Por Nayara Santos em 06.10.2023

10 programas para gerenciar lojas de roupas: Confira suas funções

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Escolher o programa certo para gerenciar a sua loja de roupas é um desafio e tanto, não é mesmo? Afinal, com tantas opções no mercado fica difícil saber qual deles é a melhor escolha e se você está colocando o seu dinheiro em algo que seja realmente um investimento.

 Mas, uma coisa é certa, as ferramentas tecnológicas estão aí para ajudar e o uso de softwares e aplicativos facilita uma série de processos rotineiros, permitindo que os gestores se dediquem a etapas consideradas essenciais para atrair mais clientes. O resultado vem na forma de novos contatos e possíveis indicações geradas por conta da satisfação com o atendimento recebido.

Sem falar que, alguns programas foram desenvolvidos para atender um determinado nicho. Ou seja, existem softwares para gerenciamento de lojas de roupas, de restaurantes, farmácias, supermercados, laboratórios e assim por diante. Por isso, é fundamental que você fique atento na hora de escolher o seu.

Para tornar essa jornada mais fácil, selecionamos os mais promissores programas para lojas de roupas para você conhecer e começar a utilizar agora mesmo, sem medo, e conseguir alavancar o seu negócio. Aproveite e confira as nossas dicas de como escolher o software certo para sua loja. Boa leitura!

Por que devo ter um software para o gerenciamento da minha loja?

O software de gerenciamento de estoque é uma ferramenta digital que ajuda você a rastrear produtos em toda a sua cadeia de suprimentos. Ou seja, ele automatiza todos os aspectos do gerenciamento de estoque e dos produtos vendidos na sua loja de roupas, simplificando as tarefas necessárias para rastrear qualquer item que você queira. Assim, é possível controlar o estoque com eficiência, gerenciar pedidos e até mesmo atualizar dados contábeis sem grandes problemas.

Além disso, ele também pode te ajudar com a organização dos produtos na loja, já que você pode controlar não apenas o que está no estoque, mas o que está exposto no ponto de vendas. Lembre-se que, quanto mais controle você possui sobre o que está acontecendo na sua loja, mais fácil fica tomar decisões gerenciais.

Ainda ,os programas de gerenciamento de lojas de roupas também te ajudam a analisar as vendas, isso pode ser facilmente feito com relatórios por períodos ou por produtos. Assim, você saberá quais itens estão vendendo rapidamente e quais estão ficando para trás. Você também pode identificar níveis baixos de estoque e certificar-se de que não está mantendo mais itens do que o necessário.

Dicas de programas para gerenciar lojas de roupas

Confira a lista e faça a melhor escolha de acordo com suas necessidades.

1. QuantoSobra

QuantoSobra é um software de gestão de lojas de varejo que ajuda a controlar tudo o que acontece no seu negócio. Entre as funcionalidades, podemos destacar:

  • Emissão de cupom fiscal eletrônico (NFCe);
  • Importação de arquivos XML de fornecedores;
  • Leitura de código de barras;
  • Geração de etiquetas com código de barras automatizada;
  • Controle de clientes;
  • Controle de giro de estoque;
  • Impressão de carnê com informações de compra e venda;
  • Controle de condicionais;
  • Geração de relatórios.

Um dos recursos mais interessantes para quem faz a gestão de uma loja de roupas é o controle de condicionais. Com ele, é possível identificar quais clientes levaram peças para experimentar, fazer a pré-venda de um produto antes de passá-lo pelo caixa e monitorar a saída de todas as mercadorias.

É possível testar esse software de graça por dez dias. Depois, o interessado deve contratar um plano mensal, trimestral ou anual. Os valores variam de acordo com o porte da empresa.

2. Sistema Lexos

O Sistema Lexos é um programa de gerenciar lojas que ajuda você oferecendo soluções completas em uma interface intuitiva e fácil de usar. O software funciona fazendo:

  • Emissão de nota fiscal eletrônica;
  • Controle de grade de tamanho e cor dos produtos;
  • Vendas por código de barras automatizado;
  • Entrada automática de estoque a partir de arquivos XML;
  • Emissão de boletos.

O software é uma maneira fácil de fazer o controle das vendas e do fluxo de caixa, além de auxiliar na diminuição das filas no ponto de venda. Uma funcionalidade bastante interessante do Sistema Lexos é a possibilidade de definir metas de vendas e calcular a comissão dos vendedores de forma automática.

3. ContaAzul

Essa opção se destaca entre os programas para gerenciar lojas de roupas por ser um ERP que integra todas as áreas do negócio. Também conta com aplicativo para os sistemas operacionais Android e iOS, o que permite acessar as funcionalidades em dispositivos móveis.


O ContaAzul é um módulo financeiro bem completo. Entre as tarefas realizadas a partir dele, podemos destacar:

  • Cadastro de clientes;
  • Controle de inadimplentes;
  • Acompanhamento de contas a pagar;

Controle de caixa;

  • Controle de produtos;
  • Importação e emissão de nota fiscal;
  • Orçamento;
  • Gestão de estoque;
  • Elaboração de relatórios.

Os valores dos planos variam e podem ser adaptados ao tamanho da empresa. Assim como boa parte das ferramentas citadas, permite o teste gratuito para experimentar as principais funcionalidades.

4. ERP Cloud Betalabs

Esse programa tem como ponto forte a possibilidade de personalização do sistema. Isso significa que você pode adequá-lo às necessidades da sua loja. Inclusive, quem tem mais de um ponto de venda consegue integrar as informações das filiais a partir do ERP Betalabs.

Toda gestão é realizada na nuvem, um ambiente versátil e protegido por criptografia SSL (mesmo recurso utilizado por bancos). Com qualquer dispositivo conectado à internet, você organiza diferentes tipos de produtos, analisa dados e cuida das finanças.

Veja abaixo as tarefas possíveis de fazer:

  • Gerenciamento financeiro;
  • Importação e emissão de notas fiscais;
  • Relacionamento com o cliente;
  • Controle de estoque;
  • Gestão de pessoas;
  • Gestão de vendas;
  • Gerenciamento de fornecedores.

Para saber sobre os planos e valores, é necessário entrar em contato com a equipe responsável pela ferramenta, que enviará o orçamento considerando a realidade do seu negócio.

5. Varejonline

Esse programa ganha destaque por ser integrado a impressoras fiscais e capaz de trabalhar com todas as operadoras de cartão de débito e crédito, bem como consultas de cheques.

Com o Varejonline você ganha rapidez e eficiência no momento de conciliar as transações realizadas por meios magnéticos. Isso garante que todos os valores resultantes de negociações sejam efetivamente transferidos para a sua conta bancária.

A ferramenta também avisa quando há qualquer inconsistência nas datas e taxas de pagamento, o que reduz o tempo envolvido no processo de conciliação. Com segurança, você poderá exercer as seguintes atividades:

  • Controle administrativo e financeiro;
  • Gestão de vendas e de caixa;
  • Recebimento eletrônico CNAB, CRM e relatórios;
  • Controle contábil.

O orçamento para obter a ferramenta é enviado a partir de contato prévio com a empresa desenvolvedora.

6. Nibo

O foco dessa ferramenta é facilitar e organizar a gestão financeira e contábil. Por isso, também merece lugar especial em nossa lista de programas para gerenciar lojas de roupas. A parte positiva é que tudo é feito de forma integrada com o seu contador.

O Nibo tem um painel de acompanhamento simples que permite analisar os resultados do negócio de forma clara e objetiva. O trabalho operacional é amenizado com a importação automática do extrato bancário e conciliação inteligente.

Quem deseja aumentar a produtividade ficará feliz com os resultados. Afinal, na central de cobrança, é possível cobrar todos os clientes de uma vez só, emitindo NFS e controlando os reembolsos. Veja as funções principais:

  • Emissão de nota fiscal;
  • Emissão de boletos bancários;
  • Controle do fluxo de caixa;
  • Acompanhamento de contas a pagar;
  • Integração contábil.

Os preços dos planos variam, mas partem de R$ 69,00 mensais. Vale a pena experimentar gratuitamente para definir se ele tem tudo o que você precisa.

7. TOTVS Varejo

Esse programa para microempresas tem funcionalidades de gestão de e-commerce. A solução oferecida pela TOTVS visa reduzir os processos manuais nas lojas a partir da automatização de diferentes tarefas. Com ela, você terá um controle mais preciso do estoque e dos pedidos.

Também é possível desfrutar de agilidade na frente de caixa, bem como obter dados em tempo real para tomar decisões mais inteligentes no dia a dia. A ferramenta ainda ajuda o gestor a entender todas as obrigações fiscais por estar em dia com a legislação.

Confira os principais recursos:

  • Controle de estoque;
  • Leitura de código de barra;
  • Gestão financeira;
  • Emissão de nota fiscal.

Assim como ocorre com a maior parte das ferramentas, é preciso entrar em contato para solicitar um orçamento e comparar os valores/benefícios.

8. Myrp

Esse sistema online faz a emissão de documentos fiscais eletrônicos, torna o fluxo de caixa eficiente e mantém processos otimizados. As funcionalidades básicas incluem contas a pagar e a receber, controle de estoque, controle de compras e gestão de vendas.

A empresa desenvolvedora já comemora mais de 25000 negócios atendidos, tanto no segmento do varejo quanto na indústria, atacadistas, transportadoras e prestadores de serviços. Entre em contato para entender o método de trabalho para a sua realidade.

Com o Myrp você descomplica diversas atividades maçantes para se concentrar no que realmente importa: oferecer um atendimento de qualidade ao cliente. Dessa forma, conseguirá melhorar os resultados financeiros e organizar todas as tarefas da loja, de maneira rápida e tranquila.

9. SISPRO Cloud Varejo

Esse sistema conta com funcionalidades atrativas para criar e gerenciar campanhas de fidelidade, promoções e atendimento personalizado aos clientes. Entre os recursos encontrados, podemos destacar:

  • Gestão de compras;
  • Gestão de fornecedores;
  • Acompanhamento de vendas;
  • Controle de caixa e de estoque;
  • Gestão fiscal e contábil.

O SISPRO Cloud Varejo é muito mais que um ERP. Graças à sua variedade de funções, torna-se um aliado durante o trabalho do gestor que precisa de uma solução completa e flexível, capaz de acompanhar o ritmo de crescimento do próprio negócio.

Como muitos sistemas, ele conta com garantias para possíveis averiguações dos órgãos fiscalizadores. Para mais detalhes e recebimento de um orçamento, basta entrar em contato.

Gostou de conhecer alguns programas para gerenciar lojas de roupas? Quem cuida desse tipo de negócio sabe que o processo de administrar não é tarefa fácil. No mundo dos negócios, é preciso se empenhar e adotar recursos eficientes para dar o seu máximo e conseguir alcançar o sucesso.

10. Actana

O sistema de gestão Actana, fornece recursos excelentes para sua lojas de roupas. Com o controle de estoque é possível ter uma visão ampla de movimentações de entrada e saída de seus produtos.

O sistema para loja de roupas Actana também fornece uma excelente ferramenta para controle financeiro, com um painel intuitivo e mais um tipo de visualização do seu fluxo de caixa.

Veja abaixo outros principais recursos:

  • Emissão de nota fiscal;
  • Emissão de cobranças;
  • Relatórios customizáveis;
  • Cadastro de produtos com grades e variações;
  • Controle financeiro;
  • Acesso adicional para funcionários;
  • 100% online.

É muito importante para sua loja você ter um controle eficiente e assim ter melhores resultados. Como sugestão crie sua conta no sistema Actana e conheça o sistema gratuitamente por alguns dias!

11. Listenplay, ajudando a melhorar a experiência do cliente.

Ter um software de gestão para a loja realmente é algo que facilita, e muito, a rotina de todo gestor do varejo. Entretanto, existem outros softwares que podem te ajudar a melhorar o desempenho da sua loja, como é o caso da rádio indoor da Listenx.

E, uma coisa é certa, a música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. Sem falar que você ainda pode utilizar a música para influenciar o comportamento do cliente na loja. Clique aqui e confira mais sobre isso.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né? E, o melhor disso é que você não precisa ficar preocupado que algum funcionário altere a playlist da loja.

Para varejistas que possuem mais de uma loja, a música ainda ajuda a padronizar o ambiente em todas as unidades e você consegue controlar o que será tocado à distância. Aproveite para conferir todas as vantagens de ter uma rádio indoor na sua loja, vá ao final deste artigo para saber como solicitar o teste gratuito da sua rádio.

12. Notion

Muito se fala sobre o gerenciamento de lojas, mas geralmente os assuntos abordados estão mais focados em controle de estoque, de entrada e saída de produtos e financeiro. Mas, você já pensou em como anda a gestão da sua equipe?

Os vendedores das lojas são parte essencial no sucesso do estabelecimento, mas nem sempre é fácil fazer uma boa gestão da equipe. Então, não hesite em utilizar ferramentas que te ajudam nessa tarefa, como é o caso do Notion.

A plataforma de colaboração Notion oferece uma variedade de recursos que simplificam a criação e o gerenciamento de projetos e da sua equipe. Isso porque ele pode combinar diferentes ferramentas em um único lugar, tais como planilhas, calendários, editores de texto, banco de dados, dentre outros.

Outra grande vantagem é a possibilidade de criar ambiente para equipes. Desta forma, elas podem colaborar em tempo real nos documentos, adicionando tarefas e facilitando a comunicação. Ainda, ele pode ser integrado com o Google Drive, Slack e GitHub, facilitando o gerenciamento e compartilhamento de informações.

Sua versatilidade, capacidade de personalização e integração tornam-no uma escolha valiosa para melhorar a produtividade e a eficiência em projetos de todos os tipos. Por exemplo, para preparar o calendário das datas comemorativas do varejo, quando as campanhas devem ser preparadas, quando fazer o inventário do estoque, pensar na decoração da loja e assim por diante.

Como escolher o programa certo para a minha loja?

Mas, antes de sair comprando quando programa para a sua loja de roupas, é fundamental que você saiba exatamente o que deve ser analisado. Por isso, a seguir daremos algumas dicas importantíssimas sobre isso.

Os recursos disponibilizados atendem às suas necessidades?

Ao escolher um programa de gerenciamento para sua loja, a primeira coisa que você deve fazer é saber exatamente do que você precisa. O próximo passo é cruzar esta lista com os recursos que cada um dos softwares disponibiliza.

Diferentes programas de software de negócios lidam com tarefas diferentes. Alguns sistemas, como o software de gerenciamento de estoque, fornecem funcionalidades que permitem aos gerentes rastrear o estoque e a alocação de mercadorias diretamente do depósito. Enquanto que outros que são mais focados no gerenciamento de clientes oferecerão mais ferramentas para essa funcionalidade.

Verifique a possibilidade de adaptações

Provavelmente você não encontrará um software perfeito, pronto para ser utilizado. O que significa que alguns ajustes e adaptações podem ser necessários. Vale a pena dizer que esse é um processo absolutamente normal e pequenas alterações sempre podem ser feitas.

Entretanto, é fundamental conversar com a empresa fornecedora do software para deixar claro quais as suas necessidades e se elas realmente terão a capacidade de atendê-lo. Caso contrário, você pode estar com um grande problema nas mãos e precisam fazer muitas adaptações antes de começar a utilizar o software.

Uma recomendação é verificar a possibilidade de realizar os ajustes mesmo após a aquisição do programa. Afinal, por mais que você faça testes antes de adquiri-los, algum detalhe pode passar despercebido. 

Portanto, não hesite em confirmar e deixar claro no contrato que alterações podem ser necessárias e que a empresa se compromete a fazer isso, mesmo que haja a necessidade de pagamento extra.

Não se esqueça do preço

À primeira vista, dizer que um software de gestão ajuda na redução de custos da sua empresa pode parecer um pouco estranho. Porém saiba que o investimento, que pode parecer alto em um primeiro momento, trará economias para a sua loja em médio e longo prazo.

Isso acontece porque, por mais que você tenha os gatos com o software, você poderá reduzir o número de funcionários fazendo tarefas que agora estão automatizadas. Por outro lado, é possível contratar funcionários que ajudarão a aumentar a renda da empresa, como pessoal de marketing, mais vendedores e até mesmo investir em outras unidades.

O mais importante aqui é que você avalie o custo-benefício de cada programa para gerenciar a sua loja de roupas. Claro que você não quer comprometer a saúde financeira do seu estabelecimento. Entretanto, optar por algo que não atende às suas necessidades apenas porque é o mais barato, pode te trazer problemas ao longo do tempo.

Solicite um período de testes

Adquirir um programa para gerenciar a sua loja de roupas não é algo muito barato. Além disso, ao ter uma ferramenta de automação você espera que não precise ficar mais conferindo determinados relatórios ou balanços. Ou seja, você precisa confiar que o sistema realmente funciona e atende às suas necessidades.

Por isso, ao encontrar um programa que você acredite que irá te ajudar e facilitar a sua rotina administrativa, verifique com o fornecedor a possibilidade de testar o sistema. Desta forma, você terá um tempo para entender como a plataforma funciona, se o treinamento será rápido ou se haverá a necessidade de um longo período de adaptação dos funcionários.

Como mencionamos anteriormente, alguns pequenos ajustes podem ser necessários, e o período de testes é a oportunidade perfeita para você ver isso. Ainda, inclua funcionários de diferentes setores neste teste. Afinal, eles é que estarão usando o sistema diariamente e sabem exatamente o que precisam para tornar a sua tarefa mais fácil.

Confira como funciona o suporte ao cliente

Entre os muitos fatores a serem considerados ao selecionar o software perfeito, está a disponibilidade e a eficácia do suporte ao cliente oferecido pelo desenvolvedor. Afinal, basta um único problema no sistema e você poderá perder vendas e desagradar a muitos consumidores que foram conquistados com muito esforço.

O suporte ao cliente é a espinha dorsal de qualquer sistema de software. Afinal, mesmo com a tecnologia mais avançada, podem surgir dúvidas, problemas técnicos ou a necessidade de personalizações específicas para atender às demandas exclusivas de sua loja. 

Portanto, não conte com a sorte e nem confie cegamente em nenhum fornecedor. De modo geral, as lojas do varejo buscam empresas que forneçam assistência mediante problemas técnicos, treinamento para a equipe, possibilidade de integração com outros sistemas, atualizações do software periodicamente e rapidez na resolução de problemas.

Aqui estão alguns pontos que devem ser analisados na hora de analisar o suporte ao cliente que o desenvolvedor oferece: 

  • Disponibilidade: verifique os horários de atendimento e os canais de comunicação disponíveis, como chat ao vivo, e-mail, telefone, acesso remoto, dentre outros. Certifique-se de que se adequam à sua agenda e preferências;
  • Tempo de resposta: pergunte sobre o tempo médio de resposta da equipe de suporte. Respostas rápidas são cruciais para evitar interrupções nos negócios;
  • Experiência e expertise: pesquise a equipe de suporte, seus conhecimentos técnicos e sua experiência no setor de varejo de roupas;
  • Feedback de outros usuários: leia avaliações e depoimentos de outros clientes para ter uma ideia de como a empresa lida com as preocupações dos clientes. Se achar necessário, peça para conversar com outras empresas que já utilizam o sistema para saber como o suporte funciona;
  • Recursos de autoatendimento: verifique se o desenvolvedor oferece recursos de autoatendimento, como bases de conhecimento ou tutoriais em vídeo, que podem ajudar a resolver problemas por conta própria.

Lembre-se de que, ao escolher o software para sua loja de roupas, o suporte ao cliente não é apenas um bônus, mas um componente crítico para o sucesso contínuo de sua operação. Certifique-se de que o desenvolvedor do software oferece um suporte confiável e eficiente para garantir uma experiência tranquila e produtiva para você, sua equipe e seus clientes.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né? 

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas! 

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