restaurante: Melhore o clima em 7 passos

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Você já parou para pensar no poder que a música ambiente poderá exercer no seu restaurante? Muitos gestores desse ramo passam a utilizar a música ambiente sem saber ao certo quais os benefícios que ela poderá trazer ao estabelecimento.

Se você é uma dessas pessoas, então esse artigo será muito útil. Chegou o momento de mudar a forma como a música é utilizada no seu restaurante e começar a colher os resultados disso.

Quando alguém decide sair de casa para ir até um restaurante, essa pessoa não pretende apenas pagar por uma refeição. Muito pelo contrário, ela está em busca de toda a experiência que gira em torno dessa refeição.

Ou seja, ela quer ter momentos agradáveis, com amigos, familiares ou até mesmo sozinho. E, se para alguns essa é uma hora para relaxar, para outros será um momento para fechar negócios. Portanto, você precisa saber como oferecer esse ambiente agradável que os clientes procuram.

Como você já deve imaginar, a música é uma dessas ferramentas e é sobre ela que falaremos agora. Confira quais benefícios você poderá obter e como acertar na utilização da música ambiente. Boa leitura!

Qual a diferença que a música pode fazer no seu restaurante?

A música não é apenas uma ferramenta para evitar que o ambiente fique em silêncio ou para mascarar os sons externos do estabelecimento. Muito pelo contrário, ela é uma ferramenta de comunicação da sua marca com o consumidor.

Isso significa que você pode reforçar a identidade da sua marca, melhorar a forma como o cliente vê e se relaciona com o estabelecimento, facilitar a conexão com eles, influenciar no tempo de permanência dele no restaurante, e muito mais.

Como falamos anteriormente, a música te ajudará a integrar as demais estratégias de marketing implementadas no estabelecimento e a oferecer o ambiente agradável que o cliente busca. Vamos a um exemplo para você entender melhor.

Imagine que o seu restaurante fez uma promoção para os almoços de celebração do final do ano. Então as pessoas e empresas interessadas fizeram reservas, você caprichou na decoração do restaurante e até mesmo incluiu alguns pratos muito apreciados nesta época do ano.

Chegamos no momento de planejar a trilha sonora para esse momento. A melhor escolha é ter uma playlist natalina, ou utilizar uma trilha sonora com as músicas mais tocadas no Carnaval daquele ano?

Sem dúvida alguma a playlist de Natal deixaria os clientes em clima de comemoração, certo? Então agora porque você deve se preocupar com as músicas ambiente reproduzidas no restaurante? Vamos agora aos passos para conseguir fazer isso.

Passos para melhorar o clima do restaurante com a música

Garantir uma boa música ambiente no restaurante pode até parecer simples, entretanto, é preciso muito cuidado na hora de escolher a trilha sonora. Afinal, da mesma forma que você pode conseguir agradar aos clientes com as melodias certas, você também irá desagradar muito se reproduzir as músicas erradas.

1. Considere o seu público-alvo

A música para restaurante faz parte das estratégias de marketing sensorial. O intuito aqui é estimular os sentidos dos clientes de modo sutil, fazendo com que o ambiente em que ele fica seja mais imersivo e desperte emoções positivas neles.


Neste texto falaremos apenas sobre a música ambiente, mas se quiser saber mais sobre essa importante estratégia, confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo. Aproveite que o download é gratuito!

Da mesma forma que acontece com outras estratégias de marketing, a música ambiente do restaurante também precisa ser bem planejada e o primeiro passo para isso é conhecer o seu público-alvo. Isso inclui saber qual é o estilo musical que eles gostam de ouvir, qual a faixa etária desses clientes, se preferem ir sozinhos, em casais ou com amigos para o restaurante, dentre outros.

Vale a pena dizer que o perfil dos clientes pode mudar conforme o horário, dia da semana e até mesmo do mês. Por exemplo, se o seu restaurante fica em um local com escritório e condomínios residenciais, é bem provável que no horário de almoço durante a semana a maioria dos clientes sejam pessoas que trabalham nos arredores.

Por outro lado, durante o horário do jantar e aos finais de semana, você poderá ter mais famílias e casais. Isso significa que o gosto musical deles também deve ser diferente. Dito isso, fica evidente que conhecer bem o cliente será um grande trunfo para conquistar os frequentadores. 

Mesmo porque, isso te ajudará não apenas a escolher a música certa, mas também a preparar promoções e cardápios diferenciados para cada um desses momentos.

2. Pense na identidade do restaurante

Como falamos anteriormente, é fundamental que a música ambiente do seu restaurante esteja de acordo com a identidade do estabelecimento. Mas, o que será que isso significa?

Muito simples, sabe como você fez o planejamento de cada detalhe da decoração e escolheu cuidadosamente quais ingredientes utilizar e quais pratos seriam incluídos no  cardápio? Tudo isso com o intuito de oferecer um determinado conceito para os clientes.

Imagina estragar toda essa preparação por causa da música ambiente escolhida. Por isso, o ideal é que a playlist reproduzida esteja em harmonia com os demais elementos. Uma boa dica na hora de escolher as músicas é pensar em que tipo de atmosfera você quer criar para o seu estabelecimento.

Quer saber como fazer a playlist ideal? Conheça o nosso Guia completo de como montar uma playlist perfeita para atrair clientes. 

3. Seja imparcial na hora de escolher a playlist do restaurante

Essa provavelmente é uma das regras mais importantes na hora de escolher uma boa playlist para o restaurante. Jamais escolha uma trilha sonora pensando em seu gosto pessoal. A música que você adora pode não representar o seu estabelecimento, e assim, desagradar o cliente.

Da mesma forma, não deixe funcionários responsáveis em escolher as músicas que serão reproduzidas no restaurante. Porque há grandes chances deles optarem por melodias que sejam agradáveis para eles, e não para os consumidores ou sequer representam a sua marca.

Da mesma forma que a melodia certa ajuda a conquistar, a errada pode decepcionar e desiludir. Ou seja, escolher a música errada pode fazer com que seu público se sinta desconfortável e não volte mais ao restaurante. Neste caso, na hora de escolher a música ambiente para restaurante é fundamental ter uma diretriz clara e saber exatamente qual tipo de atmosfera você quer oferecer.

4. Cuidado com o volume da música ambiente

As pessoas vão a restaurantes para ter momentos agradáveis, conversar com amigos e familiares. Se o volume da música for muito alto, exigindo que as pessoas gritem, você poderá ter sérios problemas.

Da mesma forma, se a música for muito baixo as pessoas provavelmente nem irão perceber que ela está sendo reproduzida e podem escutar apenas o barulho dos talheres. Por isso, é essencial garantir o volume certo em todo o estabelecimento. 

Lembrando que em algumas áreas, como perto da entrada, o volume pode ser um pouco mais alto para cobrir sons externos. Já em áreas internas do restaurante, o volume pode ser um pouco mais baixo para não incomodar os clientes e funcionários.

Outro ponto a ser considerado é a qualidade do som. Imagine almoçar em um local com música distorcida? Péssima experiência, não é mesmo? Então garanta os equipamentos certos e você não precisará se preocupar com isso.

5. Utilize a música para influenciar o comportamento do cliente

A música possui um poder muito grande em influenciar o comportamento do cliente, e você poderá usar isso a seu favor. Por exemplo, nos momentos de maior movimento, como durante o horário de almoço, você poderá colocar uma música um pouco mais agitada, fazendo com que as pessoas evitem ficar sentadas à mesa depois de comer. 

Desta forma, você não prejudica a experiência delas, mas estimula a rotatividade. Afinal, nesses momentos de maior movimento, se elas não ficarem sentadas à mesa por muito tempo você terá um mais clientes.

Por outro lado, se a intenção for fazer com que o cliente fique mais tempo no restaurante ou utilize esse momento para relaxar, então uma música mais tranquila será a melhor escolha. Essa, provavelmente, seja uma estratégia interessante para jantares.

Apenas tenha cuidado com as playlists mais agitadas, se elas possuírem um nível de energia muito alto há o risco de deixar o ambiente desconfortável para os clientes. Lembre-se que esse é um momento em que os clientes geralmente querem um local agradável para comer, portanto, todo cuidado é pouco.

6. Ouça a opinião de quem frequenta o restaurante

Muitos empreendedores têm medo de ouvir o que o cliente tem a dizer sobre a sua empresa. Se esse for o seu caso, chegou o momento de mudar isso. Afinal de contas, sem clientes o seu restaurante estará fadado ao fracasso. 

Por isso, é preciso dar oportunidade para eles falarem o que pensam a respeito da sua empresa e entender essas críticas como oportunidades de melhorias. Mesmo porque, eles podem enxergar pontos que você não percebeu ainda.

Assim, faça pesquisas de satisfação do cliente para entender o que eles pensam sobre a música ambiente do seu restaurante. Não precisa ser nenhuma pesquisa longa e muito elaborada, apenas pergunte o que ele acha da música, se o volume está adequado e se ele teria alguma sugestão. Isso pode ser rapidamente respondido enquanto ele está pagando a conta.

Mas, é claro, não fique apenas nas perguntas sobre a música, afinal, um restaurante é muito mais do que isso. Pergunte sobre os pratos, as bebidas, se eles tem alguma sugestão do que pode ser incluído no restaurante.

Isso não significa que você precisará implementar todas as sugestões dadas. Mas poderá registrá-las e analisá-las cuidadosamente. Com certeza algumas delas farão sentido dentro da proposta do restaurante, enquanto outras podem ser implementadas pontualmente.

7. Padronização em diferentes unidades

Se você possui diferentes unidades deve saber como pode ser desafiador conseguir oferecer o mesmo ambiente em cada um deles. Claro que a decoração, os pratos e o atendimento exercem um papel importantíssimo, mas a música pode te ajudar com isso.

Quando um cliente gosta de um restaurante, ele espera encontrar o mesmo padrão independentemente da unidade que ele está. Por isso, é essencial garantir que tudo esteja sendo feito da mesma forma. Desde a qualidade dos ingredientes para os pratos, até a música ambiente.

O desafio de ter a música ambiente certa

Depois de tudo o que falamos, você deve ter percebido que a música ambiente para restaurante é importantíssima em conseguir oferecer uma boa experiência para os clientes. Com isso, a possibilidade de ter clientes fidelizados aumenta consideravelmente.

Entretanto, fazer a playlist certa pode ser um desafio e tanto, isso sem falar que exigirá tempo e dedicação para escolher cada música que irá compor a trilha sonora. E, como administrador de restaurante, você bem sabe que o tempo é algo escasso e valiosíssimo. Isso sem falar que as músicas escolhidas podem não ser exatamente a melhor escolha para o seu restaurante.

Justamente por isso que a melhor forma de conseguir acertar na playlist reproduzida no restaurante é contar com a ajuda de quem entende de música para negócios. A Listenx possui um time de especialistas responsáveis pela criação de mais 100 playlists que você poderá escolher para reproduzir no restaurante.

Cada uma dessas playlists possui uma descrição, indicando qual o clima ela ajuda a dar ao local, quantidade de músicas, nível de energia e estilos musicais. Além disso, você ainda terá acesso a playlists temáticas, um excelente complemento para as diversas datas comemorativas ao longo do ano.

Ainda, com a Listenx você poderá ter muito mais do que músicas no restaurante, mas sim uma rádio indoor personalizada. Já que é possível incluir anúncios ao longo da programação musical. 

Eles podem ser utilizados para manter os clientes informados de promoções ou mesmo para incrementar campanhas. Já imaginou oferecer aos clientes a possibilidade de reproduzir mensagens ao longo da programação musical? Essa pode ser uma estratégia bastante interessante para o Dia das Mães ou Dia dos Namorados. E, com a Listenx ficou fácil fazer isso, basta gravar o anúncio com o locutor virtual e ele estará imediatamente disponível para ser veiculado.

Não perca a oportunidade de conferir todos os benefícios de ter uma rádio indoor no seu restaurante. Veja abaixo como se inscrever para fazer um teste gratuito.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 100 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né? 

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

Importância de ter um sistema de som para lojas, confira

Já parou para pensar na importância de ter um bom sistema de som na sua loja? Negligenciar esse ponto ao preparar a sua estratégia de comunicação interna na loja pode trazer muitos prejuízos para o seu negócio. Aliás, quando falamos em comunicação interna é normal pensar nas etiquetas de preços, cartazes de ofertas, ou como…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Qual a diferença entre Sound Branding e Music Branding?

 Você provavelmente já ouviu falar em Sound Branding e Music Branding, não é mesmo? Mas será que você entende a diferença entre eles e como podem ser aplicados no seu negócio? Ou ainda, conhece a importância que ter um sound branding e um music branding pode fazer para a sua empresa? Se você respondeu…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Porque ter uma playlist na loja melhora a experiência dos clientes?

Entender porque fazer uma playlist para lojas pode ser um grande diferencial para a sua empresa. Isso porque, uma loja de varejo precisa possuir estratégias bem definidas para deixar os consumidores à vontade em seu ambiente e fazer com que eles se lembrem da sua marca. E, vale a pena dizer, a música tem um…

Por Nayara Santos em 30.06.2023

Música para Consultório: Fidelize seus pacientes através da audição

Existem diferentes formas de conseguir fidelizar pacientes no consultório. Claro que oferecer um bom atendimento e ter uma equipe pronta a ajudar é essencial, mas existem outros elementos que podem te auxiliar nessa tarefa. Vale a pena dizer que não porque é um profissional da saúde que não deve se preocupar com a parte prática…

Por Nayara Santos em 14.12.2023

Qual é o intervalo ideal de anúncios entre as músicas? Entenda aqui

Saber como equilibrar músicas e anúncios é uma dúvida frequente entre os donos dos diversos segmentos do varejo e com o objetivo de ajudar a esclarecer essa dúvida, criamos esse artigo expondo a nossa visão e experiência sobre o assunto. Vejamos a seguir alguns exemplos equilibrando resultados na comunicação das ofertas e uma boa experiência…

Por Nayara Santos em 15.09.2020

Por que utilizar música para atrair clientes? Confira 5 motivos!

Se você não está usando música para atrair mais clientes para a sua loja, não faz ideia de quantas oportunidades pode estar perdendo. Acredite, o som ambiente em uma loja pode fazer uma grande diferença na forma como a sua marca é percebida pelo cliente, na experiência de compras que ele tem e, claro, no…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Música e identidade de marca: entenda por que apostar nessa relação

Você já deve ter notado que, ao entrar em diversas lojas, inclusive nas maiores marcas do país, há toda uma ambientação característica. Esse ambiente ajuda a reconhecer a marca e a se identificar com o estabelecimento. Isso acontece graças a uma série de ações de marketing sensorial que criam algo como um universo da marca,…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Guia completo de como montar uma playlist perfeita para atrair clientes

A música tem um poder surpreendente de nos fazer lembrar de acontecimentos, tornar o ambiente mais agradável e até mesmo mudar o nosso humor. Com o varejo acontece a mesma coisa, por isso, ter a playlist perfeita pode te ajudar a atrair clientes e a aumentar as vendas. Entretanto, escolher as músicas certas para a…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Músicas que influenciam a compra – Entenda um pouco mais!

 Você sabia que a música é capaz de influenciar a compra e o comportamento do cliente quando ele está na sua loja? Ou então que ao tocar a playlist certa você conseguirá fazer com que o cliente passe mais tempo no estabelecimento, se lembre da sua marca e compre mais? Sim, você pode fazer…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos