Texto produzido pela Frahm
O som para ambientes comerciais é uma estratégia utilizada por empresas que querem melhorar o relacionamento, reter clientes por mais tempo no ambiente, aumentar as vendas e aproveitar outras vantagens. Isso porque a música tem forte influência sobre o comportamento humano, despertando sentimentos, sensações e ações.
Quando um cliente se sente bem no ambiente, a tendência é passar mais tempo nele, frequentar mais vezes e levar outras pessoas ali. Consequentemente, essa permanência e recorrência irão impactar nos ganhos do estabelecimento de forma geral.
Se você tem interesse nesse tipo de estratégia, mas não sabe como começar a implementar, continue lendo este artigo. Nele, você vai conferir algumas dicas para adotar o som para ambientes comerciais no seu negócio. Confira!
5 dicas para implementar som para ambientes comerciais no seu estabelecimento
Uma boa sonorização de ambientes comerciais depende, principalmente, do desenvolvimento do projeto. Nessa fase, um planejamento é feito, considerando todas as fases da implementação, desde a análise técnica e estrutural do ambiente, até a definição de uma playlist personalizada para que o estabelecimento possa usar por um determinado período.
Seguindo todos os passos de uma implementação estratégica, você terá sucesso no resultado da entrega e nas vendas do seu negócio. Separamos algumas orientações que vão te ajudar em todas essas fases.
Contrate profissionais especialistas
O trabalho de um profissional é um dos pilares base para o sucesso de uma implementação de som para ambientes comerciais. Tanto no projeto estrutural e técnico, quanto no projeto estratégico de music branding.
O profissional tem experiência no tema e conhecimento técnico para orientar e implementar as melhores práticas de mercado. Além disso, consegue identificar o que faz sentido ou não para cada projeto, a partir das informações sobre as necessidades e características do negócio.
Contratando um profissional, você terá mais segurança na sua tomada de decisão, pois contará com o suporte e uma opinião especializada. Livrando-se de achismos e usando o embasamento técnico na hora de decidir.
Invista em um bom projeto de sonorização
Na fase de definição do projeto, o profissional vai conduzir uma série de ações para conhecer melhor o seu estabelecimento, seus objetivos e desafios.
Uma delas é a avaliação técnica do ambiente, onde ele identifica as características do espaço, avalia a questão sonora e se há problemas de acústica que precisam ser corrigidos. Isso além de dimensionar os pontos e entender quantos e quais equipamentos são necessários para o projeto.
A partir dessa análise, o técnico vai desenvolver o projeto, que vai orientar o uso dos equipamentos, a instalação e outros pontos da implementação. Para evitar surpresas relacionadas ao custo, oriente desde o início sobre o orçamento pretendido para a implementação do som para ambientes comerciais no seu estabelecimento.
Escolha equipamentos de alta qualidade
No projeto de sonorização comercial, o técnico vai orientar sobre os tipos de equipamentos necessários para instalar o seu sistema. Alguns profissionais podem indicar marcas que já estão acostumados a trabalhar e conhecem o funcionamento, ou orientar sobre quais evitar. Porém, a decisão sobre qual adquirir é toda da empresa.
Se você tiver orientado sobre o orçamento real pretendido, o profissional fará indicações seguindo essa definição. Você não terá que se preocupar em buscar opções mais econômicas.
Considerando isso, o ideal é buscar por equipamentos de alta qualidade, que oferecem boa performance e são desenvolvidos por fornecedores confiáveis. Pesquise sobre a marca e seus produtos em sites de registro de reclamações, confira os comentários nas redes sociais da marca etc.
Observe o que as pessoas falam sobre os produtos, sobre o atendimento da empresa, suporte e garantia. Optar por marcas brasileiras pode te livrar de diversos problemas, já que, em geral, a resolução é mais rápida. Afinal, não é necessário enviar o equipamento para outro país, você tem atendimento em seu idioma de origem, consegue contato mais fácil e fomenta a economia nacional.
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Conhecer bem o perfil do cliente
Além do sistema de sonorização, a forma com que o som para lojas e outros ambientes comerciais será usado deve ser pensado estrategicamente. Ou seja, definido de acordo com o tipo de ambiente e cliente que frequenta o lugar.
A escolha de uma lista de reprodução musical, por exemplo, não é uma simples escolha pessoal. Ou, pelo menos, não deveria ser. O cliente frequenta determinado lugar por uma série de motivos: pelo bom atendimento, pela qualidade dos produtos vendidos, pelo custo-benefício, por causa do ambiente agradável etc.
No quesito ambiente agradável, diversos fatores são envolvidos, desde a decoração, até a temperatura interna. O sistema de som também entra nessa categoria, criando um conjunto de características que formam uma boa experiência.
Para chegar nesse lugar, de empresa que os clientes consideram que oferece uma boa experiência, é preciso entender como é essa avaliação e o que eles entendem por qualidade.
Conhecer o perfil do cliente, o que ele busca, quais são suas dores e outras informações, vai te ajudar a definir o que deve fazer parte ou não da experiência oferecida no seu estabelecimento. Entender mais sobre marketing sensorial e music branding, além de procurar um especialista na área, são os primeiros passos a tomar.
Construir uma boa programação musical
Music branding é uma estratégia de marketing sensorial utilizada para transmitir a identidade da marca por meio da música. Sabe quando você vai em um estabelecimento que a música combina com o ambiente ou que tem playlists muito características e você só ouve ali? Quem nunca pensou “vou pedir o link dessa playlist pro gerente”?
É bem provável que essas empresas estejam usando a estratégia de music branding. Construir uma boa programação musical, como já falamos anteriormente, não depende apenas da avaliação pessoal.
Um estudo de identidade da marca e perfil de clientes deve ser feito para que todo e qualquer tipo de reprodução sonora — seja de música ou anúncios — conversem com a marca, sua estratégia, seus objetivos e sua identidade.
O cliente vai frequentar aquele estabelecimento e ter a percepção que todos aqueles elementos conversam entre si. Quando estiver em outro local e ouvir uma música igual à da playlist da sua empresa, automaticamente ele vai lembrar da sua marca.
Agora que você já sabe qual é o passo a passo para implementar o som para ambientes comerciais, é hora de dar início ao projeto de sonorização de ambientes. Para isso, você pode contar com a Frahm, empresa parceira da Listenx e especializada em equipamentos de som, com mais de 60 anos no mercado! Solicite seu projeto gratuitamente agora mesmo!
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