Por Nayara Santos em 19.06.2020

Foco no cliente no varejo: quais ações podem ser implementadas?

Por Nayara Santos em 19.06.2020

Ter foco no cliente no varejo é essencial para as lojas que desejam ter bons resultados. Afinal, as pessoas que são bem atendidas e saem satisfeitas dos estabelecimentos comerciais, tendem a voltar em outras oportunidades para fazer mais compras.

Porém, nem sempre os lojistas sabem como proceder para manter as suas estratégias centralizadas nos clientes. Foi pensando nisso que desenvolvemos este artigo, no qual explicaremos uma série de ações para por em prática e ampliar as oportunidades de gerar melhores resultados. Acompanhe!

Faça pesquisas de satisfação e NPS

As pesquisas de satisfação de clientes são uma excelente oportunidade para ter metrificados os seus resultados. Com base nos resultados alcançados, você saberá em quais pontos a sua loja agrada e em quais pontos ela desagrada os consumidores.

Podem ser feitas pesquisas qualitativas e quantitativas. Na primeira opção, os respondentes podem descrever situações, proporcionando respostas mais ricas, que contribuem para a tomada de decisões. Já na segunda opção é preciso dar respostas fechadas para o cliente responder, o que facilita na transformação das respostas em dados numéricos para serem acompanhados.

Outro tipo de pesquisa muito interessante para o comércio é o Net Promoter Score (NPS). Trata-se do indicador que mensura o grau de satisfação e lealdade de um consumidor com um empresa.

A metodologia é bastante simples. Basta solicitar ao cliente que responda a uma única pergunta: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria os nossos produtos/serviços para um colega ou amigo”?

Quanto mais próximo de 10 for a média de respostas dos clientes, maior é o NPS da empresa.

Treine a sua equipe para ter empatia com o cliente

Para que os clientes se sintam bem em sua loja, é fundamental que a equipe seja treinada para bem atender a todos. É preciso que os vendedores e outros funcionários recebam uma educação voltada para o bom atendimento a qualquer pessoa que chegar na loja.


Isso pode ser garantido com os treinamentos de funcionários, que podem ser feitos por videoaulas ou contratação de professores/consultores, que atuem nessa área. A ideia é que os colaboradores saibam sempre agir com empatia.

Saber se colocar no lugar do cliente, para compreender as suas reais necessidades e anseios, é fundamental para conquistar resultados positivos nas vendas.

Entenda quem é a sua persona

Antigamente era bastante comum que as empresas desenvolvessem ações para todos os seus públicos ou stakeholders. Atualmente, esse modelo está defasado, tendo em vista que é preciso segmentar ainda mais a comunicação e as ações, desenvolvendo personas para os negócios.

Personas são personagens semifictícios, que representam os clientes ideais de um negócio. É preciso fazer pesquisas a fundo, para compreender a quem a comunicação, a publicidade e o modo de atendimento deve se voltar. Tendo isso bem definido, certamente o foco no cliente no varejo será aumentado.

Vale lembrar que um mesmo negócio pode ter mais de uma persona. Imagine, por exemplo, uma loja de roupas que venda artigos femininos, masculinos e infantil. A comunicação com as mulheres é diferente da tida com os homens, por exemplo, tendo em vista que são perfis distintos.

Não foque apenas no lucro

É claro que o lucro é importante para todas as empresas. Porém, focar apenas nisso não é interessante para as lojas. Afinal, você precisa compreender que os clientes buscam experiências positivas e não apenas comprar.

Durante a pandemia do novo coronavírus, as pessoas adquiriram novos hábitos, por exemplo. As compras online se tornaram uma realidade até mesmo para quem nunca tinha feito nenhum pedido por e-commerce.

Acostumados a comprar online, a única coisa que pode trazer de volta os clientes para as lojas físicas são as experiências, algo que eles não encontram na internet. Então, não se deve pensar apenas no lucro sem medida, mas sim em adaptar o negócio para que as pessoas se sintam à vontade e seguras para comprar nele.

Com esse tipo de estratégia adotada, as pessoas tendem a se fidelizar ao negócio e aí sim o lucro aumentará, porém não de forma momentânea e sim fixa, tendo em vista que os compradores voltarão em outras oportunidades.

Desenvolva um atendimento humanizado

Falamos anteriormente sobre empatia no atendimento ao cliente. Isso tem tudo a ver com humanização, ou seja, em atender as pessoas como se elas fossem únicas, cada qual com necessidades específicas.

Ninguém gosta de ser atendido de forma ríspida ou ser mal tratado ao chegar em um local. É por conta disso que o atendimento precisa ser humanizado, ou seja, com foco no ser humano que está ali, considerando as suas necessidades a serem sanadas com o uso de um produto.

Construa uma cultura voltada para o relacionamento

É importante que você tenha uma cultura voltada para o relacionamento com os clientes. A ideia é que sejam criados programas que funcionem como meio para manter o foco no cliente no varejo, como as boas práticas de pós-vendas.

Por maior que seja o seu negócio, é interessante manter uma cultura similar a tida nos pequenos comércios nas cidadezinhas do interior dos estados, onde todo mundo conhece todo mundo. Os seus clientes precisam conhecer você e você conhecer a eles, estabelecendo uma relação de confiança e amizade.

Na sociologia, o teórico Mark Granovetter explica que todas as relações entre pessoas geram laços. Tais vínculos podem ser fortes ou fracos, dependendo de como as partes se comportam. Para as empresas que desejam ter mais foco no cliente, é preciso tornar os nós fortes.

Para isso, investir em estratégias de relações públicas e marketing de relacionamento é fundamental, para que se possam estreitar os contatos e, dessa forma, tornar-se mais interessante e eficiente para os clientes. Isso fará com que eles priorizem a sua loja e não uma concorrente.

Gostou das nossas dicas para ter mais foco no cliente no varejo? Colocando isso em prática, ficará mais fácil de alcançar resultados positivos para o seu negócio e aumentar os seus rendimentos.

Compartilhe este artigo em suas redes sociais, para que os seus amigos lojistas também tenham acesso a essas dicas interessantes!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Saiba agora a importância de conhecer o cliente e como fazer isso!

Conhecer o cliente é criar conexão, entendimento e empatia com o principal protagonista do seu negócio: o consumidor! A única maneira de se conectar de maneira eficaz com as pessoas e criar produtos e serviços realmente satisfatórios, é estudar continuamente a sua audiência, compreender as suas dores e desejos, suas opiniões e preferências, e, acima…

Por Nayara Santos em 03.02.2020

Como criar vínculo com o cliente e por que isso é importante?

Todo empreendimento, independentemente do segmento e proporções do negócio, precisa de estratégias e práticas para alcançar o sucesso e trilhar um caminho de prosperidade e solidez. Isso só se concretiza por meio do consumidor. Por isso, boa parte dessas estratégias foca em um ponto em comum: criar vínculo com o cliente. Um ponto de interrogação…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Padronize a experiência dos seus clientes

Uma das grandes preocupações dos varejistas que possuem diversas lojas da mesma marca, é conseguir padronizar a experiência do cliente. Ou seja, é preciso que o cliente se sinta da mesma forma em qualquer uma das lojas que ele entre. Assim, ele saberá que encontrará a mesma qualidade e o mesmo atendimento. Diferentes ferramentas podem…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

6 dicas de atendimento ao cliente presencial: confira algumas das principais!

Muito se fala sobre o relacionamento online entre os consumidores e as marcas. Contudo, ter em mente a importância de boas dicas de atendimento ao cliente presencial é tão ou mais fundamental não apenas na hora de atrair, mas de fidelizar o público. A maior parte da imagem de uma empresa está diretamente ligada à…

Por Nayara Santos em 16.07.2020

Quais são os melhores NPS de 2023? Conheça aqui!

Se você está familiarizado com o Net Promoter Score (NPS) provavelmente sabe a importância em acompanhar quais são os melhores NPS para se espelhar em bons exemplos. Mas, se você nunca ouviu falar nele, então chegou o momento de mudar isso e começar a utilizar essa métrica para ajudar  sua loja a ser um sucesso.…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Aromatização de ambientes: como pode melhorar a experiência do cliente?

Imagine a seguinte situação: você entra em um estabelecimento comercial e logo um aroma suave penetra por suas narinas, fazendo com que você feche os olhos por um momento para senti-lo melhor. A experiência é tão agradável que dá vontade de permanecer mais um pouco no local, não é? É essa sensação que a aromatização…

Por Nayara Santos em 05.12.2019

6 fundamentos da experiência do cliente, confira

Você se preocupa com a experiência do cliente na sua loja? Se a sua resposta foi não, então você precisa ler esse artigo! Foi-se o tempo em que os clientes estavam em busca apenas de produtos de qualidade ou de bom preço. Atualmente eles querem se conectar com a marca, criar uma relação duradoura e…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Como identificar a satisfação do cliente e usar isso a favor do marketing

Para qualquer negócio a satisfação do cliente é fundamental para o sucesso. Assim, saber como aliar isso ao marketing é uma estratégia muito eficiente. De maneira geral as empresas que conseguem atender às necessidades dos seus clientes e fazer com que eles sintam-se totalmente satisfeitos com os produtos e serviços, conseguem também gerar mais receitas.…

Por Nayara Santos em 06.07.2020

Entenda o que é NPS

Quer entender de uma vez por todas o que é NPS e como essa métrica pode ser utilizada na sua loja? Então você encontrou o que precisava! Desenvolvemos este artigo justamente para que todas as dúvidas sobre o assunto sejam solucionadas. Vamos esclarecer questionamentos como o que é a NPS, quais são as suas vantagens,…

Por Nayara Santos em 18.03.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos