Por Nayara Santos em 06.06.2024

Campanha de Dia dos Pais: conheça as melhores feitas pelo varejo

Por Nayara Santos em 06.06.2024

Elaborar uma boa campanha de Dia dos Pais é essencial para quem administra um comércio varejista. Não apenas nessa data, mas em todas as épocas sazonais é preciso ter um planejamento para que tudo seja programado com antecedência.

Também é importante fazer relatórios com os resultados das suas campanhas, para que eles sirvam como norte para as ações futuras. Além disso, suas inspirações também podem vir de cases de sucesso de grandes marcas.

A seguir, apresentaremos alguns exemplos de campanhas de Dia dos Pais para você se inspirar. Também mostraremos insights que podem ser seguidos. Acompanhe!

Veja alguns cases de campanha de Dia dos Pais que fizeram sucesso

Buscar inspiração em cases de sucesso é sempre uma boa ideia para planejar uma campanha. Observe os exemplos, na sequência!

O Boticário

Em 2015, quando lançou o perfume Uomini Origem, a marca O Boticário lançou uma campanha de Dia dos Pais emocionante. A mídia escolhida para isso foi um comercial, veiculado na televisão e nas redes sociais.

No vídeo, um menino aparece saindo do que parece ser uma escola para encontrar o pai, falando sobre o dia em que ele nasceu. Ao entrar pela porta, se percebe que o local não é um colégio, mas sim um orfanato.

O comercial mostra que a relação entre pai e filho nem sempre é de sangue, que muitas vezes a figura paterna pode estar em outra pessoa, que não o progenitor. Ao final do comercial, a mãe, que acompanha o homem na porta do orfanato, dá uma caixa de presente com o perfume lançado pelo O Boticário.

A campanha de Dias dos Pais de O Boticário fez muito sucesso e foi elogiada nas redes sociais e também nas rodas de conversa pelas ruas. Tudo isso porque mostrou na prática, aquele ditado popular que diz que “pai é quem cria”. Afinal, as relações e trocas do dia a dia podem ser muito mais fortes do que os laços sanguíneos.

Marisa

Também em 2015, as lojas Marisa, que são voltadas para a venda de roupas femininas, fez uma campanha de Dias dos Pais um pouco diferente. Como a maioria do seu público é formado por mulheres, foi decidido que se homenagearia às “pães”.

“Pãe” é um nome carinhoso dado para as mães que fazem papel de pai e mãe ao mesmo tempo, por serem viúvas, divorciadas, solteiras ou qualquer outro motivo.

A campanha fez um filme voltado para as mídias digitais, mostrando filhos presenteando as suas “pães”. Nas redes sociais da loja, também haviam links que direcionam para o e-commerce, onde os filhos podiam escolher o presente para as suas “pães”.

Sicredi

O banco Sicredi também fez uma campanha de Dia dos Pais emocionante, em 2018. O tema da comunicação era “as maiores demonstrações de carinho estão nos pequenos gestos”.

Foi gravado com comercial de televisão e para as redes sociais, que mostra uma menina ensaiando com a professora e os colegas, uma apresentação de Dia dos Pais na escola. Porém o pai dela era deficiente auditivo e ela percebeu que ele não entenderia a canção.

Para resolver essa situação, a menina começa a cantar na língua de sinais. No final, é mostrado o momento da apresentação, com todas as crianças cantando e fazendo os gestos, para que todos os pais fossem incluídos e pudessem aproveitar a apresentação.

O resultado foi que muitos pais emocionados com a situação, indo às lágrimas na apresentação. O mesmo aconteceu com muitas pessoas que assistiram o comercial e puderam visualizar o quanto o banco Sicredi se preocupa com os seus clientes, fazendo gestos que são verdadeiras demonstrações de carinho.

Itaú

O banco Itaú fez uma campanha de Dia dos Pais para mostrar o verdadeiro lado da paternidade. No vídeo criado para a campanha mostra que por mais que os pais se esforcem, nem sempre as coisas ocorrem como deveriam, ou seja, não existe o pai perfeito, mas sim o seu pai perfeito.


Com essa campanha o Itaú conseguiu chamar a atenção para a realidade e mostrar que o mais importante é estar presente na vida dos filhos. Afinal, compartilhar momentos e criar memórias com os filhos é, sem dúvida alguma, um dos melhores presentes.

Telhanorte

As lojas Telhanorte celebram o Dia dos Pais falando sobre a conexão que pais e filhos podem criar com atividades simples e que fazem parte do dia a dia das pessoas. Neste caso, eles mostram como um reparo na casa pode aproximar as duas gerações e estreitar os laços.

Esse também é um exemplo que realça o quanto é fundamental o pai estar presente na vida dos filhos, dando conselhos, orientando e ajudando-o de diferentes formas.

Hering

Você provavelmente já ouviu falar da loja de roupas Hering, inclusive, há grandes chances de você ser cliente deles. Mas, já parou para prestar atenção na campanha de Dia dos Pais que eles fizeram? Provavelmente não. Por isso, vamos falar sobre ela aqui.

Essa campanha da Hering destaca a importância de ser um pai de palavra, cumprindo promessas e cuidando da sua família, fazendo de tudo para que os filhos cresçam e os pais possam aproveitar ao lado deles. Esse vídeo reforça a importância do amor, do carinho e do cuidado para com os filhos.

Natura

Nem sempre a vida é repleta de coisas boas, na verdade, a vida é cheia de altos e baixos e é exatamente assim que deve ser. Ou seja, os desafios surgiram, mas a forma como você os encara é que faz toda a diferença.

A Natura quis trazer isso para a sua campanha de Dia dos Pais mostrando que o mais importante mesmo é estar presente em todos os momentos. Saber manter a calma mesmo nos tempo mais complicados e difíceis e dar aos filhos a segurança e atenção que eles precisam.

Carrefour

No mundo acelerado de hoje, onde os avanços tecnológicos e as demandas da vida moderna parecem consumir nosso tempo e energia, a campanha de Dia dos Pais do Carrefour nos convida a fazer uma pausa e embarcar em uma viagem no tempo. Nessa jornada, somos convidados a redescobrir a importância fundamental da relação entre pais e filhos.

Essa é uma reflexão bastante importante, já que a dinâmica familiar está em constante evolução, e a principal mensagem do vídeo é que o aprendizado não é exclusivo das crianças e dos adolescentes, mas também dos pais. Embora seja natural que o foco seja voltado para o desenvolvimento das crianças, o vídeo nos lembra que essa evolução ocorre em ambos os lados, e que pais e filhos estão juntos nessa jornada de autodescoberta.

Ainda, o vídeo da campanha de Dia dos Pais do Carrefour nos encoraja a refletir sobre a necessidade de nos reinventarmos constantemente como pais, reavaliando nossas crenças, habilidades e formas de interagir com nossos filhos. Ao fazer isso, nos tornamos modelos de aprendizado e crescimento para eles, inspirando-os a buscar seu próprio potencial.

Gelol

Provavelmente você se lembra do slogan que a Gelol criou para o Dia dos Pais: Não basta ser pai, tem que participar. Essa frase surgiu nos anos 80 em um comercial criado para a campanha de Dia dos Pais, mas ele fez tanto sucesso que chegou a ser premiado com o Leão de Bronze no Cannes Lions em 1984. 

Essa premiação reconheceu a criatividade, a originalidade e o impacto do anúncio, colocando a Gelol no cenário internacional como uma marca visionária que entendia a importância de abordar questões sociais relevantes em sua publicidade.

Neste vídeo a Gelol conseguiu capturar a essência da importância da presença ativa dos pais na vida de seus filhos, trazendo à tona a responsabilidade e o compromisso paterno de forma inovadora e envolvente. Com uma abordagem lúdica e divertida, o anúncio retrata brevemente a história de um pai cuidando de seu filho e cuidando dele em momentos importantes.

Casas Bahia

Outra campanha de Dia dos Pais que aborda a importância da presença paterna para os filhos. A história contada nessa campanha promovida pelas Casas Bahia toca o coração dos espectadores ao explorar as consequências da ausência paterna na vida de um menino que cresceu sem a figura do pai.

A narrativa nos transporta para a infância desse menino, mostrando a saída de seu pai de casa quando ele tinha apenas 3 meses. Essa separação teve um impacto duradouro em sua vida, já que o pai esteve ausente por muitos anos.

Entretanto, mostra que o reencontro foi importante tanto para ele, quanto para o pai. E ainda reforça como essa experiência reforçou a sua personalidade como pai, já que ele entende que a ausência pode ser um grande problema. Portanto, ele tenta estar sempre presente durante o desenvolvimento e a formação de identidade de seus filhos. 

Samsung

A Samsung criou um vídeo para a campanha do Dia dos Pais voltada para os pais modernos e o seu papel na criação dos filhos. Afinal, nem sempre as mães estão por perto para auxiliar com os cuidados com as crianças.

Através de uma abordagem sensível e envolvente, a marca nos apresentou um filme emocionante que retrata a interação entre pai e filha enquanto exploram os produtos Samsung. No decorrer do filme, fica evidente que pequenos gestos e estar ao lado dos filhos é o verdadeiro presente de Dia dos Pais.  

Como a Samsung é uma marca de tecnologia, ela mostra o quanto os seus produtos podem ajudar nessa rotina, tornando-a mais fácil e permitindo que o pai possa passar mais tempo com a filha. Ao final, ela ainda divulga a promoção que preparou para o Dia dos Pais, fazendo com que os clientes que se identificam com esse problema, procurem a solução, que é comprar os produtos da Samsung.

Confira alguns insights para promover a sua campanha de Dia dos Pais

Promover uma campanha de Dia dos Pais na sua loja pode ser uma oportunidade fantástica para atrair mais clientes, aumentar as vendas e fidelizar consumidores. Aqui estão algumas ideias para ajudar você a criar uma campanha memorável e eficaz.

Pense fora da caixa

Para que sua campanha de Dia dos Pais se destaque, é essencial buscar inspirações inovadoras e pensar fora da caixa. Neste sentido, os exemplos de campanhas que demos anteriormente podem ser de grande ajuda.

Neste caso, você pode se inspirar em histórias reais, como muitas das mostradas anteriormente. Isso ajuda a humanizar a sua marca e a criar conexão emocional com o seu público. E, ao trazer clientes para mais perto de você, fica mais fácil influenciar a decisão de compras deles.

Além disso, você também pode considerar fazer parcerias com outras marcas ou influenciadores, já que eles podem te ajudar a agregar valor e autoridade à sua campanha e à sua marca. Por exemplo, um influenciador digital que seja pai pode compartilhar a experiência com seu produto.

E, se quiser mais dicas de marketing para a sua loja, faça o download gratuito do nosso ebook exclusivo 6 estratégias de marketing indispensáveis para o varejo.

Explore a diversidade de pais existentes

A diversidade de pais existentes é muito grande. Exemplo disso podem ser vistos nas campanhas que apresentamos anteriormente, que apresentam pais adotivos, mães que também são pais e deficientes auditivos.

Mas, esses não são os únicos exemplos, você também pode preparar campanhas mostrando pais adotivos, pais com deficiência, diversidade cultura e racial, casais homossexuais, ou tradições em diferentes regiões do Brasil ou em outros países. Em um país como o nosso, isso pode ajudar a criar uma maior conexão com os clientes.

Lembre-se, tudo vai depender do seu público-alvo e do perfil do seus clientes. Vale a pena dizer também que dependendo do tipo de campanha que você preparar para o Dia dos Pais, você estará mostrando o posicionamento da sua marca com relação a determinados assuntos e tópicos.

Conheça melhor o perfil de seus clientes para campanhas efetivas

Para que a ação planejada para o Dia dos Pais seja realmente efetiva, convém que você conheça muito bem o perfil dos seus públicos e personas. Assim, você poderá preparar algo com que eles se identifiquem. Para saber exatamente em quem focar, você deverá:

  • Fazer uma pesquisa de mercado: assim você conseguirá obter insights sobre quem são seus clientes, o que eles valorizam e como se comportam. Isso pode incluir questionários, grupos focais e análises de dados;
  • Análise de dados: utilize dados de vendas e comportamento de compra para identificar padrões e preferências. Isso pode ajudar a segmentar seu público e personalizar suas campanhas, aumentando as chances de atrair os clientes certos para a sua loja;
  • Ouça o seu cliente: conferir e analisar o feedback dos seus clientes através de redes sociais, avaliações e comentários é essencial. Isso pode fornecer informações valiosas sobre o que eles esperam de sua campanha e como eles reagiram às campanhas anteriores.

Entender quem são seus públicos e personas permitirá que você crie ações com as quais eles realmente se identifiquem. Por exemplo, a campanha das lojas Marisa homenageou as “pães” (mães que também são pais) porque sabiam que a maior parte do seu público era composto por mulheres. 

Por outro lado, se você tem muitos clientes LGBTs, por que não mostrar um casal gay com uma criança em sua campanha? A chave é conhecer seu público e comunicar-se de forma autêntica e relevante.

Vale a pena dizer que todas essas análises podem ser feitas com o auxílio da inteligência artificial. Assim, você não apenas acelera o processo, diminui as chances de erros humanos, como também pode perceber padrões que não seriam apontados com uma análise sem a IA.

Aposte na experiência que os seus produtos proporcionam

Ao criar as peças publicitárias para a ação do Dia dos Pais, é uma boa ideia contextualizar o uso do seu produto. É isso que acontece no vídeo de O Boticário, quando a mulher presenteia o marido com um perfume da marca.

O produto foi inserido na situação de forma natural, fazendo com que o branding fosse praticado. Embora o foco da campanha não fosse a venda direta do perfume, ele foi inserido ali e as pessoas associaram a mensagem de positivismo com ele.

Por isso, ao desenvolver uma campanha de Dias dos Pais, mesmo que o foco seja mais no branding, é uma boa ideia tentar transparecer a experiência que os seus produtos proporcionam. Certamente tudo será muito agradável!

Esperamos que o nosso conteúdo tenha trazido bons insights para você fazer a sua campanha de Dia dos Pais. Seja criativo, conheça o seu público e certamente o sucesso será alcançado.

Invista em música e comunicação para negócios

Já parou para pensar em como a música certa pode transformar a experiência dos seus clientes? Ela pode influenciar positivamente o comportamento de compra e a percepção da sua marca, fazendo com que o cliente se lembre dos momentos que passou na sua loja e retorne para novas aquisições.

No entanto, escolher as músicas ideais não é algo que deve ser feito de forma aleatória. É necessário escolher a melodia estrategicamente para conseguir transmitir a mensagem certa para os seus clientes.

Por isso, é preciso entender o perfil do seu público, o conceito da sua loja e os objetivos que você deseja alcançar com a sua estratégia de music branding. E, a melhor forma de garantir que a trilha sonora da sua loja seja realmente eficaz, é contar com profissionais experientes em música e comunicação para negócios. 

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São diversas playlists já montadas, com músicas cuidadosamente selecionadas para diversos tipos de ambientes e públicos. Basta conversar com a nossa equipe que você terá indicações de playlists para escolher para cada momento do dia, incluindo datas comemorativas como o Dia dos Pais.

Não perca mais tempo. Com a ajuda da Listenx, você pode transformar a experiência dos seus clientes e encantar todos que visitam a sua loja. Solicite a seguir o seu teste gratuito e descubra como a música certa pode fazer a diferença.

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