Por Nayara Santos em 17.08.2022

Som para ambientes comerciais: 5 dicas para implementar

Por Nayara Santos em 17.08.2022

Texto produzido pela Frahm

 

O som para ambientes comerciais é uma estratégia utilizada por empresas que querem melhorar o relacionamento, reter clientes por mais tempo no ambiente, aumentar as vendas e aproveitar outras vantagens. Isso porque a música tem forte influência sobre o comportamento humano, despertando sentimentos, sensações e ações. 

Quando um cliente se sente bem no ambiente, a tendência é passar mais tempo nele, frequentar mais vezes e levar outras pessoas ali. Consequentemente, essa permanência e recorrência irão impactar nos ganhos do estabelecimento de forma geral. 

Se você tem interesse nesse tipo de estratégia, mas não sabe como começar a implementar, continue lendo este artigo. Nele, você vai conferir algumas dicas para adotar o som para ambientes comerciais no seu negócio. Confira!

5 dicas para implementar som para ambientes comerciais no seu estabelecimento

Uma boa sonorização de ambientes comerciais depende, principalmente, do desenvolvimento do projeto. Nessa fase, um planejamento é feito, considerando todas as fases da implementação, desde a análise técnica e estrutural do ambiente, até a definição de uma playlist personalizada para que o estabelecimento possa usar por um determinado período.

Seguindo todos os passos de uma implementação estratégica, você terá sucesso no resultado da entrega e nas vendas do seu negócio. Separamos algumas orientações que vão te ajudar em todas essas fases. 

Contrate profissionais especialistas

O trabalho de um profissional é um dos pilares base para o sucesso de uma implementação de som para ambientes comerciais. Tanto no projeto estrutural e técnico, quanto no projeto estratégico de music branding.

O profissional tem experiência no tema e conhecimento técnico para orientar e implementar as melhores práticas de mercado. Além disso, consegue identificar o que faz sentido ou não para cada projeto, a partir das informações sobre as necessidades e características do negócio.

Contratando um profissional, você terá mais segurança na sua tomada de decisão, pois contará com o suporte e uma opinião especializada. Livrando-se de achismos e usando o embasamento técnico na hora de decidir.

Invista em um bom projeto de sonorização

Na fase de definição do projeto, o profissional vai conduzir uma série de ações para conhecer melhor o seu estabelecimento, seus objetivos e desafios. 

Uma delas é a avaliação técnica do ambiente, onde ele identifica as características do espaço, avalia a questão sonora e se há problemas de acústica que precisam ser corrigidos. Isso além de dimensionar os pontos e entender quantos e quais equipamentos são necessários para o projeto. 

A partir dessa análise, o técnico vai desenvolver o projeto, que vai orientar o uso dos equipamentos, a instalação e outros pontos da implementação. Para evitar surpresas relacionadas ao custo, oriente desde o início sobre o orçamento pretendido para a implementação do som para ambientes comerciais no seu estabelecimento.

Escolha equipamentos de alta qualidade

No projeto de sonorização comercial, o técnico vai orientar sobre os tipos de equipamentos necessários para instalar o seu sistema. Alguns profissionais podem indicar marcas que já estão acostumados a trabalhar e conhecem o funcionamento, ou orientar sobre quais evitar. Porém, a decisão sobre qual adquirir é toda da empresa. 


Se você tiver orientado sobre o orçamento real pretendido, o profissional fará indicações seguindo essa definição. Você não terá que se preocupar em buscar opções mais econômicas.

Considerando isso, o ideal é buscar por equipamentos de alta qualidade, que oferecem boa performance e são desenvolvidos por fornecedores confiáveis. Pesquise sobre a marca e seus produtos em sites de registro de reclamações, confira os comentários nas redes sociais da marca etc. 

Observe o que as pessoas falam sobre os produtos, sobre o atendimento da empresa, suporte e garantia. Optar por marcas brasileiras pode te livrar de diversos problemas, já que, em geral, a resolução é mais rápida. Afinal, não é necessário enviar o equipamento para outro país, você tem atendimento em seu idioma de origem, consegue contato mais fácil e fomenta a economia nacional.

>> Saiba tudo que você precisa para sonorizar seu estabelecimento com este e-book da Listenx em parceria com a Frahm: “O guia definitivo para sonorização de ambientes comerciais”

Conhecer bem o perfil do cliente

Além do sistema de sonorização, a forma com que o som para lojas e outros ambientes comerciais será usado deve ser pensado estrategicamente. Ou seja, definido de acordo com o tipo de ambiente e cliente que frequenta o lugar. 

A escolha de uma lista de reprodução musical, por exemplo, não é uma simples escolha pessoal. Ou, pelo menos, não deveria ser. O cliente frequenta determinado lugar por uma série de motivos: pelo bom atendimento, pela qualidade dos produtos vendidos, pelo custo-benefício, por causa do ambiente agradável etc.

No quesito ambiente agradável, diversos fatores são envolvidos, desde a decoração, até a temperatura interna. O sistema de som também entra nessa categoria, criando um conjunto de características que formam uma boa experiência. 

Para chegar nesse lugar, de empresa que os clientes consideram que oferece uma boa experiência, é preciso entender como é essa avaliação e o que eles entendem por qualidade. 

Conhecer o perfil do cliente, o que ele busca, quais são suas dores e outras informações, vai te ajudar a definir o que deve fazer parte ou não da experiência oferecida no seu estabelecimento. Entender mais sobre marketing sensorial e music branding, além de procurar um especialista na área, são os primeiros passos a tomar.

Construir uma boa programação musical

Music branding é uma estratégia de marketing sensorial utilizada para transmitir a identidade da marca por meio da música. Sabe quando você vai em um estabelecimento que a música combina com o ambiente  ou que tem playlists muito características e você só ouve ali? Quem nunca pensou “vou pedir o link dessa playlist pro gerente”?

É bem provável que essas empresas estejam usando a estratégia de music branding. Construir uma boa programação musical, como já falamos anteriormente, não depende apenas da avaliação pessoal. 

Um estudo de identidade da marca e perfil de clientes deve ser feito para que todo e qualquer tipo de reprodução sonora — seja de música ou anúncios — conversem com a marca, sua estratégia, seus objetivos e sua identidade. 

O cliente vai frequentar aquele estabelecimento e ter a percepção que todos aqueles elementos conversam entre si. Quando estiver em outro local e ouvir uma música igual à da playlist da sua empresa, automaticamente ele vai lembrar da sua marca.

Agora que você já sabe qual é o passo a passo para implementar o som para ambientes comerciais, é hora de dar início ao projeto de sonorização de ambientes. Para isso, você pode contar com a Frahm, empresa parceira da Listenx e especializada em equipamentos de som, com mais de 60 anos no mercado! Solicite seu projeto gratuitamente agora mesmo!

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Por que utilizar música para atrair clientes? Confira 5 motivos!

Se você não está usando música para atrair mais clientes para a sua loja, não faz ideia de quantas oportunidades pode estar perdendo. Acredite, o som ambiente em uma loja pode fazer uma grande diferença na forma como a sua marca é percebida pelo cliente, na experiência de compras que ele tem e, claro, no…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Rádio indoor Listenplay, a melhor escolha para o seu negócio

Se você está procurando uma rádio para seu negócio é porque já entendeu todos os benefícios que fazer a sonorização ambiente pode te trazer e como a escolha da empresa certa pode influenciar no resultado.  O Listenplay é o primeiro serviço de marketing sensorial por assinatura do Brasil. Ele entrega playlists criadas por especialistas em…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Música e visibilidade da marca: como ter uma boa playlist?

Para ter um negócio bem sucedido é preciso  pensar estrategicamente e traçar os objetivos a serem alcançados em curto, médio e longo prazo. Mas, independentemente do seu ramo de atuação, é muito importante ter destaque no mercado, caso contrário a concorrência vai se destacar e você será passado para trás. Uma boa forma de conseguir…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

O que é Music Branding? Como usar para sua loja?

Antes de falarmos de Music Branding é preciso entender um pouco mais sobre o Marketing Sensorial, que nada mais é do que táticas de marketing que visam ativar os 5 sentidos do consumidor para despertar emoções e gerar conexão com uma marca. O modo como compramos está mudando, as pessoas estão cada vez mais em busca…

Por Nayara Santos em 27.07.2017

Diferença das plataformas streaming VS a Listenplay

Se você tem dificuldade em escolher uma solução de músicas para o seu negócio e fica na dúvida se deve usar uma plataforma de streaming convencional ou uma ferramenta profissional? Então, esse artigo é pra você!! Escolher soluções práticas, fáceis de utilizar, que não requerem treinamento e nem exijam muito tempo para fazê-la funcionar é…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Músicas que acalmam o ambiente funcionam para lojas?

A música tem o poder de influenciar nas emoções e até mesmo nas ações de qualquer pessoa. Prova disso é como nos sentimos quando estamos em um local com uma música mais agitada ou calma. Aos poucos vamos ficando mais animados ou calmos, respectivamente. Mas, será que essa mesma estratégia funciona no varejo? Ao reproduzir…

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Qual é o intervalo ideal de anúncios entre as músicas? Entenda aqui

Saber como equilibrar músicas e anúncios é uma dúvida frequente entre os donos dos diversos segmentos do varejo e com o objetivo de ajudar a esclarecer essa dúvida, criamos esse artigo expondo a nossa visão e experiência sobre o assunto. Vejamos a seguir alguns exemplos equilibrando resultados na comunicação das ofertas e uma boa experiência…

Por Nayara Santos em 15.09.2020

Music Branding: entenda o que ele pode fazer pela sua loja!

De forma simples, podemos dizer que o branding sensorial são as ações que fazem seu público-alvo notar o valor da sua marca e diferenciá-la das outras, podendo assim gerar uma maior percepção de valor da empresa. Dentro dessa estratégia existe o music branding, que busca alcançar esse objetivo usando o poder da música. Para isso,…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Como Aumentar as Vendas com Músicas

Saber como aumentar as vendas da sua loja com música, pode ser uma reviravolta para a sua empresa. Isso porque, por mais que muitos estabelecimentos do varejo tenham som ambiente, seus gestores nem sequer desconfiam do poder que têm em mãos, e do potencial que podem não estar aproveitando. Afinal, a música, quando escolhida da…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos