Você já parou para pensar no impacto que a música pode ter na experiência de compras do seu cliente? É muito comum que gestores do varejo implementem essa estratégia sem nem sequer buscar quais benefícios ela pode trazer para o seu negócio ou mesmo como fazer isso da forma correta.
Como a música pode ter uma grande influência nas pessoas, você precisa ter muito cuidado para escolher a trilha sonora certa. Caso contrário, além de não conseguir agradar, você ainda pode afastar os clientes da sua loja. E, sem dúvida alguma, você não quer isso, certo?
Diante disso, preparamos um artigo para te ajudar a entender como a música pode influenciar a sua loja e a experiência de compras dos clientes que a frequentam. Confira a seguir e se prepare para acertar nessa estratégia de marketing. Boa leitura!
Como a música impacta a experiência de compras
Saber como a música é capaz de impactar a experiência de compras dos consumidores no PDV (ponto de vendas) da sua loja pode te ajudar a criar estratégias específicas para aumentar as vendas e fidelizar os clientes.
Isso porque, o sucesso de um negócio do varejo está na implementação e associação de diferentes estratégias de marketing. Afinal, de nada adianta atrair clientes para a sua loja se ao chegarem eles encontrarem um ambiente bagunçado, um péssimo atendimento e produtos de baixa qualidade.
Se quiser saber mais sobre como ter uma estratégia de marketing de experiência para o seu negócio, confira o nosso material completo Aprenda a montar uma estratégia de Marketing de Experiência para o seu negócio. Confira agora a influência que a música tem nesse processo.
1. Deixa o ambiente mais agradável
Uma coisa é fato: quando a música é boa, o ambiente de compras fica mais agradável, não é mesmo? Basta lembrar de ambientes e festas que você já frequentou e de como era bom ficar nele quando a trilha sonora combinava com o seu estilo. No mundo do varejo acontece exatamente a mesma coisa.
Ou seja, se você quiser oferecer aos consumidores que estão no PDV um ambiente de compras agradável, você precisa caprichar na escolha das músicas da playlist. Isso significa escolher artistas, melodias e ritmos que agradam aos clientes.
Muitas vezes, o cliente pode nem perceber porque ele gosta tanto de frequentar a sua loja, ou mesmo nem reparar na música reproduzida. Mas, mesmo assim, a música consegue influenciá-lo. E, se o cliente gostar da sua loja ele voltará, indicará para conhecidos e se lembrará da sua marca.
2. Permite que o cliente se identifique com a marca
A sua marca possui uma personalidade, certo? Ou seja, ela possui uma forma de se comunicar com os clientes, uma imagem visual, então, porque não ter também um gosto musical? Escolher qual é a música que tocará na sua loja faz parte de construir a identidade da sua marca.
E, uma das coisas que une as pessoas é justamente o gosto musical, e o mesmo acontece entre a sua marca e os seus clientes. Desta forma, ao ter uma playlist personalizada, feita exclusivamente para o seu negócio, ou seja, com base no gosto dos clientes e da mensagem que a sua marca quer passar, você conseguirá se comunicar muito melhor com quem estiver no PDV, não é mesmo?
Estudos mostram que há 96% mais chance de uma empresa ser lembrada pelos clientes quando elas reproduzem músicas que combinem com a identidade da empresa. E, sem dúvida alguma, tudo o que você quer é ficar na lembrança do consumidor, mas por um bom motivo.
3. Influencia a decisão de compras do clientes
Um dos importantes impactos da música é que ela consegue influenciar a decisão de compras dos clientes, portanto, ela pode ser uma aliada na hora de aumentar as vendas. Por exemplo, se você possui uma adega que vende vinhos de diferentes países do mundo, pode aumentar o consumo de vinhos franceses com uma trilha sonora composta por músicas francesas.
No caso de lojas de roupas, pode impulsionar a venda de lançamentos com músicas eletrônicas que lembram um desfile de moda. Basta ter criatividade e pensar em cada um dos produtos comercializados na sua loja e qual o tipo de música que poderia representá-los.
E, claro, ficar sempre de olho nos resultados para saber se a estratégia está funcionando. Principalmente em casos que não sejam tão óbvios, como no exemplo que demos dos vinhos.
4. Dita o ritmo de compras do cliente
Outra forma que a música é capaz de impactar a experiência de compras do cliente é ditando o ritmo das compras. Imagine que é um horário de grande movimentação na sua loja, você quer que os clientes comprem, mas, ao mesmo tempo, se a loja estiver muito cheia a experiência de quem está lá será ruim, certo?
Nestes casos, você pode escolher uma playlist que tenha um nível de energia mais alto. A música mais agitada vai acelerar o ritmo de compras dos clientes e evitar que a loja fique muito cheia. Mas, como as músicas serão do agrado dos consumidores, eles ainda vão achar a trilha sonora atraente.
Por outro lado, em momentos de baixo movimento, você pode escolher uma playlist que tenha um nível energético menor. Isso acalmará os clientes que vão continuar fazendo compras em um ritmo mais lento, olhando os produtos com calma e comprando mais.
5. Aumenta o tempo de permanência do cliente na loja
Como falamos anteriormente, a música certa deixa o ambiente mais agradável e, quando os clientes percebem que a sensação de estar nesse local é boa, a tendência é que eles aumentem o tempo de permanência.
Um estudo realizado pela HeartBeats International mostrou que 35% dos clientes vão passar mais tempo na loja quando a música é boa. E, não apenas isso, 14% dos clientes vão comprar mais do que o inicialmente planejado.
Como fazer essa estratégia funcionar na sua loja
Olhando de perto o impacto que a música pode ter na experiência do cliente, dá até vontade de começar a aplicá-la na sua loja agora mesmo, certo? Mas, calma, antes de fazer isso é preciso entender alguns pontos importantes.
O primeiro deles, e também um dos erros mais comuns quando se trata de som ambiente, é com relação à escolha da trilha sonora. Muitos gestores do varejo caem na tentação de sintonizar uma rádio convencional, com música que ele gosta. Essa decisão oferece diversos riscos:
- A música pode não combinar com a sua marca e acabar passando a mensagem errada para o cliente;
- As propagandas podem ser muito longas, e você ficar grandes intervalos sem nenhuma música tocando na loja;
- A trilha sonora tocada na rádio pode não refletir o gosto musical dos seus clientes, ou seja, eles não terão uma experiência agradável;
- Durante as propagandas, anúncios de concorrentes podem ser reproduzidos, e fazer com que o cliente desista de comprar com você para conferir a concorrência.
Cenário bastante assustador, não é mesmo? E olha que os erros não param por aí. Outra forma muito comum de ter música na loja é deixando a trilha sonora sob responsabilidade dos vendedores ou algum outro funcionário.
Neste caso, ele provavelmente tocará músicas e ritmos que ele goste, sem nenhuma estratégia. O risco de ter uma playlist que não combina com a sua marca ou com os seus clientes também é grande. Sem falar que a playlist também pode ser curta e repetitiva, ou tocar uma determinada música que ele goste com mais frequência.
Diante disso, fica claro a importância de planejar qual será a trilha sonora da sua loja e escolher as músicas certas. E, nada melhor do que contar um time de especialistas em music branding para te ajudar. Eles vão conversar com você, entender mais sobre a sua marca, e o que os seus clientes esperam do seu negócio, preparando uma playlist sob medida e exclusiva.
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