Por Nayara Santos em 12.04.2022

Saiba tudo sobre os 4 pilares da rotina administrativa

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Todo gestor do varejo deve conhecer em detalhes os pilares de uma rotina administrativa. Afinal, quanto melhor ele conhece todos os processos dentro da empresa, mais acertadas serão as decisões e melhor planejadas podem ser as estratégias adotadas.

Entretanto, essa não é a realidade de uma grande parte das empresas do varejo. Ter uma rotina sólida, minimiza os erros e ainda aumenta as chances de fazer o seu negócio dar certo. Por isso, a seguir falaremos brevemente sobre cada um dos quatro pilares de uma boa rotina administrativa para a sua empresa. Confira!

Pilares da rotina administrativa

A rotina administrativa de uma empresa pode ser dividida em quatro pilares: gestão financeira, atendimento ao cliente, marketing e gestão de pessoas. Com cada uma dessas bases firmadas, você terá a base perfeita para construir uma empresa de sucesso. 

1. Gestão financeira

O primeiro pilar é a gestão financeira e isso inclui saber exatamente o destino de todo o dinheiro que sai do caixa e quanto de dinheiro está entrando. Desta forma, é possível planejar quais investimentos podem (e devem) ser feitos, como reduzir gastos desnecessários e se as vendas têm realmente sido suficientes para manter o negócio funcionando.

2. Atendimento ao cliente

Foi-se o tempo em que empresas do varejo precisavam apenas oferecer produtos, hoje em dia elas vendem soluções e experiências. Oferecendo para o cliente muito mais do que um relacionamento puramente comercial, pelo contrário, é fundamental conquistar a simpatia e a confiança do cliente para se manter no mercado.


Além disso, você também precisa disponibilizar canais para que o cliente possa se comunicar com você de forma efetiva. Ouvir o que o cliente tem a dizer permitirá que você construa uma marca sob medida para o seu público.

3. Marketing

O próximo pilar da rotina administrativa de uma empresa do varejo é o marketing. Com ele, você terá ferramentas que auxiliarão na fidelização de clientes, na divulgação e promoção da sua marca, na conquista de novos clientes, dentre outros.

Lembre-se que existem diferentes etapas da jornada de compras e cada uma delas exige diferentes abordagens. Por isso, conhecer diversas estratégias de marketing é fundamental. Lembre-se também que é preciso acompanhar as tendências do mercado no que diz respeito a divulgação e interação com os consumidores.

4. Gestão de pessoas

Por último, mas não menos importante, temos também o pilar de gestão de pessoas. Afinal, é a sua equipe que estará trabalhando ativamente em cada um dos processos e fazendo com que as coisas aconteçam na sua loja. 

Portanto, ter uma equipe de vendas bem treinada e motivada poderá ser um grande diferencial da sua loja e trazer mais competitividade para a sua empresa. Dito isso, fique atento ao recrutamento de profissionais, dê feedbacks construtivos e aprenda a ser um bom líder.

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