Por Nayara Santos em 14.02.2024

Como usar a música em datas sazonais

Por Nayara Santos em 14.02.2024

A festa fica sempre mais animada com a música certa, não é mesmo? Então por que não caprichar na escolha da música para celebrar as datas sazonais na sua loja? Se você acha que isso não vai fazer nenhuma diferença ou se não tem ideia por onde começar, nós vamos te ajudar!

Grande parte das decisões de compras são emocionais, portanto, cada elemento que você puder incluir na loja que te ajude a aumentar as vendas deve ser bem-vindo. A música é um desses elementos e caprichar na escolha da trilha sonora deixará a sua loja muito mais convidativa e festiva para os clientes.

Confira a seguir como usar a música em datas sazonais para alavancar os seus resultados e conquistar os clientes de uma vez por todas. Boa leitura!

Datas sazonais e a trilha sonora certa

Imagine uma festa cujo tema é “Anos 60”, todos os convidados devem usar roupas, penteados e maquiagens da época. Na hora de escolher as músicas, qual você acha que deixaria a festa ainda mais especial: todas as músicas mais tocadas dos anos 60 ou os hits do momento? Provavelmente a primeira opção, certo?

Com a sua loja acontece exatamente a mesma coisa. Sempre que tem uma data comemorativa se aproximando você prepara a estratégia de marketing, decide quais as promoções para o período, faz a decoração da vitrine e da loja.

Entretanto, toda essa preparação pode ter sido em vão se você escolher a música errada. Assim, por mais que todo o resto tenha sido bem feito, a música vai trazer aquela coesão ao ambiente que torna tudo mais especial. 

Seria como se o cliente fosse transportado para o universo de festa da sua marca enquanto ele faz as compras. Por isso, é essencial saber como usar a música em cada uma das datas sazonais e é isso que vamos te contar como fazer a seguir.

Carnaval

Não tem como falar de Carnaval sem falar de música. Por isso, ter uma trilha sonora temática neste período pode ser um grande diferencial da sua loja. Basta imaginar que os clientes estão indo às compras para se preparar para uma viagem durante o feriado.

Eles já estão se sentindo animados, mas ao se deparar com marchinhas de Carnaval ou com músicas que serão hits neste período, eles já entrarão no ritmo da festa. Isso faz com que eles percebam o ambiente da sua loja muito mais alegre e convidativo, sintam vontade de ficar mais tempo no estabelecimento e ainda comprem mais.

Dia das Mães

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes do varejo. Ela é sinônimo de presentear quem dedicou grande parte de sua vida e muito amor para você. E aqui vale a pena dizer que não se trata apenas de presentear as mães, afinal, é possível que a sua tia, avó, madrinha e até mesmo pai seja essa pessoa.

Neste caso, as músicas da trilha sonora devem ser focadas em mostrar esse amor e dedicação, a renúncia feita para que você tivesse tudo o que precisasse para se tornar a pessoa que é hoje. Lembre-se também que não são as mães que estão comprando os presentes, mas sim os filhos. Portanto, é preciso escolher playlists que se conectem com eles.

Dia dos Namorados

No Dia dos Namorados o romantismo está no ar, certo? Nem sempre. Alguns casais são mais românticos, já outros preferem um clima mais descontraído, ou aventureiro. Não importa qual o perfil, o foco desta data é o companheirismo.


Por isso, a nossa dica é utilizar músicas que transmitem essa sensação para os consumidores. Desta forma, você conseguirá despertar esse sentimento e essa lembrança nos clientes, lembrando a eles que dividir momentos e saber que você tem alguém sempre ao seu lado é o mais importante desta data.

Dia dos Pais

A próxima data sazonal que vamos falar é o Dia dos Pais, celebração em que o foco é a segurança, proteção, a sensação de ter um porto seguro para se abrigar. Assim como acontece com o Dia das Mães, pode ser que o presente seja para agradecer uma mãe ou um avô.

Para usar a música de forma correta nessa celebração foque em melodias que passam justamente esses sentimentos. Desta forma, você conseguirá despertá-lo nos cientes, que se lembrarão do quanto a presença dos pais é importante e necessária nas suas vidas.

Dia das Crianças

Chegou o momento de celebrar os pequenos, a nova geração que é sinônimo de alegria, esperança e continuidade. Então, que tal ter uma playlist sazonal que agrade aos pequenos, mas que também transporte os adultos para esse período da vida.

Essa é a melhor forma de conseguir agradar a esses dois públicos, afinal, por mais que as crianças sejam o centro das atenções nas famílias, a decisão de compra ainda é dos adultos. Conseguir resgatar esse sentimento neles te ajudará a conquistá-lo e a fechar vendas.

Halloween

Por mais que o Halloween não seja uma comemoração que tenha surgido no Brasil, os brasileiros, festeiros que são, abraçaram a celebração que tem se tornado cada vez mais popular no país. Esse é o momento de soltar a imaginação e se fantasiar, voltar a ser criança e pregar sustos nas pessoas.

A seleção de músicas da playlist da sua loja pode estar focada em trilha sonora de filmes de suspense e terror. 

Natal

Junto com o Dia das Mães, o Natal é provavelmente uma das datas que os varejistas mais esperam para lucrar. Mas, ao mesmo tempo que as pessoas estão mais dispostas a gastar, há uma grande competitividade entre os varejistas. Portanto, usar a música para atrair a atenção do cliente e oferecer um melhor ambiente de compras é fundamental.

Claro que você deve optar por melodias natalinas, mas isso não significa que você deva reproduzir Simone ou Mariah Carey apenas. Muito pelo contrário, existem diversas músicas que podem remeter a esta data, sem falar nas diferentes versões das músicas mais conhecidas.

Não sabe por onde começar? Sem problemas, confira o nosso e-book com músicas natalinas para a sua loja.

Como a Listenx te ajuda a usar a música certa nas datas sazonais

Como você percebeu, cada data comemorativa do varejo tem um espírito diferente e conseguir despertá-lo com a música é a melhor forma de aumentar as suas vendas. Mas, escolher a trilha sonora para cada uma dessas celebrações pode parecer difícil, certo? Não se você tiver um time de especialistas pronto para te ajudar! 

Essa é a Listenx, com mais de 20 anos de experiência no mercado e mais de 12 mil clientes satisfeitos! Ela oferece mais de 100 playlists, incluindo diversas opções para datas comemorativas do varejo.

Os nossos especialistas te ajudarão a entender o perfil dos seus clientes e qual é a trilha sonora certa para cada momento de compra, te ajudando a montar uma programação musical sob medida para o seu negócio! Não perca mais tempo,faça o seu teste gratuito agora mesmo e se surpreenda.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Músicas que influenciam a compra – Entenda um pouco mais!

 Você sabia que a música é capaz de influenciar a compra e o comportamento do cliente quando ele está na sua loja? Ou então que ao tocar a playlist certa você conseguirá fazer com que o cliente passe mais tempo no estabelecimento, se lembre da sua marca e compre mais? Sim, você pode fazer…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

7 estratégias de marketing inspiradas pelo mundo da música!

Inspirar e motivar pessoas são alguns dos principais fundamentos e estratégias de marketing existentes. Interligar aquele que tem uma necessidade ao produto ideal é muito mais eficiente quando isso acontece de forma fluida e a partir de ambos os lados.  A boa notícia é que existem ferramentas que as estratégias de marketing podem utilizar para…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

Posso tocar música na minha loja? Saiba quais são os benefícios

 Muitos varejistas se perguntam se eles podem tocar música na loja e quais os benefícios que a música pode oferecer. Se você é um desses varejistas ou acredita que música serve apenas para preencher o silêncio que ficaria na loja, então esse artigo irá te ajudar! Isso porque, a música ambiente na loja é…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Quebra de contrato: saiba como funcionam os contratos de rádio indoor e music branding

Melhorar a experiência do cliente enquanto ele está na sua loja é o melhor caminho para ter consumidores fiéis e conseguir vender mais. Isso pode ser feito de diversas maneiras, mas geralmente a combinação de elementos é que criará um ambiente único. Por isso, é importante caprichar na decoração, cores, organização da loja e, claro,…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Música para Consultório Dental: Descubra a Importância

Quer saber como escolher a melhor música para consultório dental? Confira este artigo e descubra os detalhes!

Por Nayara Santos em 14.12.2023

Ritmos musicais: confira os mais indicados para cada momento do dia

 A música tem a propriedade de influenciar o estado de espírito das pessoas, independentemente do ambiente em que elas estejam. Ela pode te ajudar a se acalmar, trazer disposição para determinadas atividades e até mesmo inspirar emoções diversas.  O tipo de emoção que ela desperta e a forma como ela influencia o seu humor…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Música ambiente para cafeteria: saiba como escolher certo

Veja as dicas sobre ter uma música ambiente para cafeteria e entenda mais sobre o assunto!

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Música para inauguração de loja, conheça a ideal

Escolher a música para a inauguração da sua loja é uma decisão importantíssima que pode influenciar diretamente o sucesso da sua marca. Isso porque a música é capaz de se comunicar com os seus clientes de um modo bastante direto, despertando emoções. Quando isso acontece, as pessoas se lembram da sua marca e dos momentos…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Conheça as principais vantagens da automação de rádio

Criar estratégias e transformar a experiência do cliente é o caminho para se destacar em qualquer ramo do varejo. Diante da grande competição enfrentada, cada detalhe importa e pode te ajudar a conquistar ou a repelir os consumidores.  Um dos aspectos considerados, muitas vezes, como “um mero detalhe” é a música. Entretanto, se você é…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos