Por Nayara Santos em 12.04.2022

Saiba tudo sobre os 4 pilares da rotina administrativa

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Todo gestor do varejo deve conhecer em detalhes os pilares de uma rotina administrativa. Afinal, quanto melhor ele conhece todos os processos dentro da empresa, mais acertadas serão as decisões e melhor planejadas podem ser as estratégias adotadas.

Entretanto, essa não é a realidade de uma grande parte das empresas do varejo. Ter uma rotina sólida, minimiza os erros e ainda aumenta as chances de fazer o seu negócio dar certo. Por isso, a seguir falaremos brevemente sobre cada um dos quatro pilares de uma boa rotina administrativa para a sua empresa. Confira!

Pilares da rotina administrativa

A rotina administrativa de uma empresa pode ser dividida em quatro pilares: gestão financeira, atendimento ao cliente, marketing e gestão de pessoas. Com cada uma dessas bases firmadas, você terá a base perfeita para construir uma empresa de sucesso. 

1. Gestão financeira

O primeiro pilar é a gestão financeira e isso inclui saber exatamente o destino de todo o dinheiro que sai do caixa e quanto de dinheiro está entrando. Desta forma, é possível planejar quais investimentos podem (e devem) ser feitos, como reduzir gastos desnecessários e se as vendas têm realmente sido suficientes para manter o negócio funcionando.

2. Atendimento ao cliente

Foi-se o tempo em que empresas do varejo precisavam apenas oferecer produtos, hoje em dia elas vendem soluções e experiências. Oferecendo para o cliente muito mais do que um relacionamento puramente comercial, pelo contrário, é fundamental conquistar a simpatia e a confiança do cliente para se manter no mercado.


Além disso, você também precisa disponibilizar canais para que o cliente possa se comunicar com você de forma efetiva. Ouvir o que o cliente tem a dizer permitirá que você construa uma marca sob medida para o seu público.

3. Marketing

O próximo pilar da rotina administrativa de uma empresa do varejo é o marketing. Com ele, você terá ferramentas que auxiliarão na fidelização de clientes, na divulgação e promoção da sua marca, na conquista de novos clientes, dentre outros.

Lembre-se que existem diferentes etapas da jornada de compras e cada uma delas exige diferentes abordagens. Por isso, conhecer diversas estratégias de marketing é fundamental. Lembre-se também que é preciso acompanhar as tendências do mercado no que diz respeito a divulgação e interação com os consumidores.

4. Gestão de pessoas

Por último, mas não menos importante, temos também o pilar de gestão de pessoas. Afinal, é a sua equipe que estará trabalhando ativamente em cada um dos processos e fazendo com que as coisas aconteçam na sua loja. 

Portanto, ter uma equipe de vendas bem treinada e motivada poderá ser um grande diferencial da sua loja e trazer mais competitividade para a sua empresa. Dito isso, fique atento ao recrutamento de profissionais, dê feedbacks construtivos e aprenda a ser um bom líder.

Gostou do nosso artigo? Então você não pode perder todos os conteúdos gratuitos do nosso blog, com muitas dicas de como fazer uma boa gestão da sua loja de varejo. E não se esqueça de fazer o download gratuito do nosso infográfico sobre os pilares da rotina administrativa.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

6 ideias para vitrine de loja: conheça as mais criativas

Encontrar ideias criativas para a vitrine de loja pode ser um grande desafio. Afinal, nem sempre é fácil sair do lugar-comum e encontrar novas formas de expor os produtos que você vende. Sem falar que nem sempre é fácil acertar a mão na criatividade e oferecer algo que atraia os seus clientes. Entretanto, por mais…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Marcas e patentes: tire aqui suas dúvidas

Quem trabalha com propriedade intelectual provavelmente já se deparou com uma série de dúvidas sobre marcas e patentes. Além de haver certa confusão entre essas duas categorias de propriedade, também é bastante comum não saber as diferenças de registro de cada uma, os benefícios do registro etc. Que tal aproveitar essa oportunidade para saber exatamente as…

Por Nayara Santos em 29.07.2016

Conheça os 6 benefícios da terceirização de serviços

Ao contrário do que alguns empreendedores pensam, os benefícios da terceirização de serviços não é algo limitado apenas para as grandes empresas. Os proprietários de negócios de pequeno e médio porte também podem ter vantagens com isso, principalmente após a recente Reforma Trabalhista, que regulamentou essa modalidade de contratação. Justamente pelo fato das atividades terceirizadas…

Por Nayara Santos em 29.10.2019

Dicas para um gerente de varejo: 4 fatores importantes

Se você, atuando como proprietário de lojas ou gerente de varejo, pudesse escolher apenas 5 elementos essenciais para alavancar as vendas e criar diferenciais para o seu ponto de vendas, quais seriam? Qual o motivo de escolher esses e não outros? Vamos citar aqui dicas para um gerente de varejo que julgamos essenciais. Para quem…

Por Nayara Santos em 28.07.2016

Conheça os principais benefícios das vendas por aplicativo

As vendas por aplicativo já se tornaram uma estratégia para uma considerável parcela do mercado varejista, e isso não é para menos. Para que tenha uma ideia, 78% dos consumidores brasileiros preferem fazer compras online via aplicativo, de acordo com o relatório global realizado pela Worldpay. Essa larga preferência se dá por diversos motivos, entre…

Por Nayara Santos em 29.11.2019

O que é gestão de estoque? Descubra tudo aqui!

A gestão de estoque é o coração de todo negócio que lida com a venda de produtos. Se há desequilíbrio faltando mercadoria, você perde venda, se há itens demais, eles podem sair de linha e ficar sem giro. Alguns gestores tem essa reserva e fazem um acompanhamento simples, mas não sabem a fundo o que…

Por Nayara Santos em 17.07.2020

O que é outsourcing? Conheça as vantagens para o varejo!

Você sabe o que é outsourcing? Se você não ouviu falar — em específico — dele, é provável que conheça um termo similar: terceirização. Ambos os conceitos dizem respeito a formas de aprimorar a gestão de tempo e a produtividade de uma empresa. Dessa forma, é muito interessante conhecê-los e saber se eles se adéquam…

Por Nayara Santos em 22.06.2020

Como organizar a vitrine de loja para datas festivas em 9 passos!

 A vitrine da loja é como o cartão de visitas, ou seja, a primeira impressão importa sim. Isso fica ainda mais evidente durante as datas festivas, já que a concorrência é grande e você precisa conseguir convencer o cliente a entrar na sua loja. Ou seja, você precisa de uma vitrine que se destaque…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Big Data no varejo: quais os benefícios de investir nessa ferramenta?

Estamos vivendo em plena era dos dados e já é quase impossível falar sobre Marketing sem tratar sobre o assunto. Nesse universo temos o Big Data no varejo, uma tendência que promete tornar as estratégias da área tão precisas como as campanhas de comunicação e relacionamento online. Entre seus principais e mais ambiciosos benefícios temos…

Por Nayara Santos em 15.10.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos