Por Nayara Santos em 02.05.2023

Música para inauguração de loja, conheça a ideal

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Escolher a música para a inauguração da sua loja é uma decisão importantíssima que pode influenciar diretamente o sucesso da sua marca. Isso porque a música é capaz de se comunicar com os seus clientes de um modo bastante direto, despertando emoções.

Quando isso acontece, as pessoas se lembram da sua marca e dos momentos agradáveis que passaram no seu estabelecimento. Portanto, planeje a trilha musical da inauguração, assim como você planejaria a decoração, as ofertas e a divulgação do evento.

Neste artigo falaremos mais sobre como escolher a música certa para este momento tão decisivo do seu negócio. Venha com a gente e saiba mais!

Música para a inauguração da sua loja

Antes de falarmos mais sobre os estilos musicais que você pode ter na sua loja na inauguração, precisamos falar sobre como escolher as músicas certas. Para isso, você precisa analisar com calma a sua marca e os seus potenciais clientes.

Primeiramente, você precisa saber qual é a identidade da sua marca e qual mensagem você quer transmitir. Além disso, você provavelmente está preparando a decoração do ambiente e o tipo de atmosfera que você quer oferecer aos consumidores. Portanto, a música deve vir para complementar as suas ideias.

Segundo, você precisa escolher melodias, ritmos e artistas que agradam ao seu público-alvo. Afinal, você está inaugurando uma loja para eles. Por isso, resista à tentação de reproduzir músicas que você gosta e foque no que os clientes querem.

Para saber mais como escolher a música certa, confira o nosso e-book Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio.

Música instrumental suave

Ao optar por uma playlist composta por músicas instrumentais mais suaves, como piano ou violão acústico, você estará criando um ambiente tranquilo e calmo na sua loja. Esse tipo de música ajuda a manter os clientes focados. 

Jazz e música clássica

Marcas que querem passar uma mensagem de elegância e sofisticação geralmente optam por estilos como o jazz e a música clássica. Esse tipo de melodia pode ser perfeita para joalheria e marcas que foquem em um público da classe A, por exemplo.

Além disso, esses ritmos também são ideais para restaurantes e bistrôs. Proporcionando um ambiente mais calmo e tranquilo para os clientes fazerem as suas refeições.

Pop ou rock

Se a sua loja tem um estilo mais moderno e jovem, músicas pop ou rock podem ser uma opção animada e descontraída para a inauguração. Assim, você consegue se conectar com o seu público-alvo sem grandes problemas.

Lembre-se apenas que esse tipo de música pode acelerar o ritmo de compras dos clientes. Portanto, tente mesclar um pouco o nível de energia das músicas, assim, você consegue dar a energia que quer para a sua loja, sem comprometer a experiência de compras.

Música regional

Algumas empresas têm como foco a venda de produtos regionais. Portanto, para ajudar o cliente a entrar no clima e a deixar a atmosfera da loja ainda mais marcante na memória dos consumidores, você pode optar por músicas regionais.


Desta forma, você aumenta a conexão com a cultura local, deixando o ambiente mais autêntico e único para os clientes que procuram por esses produtos.

Música temática

Muitas empresas optam por fazer festas temáticas na inauguração da loja. Se este for o seu caso, então é possível escolher uma música que reflita esse tema. Por exemplo, se a sua loja vende produtos de praia, escolha uma música com uma vibe de verão ou de férias.

Fique atento para não errar na trilha sonora

Escolher as músicas certas desde a inauguração da loja pode fazer toda a diferença para o sucesso do seu negócio. Lembre-se, você está criando uma marca e tentando deixar ela gravada na memória dos consumidores. Mas, você quer fazer isso pelos motivos certos, e não porque você errou na escolha da trilha sonora, na decoração ou porque o atendimento deixou a desejar.

Para isso, você precisa resistir à tentação de colocar uma playlist qualquer para tocar na inauguração. Muitos gestores ainda separam um tempo para preparar a playlist, geralmente escolhendo músicas que eles gostam, mas que nem sempre combina com a marca ou com o tipo de atmosfera que a loja deve ter.

Ainda, outros gestores delegam essa responsabilidade para algum funcionário, que geralmente inclui músicas que o agradam, mas que também não representam a marca. Cometer esse erro pode custar caro para você, já que os clientes podem não se sentir impressionados, ou simplesmente não gostarem da música e querer deixar a loja rapidinho.

Lembre-se, a primeira impressão é a que fica e você tem poucos segundos para fazer com que ela seja boa. Sem falar que todas as ações pensadas para a inauguração da loja devem se conversar, e a escolha da música certa ajuda a integrá-las.

Tenha a ajuda de especialistas e arrase na trilha sonora

Escolher as músicas certas ajudam não apenas a reforçar a identidade da sua marca e a se comunicar melhor com os clientes, mas também pode ter outros efeitos na sua loja. Por exemplo, quando a música combina com o consumidor há 96% de chance dele se lembrar da sua marca no futuro.

Além disso, você pode fazer com que 35% dos clientes passem mais tempo na loja e aumentar as suas vendas, já que 14% comprarão mais. Por outro lado, se errar a mão na escolha da playlist, 44% dos clientes deixarão a loja sem levar nada. E você não vai querer que isso aconteça, não é mesmo?

Então, chega de ficar batendo a cabeça com algo que você não domina, conte com a ajuda de especialistas no mercado. A Listenx é uma empresa de music branding brasileira que já ajudou mais de 8000 empresas a reforçarem a sua identidade através da música é a conquistar clientes.

Com trilhas sonoras feitas sob medida para a sua marca e o seu público, você poderá encantar os clientes desde a inauguração da sua loja. Ficou curioso? Então venha conferir os resultados de perto.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio!

Ter a playlist certa para o seu negócio pode fazer com que você aumente as vendas, fidelize os clientes, reforce a sua marca e ainda consiga se diferenciar da concorrência. Entretanto, montar uma playlist é muito mais do que escolher um determinado número de músicas de diferentes estilos e apertar o play. A playlist certa…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Seleção de músicas para loja de carros: não erre na escolha

Fazer a seleção de músicas das lojas que serão reproduzidas na sua loja de carros pode ser algo bastante complicado. Isso porque, nem sempre os gestores do varejo têm o tempo necessário para pesquisar sobre o assunto e entender o que realmente importa na escolha da playlist. E isso sem falar naqueles gestores que nem…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

Músicas Animadas para Loja: Descubra se é o ideal para o seu negócio

Saber que tipo de música funciona para sua loja pode ser difícil. Será que música ambiente animada funciona? Descubra neste artigo!

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Música ambiente para cafeteria: saiba como escolher certo

Veja as dicas sobre ter uma música ambiente para cafeteria e entenda mais sobre o assunto!

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Vale a pena usar plataformas de streaming como som ambiente de loja?

Ter som ambiente na loja pode mudar completamente a forma como o cliente compra e como ele se relaciona com a sua marca. Isso acontece devido a capacidade da música de despertar emoções e sentimentos, o que deixa o cliente mais receptivo e melhora a experiência de compras dele. Como você bem sabe, manter o…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Músicas que acalmam o ambiente funcionam para lojas?

A música tem o poder de influenciar nas emoções e até mesmo nas ações de qualquer pessoa. Prova disso é como nos sentimos quando estamos em um local com uma música mais agitada ou calma. Aos poucos vamos ficando mais animados ou calmos, respectivamente. Mas, será que essa mesma estratégia funciona no varejo? Ao reproduzir…

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Músicas em streaming: por que contratar um serviço especializado?

Tornar o seu ambiente mais rico e aconchegante a partir do som é um ótimo caminho para aprimorar a experiência de quem visita o seu estabelecimento. Ter músicas em streaming parece ser a melhor solução para isso, mas você já pensou em contar com uma solução profissional? Quando pensamos em músicas em streaming, geralmente imaginamos…

Por Nayara Santos em 29.01.2020

Listenplay: entenda como funciona esse serviço de música!

Uma coisa todo mundo deve concordar: a playlist de uma loja impacta, e muito, o comportamento tanto dos vendedores quanto dos seus clientes. Não acredita? Então fica com a gente que nós vamos te contar como melhorar essa estratégia para conquistar os resultados desejados. Todos que trabalham no varejo têm como objetivo o crescimento constante…

Por Nayara Santos em 14.12.2023

Músicas que influenciam a compra – Entenda um pouco mais!

 Você sabia que a música é capaz de influenciar a compra e o comportamento do cliente quando ele está na sua loja? Ou então que ao tocar a playlist certa você conseguirá fazer com que o cliente passe mais tempo no estabelecimento, se lembre da sua marca e compre mais? Sim, você pode fazer…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos