Por Nayara Santos em 24.01.2024

Quebra de contrato: saiba como funcionam os contratos de rádio indoor e music branding

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Melhorar a experiência do cliente enquanto ele está na sua loja é o melhor caminho para ter consumidores fiéis e conseguir vender mais. Isso pode ser feito de diversas maneiras, mas geralmente a combinação de elementos é que criará um ambiente único.

Por isso, é importante caprichar na decoração, cores, organização da loja e, claro, na música. Inclusive, ter uma rádio indoor é uma das melhores formas de criar a ambientação ideal para qualquer espaço físico. Mesmo assim, muitos varejistas ainda têm receio em usar esse recurso, pois não entendem bem como funciona a quebra de contrato nesses casos.

Se essa é uma das suas dúvidas, então você veio ao lugar certo. Preparamos esse artigo tanto para te ajudar a entender mais como a rádio indoor pode melhorar o desempenho da sua loja e o que acontece caso haja a quebra de contrato. Boa leitura!

Por que a música é tão importante no varejo?

O processo de branding, como você já deve ter ouvido falar, envolve a criação de uma imagem consistente para sua empresa, fazendo com que o público associe certas características à sua marca. Se você já viu um logo ou um conjunto de cores em algum lugar e imediatamente reconheceu uma marca, então você viu um bom trabalho de branding, mais especificamente de music branding.

Quando implementamos uma rádio indoor em um estabelecimento estamos criando uma identidade sonora para essa marca. Desta forma, você estará não apenas associando a marca a determinadas melodias, como também às emoções e sentimentos que elas despertam nas pessoas.

Isso é o suficiente para que o consumidor se identifique com a sua marca e grave ela na memória. Por isso é tão importante ficar atento ao tipo de experiência sonora que você está oferecendo aos seus clientes. 

O ideal é que eles se sintam fazendo compras em um ambiente agradável e queiram ficar mais. Mas, se você vê que isso não está acontecendo, então pode ser que tenha algo errado com a sonorização ambiente da loja.

O que é a rádio indoor?

Mencionamos algumas vezes a rádio indoor, mas você sabe exatamente do que estamos falando? Ela é uma das ferramentas disponíveis para reproduzir o music branding da sua marca, sendo um serviço em que há um canal de rádio, com música e anúncios, facilitando a comunicação com os consumidores e com os funcionários. 

Essa mesma rádio também pode ser utilizada em diferentes unidades da sua loja, te ajudando a padronizar o ambiente de compras e mostrar profissionalismo aos consumidores. Dessa forma, a mensagem transmitida através da música será a mesma em cada uma delas, de forma consistente e eficaz.

Mas, ter uma rádio indoor que realmente possa te ajudar requer a ajuda de profissionais especializados em music branding. Além de conhecimento musical, eles também entendem de marketing. Isso significa que eles são capazes de escolher as trilhas sonoras que despertam as emoções e reações certas nos consumidores.


E, se a música certa aumenta as suas vendas, faz os clientes ficarem mais tempo na loja, comprarem mais e ainda fazerem a divulgação espontânea do seu negócio; a música errada fará com que eles deixem o estabelecimento, comprem menos, não retornem e nem indiquem o estabelecimento para ninguém. 

Portanto, não vale a pena arriscar, o melhor mesmo é ter ajuda de especialistas, como os profissionais da Listenx, que atuam há mais de 20 anos no mercado nacional.

Como funciona o contrato de rádio indoor?

Que a rádio é importante para a sua loja ninguém duvida. Porém, ainda resta falar sobre outros aspectos como a assinatura, vigência e quebra de contrato. Afinal, são dados importantes para o planejamento do seu negócio.

Assinatura do contrato de serviço

Como já mencionamos, o trabalho da rádio para sua loja é um serviço. Mais especificamente, um streaming de conteúdo. Você contrata uma empresa que tem a infraestrutura necessária para essa transmissão e ela oferece o conteúdo.

Para oficializar isso, ambas as partes assinam um contrato de serviço, o qual estabelece os direitos e deveres de cada parte. Para isso, é necessário preencher o nome da empresa, CNPJ, razão social, dentre outras informações importantes.

Os detalhes, naturalmente, variam de contrato para contrato, mas é bem comum que a empresa de streaming se responsabilize pelo conteúdo, enquanto o contratante, neste caso você, deve preparar a infraestrutura de áudio e investir na segurança das informações.

Vigência do contrato assinado

Uma dúvida bem comum de muitos varejistas a respeito do tema é justamente quanto é o tempo de vigência do contrato, sua renovação e informações afins. Felizmente, tudo isso também é bem simples.

A princípio, a empresa que fornece o serviço pode decidir qual é o tempo de contrato e essa informação precisa ser mencionada no pacote de serviço. A partir da oficialização da assinatura, o contrato estipula uma data limite para seu encerramento.

Uma cláusula comum é que, enquanto a mesma oferta ainda estiver disponível no catálogo, você tem o direito de continuar renovando o contrato. Isso facilita bastante o processo, pois não é necessário elaborar um novo documento, basta fazer a renovação.

Quebra de contrato de rádio indoor

Por outro lado, pode ser que uma ou ambas as partes decidam encerrar o contrato prematuramente. E isso pode acontecer por diversos motivos e de diversas maneiras, sendo algo que acontece bastante no entre prestadores de serviços e empresas contratantes.

A empresa de streaming pode encerrar o contrato a qualquer momento caso haja alguma violação dos termos acordados no contrato por parte do cliente. Você, enquanto contratante do serviço, pode pedir sua rescisão a qualquer momento também, desde que haja uma notificação com pelo menos 30 dias de antecedência.

Durante o tempo de contrato, até ele ser quebrado, você também tem a obrigação de manter seus dados atualizados, fornecendo informações atualizadas sempre que necessário. Ou seja, caso haja alguma mudança de endereço, razão social, telefone, e-mail, dentre outros.

Não perca mais tempo, invista em uma rádio indoor e se destaque da concorrência

Como mencionamos anteriormente, para garantir o sucesso da sua rádio indoor e acertar no music branding é preciso ter ajuda de especialistas nesta área. Com mais de duas décadas de experiência, a Listenx se destaca no mercado nacional por atender grandes marcas como Adidas, Levi ‘s, LIVE!, Hering, dentre muitas outras.

Ao contratar os nossos serviços você terá acesso a uma grande diversidade de playlists e será orientado pela nossa equipe, após uma análise da sua marca e seu público, quais são as melhores músicas para o seu negócio. Assim, você não erra e já começa a impressionar os consumidores desde as primeiras melodias.

Além disso, nós também disponibilizamos anúncios pré-gravados e, se você quiser, é possível criar e gravar os seus próprios anúncios com o auxílio dos nossos locutores profissionais e virtuais. Portanto, não precisa ficar esperando o anúncio ficar pronto, pode fazer as suas promoções e ofertas relâmpago sem nenhuma dor de cabeça.

Não perca mais tempo, comece a investir no futuro da sua empresa agora mesmo e solicite um teste gratuito para conferir de pertinho todos os benefícios da rádio indoor da Listenx. Veja a seguir como fazer isso.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Serviço de music branding no Brasil: conheça a Listenx e seus diferenciais

Investir em music branding pode fazer toda a diferença na forma como os consumidores enxergam o seu estabelecimento. Isso acontece porque a audição é um dos mais importantes sentidos do ser humano, capaz de despertar emoções, criar conexão e, o mais importante, fazer o consumidor comprar mais. Isso fez com que os serviços de music…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

7 boas razões para ter música ambiente em sua loja!

A música ambiente na loja é uma forma interessante de proporcionar ao cliente um bom ambiente de compras. Entretanto, colocar qualquer coisa para tocar ou deixar os vendedores escolherem a música de acordo com o seu gosto musical pode ser um erro gravíssimo. Inclusive, a música deixou de ser usada apenas por algumas marcas ou…

Por Nayara Santos em 07.07.2023

Como conquistar e fidelizar clientes utilizando música ambiente

Você sabe como conquistar clientes e fidelizá-los? Conhece as ferramentas para isso e os benefícios que investir em estratégias que tenham esse foco poderá trazer para a sua empresa? Se não sabe não tem problema, você está no lugar certo para descobrir mais sobre como conquistar e fidelizar clientes utilizando música ambiente. Uma ferramenta importantíssima…

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Qual é o intervalo ideal de anúncios entre as músicas? Entenda aqui

Saber como equilibrar músicas e anúncios é uma dúvida frequente entre os donos dos diversos segmentos do varejo e com o objetivo de ajudar a esclarecer essa dúvida, criamos esse artigo expondo a nossa visão e experiência sobre o assunto. Vejamos a seguir alguns exemplos equilibrando resultados na comunicação das ofertas e uma boa experiência…

Por Nayara Santos em 15.09.2020

Playlist para loja: 9 dicas para montar a melhor playlist

 Você já parou para pensar na importância de ter uma playlist para lojas? Para começar, a música tem um poder incrível de trazer lembranças e causar sensações. A melodia presente em um comercial pode nos fazer sentir vontade de comer pipoca e beber guaraná; o badalar dos sinos que tocam ao passar de um…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Guia completo de como montar uma playlist perfeita para atrair clientes

A música tem um poder surpreendente de nos fazer lembrar de acontecimentos, tornar o ambiente mais agradável e até mesmo mudar o nosso humor. Com o varejo acontece a mesma coisa, por isso, ter a playlist perfeita pode te ajudar a atrair clientes e a aumentar as vendas. Entretanto, escolher as músicas certas para a…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Seleção de músicas para loja de carros: não erre na escolha

Fazer a seleção de músicas das lojas que serão reproduzidas na sua loja de carros pode ser algo bastante complicado. Isso porque, nem sempre os gestores do varejo têm o tempo necessário para pesquisar sobre o assunto e entender o que realmente importa na escolha da playlist. E isso sem falar naqueles gestores que nem…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

Gosto musical e personalidade: como estão diretamente relacionados?

Provavelmente você já deve ter reparado que existe uma relação entre gosto musical e personalidade, não é mesmo? Se você respondeu essa pergunta com um sim, você está certo. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Cambridge e publicado no portal de divulgação científica Medical Xpress, demonstrou empiricamente que existem correspondências muito específicas entre…

Por Nayara Santos em 21.01.2022

Qual a importância da programação musical?

Você sabia que a programação musical do seu estabelecimento comercial pode ser de suma importância para atrair e manter clientes? A trilha sonora ajuda a definir a atmosfera da loja, a identidade da própria marca e a se conectar com os clientes. Ou seja, ela pode ser a sua melhor aliada. Mas, para isso, não…

Por Nayara Santos em 13.12.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos