Apesar do faturamento de R$ 42,46 bilhões do setor de franquias apenas no primeiro trimestre deste ano (crescimento de 7,5% em relação a 2018), as franquias em cidades pequenas continuam sendo alvo de discussões entre empresários.
Se por um lado, um público local põe em cheque a confiança no empreendimento, principalmente tendo em vista o maior tempo de retorno do negócio, por outro, a baixa concorrência e o crescente apelo por produtos exclusivos podem contornar muitas dificuldades.
Neste post discutimos esse assunto em detalhes para te ajudar a entender as dificuldades e oportunidades de investir em uma franquia em uma cidade pequena. Continue conosco e confira!
Quais os desafios de apostar nas franquias em cidades pequenas?
Muitos empreendedores optam por iniciar uma franquia para não ter de lidar com as dificuldades iniciais da criação de um negócio. A questão é, em muitos casos, os obstáculos envolvidos na aquisição e gestão de uma loja de rede podem ser tão desafiadores quanto começar do zero.
Tratando especificamente da abertura de franquias em pequenos municípios, temos alguns desafios que todo gestor deverá enfrentar. Vejamos a seguir.
Faturamento limitado
Naturalmente, um local com menos habitantes terá um consumo inferior a uma capital que conta com milhares de consumidores disponíveis, mas há muitos outros fatores que devem ser levados em conta nesse cálculo como tributos, aluguéis e contas reduzidas que podem gerar alguma compensação.
Períodos de ociosidade
Franquias em cidades pequenas enfrentam muitos períodos de ociosidade, seja pelo próprio poder de compra limitado dos moradores, seja devido a pouca familiaridade do público com redes de franchising. Esse fator também pode agravar o tempo de retorno do negócio.
Menos candidatos para as vagas de emprego
Ainda que o cenário econômico atual favoreça a intensa procura por oportunidades de emprego, existem regiões do país com mão de obra limitada ou prevalência de candidatos que não cumprem as exigências mínimas da rede para a contratação.
Vale ressaltar que não há como fazer uma análise generalizada sobre os pequenos municípios, as regiões podem variar significativamente em termos econômicos, culturais e educacionais, por isso é fundamental providenciar um estudo prévio do local para identificar possíveis fragilidades capazes de colocar em jogo a saúde do negócio.
Quais as vantagens de abrir uma franquia no interior?
Por outro lado, apostar em uma franquia no interior do país traz muitas vantagens estratégicas, o que está motivando o crescimento de lojas nas pequenas cidades do país. Confira alguns benefícios de investir nessa ideia!
Custos reduzidos
Como comentamos, as despesas fixas em cidades menores costumam ser significativamente mais baixas em relação aos custos necessários para adquirir e manter um estabelecimento em grandes cidades.
Além das contas gerais como água, luz, aluguel, alvarás e serviços serem mais acessíveis, o campo de atuação da empresa com entregas, logística e ações de publicidade também é menor. Isso significa que as operações da empresa são simplificadas e o com uma margem de contribuição menor, o faturamento é otimizado.
Segmentação e exclusividade
O mercado de nichos está em alta estimulando o crescimento das redes de franquias que trabalham com produtos exclusivos ou de alta qualidade como as cervejarias e lanchonetes artesanais e os famosos itens gourmet.
O público está mais exigente e disposto a pagar mais por uma experiência diferenciada, inclusive nas pequenas cidades, por isso, não há dúvidas de que são as franquias que trabalham com serviços e mercadorias especiais que mais prometem resultados no interior.
Baixa concorrência
Outro ponto que agrada bastante os empreendedores é a maturidade dos pequenos mercados regionais. Muitos deles ainda jovens, a participação de empresas de um mesmo segmento é muito modesta, reduzindo despesas com ações de guerrilha e publicidade.
Ainda que as franquias contem com um grande apoio promocional da sua unidade central, campanhas regionais devem ser desenvolvidas para reforçar a presença da rede na cidade.
Marca consolidada
Provavelmente o ponto alto de se tornar um parceiro de uma rede de franchising, a marca forte é, sem dúvidas, o grande diferencial de um estabelecimento franqueado. Grandes redes de fastfood, farmácias e até lojas de construção são amplamente conhecidas no país, beneficiando a autoridade do negócio e facilitando as vendas.
Embora alguns franqueados reclamem da pouca flexibilidade perceptível em muitas companhias, em geral, o público dessas grandes marcas aprecia a padronização desses estabelecimentos e, por isso, a maioria deles exige a reprodução de uma experiência única.
Algumas outras vantagens de investir em franquias são os planos de negócio estruturados, suporte e consultoria para o empreendedor e toda a solidez tributária e contábil prevista para uma empresa já consolidada.
Como criar uma boa estratégia de negócio para uma franquia no interior?
Se você está planejando investir em uma franquia no interior do país, algumas dicas podem lhe ajudar a ter resultados mais rápidos. Confira!
Identifique as fragilidades da região
Não é raro encontrar cidades no interior que não têm cinema, lojas de departamento, restaurantes de comida japonesa ou clínicas de saúde diferenciadas, por exemplo. Além de iniciar um novo mercado local, você ainda tem a oportunidade de contribuir com o crescimento da região.
No entanto, como já destacado, cada local traz um conjunto de vantagens e desvantagens específicos que devem ser levantados em estudos de mercado prévios.
Acerte no ponto comercial
Tão importante quanto a escolha da franquia, é o ponto de venda que pretende usar para dar vida ao negócio. Até mesmo em pequenos municípios, um bairro errado pode colocar em jogo o sucesso de um negócio.
A visão estereotipada da cidade pequena com poucos estabelecimentos rodeando uma praça pública não mais condiz com a realidade da maioria desses locais. Se você não é um morador, converse bastante com os donos das lojas, restaurantes e demais comércios da região para entender o movimento da população e acertar nessa escolha.
Invista em marketing local
Uma vez avaliada e aprovada a viabilidade do negócio, uma boa aposta para iniciar um empreendimento franqueado com o pé direito em uma região do interior é trabalhar o comportamento e os elementos culturais dos moradores do local.
No interior, costumes antigos e celebrações municipais costumam estar mais preservados do que nas grandes cidades e essa é uma grande oportunidade de se aproximar do público de uma maneira inteligente— isto é: tomando as devidas precauções em suas peças publicitárias para que a marca não seja interpretada negativamente.
Por fim, lembre-se que não basta escolher uma empresa e um modelo de negócios lucrativo, ele também precisa combinar com seu perfil de empreendedor. Escolha uma marca que combine com você e providencie um planejamento detalhado, junto a um consultor da companhia em questão.
Felizmente, existem muitas opções de franquias em cidades pequenas, tais como escolas de idioma, centros profissionalizantes, lojas de acessórios, redes de alimentação entre vários outros exemplos, e com o apoio de uma organização bem estrutura, suas chances de sucesso certamente serão grandes.
Se este conteúdo foi útil para você, provavelmente você vai gostar de conferir o nosso próximo artigo. Continue conosco e entenda agora a importância da padronização de franquias para um branding efetivo!
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