Por Nayara Santos em 17.10.2019

Franquias em cidades pequenas: quais são os desafios?

Por Nayara Santos em 17.10.2019

Apesar do faturamento de R$ 42,46 bilhões do setor de franquias apenas no primeiro trimestre deste ano (crescimento de 7,5% em relação a 2018), as franquias em cidades pequenas continuam sendo alvo de discussões entre empresários.

Se por um lado, um público local põe em cheque a confiança no empreendimento, principalmente tendo em vista o maior tempo de retorno do negócio, por outro, a baixa concorrência e o crescente apelo por produtos exclusivos podem contornar muitas dificuldades.

Neste post discutimos esse assunto em detalhes para te ajudar a entender as dificuldades e oportunidades de investir em uma franquia em uma cidade pequena. Continue conosco e confira!

Quais os desafios de apostar nas franquias em cidades pequenas?

Muitos empreendedores optam por iniciar uma franquia para não ter de lidar com as dificuldades iniciais da criação de um negócio. A questão é, em muitos casos, os obstáculos envolvidos na aquisição e gestão de uma loja de rede podem ser tão desafiadores quanto começar do zero.

Tratando especificamente da abertura de franquias em pequenos municípios, temos alguns desafios que todo gestor deverá enfrentar. Vejamos a seguir.

Faturamento limitado

Naturalmente, um local com menos habitantes terá um consumo inferior a uma capital que conta com milhares de consumidores disponíveis, mas há muitos outros fatores que devem ser levados em conta nesse cálculo como tributos, aluguéis e contas reduzidas que podem gerar alguma compensação.

Períodos de ociosidade

Franquias em cidades pequenas enfrentam muitos períodos de ociosidade, seja pelo próprio poder de compra limitado dos moradores, seja devido a pouca familiaridade do público com redes de franchising. Esse fator também pode agravar o tempo de retorno do negócio.

Menos candidatos para as vagas de emprego

Ainda que o cenário econômico atual favoreça a intensa procura por oportunidades de emprego, existem regiões do país com mão de obra limitada ou prevalência de candidatos que não cumprem as exigências mínimas da rede para a contratação.

Vale ressaltar que não há como fazer uma análise generalizada sobre os pequenos municípios, as regiões podem variar significativamente em termos econômicos, culturais e educacionais, por isso é fundamental providenciar um estudo prévio do local para identificar possíveis fragilidades capazes de colocar em jogo a saúde do negócio.

Quais as vantagens de abrir uma franquia no interior?

Por outro lado, apostar em uma franquia no interior do país traz muitas vantagens estratégicas, o que está motivando o crescimento de lojas nas pequenas cidades do país. Confira alguns benefícios de investir nessa ideia!

Custos reduzidos

Como comentamos, as despesas fixas em cidades menores costumam ser significativamente mais baixas em relação aos custos necessários para adquirir e manter um estabelecimento em grandes cidades.


Além das contas gerais como água, luz, aluguel, alvarás e serviços serem mais acessíveis, o campo de atuação da empresa com entregas, logística e ações de publicidade também é menor. Isso significa que as operações da empresa são simplificadas e o com uma margem de contribuição menor, o faturamento é otimizado.

Segmentação e exclusividade

O mercado de nichos está em alta estimulando o crescimento das redes de franquias que trabalham com produtos exclusivos ou de alta qualidade como as cervejarias e lanchonetes artesanais e os famosos itens gourmet.

O público está mais exigente e disposto a pagar mais por uma experiência diferenciada, inclusive nas pequenas cidades, por isso, não há dúvidas de que são as franquias que trabalham com serviços e mercadorias especiais que mais prometem resultados no interior.

Baixa concorrência

Outro ponto que agrada bastante os empreendedores é a maturidade dos pequenos mercados regionais. Muitos deles ainda jovens, a participação de empresas de um mesmo segmento é muito modesta, reduzindo despesas com ações de guerrilha e publicidade.

Ainda que as franquias contem com um grande apoio promocional da sua unidade central, campanhas regionais devem ser desenvolvidas para reforçar a presença da rede na cidade.

Marca consolidada

Provavelmente o ponto alto de se tornar um parceiro de uma rede de franchising, a marca forte é, sem dúvidas, o grande diferencial de um estabelecimento franqueado. Grandes redes de fastfood, farmácias e até lojas de construção são amplamente conhecidas no país, beneficiando a autoridade do negócio e facilitando as vendas.

Embora alguns franqueados reclamem da pouca flexibilidade perceptível em muitas companhias, em geral, o público dessas grandes marcas aprecia a padronização desses estabelecimentos e, por isso, a maioria deles exige a reprodução de uma experiência única.

Algumas outras vantagens de investir em franquias são os planos de negócio estruturados, suporte e consultoria para o empreendedor e toda a solidez tributária e contábil prevista para uma empresa já consolidada.

Como criar uma boa estratégia de negócio para uma franquia no interior?

Se você está planejando investir em uma franquia no interior do país, algumas dicas podem lhe ajudar a ter resultados mais rápidos. Confira!

Identifique as fragilidades da região

Não é raro encontrar cidades no interior que não têm cinema, lojas de departamento, restaurantes de comida japonesa ou clínicas de saúde diferenciadas, por exemplo. Além de iniciar um novo mercado local, você ainda tem a oportunidade de contribuir com o crescimento da região.

No entanto, como já destacado, cada local traz um conjunto de vantagens e desvantagens específicos que devem ser levantados em estudos de mercado prévios.

Acerte no ponto comercial

Tão importante quanto a escolha da franquia, é o ponto de venda que pretende usar para dar vida ao negócio. Até mesmo em pequenos municípios, um bairro errado pode colocar em jogo o sucesso de um negócio.

A visão estereotipada da cidade pequena com poucos estabelecimentos rodeando uma praça pública não mais condiz com a realidade da maioria desses locais. Se você não é um morador, converse bastante com os donos das lojas, restaurantes e demais comércios da região para entender o movimento da população e acertar nessa escolha.

Invista em marketing local

Uma vez avaliada e aprovada a viabilidade do negócio, uma boa aposta para iniciar um empreendimento franqueado com o pé direito em uma região do interior é trabalhar o comportamento e os elementos culturais dos moradores do local.

No interior, costumes antigos e celebrações municipais costumam estar mais preservados do que nas grandes cidades e essa é uma grande oportunidade de se aproximar do público de uma maneira inteligente— isto é: tomando as devidas precauções em suas peças publicitárias para que a marca não seja interpretada negativamente.

Por fim, lembre-se que não basta escolher uma empresa e um modelo de negócios lucrativo, ele também precisa combinar com seu perfil de empreendedor. Escolha uma marca que combine com você e providencie um planejamento detalhado, junto a um consultor da companhia em questão.

Felizmente, existem muitas opções de franquias em cidades pequenas, tais como escolas de idioma, centros profissionalizantes, lojas de acessórios, redes de alimentação entre vários outros exemplos, e com o apoio de uma organização bem estrutura, suas chances de sucesso certamente serão grandes.

Se este conteúdo foi útil para você, provavelmente você vai gostar de conferir o nosso próximo artigo. Continue conosco e entenda agora a importância da padronização de franquias para um branding efetivo!

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

Conheça as 7 melhores campanhas de varejo

Uma ação de marketing nem sempre tem a intenção de somente fazer uma propaganda para o seu negócio. O consumidor procura algo além do que bons produtos e um bom atendimento nas lojas e empresas que vai.  O novo cliente quer entrega de valor e motivos para ser um cliente da sua loja. É exatamente…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

Lista de produtos para lojas de variedades: veja o que não pode faltar

Conhecer a lista de produtos que não podem faltar em uma loja de variedades é um dos pontos cruciais para o sucesso do seu estabelecimento. Afinal, esse tipo de loja atrai a atenção de muitos empreendedores que querem abrir uma empresa do varejo. Os motivos para isso são bastante óbvios, já que uma loja de…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

32 Frases de Natal: se inspire com nossas ideias

Saber quais frases de Natal utilizar para conseguir atrair os consumidores para a sua loja pode fazer uma grande diferença para os resultados deste final de ano. Basta lembrar que todos os comerciantes estarão fazendo exatamente a mesma coisa e, se destacar neste mar de ofertas, pode ser o segredo para você sair na frente…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Lembrancinhas para salão de beleza, confira 26 exemplos

Dar lembrancinhas para os clientes do salão de beleza pode ser uma excelente maneira de fidelizar os clientes e deixá-los com uma boa impressão do estabelecimento. Além disso, as lembrancinhas podem ser uma forma de marketing, já que os clientes podem compartilhá-las com amigos e familiares, ajudando a divulgar o salão.  E isso sem falar…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Guia completo de trade marketing: organização de produtos no varejo

Para alcançar sucesso no varejo, toda empresa precisa ir além da qualidade e recorrer a estratégias que posicionem em evidência seus produtos, a fim de garantir que sejam vistos pelos consumidores para estimular o desejo de compra. A missão do trade marketing é fazer com que o consumidor perceba os produtos nos principais canais de…

Por Nayara Santos em 17.03.2020

Slow Fashion: quais são suas vantagens e desvantagens?

Você sabe o que é o slow fashion e o que ele pode representar para a sua empresa? Bom, se você está aqui, provavelmente está em busca de informações e é justamente isso que vamos fazer neste artigo.  Em um mundo cada vez mais preocupado com o meio ambiente e os efeitos do aquecimento global,…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

22 frases para lojas de cosméticos, se inspire

Conseguir preparar as melhores frases é essencial para divulgar e atrair clientes para a sua loja de cosméticos. Sem falar que, com as frases certas você ainda consegue se comunicar melhor com os seus clientes e se diferenciar da concorrência. Mas, não basta apenas ter frases geniais se você não possuir um bom plano de…

Por Nayara Santos em 29.05.2023

Layout de Loja: Descubra como montar o melhor

 O layout de loja é uma poderosa ferramenta para aumentar as vendas e atrair mais clientes para a sua loja. Entretanto, assim como ele é capaz de melhorar os seus resultados, ele também é capaz de comprometê-lo quando não é bem executado. Um bom layout deve ser convidativo, facilitar a locomoção do cliente pela…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Como chamar atenção dos clientes no Instagram, confira

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil que tem ajudado muitas empresas a se destacarem e conquistar clientes. Para isso, é essencial que você consiga chamar a atenção dos clientes, mas nem sempre isso é fácil, certo? Aproveite a exposição que as redes podem te proporcionar para criar uma conexão com…

Por Nayara Santos em 26.06.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos