Por Nayara Santos em 07.02.2025

Como usar a música em datas sazonais

Por Nayara Santos em 07.02.2025

A festa fica sempre mais animada com a música certa, não é mesmo? Então por que não caprichar na escolha da música para celebrar as datas sazonais na sua loja? Se você acha que isso não vai fazer nenhuma diferença ou se não tem ideia por onde começar, nós vamos te ajudar!

Grande parte das decisões de compras são emocionais, portanto, cada elemento que você puder incluir na loja que te ajude a aumentar as vendas deve ser bem-vindo. A música é um desses elementos e caprichar na escolha da trilha sonora deixará a sua loja muito mais convidativa e festiva para os clientes.

Confira a seguir como usar a música em datas sazonais para alavancar os seus resultados e conquistar os clientes de uma vez por todas. Boa leitura!

Datas sazonais e a trilha sonora certa

Imagine uma festa cujo tema é “Anos 60”, todos os convidados devem usar roupas, penteados e maquiagens da época. Na hora de escolher as músicas, qual você acha que deixaria a festa ainda mais especial: todas as músicas mais tocadas dos anos 60 ou os hits do momento? Provavelmente a primeira opção, certo?

Com a sua loja acontece exatamente a mesma coisa. Sempre que tem uma data comemorativa se aproximando você prepara a estratégia de marketing, decide quais as promoções para o período, faz a decoração da vitrine e da loja.

Entretanto, toda essa preparação pode ter sido em vão se você escolher a música errada. Assim, por mais que todo o resto tenha sido bem feito, a música vai trazer aquela coesão ao ambiente que torna tudo mais especial. 

Seria como se o cliente fosse transportado para o universo de festa da sua marca enquanto ele faz as compras. Por isso, é essencial saber como usar a música em cada uma das datas sazonais e é isso que vamos te contar como fazer a seguir.

Carnaval

Não tem como falar de Carnaval sem falar de música. Por isso, ter uma trilha sonora temática neste período pode ser um grande diferencial da sua loja, criando um ambiente festivo e envolvente para os clientes. Imagine que os consumidores estão indo às compras para se preparar para festas, blocos de rua ou até mesmo uma viagem durante o feriado. Ao serem recebidos com marchinhas de Carnaval, sambas clássicos ou hits da temporada, eles imediatamente entram no clima da folia.

Além de tornar a experiência mais agradável, a música influencia diretamente o comportamento do consumidor, deixando-o mais relaxado e incentivado a permanecer mais tempo no estabelecimento. Isso aumenta a oportunidade de compras por impulso e cria um vínculo emocional com a sua marca. Para potencializar esse efeito, a trilha sonora pode ser combinada com anúncios promocionais estratégicos, informando sobre ofertas especiais, kits temáticos ou produtos indispensáveis para a temporada carnavalesca. Dessa forma, a loja não apenas proporciona uma experiência memorável, mas também impulsiona as vendas e fortalece a identidade da marca junto ao público.

Dia das Mães

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes do varejo. Ela é sinônimo de presentear quem dedicou grande parte de sua vida e muito amor para você. E aqui vale a pena dizer que não se trata apenas de presentear as mães, afinal, é possível que a sua tia, avó, madrinha e até mesmo pai seja essa pessoa.

Neste caso, as músicas da trilha sonora devem ser focadas em mostrar esse amor e dedicação, a renúncia feita para que você tivesse tudo o que precisasse para se tornar a pessoa que é hoje. Lembre-se também que não são as mães que estão comprando os presentes, mas sim os filhos. Portanto, é preciso escolher playlists que se conectem com eles.

Dia dos Namorados

No Dia dos Namorados o romantismo está no ar, certo? Nem sempre. Alguns casais são mais românticos, já outros preferem um clima mais descontraído, ou aventureiro. Não importa qual o perfil, o foco desta data é o companheirismo.


Por isso, a nossa dica é utilizar músicas que transmitem essa sensação para os consumidores. Desta forma, você conseguirá despertar esse sentimento e essa lembrança nos clientes, lembrando a eles que dividir momentos e saber que você tem alguém sempre ao seu lado é o mais importante desta data.

Dia dos Pais

A próxima data sazonal que vamos falar é o Dia dos Pais, celebração em que o foco é a segurança, proteção, a sensação de ter um porto seguro para se abrigar. Assim como acontece com o Dia das Mães, pode ser que o presente seja para agradecer uma mãe ou um avô.

Para usar a música de forma correta nessa celebração foque em melodias que passam justamente esses sentimentos. Desta forma, você conseguirá despertá-lo nos cientes, que se lembrarão do quanto a presença dos pais é importante e necessária nas suas vidas.

Dia das Crianças

Chegou o momento de celebrar os pequenos, a nova geração que é sinônimo de alegria, esperança e continuidade. Então, que tal ter uma playlist sazonal que agrade aos pequenos, mas que também transporte os adultos para esse período da vida.

Essa é a melhor forma de conseguir agradar a esses dois públicos, afinal, por mais que as crianças sejam o centro das atenções nas famílias, a decisão de compra ainda é dos adultos. Conseguir resgatar esse sentimento neles te ajudará a conquistá-lo e a fechar vendas.

Halloween

Por mais que o Halloween não seja uma comemoração que tenha surgido no Brasil, os brasileiros, festeiros que são, abraçaram a celebração que tem se tornado cada vez mais popular no país. Esse é o momento de soltar a imaginação e se fantasiar, voltar a ser criança e pregar sustos nas pessoas.

A seleção de músicas da playlist da sua loja pode estar focada em trilha sonora de filmes de suspense e terror. 

Natal

Junto com o Dia das Mães, o Natal é provavelmente uma das datas que os varejistas mais esperam para lucrar. Mas, ao mesmo tempo que as pessoas estão mais dispostas a gastar, há uma grande competitividade entre os varejistas. Portanto, usar a música para atrair a atenção do cliente e oferecer um melhor ambiente de compras é fundamental.

Claro que você deve optar por melodias natalinas, mas isso não significa que você deva reproduzir Simone ou Mariah Carey apenas. Muito pelo contrário, existem diversas músicas que podem remeter a esta data, sem falar nas diferentes versões das músicas mais conhecidas.

Não sabe por onde começar? Sem problemas, confira o nosso e-book com músicas natalinas para a sua loja.

Como a Listenx te ajuda a usar a música certa nas datas sazonais

Como você percebeu, cada data comemorativa do varejo tem um espírito diferente e conseguir despertá-lo com a música é a melhor forma de aumentar as suas vendas. Mas, escolher a trilha sonora para cada uma dessas celebrações pode parecer difícil, certo? Não se você tiver um time de especialistas pronto para te ajudar! 

Essa é a Listenx, com mais de 20 anos de experiência no mercado e mais de 12 mil clientes satisfeitos! Ela oferece mais de 100 playlists, incluindo diversas opções para datas comemorativas do varejo.

Os nossos especialistas te ajudarão a entender o perfil dos seus clientes e qual é a trilha sonora certa para cada momento de compra, te ajudando a montar uma programação musical sob medida para o seu negócio! Não perca mais tempo,faça o seu teste gratuito agora mesmo e se surpreenda.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Músicas que acalmam o ambiente funcionam para lojas?

A música tem o poder de influenciar nas emoções e até mesmo nas ações de qualquer pessoa. Prova disso é como nos sentimos quando estamos em um local com uma música mais agitada ou calma. Aos poucos vamos ficando mais animados ou calmos, respectivamente. Mas, será que essa mesma estratégia funciona no varejo? Ao reproduzir…

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Identidade Sonora: entenda a importância de ter na sua Loja

 Quando falamos em identidade da marca a primeira coisa que você pensa provavelmente é no logo, na tipografia, nas cores e no tom de voz da sua marca. Mas, e a identidade sonora da sua loja? Já parou para pensar qual é a importância de ter uma e os benefícios que isso pode trazer…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Music Branding: o que é, como funciona e por que aumenta suas vendas

Quando a música vende sem dizer uma palavra… A música tem o poder de emocionar, engajar e influenciar decisões sem usar uma única frase. No branding, ela deixou de ser um plano de fundo decorativo para se tornar uma ferramenta estratégica que impacta diretamente os resultados do negócio. Vivemos em um cenário competitivo onde o…

Por Nayara Santos em 26.06.2025

Música afeta a produtividade no trabalho?

Quem tem o costume de trabalhar ouvindo alguma música pode dizer que ela é capaz de afetar a produtividade no trabalho. Afinal, com ela conseguimos nos concentrar mais em alguma tarefa, estimular a nossa criatividade, reduzir ou aumentar o ritmo no qual fazemos algo. Isso ocorre porque a música tem o poder de ativar uma…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Music branding no varejo: como a Listenx transforma a experiência de compra

 O music branding no varejo está mudando a forma como as pessoas consomem. No podcast Do Zero ao Topo, produzido pelo InfoMoney. Alexandre Casanova, CEO da Listenx, explicou como a empresa transforma lojas, academias e supermercados por meio de trilhas sonoras estratégicas e comunicação no ponto de venda. O que é music branding e…

Por Nayara Santos em 08.04.2025

Guia Completo sobre Audio Branding: Saiba como aplicá-lo na sua empresa

A música tem um papel fundamental em muitas culturas pelo mundo, bem como é um dos elementos mais importantes em muitas celebrações. Então, porque não torná-la também uma peça essencial na sua loja e para a sua marca? Esse é justamente o papel do audio branding. Ainda não conhece em detalhes o audio branding, não…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Rádio Ambiente: a maneira mais fácil de resolver o problema de músicas no seu negócio

Você sabia que contar com uma rádio ambiente pode resolver todos os problemas que você tem com música no seu negócio? Veja tudo no texto que preparamos abaixo.

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Conheça o poder da música no varejo

A música no varejo é uma importante ferramenta do marketing sensorial. Trata-se de uma estratégia que, assim como o cheiro, a identidade visual e outros elementos presentes em um ponto de venda, visa conferir uma assinatura para cada marca. Ainda que não seja perceptível em um primeiro momento ou, até mesmo, que o cliente nem…

Por Nayara Santos em 10.08.2023

Music Branding: entenda o que ele pode fazer pela sua loja!

De forma simples, podemos dizer que o branding sensorial são as ações que fazem seu público-alvo notar o valor da sua marca e diferenciá-la das outras, podendo assim gerar uma maior percepção de valor da empresa. Dentro dessa estratégia existe o music branding, que busca alcançar esse objetivo usando o poder da música. Para isso,…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos