Por Nayara Santos em 31.10.2023

Como escolher a música para loja masculina?

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Escolher a música para loja masculina faz parte da estratégia de marketing sensorial que você irá adotar no seu estabelecimento. Afinal, uma boa trilha sonora pode melhorar (e muito) a experiência de compra de seus clientes. Se você não sabia disso, então continue com a gente!

A música é uma ferramenta que te ajuda a proporcionar um ambiente que ofereça uma maior sensação de conforto para os consumidores. Isso faz com que o cliente passe mais tempo na loja, compre mais, se lembre do estabelecimento posteriormente e ainda queira retornar para novas compras. Incrível, não é mesmo?

Diante de tantas vantagens, vale a pena dedicar um tempo a mais no planejamento da trilha sonora da loja. Já que não basta escolher qualquer música, é preciso escolher as músicas para a loja de forma intencional.

Cada detalhe na hora de escolher a música para loja tem um peso diferente, dependendo do cliente e da atmosfera que você quer oferecer. Na dosagem certa, você consegue oferecer uma experiência marcante, única e inesquecível. Quer aprender a criar a playlist perfeita para receber a clientela? Continue a leitura até o fim!

Por que é importante ambientar a loja?

Com músicas boas, uma vitrine bem chamativa ou uma fragrância diferente podem atrair os consumidores para o interior da loja. Tudo isso faz parte da ambientação do estabelecimento e da estratégia de marketing sensorial

Ela tem intuito de explorar e estimular os cinco sentidos humanos (audição, visão, olfato, paladar e tato), oferecendo ao consumidor uma experiência imersiva e diferenciada durante as compras. Neste artigo falaremos sobre a música ambiente, entretanto, você também pode:

  • Aromatização da loja: escolha uma fragrância que seja agradável e que ajude o cliente a lembrar da sua marca e da experiência que ele teve na loja. O ideal é que ela ajude a transmitir alguma sensação que esteja relacionada com a sua marca;
  • Decoração da loja: muitos gestores se preocupam com a decoração da vitrine da loja em datas comemorativas do varejo, entretanto, você pode dar uma atenção especial para essa ação. Isso porque, a decoração pode influenciar como o cliente se sente na loja, bem como a guiá-lo pelos corredores e araras de produtos;
  • Estimular o paladar: sabe aquelas balinhas, chocolates, água ou cafezinho que muitas lojas oferecem? Essa é uma forma de fazer com que o cliente associe aquele sabor à sua marca;
  • Teste de produto: o fato do cliente pode pegar o produto, testar e experimentar em alguns casos, pode aumentar permite que ele tenha uma melhor ideia se aquele item realmente é o que ele queria.

Ainda a combinação de diferentes estímulos é o que faz com que o ambiente oferecido aos consumidores seja único. Entretanto, para que essa estratégia funcione é essencial que cada detalhe seja pensado de acordo com o perfil do negócio e do público-alvo, podendo contribuir de forma significativa com as vendas. 

Lembre-se que um ambiente agradável se torna convidativo, fazendo com que os clientes passem mais tempo em um lugar e voltem com mais frequência. Se quiser entender melhor como essa estratégia funciona, confira o nosso Guia completo de marketing sensorial no varejo.

Como escolher a música para loja masculina?

Cada segmento do varejo e marca pede um estilo musical diferente, afinal, a trilha sonora que agrada um público mais jovem, não será a mesma para atrair clientes mais velhos. Isso significa que na hora de escolher a música para loja masculina, você precisará avaliar qual é o perfil dos seus clientes e preparar a trilha sonora de acordo com esse perfil.


Outro ponto que deve ser levado em consideração para montar a playlist perfeita é o fluxo de pessoas. Em momentos de loja cheia, o ideal é optar por melodias mais aceleradas a fim de agilizar o processo de compra. Ao longo do dia, um ritmo mais lento pode manter a clientela por mais tempo para conhecer novas peças e coleções.

Entretanto, isso pode variar conforme a região em que a loja está localizada, ao longo da semana, ou até mesmo dependendo do dia do mês. Portanto, é preciso ficar atento ao comportamento dos clientes com cada playlist escolhida. E, claro, analisar o histórico de vendas.

No fim do dia, vale investir no mesmo mood de trilha sonora, mais calma e tranquila. Afinal, é quando as pessoas saem do trabalho e estão mais cansadas. É bom fazer uma seleção que ajude a reduzir o estresse e a aumentar as chances de compras. 

A seguir daremos uma espécie de passo a passo do que avaliar na hora de escolher a música para montar a trilha sonora da loja masculina.

Conheça bem os seus clientes

Começamos o tópico falando sobre isso, não é? Mas não custa nada destrinchar o assunto um pouco mais. Afinal, essa é uma das etapas mais importantes do processo de implementação de música na loja masculina. 

Como falamos, dependendo do perfil do cliente ele terá uma maior identificação com um determinado tipo de música. No caso de uma loja masculina, busque uma ambientação que converse com os homens. Pode ser músicas com cantores de sucesso para criar uma conexão ou o estilo downtempo, que é uma mistura de música eletrônica com hip hop.

Mas, essas são apenas algumas ideias, já que o caminho mais seguro é conhecer os seus clientes e, a partir daí, descobrir as suas preferências musicais. Desse modo, você conseguirá alcançar o equilíbrio entre as músicas que representam tanto a marca como o público.

Faça pesquisas de preferência

Diante do que falamos anteriormente, a realização de pesquisas com os clientes que frequentam a sua loja (e até mesmo com aqueles que não frequentam tanto assim) é fundamental. Pergunte a eles qual o estilo musical que mais agrada, quais os cantores e bandas preferidas, que estilo de música eles preferem ouvir enquanto fazem as compras. 

Essas pesquisas podem ser realizadas na própria loja. Por exemplo, perguntando para o cliente que está pagando as compras se ele gostaria de responder a uma pesquisa. O importante, neste caso, é deixar o cliente à vontade para recusar, caso ele não queira participar da pesquisa. 

Entretanto, uma das formas de estimular a participação é oferecendo algum tipo de benefício, como um cupom de desconto para a próxima compra, ou um brinde exclusivo.

Outra ferramenta bastante interessante de fazer essa pesquisa é através do perfil da sua marca nas redes sociais. O Instagram oferece uma ferramenta excelente para isso que são as enquetes. Sem falar que ainda estimula o engajamento no perfil e pode te ajudar a aumentar o alcance das suas publicações.

Vale a pena dizer que a pesquisa pode servir não apenas como uma base para descobrir as preferências musicais dos seus clientes, mas também como uma forma de conhecer um pouco mais do perfil dos clientes. Esse diálogo com os seus clientes é fundamental para entender o que o seu cliente espera da sua loja e como ele enxerga a sua marca.

Combine as músicas com o perfil da sua marca

Agora que você já sabe como conhecer o perfil do seu cliente e qual é o estilo musical que ele gosta, então chegou o momento de fazer uma análise detalhada para saber o que combina com a sua marca.

Essa etapa é o que vai deixar a playlist da loja com a cara da marca, refletindo a sua personalidade, tom de voz e mensagem a ser transmitida. Por exemplo, se a loja vende roupas clássicas e tendências da moda, então é possível mesclar a trilha sonora com músicas mais antigas, que todos gostam e alguns hits atuais.

Inclusive, essa foi a estratégia adotada pela Levi ‘s para mostrar aos seus clientes que eles possuem produtos da última moda, mas que ainda tem a qualidade e os modelos clássicos que todo mundo ama. Confira aqui esse case de sucesso.

Lembre-se que essa análise é fundamental para que a trilha sonora realmente reflita quem a sua marca é. Caso contrário, você corre o risco dos clientes acharem estranho e não gostarem do ambiente de compras que você está oferecendo.

Prepare a loja para ter música ambiente

Tudo bem que o foco desse artigo é sobre como escolher a música para lojas masculinas, entretanto, para que essa estratégia funcione, alguns detalhes precisam ficar claros. Um deles é justamente a escolha do sistema de som da loja.

Lembre-se que a intenção de ter música na loja é justamente oferecer ao cliente um ambiente agradável, em que ele se sinta bem e queira permanecer mais tempo fazendo compras. Por isso é preciso que a música seja reproduzida no volume certo e com som de qualidade.

Neste caso, o ideal é que você faça uma análise do ambiente e defina qual é o melhor local para deixar as caixas de som. Lembre-se que o som não deve ser metálico ou ter qualquer tipo de distorção. Afinal, isso pode deixar o ambiente bem desagradável e acabar espantando os clientes.

Outra escolha importante neste sentido são os amplificadores. São eles que te ajudarão a controlar o volume de cada ambiente da loja. Já que alguns locais podem precisar de um volume mais alto, como o ponto de venda, e outros mais baixos, como provadores de lojas de roupas.

Caso julgue necessário, fale com uma empresa especializada neste tipo de serviço. Assim, você terá certeza de oferecer som da melhor qualidade tanto para os seus clientes, quanto para a sua equipe.

Acompanhe as tendências do momento

Por mais que você inclua algumas músicas mais clássicas na sua trilha sonora, independentemente de qual estilo ou gênero musical você adotar, se a intenção é evitar aquele ar de mesmice, repetições frequentes ou uma trilha sonora que não condiz mais com a época, então é preciso encontrar uma forma de se manter por dentro das novidades.

Esse é um trabalho de curadoria, que requer tempo, dedicação e pesquisas constantes. Ou seja, é algo que requer tempo, o que nem todo gestor do varejo tem de sobra, muito pelo contrário, esse geralmente é um dos ativos mais preciosos de empreendedores. 

Por isso, não tem porque complicar esse processo e torná-lo mais uma sobrecarga na sua rotina administrativa. O ideal é que, se você não puder fazer isso, que essa tarefa seja delegada para outra pessoa da equipe. 

Outra opção que pode ser bastante interessante para manter a playlist de loja masculina atualizada é contar com ajuda profissional, mas isso é assunto para logo mais.

CNS: um case de sucesso de música para loja masculina

A CNS é uma marca de moda especializada em calçados masculinos e estava enfrentando desafios com relação à musicalidade em suas lojas. Antes de ter uma rádio indoor, a seleção de músicas era feita manualmente, com a gravação de CDs. Isso consumia muito tempo dos gestores, sem falar que ainda não era bem sucedida para transmitir a essência da marca.

Ao adotar a solução de música para negócios da Listenx, a CNS passou a ter um repertório à disposição que atendia às suas necessidades sem precisar se preocupar com a gravação de CDs. Agora, as playlists são atualizadas de acordo com as tendências musicais e a identidade da marca, eliminando preocupações com a música de fundo.

Esse caso de sucesso destaca como a CNS se beneficiou da transição para o serviço da Listenx. A marca conseguiu focar em outras demandas de marketing, enquanto gerentes e vendedores ganharam tranquilidade ao não precisar mais se preocupar com a seleção e troca de CDs. Além disso, a criação da identidade sonora da CNS melhorou a experiência dos clientes nas lojas, criando um ambiente mais propício às compras.

Conte com uma rádio indoor em seu espaço

Já pensou em ter uma rádio indoor? Com esse recurso, você tem o controle total da programação, do início ao fim, ou seja, você terá mais liberdade para selecionar todo o conteúdo que será reproduzido na sua loja. 

Claro que isso inclui criar uma programação musical personalizada, mas também criar anúncios que tenham como foco a publicidade institucional, promoções exclusivas, spots, vinhetas e jingles. A criação de anúncios é outra ferramenta que pode te ajudar a influenciar o cliente em um dos momentos mais importantes da jornada de compras. 

Afinal, cerca de 70% das decisões de compra são tomadas enquanto o cliente está na loja. E, ao falar para o cliente que há uma promoção, ele pode ficar interessado em conferir e acabar levando o tal produto. Dentre as principais vantagens de se ter uma rádio indoor podemos mencionar:

  • Potencializar as ações de marketing sensorial;
  • Aprimorar a experiência de compra do cliente;
  • Otimizar toda a estratégia de marketing;
  • Possibilitar adaptações personalizadas;
  • Fidelizar os clientes atuais e atrair novos;
  • Aumentar o tempo de permanência dos clientes na loja;
  • Aumentar as vendas da loja;
  • Aumentar o ticket médio dos clientes;
  • Criar uma identidade musical para a marca

Busque um serviço de quem entende de música para negócios

Por fim, se estiver previsto no orçamento, considere buscar ajuda profissional para criar o melhor som ambiente para a sua loja. Empresas especializadas têm o know-how necessário para fazer todos os passos que mencionamos neste artigo e encontrar a trilha sonora certa para cada tipo de negócio. Sem contar que sempre existe a possibilidade de customização para inserir anúncios e promoções na programação.

Acertar na escolha da música para loja masculina não é uma tarefa difícil para quem segue essas dicas. Afinal, a base de uma boa trilha sonora vem do conhecimento sobre os seus clientes, sobre a sua marca e através de pesquisas e de conhecimento das tendências. 

Além disso, com uma rádio indoor, você consegue customizar toda a programação musical e oferecer uma experiência de compra única e inesquecível, que o cliente não vai encontrar em nenhuma loja da concorrência, E isso pode aumentar consideravelmente as chances de atrair novos clientes e fidelizar os atuais.

A Listenx é uma dessas empresas, pioneira em música para negócios no país, ela conta com uma equipe de especialistas para criar as mais diferentes playlists, com ritmos, estilos e níveis de energia para todos os momentos da sua loja.

Gostou das dicas para melhorar a ambientação da sua loja? Para receber mais, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

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